09 agosto 2012

Natal | Bolo caseiro - cheiro e sabor da infância

Hum... bolo caseiro! Aquele que faz qualquer criança (e adulto!) salivar; que remete à infância pelo seu sabor e pelo seu cheiro; que perfuma a casa enquanto não sai do forno. Lembro dos meus tempos de criança na casa da minha avó quando eu pedia para lamber a vasilha da batedeira e a colher de pau, e esperava ansiosamente o momento de espetar o palito para ver se o bolo estava pronto e comê-lo ainda quente, que por sinal nunca me deu dor de barriga, como costumava alertar minha avó.

Bolo de laranja, de chocolate, de cenoura, de macaxeira (ou aipim), de fubá, ou simplesmente o bolo de bolo, aquele simples e sem sabor, que em Natal chama-se bolo de ovos. Tem também o bolo de queijo, uma novidade que conheci por lá e pela qual me apaixonei.

Bolo do Orlando - vitrine cheia, à espera dos clientes



Em Natal e em algumas outras capitais do Nordeste, como Fortaleza por exemplo, é muito comum encontrar as tradicionais casas de bolo, lojas especializadas nessa delícia que a toda hora sai quentinha do forno e é disputada pelos clientes, que gostam de levar para casa para acompanhar o cafezinho da tarde. O bolo inteiro normalmente custa R$ 8,00 e a metade sai por R$ 4,00, uma boa opção para você experimentar dois sabores pelo preço de um!

Geralmente essas casas de bolo não ficam no burburinho dos pontos turísticos, mas vale a pena conhecer. Eu me viciei tanto nesses bolos que trouxe para o Rio em duas viagens que fiz. Em Natal a minha casa de bolo favorita é o Bolo do Orlando, que tem a loja mais antiga no bairro do Alecrim e recentemente abriu um espaço para centralizar a produção no bairro de Candelária, tamanho o sucesso e crescimento dessa tradição. A minha loja favorita era a da rua Alberto Silva.
Em nossa estada na capital potiguar não encontrei bolo de macaxeira melhor que o dele, fofinho, quentinho e muito saboroso. Difícil de encontrar porque, além de ser muito perecível (por isso eles fazem pouca quantidade), a procura é enorme. Tem também bolo de ameixa, nata com goiaba (delícia também), além dos famosos laranja, cenoura, ovos e chocolate.

Dica da fanática aqui: se quiser o bolo de macaxeira, recomendo ligar antes para conferir os dias que vai sair - geralmente duas ou três vezes por semana. Se preferir, peça para reservar.

Bolo do Orlando - o de macaxeira não tem pra ninguém!

Há poucos dias vi uma reportagem sobre os bolos caseiros em São Paulo, ganhando destaque nos cafés da cidade. Vou ficar muito feliz se essa tradição chegar por aqui!
______________________________
Bolo do Orlando
Rua Alberto Silva, nº 1279 - Lagoa Seca (bem pertinho do Shopping Midway Mall)
Tel: (84) 2010-4702/ 8889-5530



8 comentários:

  1. Ai nem me fale das Casas de Bolo, lá em Recife tem algumas no centro...que saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. Também fazia o mesmo que você quando era criança quando sua Vó fazia bolo, lambia a vasilha e comia quentinho também. Delícia!!!
    Em Natal, tive a oportunidade de provar vários bolos, mas o favorito mesmo era o de macaxeira, dos Deuses!!!
    E ainda tem o bolo de rolo, outra delícia da terrinha potiguar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Já estou morrendo de saudades também, Aninha!!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Por aqui não temos isso, não. Hum, deve ser delicioso!!! Bolo de macaxeira (mandioca para nós) é delicioso!! Abraços,
    Paula
    www.mochilinhagaucha.blogspot.com.br
    ....

    ResponderExcluir
  5. Ja q vc gosta tanto de bolos caseiros, deve conhecer o BOLO GOSTOSO, na Av. Afonso Pena, pra min, o melhor de Natal. La tem diversos sabores que saem varias vezes ao dia... e os pães de queijo q tbm sao maravilhosos... fica a dica :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rogério! Seja bem-vindo ao blog!
      Sim, conheci também a Bolo Gostoso, mas gostava mais do Orlando! hehehe
      Pra mim não tinha igual ao bolo de macaxeira de lá! rs
      Obrigada pela visita!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  6. Hoje essa loja atende no 2030-0001 e 98842-4102 whastapp. Continua fazendo bolos deliciosos.
    Macaxeira e agora o Macaxeira caramelizada. Top. Bolo do Orlando Lagoa seca. Rua Alberto Silva 1280, em frente ao antigo endereco

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo