13 maio 2013

Natal | 10 dicas práticas para quem sonha em morar na cidade

Em 2011 saímos do Rio Janeiro para viver uma temporada de um ano em Natal; nosso filho na época tinha 5 meses. Para um novo morador, nada melhor para desbravar uma cidade do que o olhar curioso de um turista. E assim nós vivemos durante 1 ano: descobrindo, conhecendo, testando, encontrando e reencontrando.

Confira nossas 10 dicas práticas para quem morre de vontade de um dia jogar tudo para o alto para curtir o delicioso ventinho do Rio Grande do Norte.


1) Shoppings
Midway Mall -> o maior shopping da cidade. É enorme, com corredores super espaçosos e lojas mais conhecidas, além de salas de cinema Cinemark. Além da praça de alimentação (impraticável aos finais de semana), tem uma área com restaurantes tradicionais da cidade. Nossos favoritos: Guinza (comida a quilo e japonesa), Camarões e Abade (cozinha luso-brasileira). Tem Lojas Americanas, Etna, C&A, Riachuelo, além de farmácias, bancos e Supermercado Extra. Não cobra estacionamento.
Midway Mall

Natal Shopping -> é menor que o Midway Mall, mas para mim o mais aconchegante. Estava passando por uma expansão quando voltamos para o Rio. Tem o restaurante Camarões a quilo e vários cafés charmosos para um bate-papo.

Praia Shopping -> fica mais perto da zona turística, em Ponta Negra. É mais basicão, mas tem Lojas Americanas e cinema. Fica muito perto do Shopping do Artesanato Potiguar.

2) Escolas
Natal tem várias opções de escolas, das mais simples, de bairro, às mais tradicionais como o Marista e a Escola Doméstica, por exemplo. Nós optamos pelo NAC (Núcleo de Aprendizagem da Criança), uma escola menor, perto de casa, onde éramos recepcionados pelos próprios donos e o diálogo era fácil e aberto. Lá tivemos a oportunidade de vivenciar uma das melhores festas juninas de escola das nossas vidas! Um casal de amigos optou pela Chapeuzinho Vermelho, um pouco maior e com mais atividades, e gostavam bastante.

3) Compras
Se você precisa comprar itens para mobiliar a casa ou brinquedos e material escolar para o seu filho, a melhor opção é se aventurar no comércio do Alecrim, um bairro que parece a Madureira carioca, mas vende tudo e mais um pouco a preços ótimos. Vai por mim, tem de tudo lá! Nossa loja favorita era a Iskisita Atacado, o nome é meio esquisito, mas era uma loja enorme que vendia desde produtos de beleza até presentes, panelas e plásticos para cozinha, produtos para bebês, artigos de papelaria e festas. Tem também o centro da cidade, uma bagunça um pouco mais organizada com muitas lojas, mas bem menos opções do que o Alecrim.

O nome é esse mesmo!

4) Supermercados
O já conhecido Carrefour tinha boas promoções; o Hiper Bom Preço tinha um preço razoável; o Extra era mais caro e o Nordestão era o lugar onde encontrávamos os produtos mais frescos e o ambiente mais limpo, nem sempre o mais barato, mas a relação custo-benefício valia a pena.

5) Padarias
Visitar a padaria era um dos nossos passeios favoritos! E Natal tem muitas opções deliciosas. Em Ponta Negra nosso point favorito era a Pão & Companhia, com um café da manhã impecável (e concorrido também). Depois que nos mudamos, passamos a frequentar mais a padaria Hora do Pão, que além dos pães tem sopinhas deliciosas (e dá pra levar pra casa) e durante as festas de São João literalmente monta as barraquinhas dentro da padaria e os clientes fazem a festa. Um outro lugar que nós adorávamos era a Olga Pão de Queijo, como diz o nome, é especialista em um pãozinho de queijo fofinho e ótimo para o lanche - não é a receita clássica mineira não, é um tipo brioche. Também faz salgados e bolos irresistíveis.

Padaria Hora do Pão durante as festas juninas
Pão e Companhia
Av. Praia de Ponta Negra, 9036 - Ponta Negra
Tel: (84) 3219-0804
www.paoecia.com.br

Hora do Pão
Avenida Romualdo Galvão, 1454
Tel: (84) 3206-5566
www.horadopao.com.br

Olga Pão de Queijo
Av. Bernardo Vieira, 4361 - Tirol 
Tel: (84) 3212-25700

6) Imobiliárias
Assim que chegamos à cidade, alugamos um apartamento por temporada em Ponta Negra. Utilizamos os serviços da Brasil Villas (Sr. Leoni) e deu tudo certo. Depois alugamos um apartamento no bairro do Tirol com a imobiliária Edgar Imóveis, e também transcorreu sem problemas.

Despedida do apê do Tirol
Edgar Imóveis -> (84) 3211-5003
Brasil Villas -> (84) 3219-0045

7) Serviços
Se você precisar de indicação de serviços de faxineira ou babá, nós podemos indicar. É só entrar em contato!

8) Transportadora
Nós não levamos mudança para Natal, mas levamos o nosso carro. Utilizamos o serviço da empresa TransCarlos. Escolhemos esta empresa porque a matriz dela fica em Natal, e isso nos deu mais segurança caso houvesse algum problema. Na ida foi tranquilo, o único inconveniente foi ter que deixar o carro em um galpão na Avenida Brasil. Na volta foi mais complicado pois deixamos o carro na transportadora em Natal e recebemos a informação de que receberíamos o carro no mesmo galpão onde havíamos deixado na ida. Porém, fomos surpreendidos pelo telefonema do motorista do caminhão dizendo que estava nos esperando na Rodovia Washington Luís, na altura do município de Duque de Caixas. No entanto, apesar do susto e da dificuldade do acesso, o carro estava ok e foi fácil localizar o ponto onde ele se encontrava. Além do mais, o preço em relação às outras empresas era consideravelmente mais econômico.

Dica: a empresa não se responsabiliza, mas colocamos vários pertences (nada de grande valor) dentro do carro, com o objetivo de não pagar muito excesso de peso na companhia aérea, e tudo chegou direitinho, tanto na ida quanto na volta.

9) O trânsito e a rotina na cidade
Uma das coisas que eu mais sinto saudade de Natal é do engarrafamento, que em dez minutos já acabava! Tem seus horários de pico: entre 07h e 09h da manhã de Parnamirim em direção a Natal e Ponta Negra em direção ao centro. Na volta do trabalho, começa a tumultuar às 17h e vai até umas 18h30, aproximadamente. A vida em Natal começa cedo, muitas lojas inacreditavelmente abrem às 07h da manhã! Na hora do almoço também é possível pegar um certo trânsito porque muitos natalenses cultivam o hábito de almoçar em casa.

Praia dos Artistas
10) Todo cuidado é pouco
Natal é uma cidade deliciosa e muito pacata comparando com o Rio de Janeiro, por exemplo. Mas como em qualquer lugar do mundo, é sempre importante ter cuidado. Não é bom dar mole dentro do carro e nem esquecer da vida fotografando com a sua super câmera. Digo isso por experiência própria!

[Vou contar minha historinha: a primeira vez que estive em Natal, apenas como turista, passei com o  city tour na Via Costeira, e de lá dá pra ver de longe o lindo Farol de Mãe Luiza. O guia comentou que dava para visitar o farol, mas não contou que a visita era agendada e nem que esse farol ficava dentro de uma favela, a favela de Mãe Luiza. E sabe como é turista, né? Quer conhecer tudo, tirar foto de tudo. No dia seguinte, com o carro alugado, pedimos informações e subimos até o farol. Ninguém nos alertou de nada. O farol estava fechado e resolvemos tirar foto do lado de fora mesmo - éramos 4 mulheres! Quando minha mãe se preparava para tirar uma foto com minha câmera profissional, chegaram dois garotos, um deles armado, nos renderam e levaram dinheiro, minha câmera e as joias que minha avó tinha levado para usar lá achando que seria mais tranquilo, uma vez que não podia usar no Rio. Enfim, por sorte não levaram o carro e nem fizeram nada pior. Tivemos muita sorte!]

Por isso digo que todo cuidado é pouco e sempre recomendo aos leitores que nos escrevem para terem muito cuidado na Praia dos Artistas (e Areia Preta, Praia do Meio etc). Embora essa região tenha melhorado muito nos últimos anos, ela é rodeada de comunidades, inclusive Mãe Luiza, e nas proximidades também tem muita prostituição.


Confira no link em azul todo o nosso conteúdo sobre o Rio Grande do Norte.

Dúvidas sobre qual bairro escolher para morar? Clique aqui para ver nossas dicas!

A caixa de comentários deste post tem muitas informações bacanas e importantes. Vale a pena ler! E se mesmo assim você continuar em dúvida, por favor escreva na caixa de comentários.

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!

167 comentários:

  1. Realmente suas dicas são de uma verdadeira Potiguar...rs... tbm compro no nordestão pelo custo beneficio, amo os pãezinhos de Olga e como são tantas padarias não vou nem comentar pq amo muitas com seus capuccinos (que alguns são apenas cafe c leite mas mesmo assim deliciosos..rs) e as sopinhas que ultimamente todas possuem a disponibilidade de vc ter como levar para casa ate com o acompanhamento das torradinhas seja no peso seja na porção...
    Parabéns pelo blog e pela morada, seja bem vinda mais vezes pq sem dúvida Natal precisa melhorar em muita coisa como saúde, educação, transporte público, lazer infantil, seguranças... enfim, mas mesmo assim ainda me considero uma privilegiada por ter nascido nessa terra e morar aqui com minha família, não me imagino morando em outro lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liliana! Obrigada! Então acho que aprendi direitinho a viver como uma potiguar. E adorei, viu?
      Quando eu voltei para o Rio a padaria Mercato estava em obras, imagino que deva ser deliciosa!!!
      Ai, como eu fui me esquecer das sopinhas! Como eu sinto falta! Meu pai quando foi me visitar ficou viciado, íamos à padaria todos os dias para comprar.
      Obrigada pelo carinho da visita e as palavras. Certamente um dia voltarei, para morar ou passear!
      Bjs

      Excluir
    2. Olá sabe me dizer se existe alguma empresa aí que faz intermediação de compra de negócios montados? Pode me indicar? Obrigada

      Excluir
  2. Oieee!! menina,adorei o post!! Pelo visto vcs adotaram mesmo o estilo potiguar de ser,rsrs..O pão de queijo da Olga é um classico,daqueles que só o potiguar conhece..danadinha vc einh!!kkkkkkkkkkkkkk
    Espero q vcs voltem para a cidade,ainda tem tm mais a ser descoberto!! o post ficou ótimo!!
    Beijosss e em breve a gente se encontra...ou ai ou aqui,já que a sua cidade tb me conquistou..devo confessar que apesar de ser potiguar,um bocadinho da minha alma é carioca..sua cidade tem mttt a ver comigo,muito mesmo.. <3 foi paixão desde a primeira vez que pisei lá..e não falo só de belezas não,pq td lugar tem seu encanto..é o jeito carioca de ser mesmo..td a ver cmg,kkkkkkkkk...
    beijoooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... adotamos totalmente, só faltou o sotaque! rs
      Que saudade da Olga!!!
      Quando vier ao Rio, tem que me avisar, hein?!
      Beijos! ;)

      Excluir
  3. Que dicas mais "arretada"!! É tudo assim e mais um tiquin, e não sei porque me identifiquei com a parte do comércio do Alecrim, esse lugar é pura loucura que adoro me jogar por lá,kkkkkkkkk. Terra de sol e de mar, de povo acolhedor, temos paisagens belíssimas e um clima que é sem comparação. Adorei como típica potiguar da gema os seus comentários. E venha "simbora" passear mais vezes,ou até mesmo morar novamente,viu!! Comer aquela tapioquinha recheada com queijo coalho,e fazer comprinhas lá no Alecrim..kkkkkkkkkkk. Bjão Karla e muito massa seu post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk... o Alecrim é o fervo!!! rsrsrs

      Muito obrigada pelas palavras e pelo carinho.
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Karla,também adorei o post.Pena a sua temporada por aqui ja ter acabado.Tem alguns outros lugares maravilhosos para conhecer na próxima visita.
    As padarias ja estão começando a colocar seus trajes juninos kkkkk E eu que adoro comida típica fico muito mais feliz nesta época.Você mencionou algumas padarias mas a maioria delas entra no clima, em tempos de São João .Aliás não só as padarias como supermercados,lojas,etc.Quando eu vim morar em Natal(Sou de Brasília,moro na cidade há apenas 19 anos kkk) estes detalhes me deixaram facinada,é a questão do olhar de turista que você falou.
    Quanto ao pão de queijo, vale conhecer também, Dona Anúbia ,contemporânea de Olga,ainda mantém um processo mais artesanal na preparação deste quitute, o que na minha opinião faz toda a diferença.Na sua loja você encontra também, mini pizza,antepastos ( o de beringela é perfeito),uma diversidade de molhos,bolos entre outras coisas.Tudo com aspecto gourmet mas com gostinho da comida da vovó.
    E de quebra você bate um super papo com a própria Dona Anúbia que é um doce de pessoa.Fica em Lagoa Nova Próximo a Igreja Universal da Av.Salgado Filho e Hospital do Coração.Telefone: (84) 3231-5904

    E como acredito que quem vem a Natal tem que experimentar a típica comida Nordestina,minha dica é o Mangai,restaurante especializado em comida regional, ambiente agradável, rústico e aconchegante,comida a quilo.
    Olha ai: http://www.mangai.com.br/site/o-mangai/unidades/natal/

    Quando for a cidade maravilhosa novamente espero te encotrar.Bjus



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai... as padarias já estão se enfeitando??? Como queria estar aí!!
      Eu nasci no dia de São João, festa junina é minha paixão!

      Vou guardar a dica da Dona Anúbia. Essa eu nem ouvi falar, obrigada!

      Quanto ao Mangai, sou muuuuito fã!!! Economizava no almoço pra poder me jogar na cartola de lá. Não tinha igual!

      Beijos e se vier ao Rio, faça contato! Bjs

      Excluir
    2. Olá meninas. Amei seu blog karla. Suas dicas ajudaram mesmo, só senti falta dos valores... Rsrs oii Débora. Vi que VC é de Brasilia assim como eu, mas vou prestar concurso pra natal e gostaria de algumas informações, se VC puder me ajudar claro. Meu email é: sthefany.sena@gmail.com

      Excluir
    3. Debora minha conterrânea!
      Tambem sou de Brasilia.
      Estive em natal ha algumas semanas, meu marido quer ir morar la. Eu nao fiquei convencida...
      Mas fomos no mangai e quase morro la, que delicias!!!!

      Excluir
  5. Parabens pelo blog e pela postagem sobre Natal... Muito relevante para os turistas e também para nós que moramos aqui em Natal, são dicas maravilhosas...Como Débora comentou para quem quer comer uma comida típica o Mangai é Marvilhoso, tem um Buffet beeeeeemmmmmm diversificado...Gosto tambem do Paçoca de Pilão que fica na Praia de Pirangi...Quem quer provar uma tapioca de responsa indico o Casa de Taipa, atendimento ótimo (os preços são um tantim salgados, mas uma vez na vida não mata hehehehe)fica em Ponta Negra..
    Novamente meus parabens pela publicação e pelo blog
    Beijos!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário, Ana Paula!
      Sempre fico feliz quando uma "local" concorda com o que eu escrevi, é muito importante!
      Eu AMO o Mangai e a cartola de lá - tenho post aqui http://www.cariocandoporai.com.br/2012/05/natal-um-rodizio-de-culinaria-regional.html
      O Paçoca de Pilão eu não cheguei a conhecer. Agora a Casa de Taipa eu era freguesa! Tenho váários posts aqui (esse é um deles: http://www.cariocandoporai.com.br/2011/10/melhor-tapioca-de-natal.html)
      Amo a tapioca de lá! Aliás, tudo lá é perfeito!
      Beijos!

      Excluir
  6. Que saudade de Natal!!! Se pudesse, morava lá! Foi um ano de ponte aérea que marcou demais.
    Os restaurantes (Camarões, Mangai, Tábua de Carne, Camarão do Olavo...), as padarias (Pão e Cia, Hora do Pão...), as praias (Camurupim, Búzios, Pipa...), a Lagoa de Arituba, o Parque das Dunas, a Via Costeira com aquele visual lindo, os Artesanatos, o bolo de macaxeira do Orlando, os bolos de rolo, os doces em compota, o pão de queijo da Olga, o Cantinho Sertanejo, as castanhas caramelizadas baratinhas e deliciosas, as tapiocas, outras "gordices" da culinária nordestina, aquele passeio de buggy pelas famosas Dunas de Genipabu, ah... ficaria aqui escrevendo um monte de coisas. O melhor mesmo é logo programar outra viagem a Natal e curtir isto tudo de novo.
    Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades também, mãe!!! De todas essas delícias que você citou aí!!!

      Excluir
  7. Adorei seu blog! Estou numa situação complicada: não consigo escolher uma cidade praieira pra viver. Estava com uma visão romanceda de Ilhéus e acabei descobrindo que não é uma boa opção. Natal me interessa muito, ainda mais após esse seu post.
    Vou ser bem sincero... procuro uma cidade poética, bela, delicada e ao mesmo tempo moderna, agitada. Natal possui essas características? rs Quero saber se a cidade é limpa, tem lugares bonitos e bem cuidados, ruas históricas preservadas, praias limpas... E outra coisa: possui lugares um pouco mais sofisticados em termos de baladas e restaurantes?

    Obrigadíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e seja bem-vindo, Sr. W.
      Nós gostamos muito de Natal. Beleza é o que não falta por lá e seu povo é acolhedor.
      Tem algumas modernidades de capital mas com ares de interior, pois não é muito grande e é muito fácil circular por lá. Não vou te enganar, não anda tão bem cuidada assim (Ponta Negra, por exemplo) e as ruas histórias merecem uma revitalização urgente (veja este link da Ribeira http://www.cariocandoporai.com.br/2012/08/rn-em-foto-ribeira.html)
      Mas suas belezas naturais são tão incríveis que compensaram as deficiências. Não sei em que cidade você vive, mas nós que saímos do Rio de Janeiro, uma cidade bem maior, obviamente sentimos falta de algumas coisas, mas nada impossível de se adaptar.
      Em relação a baladas eu não vou saber te responder porque não cheguei a frequentar, mas tem sim restaurantes sofisticados e para todos os gostos e bolsos.
      Espero ter ajudado! Qualquer coisa entre em contato novamente.
      Abs,
      Karla

      Excluir
  8. Que cariocas amáveis vocês. Voltem sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza voltar está nos nossos planos, Gian! Obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Meu esposo está próximo de se aposentar e já estamos cansados desta loucura que é viver aqui no Rio de janeiro ,temos um filho de 13 anos e estávamos pensando em irmos para Natal mais estamos pesquisando o bairro melhor para ele próximo a escola faculdade e obviamente diversão para jovens estamos com muito medo de errar na escolha já que essa idade é difícil....seu blog me ajudou demais até a foto do shopping vou mostrar ao meu filho para ver se ele se anima.
    Vou passar as férias de janeiro 2014 em ponta negra para conhecer e visitar alguns bairros e ver preço de casa...Agora estou super animada ,obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê! Que bom receber seu comentário, obrigada pelo carinho.
      Nós gostamos muito da experiência de morar em Natal, sem dúvida é um lugar bem mais tranquilo para criar seu filho.
      Se precisar de alguma informação, é só falar! Anime-se!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  10. Que bom encontrar esse post. Estive em Natal pela primeira vez, para visitar uma amiga, em abril. Ontem comprei uma passagem, somente de ida, para Natal, e estou me mudando para lá. Tudo meio que muito rápido, mas sinto que estou fazendo a coisa certa. Porém, obviamente, preciso saber mais da cidade, pois sei que passarei por uma fase de adaptação. Morei fora do Rio algumas vezes, mas sempre fora do Brasil, nunca em uma outra cidade por aqui, e sei o que é ter que se acostumar com um novo estilo de vida e hábitos. Estou muito feliz com minha mudança, e agradeço sua ajuda, através desse post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sidnei!
      Fiquei muito feliz com o seu comentário, obrigada!
      Desejo que sua mudança para Natal seja muito agradável e que você consiga se adaptar facilmente.
      Aproveite!
      E volte aqui para contar!
      Um abraço,
      Karla

      Excluir
    2. Olá, Karla!
      Obrigado!
      Prometido, voltarei a visitar o blog e contarei sobre minha vida em Natal!
      Abraço,
      Sídnei.

      Excluir
    3. Olá, Sidnei! Legal!!!
      Vou adorar receber sua visita novamente e com notícias! :)
      Abs,
      Karla

      Excluir
    4. Olá, Karla!
      Cá estou eu, vivendo em Natal já há quase 3 meses. Meu único questionamento é: Como não vim pra cá antes? (rs)
      Que lugar maravilhoso -, mais tranquilo, gente boa, um ar inacreditavelmente limpo! Estou gostando muito. Tem seus problemas, como qualquer cidade, mas paga tranquilidade e qualidade de vida que não tinha no Rio.
      Tive sorte e tudo está fluindo muito bem pra mim. Com 24 horas na cidade já arrumei um emprego, e finalmente me mudei, há um mês, para um apê bem legal. Espaçoso, bem localizado e por um preço que no Rio pagaríamos muito mais. É no Capim Macio, meu bairro favorito aqui, Quando quero caminhar, vou andando até a praia, tomo minha água de coco e a vida fica ainda mais linda. (rs)
      Você deve sentir saudades daqui, não?
      Grande abraço,
      Sídnei.

      Excluir
    5. Oi, Sidnei! Que bom receber notícias suas!!! E melhor ainda, notícias boas!!!
      Simmmmm, sentimos muita saudade de Natal!!!
      Desejo que tudo continue dando certo pra você!
      Abs,
      Karla

      Excluir
    6. Oi, Sidney, também quero morar em Natal, mas tenho duvidas, se irei encontrar trabalho, minha preocupação maior. Irei a Natal no começo de Junho para visitar. Para ver os melhores bairros ou cidades ao redor para viver.

      Excluir
    7. Alguém pode me dizer como anda o mercado de trabalho e mais especificamente para engenharia eletricista? agradeceria muito mesmo.

      Excluir
  11. Olá,Karla...
    Estou pensando em ir a Natal em setembro.Ponta Negra como está?Tenho lido muito e dizem que está bem ruim...Estou entre Maceió e Natal,gosto da mistura cidade e praia oq vc me indica?Gostei bastante do site,muito bom mesmo...
    Janaína

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janaína! Obrigada pela visita e pelo elogio! :)
      Eu não estou mais morando em Natal, mas o problema maior de Ponta Negra é o descaso das autoridades. O calçadão da praia foi destruído e nem sei como anda atualmente.
      Mas eu continuo achando o melhor lugar para se hospedar, a não ser que você possa gastar um pouco mais e ficar na Via Costeira, com hotéis lindos e 'pé na areia', mas longe dos restaurantes e feirinhas de artesanato, por exemplo.
      Maceió é um caso de amor antigo, sou apaixonada. Difícil decisão, puxa vida!
      O que você procura exatamente? Fale um pouco mais, de repente posso te ajudar.
      Bjs,
      Karla

      Excluir
    2. Oi, Karla! Obrigada pela pronta resposta!

      Meu ideal de praia é, das que conheci até agora, a de Camboriú...Praia com cidade grande, sabe? Sou paulistana, e praia do tipo vilarejo não me atrai muito...Qual das duas terá a melhor combinação praia bonita/cidade?

      Bjs,

      Janaína

      Excluir
  12. Oi, Karla,

    Só pra completar...Me recomendaram o hotel Coral Plaza, em Ponta Negra. Só que, quando fui ler sobre a cidade, vi comentários de que a orla estaria toda destruída, suja e perigosa. Como vamos só eu e uma amiga, fiquei com medo, pois seremos duas mulheres apenas. Aí desisti e resolvi tentar Maceió.

    Só que, sobre Maceió, li que a praia é muito suja - a praia de Ponta Verde e Pajuçara, na qual queria ficar, no Radisson. Tem outras praias limpas, mas longe da cidade...é o que dizem.

    A orla de Maceió é legal? Entre as duas, qual você recomenda?

    Bjs,

    Janaina

    ResponderExcluir
  13. Oi, Janaina. Em termos de orla, sem dúvida a melhor é Maceió. Movimento 24h, vários restaurantes, hotéis, calçadão para caminhar, pessoas praticando esporte...
    A orla de Ponta Negra tem alguns restaurantes e lojas, mas nem de longe tem a vida que a orla de Maceió tem. Nesse sentido, prefiro Maceió.
    Mas tanto Maceió quanto Natal não têm praias urbanas tão boas e limpas/ próprias para banho. As melhores sempre ficam a alguns minutos de deslocamento.
    Em Maceió tem o passeio de jangada na praia de Pajuçara, que fica bem perto do Radisson se não me engano, mas só é boa para banho lá pra baixo, na praia não, entende?
    Mas se você está com medo de andar à noite, acho que Maceió vai ser melhor para vocês.
    Bjs,
    Karla

    ResponderExcluir
  14. Oi,Karla.Obrigada pelas dicas,vou analisar tudo..Talvez seja melhor eu ir direto a uma praia legal que seja própria pra banho e esquecer aquela coisa meio "cidade grande"....Valeu mesmo e assim que decidir lhe conto....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Janaina! Tenho certeza que você vai gostar! Às vezes é bom sair um pouco do ritmo da cidade grande.
      Depois volte aqui para contar qual destino escolheu.
      Bjs

      Excluir
  15. OI KARLA, ACHEI INCRÍVEL TODAS INFORMAÇÕES POSTADAS AQUI, PENSO EM MUDAR, SOU DE SP E ESTOU COM DÚVIDAS SE MUDO PARA JOÃO PESSOA OU NATAL, CONHEÇO OS DOIS LUGARES, MAS JOÃO PESSOA É BEM CALMO NÃO SEI SE CONSEGUIRIA MORAR LÁ, JÁ NATAL É BEM PARECIDO COM SP, MAIS AGITADO. GOSTARIA QUE VC ME ESCLARECESSE ALGUMAS DÚVIDAS COMO MORADIA ALUGADA E PRÓPRIA (É MUITO CARO?) SAÚDE, ESCOLAS POIS FIQUEI SABENDO QUE CUSTA CARO UMA ESCOLA PARTICULAR, (TENHO UM FILHO DE 5 ANOS) E O CLIMA SE É TÃO QUENTE POIS QUANDO FUI NO MÊS DE MARÇO DE 2012 ACHEI CALOR MAS NADA QUE NÃO DÊ PARA SUPORTAR, SE PUDER ACRESCENTE INFORMAÇÕES SOBRE OS BAIRROS QUE VC CONHECE E PARNAMIRIM, FUI ATÉ LÁ NO CENTRINHO DA CIDADE MAS NÃO GOSTEI DO QUE VI.... ESPERO QUE ME AJUDE POIS SUAS INFORMÇÕES SERÃO DE GRANDE VALIA POIS JÁ ESTOU ME PREPARANDO A 2 ANOS PARA IR, SÓ PRECISO DECIDIR ENTRE ESSES DOIS LOCAIS.

    BJS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Van! Obrigada pela visita e pelo carinho do seu comentário.
      Natal e João Pessoa são cidades deliciosas, adoro as duas, mas realmente Jampa é bem mais "parado".
      Em relação ao Rio de Janeiro, achamos o aluguel em Natal mais barato (em torno de R$1000 reais em bairro legal + R$ 200,00 de condomínio).
      A saúde era uma das minhas preocupações. Mesmo tendo um bom plano de saúde, esperava muito em longas filas e às vezes o atendimento não era satisfatório. Mas também acho que esse é um problema geral, né?
      Em relação a escolas, também achamos beeem mais barato do que pagamos no Rio. Já o supermercado era mais caro, com brócolis a R$7 ou R$ 8 reais, por exemplo. Em compensação, comer em restaurante era bem barato, principalmente camarão!
      Então acho que uma coisa compensa a outra.
      O clima é maravilhoso o ano inteiro. Mesmo no verão tem sempre um ventinho delicioso para refrescar.
      Em relação aos bairros, acho legal o Tirol, Petrópolis, Lagoa Nova e até mesmo Ponta Negra, mas como é mais turístico, algumas coisas podem ser mais caras.
      Moramos no Tirol e em Ponta Negra. Adorei o Tirol, perto de tudo. Ponta Negra também é legal, mas não gostei muito da sensação de "provisório", sabe. Por ser um bairro turístico onde as pessoas estão chegando e saindo o tempo todo, não curti muito, mas é lindo!
      Boa sorte na sua decisão!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  16. OI CARLA TUDO BEM? MUITO OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES, CONFESSO QUE DEPOIS DE VISITAR O SEU BLOG FIQUEI MAIS ANIMADA PARA IR MORAR EM NATAL, JÁ TENHO PESQUISADO MUITO SOBRE OS BAIRROS E REALMENTE TIROL É MUITO INTERESSANTE, DEI UMA PASSADA RÁPIDA POR LÁ QUANDO ESTAVA HOSPEDADA NO CORAL PLAZA, E ACHEI UM BAIRRO MUITO BONITO E AGRADÁVEL. EM RELAÇÃO AS ESCOLAS TENHO VISITADO OS SITES QUE VC INDICOU E PELAS FOTOS PARECEM SEREM ESCOLAS BOAS. NO MÁXIMO EM 2 ANOS EU E MEU ESPOSO ESTAREMOS DE MUNDANÇA E 99% DE CERTEZA SERÁ PARA NATAL, ESPERO ME ENCANTAR COM O LOCAL COMO VC. ESTAREI SEMPRE AQUI DANDO UMA ESPIADINHA BJS....
    VANESSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Legal, obrigada! Espero ter ajudado.
      Se tiver mais alguma dúvida, é só escrever! Boa sorte na sua mudança.
      Coragem!

      Espero você no concurso de 2 anos do blog!

      Bjs,
      Karla

      Excluir
  17. Oi, Karla!
    Que bom ter encontrado o seu post. Vamos nos mudar para Natal por razões profissionais. A verdade é que estou apavorada, pois sou "muito cidade grande". Por gentileza, se você pudesse expandir seus comentários a respeito dos bairros para morar e do que exatamente você sentiu falta em Natal e teve de se acostumar, por ser uma cidade pequena, eu ficaria muito grata. Veja só, o bairro onde moramos atualmente é de classe média, tem de tudo e não precisamos de carro para nada: supermercado, loja de roupas, farmácia, escola, clínicas médicas, bancos, um parque ecológico para as crianças, shopping com cinema e, principalmente, SEGURANÇA (não tem favelas perto). A sensação é de morar em uma cidade pequena, mas com todas as facilidades de uma cidade grande. Será que existe um bairro assim em Natal...Ouvi coisas boas sobre o Petrópolis, mas me disseram também que é só residencial, sem as facilidades que mencionei.
    Outra coisa que eu gostaria de perguntar, é como você fez com o plano de saúde.
    Agradeço desde já a sua valiosa ajuda.
    Bjs,
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu! Obrigada pela visita e pelo comentário!

      O que eu mais senti falta em Natal foi da minha família, pra dizer a verdade. O resto a gente se acostuma... e olha que eu também sou como você hein, muito "cidade grande".

      Claro que a gente sentia falta de encontrar um produto ou outro às vezes, alguns alimentos eram bem mais caros (morango, brócolis e alho poró, por exemplo), mas nada muito "sério" rs. Shows (musicais) também eram bem carinhos.

      A gente às vezes sentia falta de outros tipos de passeios que não fossem praia e lagoa, lagoa e praia rsrs. Mas morar no nordeste tem muitas vantagens: além do clima maravilhoso (principalmente o de Natal), você está perto de todas as outras capitais do nordeste e é bem mais barato passear por lá. Já paguei R$ 100,00 em passagem de avião pra Fortaleza - são uns 50 minutos de voo. Isso é maravilhoso! rs


      O bairro do Tirol é bem legal para morar. Tem escola perto (dependendo da idade dos seus filhos), tem academia, alguns restaurantes, fica perto do Midway Mall (o maior shopping da cidade - e tem Cinemark), tem supermercado e farmácia, e dependendo da rua você ainda consegue ir à pé para o centro da cidade. Mesmo que você não consiga ir à pé a todos os pontos, Natal é uma cidade muito pequena e rapidinho você chega aos lugares, pois ainda tem pouco trânsito. Meu marido chegava ao trabalho em 10 minutos, isso é um sonho pra muita gente (e isso a gente sente muita falta aqui no Rio!). O Tirol também fica perto do Parque das Dunas, um lugar cheio de natureza delicioso e ótimo para passear e praticar esportes (tem post dele aqui - veja no post-índice).
      Eu gostava muito de Petrópolis também, é bem residencial, mas tinha uma rua maravilhosa chamada Afonso Pena, que tem vários cafés, padarias e restaurantes, tudo bem pertinho. Acho que se você "entrar" mais na cidade e sair um pouco da parte turística (Ponta Negra, onde morei primeiro), você vai encontrar essas facilidades sim.
      Meu plano de saúde é Unimed e eu utilizava lá sem problemas. A Unimed tem seu próprio posto de atendimento, e quando eu precisei levar o meu filho ao pediatra, levei algumas vezes lá. O único problema é que os médicos de lá adoravam receitar antibiótico. Sugiro que você não perca o contato com os médicos da sua cidade, caso tenha alguma dúvida.
      Bom, espero ter ajudado! Qualquer coisa é só escrever de novo.

      Bjs,
      Karla

      Excluir
  18. Karla, muito, muito obrigada! Acho que posso me acostumar bem com o esquema praia e lagoa, lagoa e praia... :) N
    ossa mudança para Natal é definitiva, mas acho que vou fazer como vc, tentar alugar um ap de temporada, conhecer a cidade, e daí fazer um aluguel mais longo ou comprar... Bom saber que a Unimed funciona lá, também. Vc teve de fazer algum pagamento extra para que seu plano valesse no RJ e no RN?
    Meu pavor é grande, medo do desconhecido, sabe... Ainda bem que vc existe! Estou lendo o seus posts e adorando o seu jeito de escrever.
    Obrigada!
    Lu

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lu!! De nada! ;-)
    Na verdade nós alugamos o apartamento por temporada porque nossa casa ainda não estava disponível. Eu até gostei de morar em Ponta Negra, passeava todo dia com meu filho olhando o marzão azul e o Morro do Careca, mas sinceramente não curti muito a sensação do "provisório" como falei aqui antes. Eu acho que morar nessa parte turística é uma outra cidade, uma outra realidade completamente diferente (isso já não acontece em Maceió, por exemplo). Mas sem dúvida é uma boa experiência.
    Em relação ao plano de saúde, não pagamos nada extra não.
    Obrigada pelo carinho! Espero poder te ajudar com as minhas experiências por lá. Não sei de onde você fala, mas acho difícil que alguém não goste de Natal, mesmo com todas as suas deficiências.
    Boa sorte e coragem! Vai dar tudo certo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Karla como vai? Estou amando o blog!!! Vou me mudar em Outubro pra Natal com meu marido, passamos nossa lua de mel lá, conhecemos a cidade, mais como turistas!!! O local de trabalho dele será Alecrim, vamos passar 2 anos. Li que vc morou em Tirol, tem algum outro bairro que vc aconselharia? Vc tem uma noção mais ou menos de preço de aluguel em Tirol ou Petrópolis? Pois são os bairros que mais tenho lido. Como o apartamento que moramos hoje em dia é alugado, vamos levar mudança, vc conhece alguma empresa no Rio que faz todo esse processo de desmontar guarda-roupa, cama... colocar tudo no caminhão e levar pra Natal, no caso?
    Aguardo sua resposta, agradeço desde já!!!
    Um beijo e Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, anônimo! Tudo bem? Muito obrigada pela visita e pelo comentário! :)
      Sim, já morei no Alecrim também, porque meu marido também trabalhou ali.
      Será que vocês vão na mesma situação que nós? rsrs
      Olha, a caixa de comentários deste post está bem rica em detalhes e dicas para as suas dúvidas, inclusive de pessoas que são e/ ou moram em Natal. Por favor, dê uma olhadinha e se faltar alguma coisa, é só falar.
      Mudança na época cotamos com a Sanger Rio, que faz muito pra lá, mas como desistimos de levar os móveis, não sei te dizer/ avaliar como é o serviço.
      Qualquer outra dúvida, é só falar!
      Beijos,
      Karla

      Excluir
    2. Acredito que seja pelo mesmo motivo sim Karla, ele é militar!!! Obrigada pela informação!!
      bjs
      Karina

      Excluir
    3. Oi, Karina!!! Se precisar de alguma informação mais específica, já que vocês vão pelo mesmo motivo que nós fomos, é só escrever.
      Sugestão: não morem no Alecrim! rs
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  21. Ah pode deixar já nos falaram pra não morar lá!!!!
    Só mais uma pergunta, como é lá pra comprar tapetes, cortina, acessórios de decoração no geral. Tem boas lojas com bons preços???
    Um bj
    Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, no shopping tem Etna e várias outras lojas de decoração. Como nossas coisas ficaram no Rio, optamos por comprar tudo muito simples, já que era provisório e por pouco tempo.
      Eu me lembro de comprar tapetes e cortinas em uma loja chamada Nordestina (ou "A nordestina"), no Alecrim. Na Iskisita você deve achar bastante coisa também.
      Os preços do Alecrim geralmente são muito bons.

      Bjs

      Excluir
  22. Oi Karla, tdo bem?

    Estou realmente pensando em me mudar pra Natal, mesmo sem ainda conhecer essa cidade, eu já estou apaixonada por tdo que li, incluindo as imagens.
    A princípio iria pra lá com meu filho de 12 anos.
    O que me preocupa é o mercado de trabalho de lá. Sou da área administrativa e pelo que vi a área hoteleira que é mais forte...área a qual não domino nada. Rs
    O que vc me diz? Me dê uma luz. Rs

    Obrigada, Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Infelizmente não vou poder te ajudar muito nessa área, porque como a minha permanência lá tinha data pra acabar, acabei não me preocupando com isso.
      Mas acho que como em qualquer lugar no Brasil, não deve ser tão fácil.
      De repente essa área de turismo é uma boa opção.

      Boa sorte!

      Excluir
  23. Ola Karla li que vc não levou nada de mobília pra Natal. Mais lá a voltagem é 220, os prédios novos de lá tem possibilidade de puxar fiação para 110? Pq senão como faço com maquina de lavar, geladeira... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sim, não levamos nada, justamente porque a voltagem era outra e não compensaria levar só os móveis.
      A voltagem é 220V sim. Não sei dizer se os prédios tem essa possibilidade. O jeito mesmo é usar o transformador.
      Bjs

      Excluir
  24. Olá Karla, que benção encontrar alguém tão bem disposta a relatar experiências e auxiliar outros com tamanha boa vontade :) Fiquei bastante animada com tudo o que escreveste sobre Natal, sei que os governantes de lá tem falhado bastante e deixado a cidade em más condições, mas creio que uma nova gestão seja capaz de reverter esses efeitos nocivos. Estou interessada em mudar pra lá e gostaria de saber qual a tua impressão sobre investimentos no comércio local. Do que sentiste mais falta? Qual ramo comercial se mostra mais deficiente? Se tivesses que empreender um negócio de médio porte, qual acreditas que seria mais rentável? Desde já agradeço! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tania! Muito obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso.
      Pergunta difícil a sua, hein?! rs
      Bom, os cafés fazem muito sucesso em Natal. Tem cada um mais lindo e incrementado que o outro, eu adorava isso!
      Como mãe de um bebê na época, sentia falta de mais entretenimento para a faixa etária dele. O parquinho do Shopping (Midway Mall) era muito apertado e vivia lotado. Quando o tempo ficava ruim, embora fosse raro, tínhamos poucas opções de lazer "indoor".
      Em relação a restaurantes, senti falta de uma boa creperia e de uma filial da "Batata Inglesa" (rs). E rodízio de comida japonesa não era algo tão comum quanto é no Rio de Janeiro, por exemplo.
      Um lugar que a gente adorava ir justamente porque pensava nas crianças era a Sanduicheria Paulista. Tenho post sobre esse lugar aqui no blog e sentimos muita falta dela aqui no Rio. A proposta deles de unir boa comida com espaço kids é fantástica e somos fãs!
      Bom, espero ter ajudado um pouquinho! Talvez seja melhor convocar minhas colegas natalenses para me ajudar a responder esta pergunta! rs
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  25. Karla muito bom o blog.
    Me tirou muita dúvidas sobre a cidade, tenho pesquisado sobre Natal pois eu minha esposa estamos pretendendo nos mudar pra lá, temos duas filhas e moramos em Curitiba, estamos cansados do frioooo.
    Minha esposa é pedagoga e eu sou garçom e tenho curso de turismo.
    Sabe se a vagas nestas áreas de trabalho?
    pretendemos nos mudar em janeiro de 2014.
    Obrigado por enquanto Karla...
    Sabe de alguem que possa dar mais dicas de Natal...


    Bruno Villas Boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! :)
      É sempre bom poder ajudar.
      Você não é a primeira pessoa que me escreve querendo fugir do frio de Curitiba!! rsrs Também detesto o frio!
      Não sei te dizer com certeza se há vagas, mas certamente o turismo é uma área muito promissora na região, principalmente por conta dos eventos que acontecerão na cidade.

      Veja se o Jodrian, do blog Aventura Mango, ou a Ana, do blog Mãe Mochileira, filho Malinha podem te ajudar também. Eles são de lá!

      Abs,
      Karla

      Excluir
  26. OLÁ TB ESTOU PENSANDO EM MORAR LÁ POIS MEU PAI JÁ VIVE A NAOS COM MEUS MEIO IRMÃOS, ESTOU SONDANDO PARA VER POIS SOU DA AREA DA EDUCAÇÃO E SÓ VOU COM EMPREGO GARANTIDO. DE QUALQUER FORMA ADOREI O POST.


    ABRAÇOS !!!

    ResponderExcluir
  27. Gostei, sode Recife e sempre que posso vou a Natal amo essa terra

    ResponderExcluir
  28. Oi Karla, como vai?? Karla como é morar em Ponta Negra? Comércio tem bastante, muito tumulto??? Eu moro em Niterói, no Ingá, perto da praia de Icaraí, e no Ingá tem um comercio otimo, consigo ir a pé bem rapido pro centro de Niterói... queria achar algum bairro nesse estilo em Natal para morar, pensei em Ponta Negra por causa da praia, o que me diz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Como disse acima, Ponta Negra também é legal, mas não gostei muito da sensação de "provisório". Por ser um bairro turístico onde as pessoas estão chegando e saindo o tempo todo, não curti muito, mas é lindo!
      Tem padaria, escola, restaurante, mas o comércio bom mesmo não está ali. E sem querer te desanimar, mas a orla de Ponta Negra nem é tão legal assim como Icaraí. O acesso a ela é feito através de ladeiras, o melhor é caminhar na "parte alta", na Av. Eng. Roberto Freire, como eu costumava fazer - tinha o visual lindo, mas não era na orla propriamente dita. Ponta Negra não é uma praia legal para banho, e é bom ter muito cuidado por ali, principalmente nas proximidades do Morro do Careca.
      Abs,
      Karla

      Excluir
  29. Ah muito obrigada Karla, já ajudou bastante!!!

    ResponderExcluir
  30. Oi Karla, Sou separa e tenho uma filha de 8 anos. E gostaria muito de ir morar em lugar como Natal. Sou do Rio Grande do Sul, sofro muito com o frio e alergias a minha filha então nem se fala. A minha maior preocupação é achar um bairro em que tivesse uma boa escola próxima, que fosse fácil locomoção para eu trabalhar e que tivesse alugueis mais acessíveis para começar a vida lá. tem alguma dica?? Abraço Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia! Muito obrigada pela visita!
      Aguarde só mais um pouquinho! Estou escrevendo um post super bacana com muitas dicas legais de bairros para morar em Natal. Tenho certeza que vai te ajudar bastante!
      Se você quiser receber este post no seu e-mail, é só se inscrever neste link: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=CariocandoPorA
      Um abraço,
      Karla

      Excluir
  31. Oi Karla, já visitei o site outras vezes e até postei um comentário...
    Eu e meu esposo já começamos a pesquisar preços de imóveis em Natal , percebi que não gostou muito de morar em Ponta negra pois disse ser um bairro de muito turismo... Tem algum bairro que pode nos indicar para morarmos próximo de boas escolas,faculdade ,mais que fique também próximo a uma boa praia e de preferência menor índice de violência...
    Estes são os bairros que vimos casas do nosso interesse : Capim Macio ,Tirol, Petropólis,Nova Parnamirim e Parnamirim.
    Agradeço desde já ,Alê Christo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê Christo! Esses bairros que você olhou são bem bacanas!
      Estou escrevendo um post com muitas dicas legais de bairros para morar em Natal. Tenho certeza que vai te ajudar bastante! Já está quase saindo!!!
      Se você quiser receber este post no seu e-mail, é só se inscrever neste link: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=CariocandoPorA
      Um abraço,
      Karla

      Excluir
  32. Boa noite Karla. Estou pensando em me mudar para natal, tenho 20 anos e sou estudante de direito, atualmente moro em curitiba, mas sou do interior do paraná. Quero passar o período de um ano, dividir apartamento e trabalhar para me manter, tem mais algumas dicas para mim, como bairros bons e faixa de preço dos imoveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz Felipe! Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Acabei de escrever um post com dicas bem bacanas de bairros para morar:
      http://www.cariocandoporai.com.br/2013/11/bairros-natal-rio-grande-do-norte.html
      Espero que te ajude!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  33. moro em Ribeirão Preto ,interior de SP ha exatos14 anos estive por três dias em Natal. foi o suficiente para me manter apaixonado pela cidade esses 14 anos , e agora estamos querendo vender nossa casa aqui , e comprarmos uma ai , será que com uns R$ 120,000,00 consigo uma casa razoavel num bairro recomendado para uma familia de 5 pessoas sendo minha esposa , três filhas moças e eu ? vc sabe me dizer se existe campo para minha profissão ai ? sou técnico em equipamentos industriais de Padarias ,açougues , restaurantes lanchonetes , menos refrigeração ! para trabalhar por conta mesmo .(cilindros,masseiras,fatiadores de frios, espremedores de laranja,buffet self service,liquidificadores industriais etc ... ) aguardo sua resposta . muito obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marco! Obrigada pela visita e pelo comentário! Infelizmente não sei te responder estas questões. :/
      Boa sorte na sua decisão!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  34. Oi boa noite,seu blog venho com uma luz, pra mim no meio de tantas duvidas. Queria te perguntar qual o valor médio que voce pagou pelo transporte do seu carro e quanto tempo demorou para chegar em Natal. Tambem sou do Rio, quero me mudar em Janeiro, pensei em ir de carro daqui até lá, mais achei mt cansativo e perigoso com 2 crianças de 12 e 2 anos mais meu marido.Minha familia materna é Mossoró-Rn , mais conheci Natal e achei parecido com o Rio mais com a paz que aqui não existe mais. Bjus e mt origada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana! Obrigada pelo comentário carinhoso! :)
      O transporte do carro custou uns R$ 800,00 e demorou uma semana para chegar na ida. Na volta houve uma manifestação de caminhoneiros e demorou quase 1 mês, mas foi tudo tranquilo e ainda aproveitamos o porta-malas para colocar mais coisas rsrs (por nossa conta e risco).
      Boa sorte na sua mudança! Sejam muito felizes na nova cidade!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  35. Olá, Karla!!! Vou me mudar para Natal no inicio 2014 de mala e cuia... rsrsrs! e fiquei super animada com as suas dicas sobre a cidade (caíram como uma luz pra mim... hehehe). Gostaria, se possível, de indicações de babá e faxineira, pois tenho um filho pequeno e não conheço a cidade e nem ninguém por lá... Obrigada pelas dicas e Beijos!!! Gabriella :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriella! Obrigada pelo comentário! :)
      Me passe seu e-mail ou escreva para cariocandoporai@email.com. Te passo as informações por lá, ok?
      Bjs,
      Karla

      Excluir
    2. Oi, Gabriella! Recebi o seu e-mail. Estou tentando contato com a pessoa que queria te indicar, mas acho que ela mudou de telefone. Deixei recado com a filha dela. Assim que tiver uma resposta te envio, ok?
      Bjs,
      Karla

      Excluir
    3. Tudo bem, Karla!!!
      Fico no aguardo!!!
      E desde já, muito obrigada!!!
      Beijoss
      Gabriella. :-)

      Excluir
    4. Já mandei para o seu e-mail! :) Bjs

      Excluir
  36. Oi, Karla. Pra mim tb foi uma luz. Somos de Belém, mas moramos em SP há 7 anos. Mudaremos em Janeiro tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Obrigada pelo comentário carinhoso!
      Aproveitem nossas dicas e se tiverem alguma dúvida, é só escrever aqui.
      Boa sorte da mudança e curtam bastante!
      Voltem sempre!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  37. Muito bom esse blog, karla saberia me falar se tem pessoas que dividem apartamentos..como estudantes..alguem que esta trabalhando temporariamente. .obrigada..Liara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Liara! Seja bem-vinda por aqui e muito obrigada pelo comentário carinhoso! :)
      Eu não sei te responder isso, mas se souber escrevo aqui pra você.
      Acredito que existam sim, principalmente perto das universidades.
      Abs,
      Karla

      Excluir
  38. Karla , boa noite . Adorei seu blog e tb pensamos , eu e minha esposa Carla em ir morar em Natal . Estivemos em março de 2013 em férias e passamos oito dias hospedados na Via Costeira mas passeamos muito . Fomos a Ponta Negra , evitamos o Farol ( fomos avisados ...rs ) , passeamos de buggy , fomos a Barra do Cunhaú , Pipa , enfim rodamos ! Mas faltou conhecer os bairros de moradia mesmo ...ouço falar bem demais do Capim Macio , inclusive qdo fomos a Pipa o guia falou bem mesmo . Enfim nos apaixonamos por Natal , suas belezas e o povo que nos recebeu bem e volta e meia cogitamos veder tudo aqui e ir pra lá em busca de uma qualidade de vida que o RJ perdeu . Planejamos nosso filho e temos um cachorro de 4 anos ....rsrs tudo tem de ser bem pensado mas seu blog ajudou demais .
    Sucesso e um ótimo 2014 !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sergio! Muito obrigada pela visita, e pelo comentário carinhoso! Seja bem-vindo!
      Fico feliz que meu blog esteja ajudando. Tenho certeza que serão muito felizes em Natal.
      Boa sorte na sua decisão. Volte aqui para contar!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  39. Olá Karla. tenho 20 anos mas já estou casado. Eu e minha esposa somos jovens, ligados a tecnologia e a modernidade porém somos de uma cidade pequena no norte do país de apenas 100 mil habitantes. Estamos indo a natal fazer faculdade na UFRN e gostaríamos de saber se natal é relativamente tranquila pra uma cidade grande, segura e se as pessoas são agradáveis, sociáveis. Já moramos no Rio que é uma linda cidade, as praias são magníficas e o clima é agradável, mas tivemos o azar de enfrentar muita violência, fui assaltado três vezes lá, duas na barra e uma em jacaré-págua, em 6 meses, não aguentei e voltei. Confesso que tenho muito receio de ter que passar por isso de novo em outra cidade grande. Planejamos morar em Lagoa Nova, Capim Macio ou em Candelária; qual destes bairros você me recomendaria e porque? Fico muito agradecido se você puder me dar essa ajuda. Seu blog é ótimo, ainda visitarei ele mais vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato! Seja bem-vindo!
      Eu considero Natal uma cidade tranquila sim, e fomos muito bem acolhidos lá.
      Trânsito, assalto, flanelinha e outras coisas chatas sempre acontecem, em qualquer lugar do mundo (não é "privilégio" apenas do Brasil), mas é só ter um pouquinho de atenção e cuidado.
      Já fui assaltada tanto no Rio quanto em Natal (quando viajei pra lá a passeio, não durante o período em que morei), e isso infelizmente é comum.
      Esses bairros que você citou são bons para morar. Eu morei no Tirol e adorei. Já viu o outro post que escrevi sobre os bairros de Natal? Talvez possa te ajudar a escolher: http://www.cariocandoporai.com.br/2013/11/bairros-natal-rio-grande-do-norte.html

      Boa sorte!
      Um abraço e volte sempre!
      Karla

      Excluir
  40. Ola Karla,
    Ainda bem que ainda existem pessoas como você que ajudam despretensiosamente.
    Sou de BH e estou 'mexendo os pauzinhos' para viabilizar minha transferencia, com minha esposa, claro, para Natal.
    Trabalho com informática e estamos querendo ficar em um Flat ou Apart-hotel , por uns 6 meses, que dê vista para o mar e onde possamos fazer caminhadas. Já fui a Natal como turista e, concordo com você, Ponta Negra é muito tumultuado com gente de todo lugar e todo tipo.
    Se tiver algo a dizer para me ajudar eu agradeço.
    Beijos (Respeitosamente)
    Lindolfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lindolfo! Seja bem-vindo! Obrigada pelo comentário carinhoso! :)
      É uma alegria poder ajudar a tanta gente que chega aqui no blog em busca de dicas sobre Natal. Não esperava tanto, honestamente! :)
      Nessas características que você citou, acho que Ponta Negra é melhor opção mesmo. Outra opção seria a Praia dos Artistas/ Areia Preta..., mas não acho lá muito seguro.
      O Booking, que é um super parceiro do blog, tem dezenas de opções e uma certamente irá te atender.
      Aqui neste link você pode conferir algumas que eu pesquisei pra você: http://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?aid=370698;label=banner_234_60;sid=ddeec140a0ea7919517958ac6bae9485;dcid=1;class_interval=1;csflt=%7B%7D;dtdisc=0;hyb_red=0;idf=1;inac=0;nha_red=0;no_rooms=1;offset=0;redirected_from_city=0;redirected_from_landmark=0;redirected_from_region=0;review_score_group=empty;score_min=0;si=ai%2Cco%2Cci%2Cre%2Cdi;src=index;ss_all=0;;city=-656888;origin=disamb;srhash=2020497938;srpos=1

      Se você fechar pelo link do blog, eu ganho uma comissão. Mas independente disso, o Booking é uma empresa séria e tem preços ótimos.
      Qualquer dúvida é só falar!
      Volte sempre!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  41. Olá Karla, PARABÉNS pelo seu blog...nota 10 !!!!!!!
    Bom... eu e marido estamos pensando em mudar para Natal (ele é militar) gostaria de algumas dicas e saber se o bairro Alecrim é legal??? beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  42. Olá Karla, tudo bem?

    Muito legal teu blog, e tu sabe que faz uns 4 anos que passamos férias no nordeste,e sempre volto pensando em alguma forma de ir e ficar em definitivo.


    Bom, eu tenho uma idéia de que a cidade pequena é mais atrativa, pelo fato de procurar tranquilidade, porém as cidades pequenas que visitamos, e gostamos, nos parecem com alguma falta de estrutura.

    Jericoacoara nos pareceu bom, porém está ficando muito "populosa", perdendo a essência de lugar realmente com caracteristicas de lugar tranquilo, e a distância para um grande centro, como Fortaleza, acaba não compensando, embora eu considere o lugar muito bom.

    Canoa Quebrada nós gostamos, mas parece que existe vida lá somente no verão, na baixa temporada existe uma dificuldade muito grande em termos economicos...

    São Miguel do Gostoso, é unica, adoramos, é perto de Natal, mas me pareceu precária a segurança do local, pois tinham explodido um banco alguns dias antes da nossa chegada, e existem locais um pouco desertos demais.

    Praia da Pipa, me pareceu muito bom, é quase igual a Itacaré, guardada as devidas proporções, é um lugar que está sendo devidamente estudado.

    E Natal, que nos pareceu uma cidade grande, mas não grande o suficiente para ser considerada uma metropole, que é justamente o que não queremos.

    Seu relato sobre Natal , e todos outros que já lemos a respeito da cidade, nos fazem ter uma inclinação sobre a possibilidade de ir para Natal, pensamos em abrir um salão de beleza no lugar que escolhermos.

    Pelo que lí, você foi já com emprego do teu marido, mas sobre quem vai sem contatos, sem conhecer a fundo a cidade, você indica? A questão de emprego é complicada? Sei que fica dificil mensurar tal coisa, mas qual renda mensal seria adequada para um casal?

    Abraços e parabéns Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luis! Seja bem-vindo e obrigada pela visita!
      Concordo com as suas colocações sobre os lugares, o que realmente me impressionou (e lamentei) foi esse caso em Gostoso/ RN. Que pena!
      Agora, suas perguntas são bem difíceis porque depende dos gastos de cada família, da forma com que cada um prioriza as coisas. Não achei Natal uma cidade cara em termos gerais (escola, restaurante, aluguel), em compensação achava supermercado mais caro que no Rio, por exemplo. Também recomendo que você tenha um bom plano de saúde, porque essa questão é bem precária por lá.
      Acho que uma boa ideia pra vocês que desejam abrir um negócio seria procurar o Sebrae de lá. Fiz alguns cursos bacanas lá e o pessoal é bem acessível, certamente podem te dar uma luz.
      Mas no geral, Natal é uma cidade acolhedora e se você procura tranquilidade sem abrir mão de facilidades, certamente Natal irá lhe atender.
      Boa sorte na sua escolha!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  43. Oi Karla. Legal seu blog, parabens!
    Estou me mudando pra Natal devido uma oportunidade na empresa qual trabalho. Pretendo morar em Nova Parnamirim (proximidades da rua Abel Cabral), quais são seus comentários sobre a região?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe! Tudo bem?
      Obrigada pela visita!
      Infelizmente não cheguei a conhecer Nova Parnamirim, por isso não posso te ajudar!
      Depois volte para comentar sobre a sua escolha!

      Abs,
      Karla

      Excluir
    2. Olá Felipe, sou gaúcho, estou morando em Natal a 4 meses...te respondi mais detalhes pela conta do google. E parabéns pelo blog Karla, realmente agora eu como morador, vc detalhou muito bem aqui...abraço

      Excluir
    3. Oi, Tiago! Obrigada pelo comentário! É sempre bom receber esse retorno. Se tiver algo a acrescentar, fique à vontade!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  44. Ola Karla! Antes de mais nada, parabéns pelo blog, muito util pra quem deseja morar ou passear em Natal...então ja fui a Natal 3 vezes, na ultima vez passei 15 dias, sou encantado pelas praias e lagoas, mas falta muita infra estrutura nestes pontos turisticos, adorei a cidade, pessoas muito amaveis, praia shopping, Natal shopping, o açai da ferinha do artesanato, restaurantes maravilhosos,etc....estou pensando em comprar um apartamento em ponta negra, no edificio estrela do atlantico, de inicio pretendo ir a Natal de 3 em 3 meses, se possivel passar 30 dias seguidosna cidade, e depois retornar a minha cidade que fica no interior de SP, ate conseguir vir de vez pra Natal....queria saber se pudesse sugerir alguma loja de moveis planejados, pois pretendia fazer a cozinha e armarios do banheiro, alguma vidraçaria boa pra colcar vidros temperados no banheiro e espelhos...obrigado

    ResponderExcluir
  45. Ola Karla! Antes de mais nada, parabéns pelo blog, muito util pra quem deseja morar ou passear em Natal...então ja fui a Natal 3 vezes, na ultima vez passei 15 dias, sou encantado pelas praias e lagoas, mas falta muita infra estrutura nestes pontos turisticos, adorei a cidade, pessoas muito amaveis, praia shopping, Natal shopping, o açai da ferinha do artesanato, restaurantes maravilhosos,etc....estou pensando em comprar um apartamento em ponta negra, no edificio estrela do atlantico, de inicio pretendo ir a Natal de 3 em 3 meses, se possivel passar 30 dias seguidosna cidade, e depois retornar a minha cidade que fica no interior de SP, ate conseguir vir de vez pra Natal....queria saber se pudesse sugerir alguma loja de moveis planejados, pois pretendia fazer a cozinha e armarios do banheiro, alguma vidraçaria boa pra colcar vidros temperados no banheiro e espelhos...obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Richard! Obrigada pela visita, seja bem-vindo!
      Olha... agora você me pegou! Não saberia indicar nenhuma pois não precisei desses serviços lá, mas certamente deve ter uma Dellano ou Toddeschini, por exemplo, que são bem conhecidas.
      Boa sorte!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  46. Oi Karla, pra ser sincero, achei seu blog incrível e em relação à vc, parabéns pela atenção e paciência com as perguntas de várias pessoas, às vezes até repetitivas. Puxa!!! É só as pessoas procurarem outras perguntas semelhantes. Sou do Rio, mas moro numa cidade do interior fluminense, e sei das dificuldades iniciais, mas isso
    faz parte das escolhas de cada um. Adorei conhecer seu blog, e tirei muitas dúvidas sobre Natal, que ainda não
    conheço, mas se Deus quiser, irei conhecer o mais breve possível. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wanderley! Poxa, muito obrigada mesmo! Fiquei feliz com seu comentário! :)
      Espero que você tenha oportunidade de conhecer Natal, é uma delícia!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  47. ola Karla
    somos portugueses e vivemos na Inglaterra e que pretendem realizar um sonho de criança,viver no Brasil
    estou a escrever no seu blog para saber se vc me pode dar algumas dicas sobre viver no rio grande do norte mais precisamente na zona do Natal ou outra zona em que a temperatura seja mais ou menos igual ao Natal e que seja segura pois vou ter que vir dois meses por ano a Inglaterra para trabalhar e a minha esposa vai ficar ai sozinha só com os animais de estimação.pretendo comprar casa ate 250 mil reais,mas casa e não apartamento, não só por causa dos animais mas também porque adoro fazer churrasco e não gostaria de ter pessoas a andar sobre a minha cabeça kkkk.
    somos um casal pacato que gostaria de viver em cidade pequena pois adoramos a natureza pessoas, animais e praia e se possível não muito longe do aeroporto pois vou viajar com regularidade pelo menos durante mais 6 anos
    tudo isto esta planeado para acontecer daqui a 3 anos que e o tempo que preciso para juntar o dinheiro necessário para a mudança
    desde ja agradeco a sua ajuda ou a alguns dos seus blogers por toda a informacao que me poderem dar
    obrigado
    vitor da silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vítor! Seja bem-vindo ao Cariocando! E... uau! Vocês vieram de longe! :)
      Olha, talvez o bairro de Candelária possa te atender, pois é um bairro relativamente central em relação ao centro (comercial) de Natal e ao aeroporto - diria que está "no meio do caminho". E lá tem muitas casas também.
      Eu escrevi um post sobre os bairros de Natal e contei com a ajuda de alguns colegas que moram lá, para que pudessem oferecer pontos de vista diferentes do meu. Aqui está o link para o post: http://www.cariocandoporai.com.br/2013/11/bairros-natal-rio-grande-do-norte.html

      Espero poder ajudar! Muito obrigada pela visita e volte sempre!
      Um abraço,
      Karla

      Excluir
  48. Olá Karla

    Moro no RS mas pretendo dentro de no máximo 6 meses mudar-me para Natal, Maceió ou Fortaleza. Você poderia por favor informar se em Natal há grandes indústrias, nacionais ou multinacionais onde eu possa buscar colocação na área financeira? Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo! Tudo bem?
      Poxa, agora você me pegou! Não saberia te dizer, infelizmente.
      Boa sorte e volte aqui para contar! :)
      Abs,
      Karla

      Excluir
  49. Olá Karla! Realmente de grande valia esse post, principalmente por vc ter saído do RJ e ido morar em Natal. Vc teve a oportunidade de identificar os pontos positivos e negativos, e vejo que os negativos não chegam aos pés do que ocorre aqui no RJ. Há alguns meses trabalho a idéia de mudança para o RN, mas ainda tenho que alinhar vários fatores, pois tenho 4 filhos, sendo a mais velha (21) anos aluna de arquitetura na UFRJ, as duas mais novas (16 e 14) estudando em escolas técnicas federais, e meu filho mais novo (6) anos no primeiro ano, esse sem problema de achar um colégio. Eu praticamente não vejo possibilidade de levar a minha filha mais velha por motivos óbvios a sua futura formação e ainda por estar noiva há 3 anos, mas as duas do meio eu fiz consulta e verifiquei que talvez consiga a transferência do IFRJ para o IFRN. Minha esposa já aceitou a possibilidade de mudança e acha que será muito bom para nós. Eu estou licenciado há 8 anos aguardando minha aposentadoria, e já tenho uma aposentadoria privada. Minha esposa tem uma fábrica de "canudinhos para rechear" que aqui no RJ temos mais mercado do que produção, uma vez que é sucesso de venda. Minha esposa é "mão cheia" na cozinha, já tivemos restaurante, e ainda temos muitos clientes que pedem seus "salgadinhos de festas" que não é por eu ser o marido, mas ainda não vi igual. Portanto minha dúvida é a seguinte: existem bastante lojas de festas ou ainda lojas que imagino que vc conheça tipo "Casa do Biscoito" aí em Natal? Essa minha preocupação se dá ao fato de minha esposa ter pena de largar o mercado já conquistado aqui no RJ e ainda por ela não conseguir ficar parada durante o dia, pois a noite gostamos muito de parar em barzinhos para um bom tira gosto acompanhado de uma cervejinha, e acho que em Natal isso não seria problema.
    Abraços e parabéns e muito obrigado pelo seu post,
    Sérgio de Paiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sergio! Muito obrigada pela visita e pelo comentário!
      Entendo a sua preocupação. Eu tenho uma loja de chocolates e passei pelo problema de perder a clientela quando fui pra lá. Hoje, já de volta ao RJ, felizmente consegui recuperar o "prejuízo".
      Lojas de artigos para festas tem várias no bairro do Alecrim, que é como se fosse a nossa Madureira. Casas de festas também tem aos montes. Casa do Biscoito eu confesso que não me recordo.
      Boa sorte na sua escolha!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  50. sergio,aqui tem a docelandia tem ate no shoping,tipo a casa do bsicoito ai no rio! Karla,sou carioca me mudei pra ca por trabalho tb e estou a 8 meses em terras potiguares.tem como me ajudar a arrumar uma empregada??!!rs bjus e obrigada por todos os posts sobre natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Caroline! Já tinha me esquecido da Docelândia do shopping! Muito obrigada! :)
      Você pode me enviar um e-mail? Te passo o telefone por lá! cariocandoporai@email.com
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  51. Ola por favor me ajude sou do rio grande do sul.amo meu estado mas nunca gostei de morar aqui sou louca pelo nordeste conheço Maceió e Recife,tenho 2 filhos e sou casada só q estou disposta em largar tudo e ir para o nordeste ate pela saúde d meus filhos também q o clima aqui muito frio não ajuda.e nem nos agrada nem um pouquinho e nunca vai agradar só q aqui tenho casa própriacuido de meus filhos e quem trabalha e meu marido.por favor oq VC acha porque não aguento mais isso aqui .gostaria de dicas d cidades boa tranquilas para viver e que seja boa para trabalho.dicas d bairro e escolas.ilha agradeço di fundo do coração porque quero fazer uma mudança já e preciso porque aqui os negocios de meu marido não estão indo bem.mas sabe como e aquela duvida cruel sera q la não vai ser pior?e nunca gostei desse clima do sul.desculpe ficou sendo um desabafo mas para quem tem filhos não e fácil arriscar.como eu vou fazer muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angela! Seja bem-vinda ao blog!
      Temos um post sobre bairros de Natal que talvez possa te ajudar. O link é esse: http://www.cariocandoporai.com.br/2013/11/bairros-natal-rio-grande-do-norte.html

      Abs e boa sorte!
      Karla

      Excluir
  52. Olá, primeiramente parabéns pelo seu post.gostaria q VC me ajuda se moro no RS.tenho uma vida boa casa boa tenho 2 filhos meu marido tem seu próprio negocio só q nunca nos agradou a vida aqui no RS.Eu graças a deus não preciso trabalhar tomo conta da casa e dos meu filhos.só q desde q tive filho essa vontade de ir pro nordeste aumentou ate pela qualidade de vida q aqui não oferece pelo clima q nosso verão e muito curto temos q passar mais resguardados por causa dos problemas de saúde q vem com as trocas de temperatura bruscas e do inverno rigoroso.só q dai vem aquela duvida e dai gostaria de saber de VC como e morar em natal? Muito violento ?caro?alugueis? Bairros bom para morar q tenham colégio bons próximos e tudo q c necessita para o dia a dia.um resumo em si da cidade sobre seus pintos bons e ruins não conheço a cidade mas conheço Maceió e Recife e Maceió me fascinou só q la diz q para o trabalho não e bom melhor e Natal.e a violencia e grande.muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! Nós gostamos muito de morar em Natal, mas no nosso caso meu marido já foi com o emprego dele.
      Na minha resposta acima te mandei um link sobre bairros, acho que pode te ajudar.
      Abs,
      Karla

      Excluir
  53. Olaa karla, gosteei mt do seu post, e mt completo e tirou mts duvidas minhas pois em breve irei morar em natal. So queria uma reecomendação sua sobre qual bairro vc me recomenda, queria um bairro com mercado, padaria, academia assim td meio perto sabe e perto do centro tbm e da praia, e ke nao seja um bairro mt caro..rs to pedindo dmais neh kk
    obg pela atenção

    ResponderExcluir
  54. MARCIO MARX - marciomarx9@hotmail.com22 de agosto de 2014 às 11:23

    OI CARLA, BOM DIA! QUE LEGAL SEU POST. EU ESTAVA PESQUISANDO A RESPEITO DE NATAL, POIS OUVI DIZER QUE, PARA QUEM TEM ASMA , NATAL É UM DOS MELHORES LUGARES PARA SE VIVER... E TEM SIDO BEM DIFICIL CONVIVER COM ASMA, BRONQUITE RINITE ... RSSS AQUI EM SÃO PAULO. ME FALE UM POUCO DO CLIMA DURANTE O NAO, E LUGARES SIMPLES, QUE POSSA VIVER PERTO DA PRAIA, MAS NÃO TÃO URBANO... OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcio! Seja bem-vindo!
      Realmente durante o período que vivi em Natal, minhas ites ficaram bem controladas. Não usamos ar condicionado em casa nenhuma vez, na verdade a gente nem tinha, tínhamos apenas ventilador para o nosso filho.
      O clima lá é ótimo, quente mas com um vento gostoso, não é aquele calor insuportável do Sudeste. Não tem variações bruscas como aqui, entende?
      Boa sorte!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  55. Olá Carla,
    Hoje moro em Curitiba-PR que amo de coração, mas com o passar dos anos minha esposa cansou do tempo frio da região. Ela já esteve em Natal a trabalho (eu não conheço) e amou a cidade, contudo, sinceramente, estou muito inseguro pois a minha preocupação é a segurança pois sou um cara que sai a noite, jantar com com a família fora, baladas essas coisas. Sei que precisamos de um pouco de prudência e bom senso, mas Natal é uma cidade sussa? Vai me tirar um peso. Abraços e agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  56. Oi Karla, estou procurando informações sobre Natal e Maceió, e teu post me ajudou muito, vou agora conhecer teu blog. Gostaria de tua opinião, se pudesse escolher entre essas duas cidades, qual você escolheria para morar? Bjus, Nay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nay! Difícil essa escolha, são minhas duas paixões!
      Acho que escolheria Maceió! :)
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  57. Oi Karla meu nome e Patricia eu e meu noivo vamos casar agora em janeiro e decidimos larga tudo aqui e ir morar em Natal ,passamos férias na praia de ponta negra junho de 2014 e simplesmente amamos aquele lugar e decidimos larga a vida doida de SP para ter um pouco mais de qualidade de vida em Natal. Porém estamos muito perdidos pois ir para passar 7 dias com pacote comprado com hotel bonitinho comida e passeios certos é uma coisa agora ir com a cara e a coragem como nós sem emprego apenas com uma boa reserva de dinheiro para nos vira até se estabilizar na cidade.Meu noivo quer alugar uma casa ou apartamento de cara mais fico naquela de chegar no imovel e não ser aquilo da foto ou então de receber um golpe da corretora ou dono do imovél por que todo transação será por telefone e e-mail né já que estamos morando em São Paulo ainda, então pensei em comprar um pacote de viagem e quando estivermos la no hotel sair pra procurar a casa e ver tudo certinho e de perto ou até mesmo alugar uma kit net mobiliada para temporada até alugar a casa definita , estou certa ? Ou sai mais caro pagar diária ?Detalhe não podemos gastar muitoo por que temos que ter dinheiro ate achar uma casa mobiliar e acharmos empregos pra começar a vida. Aiii que louca não , qualquer dica, conselho etc será muito bem vindo. Qualquer coisa deixo meu e-mail Patyreis20@hotmail.com abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia. Você pode procurar imóvel pelo site Alugue Temporada ou AirBnb. Já utilizamos estes dois e gostamos muito.
      Essa corretora de imóveis que utilizamos foi bem tranquila.
      Boa sorte!
      Abs,
      Karlaa

      Excluir
  58. Olá Karla. Me chamo Adilmo sou do interior de Minas. Nossa estou impressionado com você, sempre disposta a responder a todos com excelentes dicas. Parabéns. Olha eu morei dez anos na Europa sempre trabalhando em hotéis e restaurantes. Falo inglês e espanhol fluentes. Estou pensando em ir para uma cidade praieira para trabalhar. Você teria alguma dica de alguma cidade? Desde já agradeço pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adilmo! Seja bem-vindo ao blog e obrigada pelo comentário carinhoso! :)
      Acho que o Nordeste pode te atender bem, tem praia, cidades fantásticas e um enorme potencial turístico!
      Morei em Natal e vou sempre Maceió, de repente podem ser duas boas opções pra você.
      Boa sorte!
      Um abraço,
      Karla

      Excluir
  59. Ola meu nome é Alice e vosrei muito da sua publicação foi bem esclarecedora para mim.
    Meu namorado foi embora ora natal a pouco tempo e quer que eu va mora lá com ele.porem tenho medo dessa mudança radical,eu que moro e sempre mrei em são paulo..
    Gostaria de ouvi a opinião de vcs que moram e que já morou em natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Seja bem-vinda.
      Nós somos do Rio e adoramos a vida em Natal. Obviamente sentimos falta de algumas coisas, mas rapidinho a gente se adaptou.
      Natal tem um clima ótimo, pessoas acolhedoras e é um lugar lindo.
      Boa sorte! :)
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  60. Olá Karla! Primeiramente parabéns pelo post! Sou de Belém, morei 5 anos em São Paulo e depois fui passar 1 ano em Madrid, e semana passada desembarquei em São Paulo novamente. Porém, eu que já não estava muito feliz vivendo em SP, depois de morar em Madrid fiquei muito mais tentada a me mudar para outra cidade do Brasil em que seja possível ter qualidade de vida. Acredito que isso encontro facilmente em Natal, né? Outra coisa, você saberia me informar quais os bairros de classe média-alta existentes em Natal? Um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaella! Seja bem-vinda ao blog!
      Acredito que sim, Natal é uma cidade boa para viver, nós gostamos bastante.
      Acho essa questão dos bairros bem distribuída em Natal, não é como em Maceió, por exemplo, onde você sai de um bairro mais humilde e quando chega à orla a diferença é gritante. Natal não é assim, na minha opinião.
      Mas acho que o bairro de Petrópolis deve atender o que você procura.
      Boa sorte!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  61. Ola, meu nome é Liliane e adorei o post. Gostaria de aproveitar para pegar algumas dicas e opiniões, pois moro no interior de Sp , mas em Abril estou de mudança para Natal, meu pai mora em Mossoró, porém eu e meu marido pretendemos ficar em Ntaal mesmo. Sou advogada recém formada, e sem nenhuma experiência nessa área, meu marido acabou de terminar um curso de vigilante, e tbm não due tempo de trabalhar nisso já que vamos nos mudar. Nossa dúvida é: será que em Natal conseguiremos algo nessas áreas? emprego mesmo que seja em outra área é muito dificil por lá? meu pai tem alguns conhecidos em Natal, será que estes conhecidos indicando facilita? Temos medo de estarmos arriscando tudo e acabar quebrando a cara. Gostaria de saber sua opinião e suas dicas. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Liliane! Infelizmente não sei te responder. :(

      Abs,
      Karla

      Excluir
  62. Oi Karla boa tarde.
    Sou dentista aqui no Rio e estou tentada a mudar radicalmente de vida.Natal esta sendo minha escolha.Andei pesquisando algumas clínicas para tentar conseguir uma vaga para trabalhar e vi q as melhores estão em Petropolis,mas como esse é um bairro tipo a zona sul do Rio imagina q seja um pouco caro para morar.Q bairro bom e com preços acessíveis ficam próximos a esse??Como são os preços dos imóveis lá em Natal??Meu namorado trabalha com informática e imóveis e tb quer muito ir morar lá.
    Desde já obrigada.
    Att
    Cristiani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiani, tudo bem?
      Perto de Petrópolis tem o Tirol, por exemplo. Morei lá e gostei bastante, mas não estou atualizada em relação a preços.
      Boa sorte!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  63. Olá pessoal, através aqui do blog da Karla que conheci um pouco mais sobre natal e a 25 dias estou morando aqui e como sei que tem muita gente com esse projeto então criei um grupo no Whats para um ajudar um ao outro com informações. Quem quiser fazer parte me manda um e.mail bjs patyreis20@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Muito bacana a sua iniciativa!
      Já compartilhei a dica lá na fanpage do blog e espero que você também possa ajudar muitas pessoas que chegam até aqui em busca de informações sobre a vida em Natal.

      Obrigada!!!
      Beijos,
      Karla

      Excluir
  64. Olá Karla. Estarei indo para Natal em breve com minha esposa, e, você saberia dizer como é o mercado de trabalho para arquitetos por lá? obrigado e parabéns pelo blog, está nos ajudando bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiano! Fico feliz em poder ajudar. :)
      Mas infelizmente não sei dizer sobre o mercado de trabalho de lá.
      Muita sorte pra vocês!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  65. Bom dia.
    Por favor, o que podem dizer sobre os valores de aluguel por lá? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sônia! Tudo bem?
      Infelizmente estou por fora dos preços atualizados. Vamos torcer para algum leitor te ajudar! :)
      Abs,
      Karla

      Excluir
  66. Karla, Obrigada pelo post! Teu blog está de parabéns, é rápido, fácil e super objetivo! Além de delicioso, porque mistura as dicas com as experiências de vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Extrangeira! Muito obrigada!!!
      Seja bem-vinda! :)
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  67. Oi Karla,

    Minha irmã foi passar o Réveillon 2015/16 em Natal e adorou. Me disse que ela própria está pensando em se mudar do Rio para Natal. Eu moro no momento em Munique, que é cidade maravilhosa, mas estamos pensando, depois de nos aposentarmos, em viver em uma cidade mais quentinha. Você deu dicas interessantes, mas faltou uma informação importante para dois velhinhos. Como é o serviço hospitalar por lá? Você também comentou que existe o perigo de assaltos e foi exatamente por viver neuroticamente no Rio com medo de assaltantes que deixei o Rio. Como se vive em Natal, sob este ponto de vista? Fico agradecida se você tirar um tempinho para me esclarecer sobre estes dois aspectos.
    Bjs Sylvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sylvia. Tudo bem?
      Então... na época a questão da saúde era um pouco delicada sim, como no Brasil em geral. Nós tínhamos plano de saúde Unimed, quem mais usava era nosso filho de 5 meses na época, por conta da necessidade das vacinas, consultas periódicas etc.
      A questão da segurança > no período em que moramos lá nunca nos aconteceu nada. Já fui assaltada lá mas como turista, entrei por engano em uma favela e perdi a câmera. É ter cuidado sempre, mas sem paranoia. Saber onde anda, ter cuidado com joias nas rua...
      No geral, passamos um período bem tranquilo por lá!
      Bos sorte pra vocês!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  68. Olá Karla,
    ufa!!!terminei de ler todos os comentários aqui, foi de grande valia para mim e para minha família. Não imaginava que haviam tantas pessoas pensando em ir morar em Natal, rsrs. Achei seu blog, pq estou há quase dois anos buscando o máximo de informações possível sobre esse lugar maravilhoso. Estive por 7 dias lá, em dez/2015.
    Vi que algumas pessoas foram para lá e acabaram retornando para sua cidade de origem, gostaria que essas pessoas me ajudassem, relatando qual foi o motivo que fez com que voltassem. Eu e meu esposo estamos prestes a sair do hospital em que trabalhamos e gostaríamos de fugir definitivamente para lá. Por isso, procuro muitas informações para que a gente erre o menos possível.
    Será que as pessoas que não deram certo em Natal podem me ajudar, me orientando qual motivo?
    É muito bom podermos auxiliar o próximo com essas informações.
    Desde já agradeço à todos que puderem ajudar
    E Karla, parabéns por esse espaço!
    Janaina (SP)

    ResponderExcluir
  69. Olá Karla, também me chamo Carla, meu marido e eu estamos pensando em trocar de ares por aí. Nosso pensamento é em algum lugar que fique perto de praia, mas afastado da cidade. Um lugar tranquilo de verdade, mas que tenha fácil acesso para shoppings, supermercados e lojas. Vc indica algo?

    ResponderExcluir
  70. OLÁ, Tb tenho a mesma dúvida da Janaína Gomes. Pq as pessoas voltaram ao seu local de origem? Outra dúvida quais os bairros com melhor custo benefício?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, voltei de Natal em 2012 portanto não consigo te ajudar muito com valores atualizados. Me desculpe.
      Abs,
      Karla

      Excluir
  71. Bom dia. Tenho as mesmas dúvidas acima. Principalmente no que tange aos melhores bairros com custo benefício. Por exemplo, Pium se enquadra num bom lugar para morar? Aparentemente é próximo a praia apesar de um pouco distante da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karoline.
      Não saberia te ajudar, me desculpe.
      Abs,
      Karla

      Excluir
  72. Olá karla

    Estou me mudando para Natal , estou querendo comprar um imóvel próximo ao morro do Careca.
    O que pode me dizer sobre aquela área? e o plano Unimed é bem atendido lá? Obrigada Rubia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rubia.
      Eu sinceramente não gostei de morar em Ponta Negra, como já contei aqui. É lá onde fica o Morro do Careca. Mas é gosto pessoal, pode ser que você se dê bem.
      Unimed na minha época funcionava melhor no atendimento próprio deles, não sei como está hoje.
      Abs,
      Karla

      Excluir
  73. ola Meu nome e Moiselita ,meu esposo é fuzileiro Naval atualmente moro no Rio e vamos ser transferidos para Natal,estou apreensiva sem saber onde morar. você poderia me indicar ? sou muito traumatizada com violência pois ja fui assaltada varias vezes gostaria de morar em um lugar mas calmo e também sou evangélica .obrigadooo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Moiselita. Tudo bem?
      Escrevi um post aqui no blog com dicas de bairros, espero que te ajude >> http://www.cariocandoporai.com.br/2013/11/bairros-natal-rio-grande-do-norte.html

      Violência existe em qualquer lugar, infelizmente.

      Boa sorte!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  74. E o Bairro de Capim Macio é um bom lugar para se morar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Na minha opinião não tem bairro melhor, perto da praia e tem tudo aqui em capim macio.o trânsito e bem tranquilo também. Já petropolis e Tirol já o trânsito já é mais pesado, mas são bairros bons também.Não troco capim macio por lá não.
      Fazem 3 anos q já estou aqui eu meus filhos e meu esposo adoramos natal, não pensamos em voltar pro sul não,adaptação muito fácil a cidade é maravilhosa. Outra coisa tem pessoas q vem e voltam pra suas origens tem q ver com qual motivação a pessoa vem e qual o motivo, pois aqui como em qualquer lugar do Brasil tem dificuldades mas c vc for persistente e correr atraz não ficar esperando por milagre vc consegue ter uma vida boa aqui sim, aqui tem muita carência de pessoas q cumpram q seja responsável, quem vier com esse princípio c da bem sim .agora não pode vir achando q tudo é facil q a vida vai cair do céu q não vai não.. Graças a Deus nossa flia c deu muito bem aqui.
      O sul está longe de nossos pensamentos. Outra coisa quem vier procure apto porq casa em qualquer lugar está um pouco perigoso. Boa tarde espero ter ajudado

      Excluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. Karla seu blog é um tremendo sucesso parabéns
    Meu nome é Luana tenho 21 anos vivo em SP porém tenho família em Natal é uma propriedade no Alecrim, todos os anos passo minhas férias la, mas gostaria de me mudar definitivamente, porém iria sem emprego garantido, estou terminando minha faculdade de administração, atualmente sou Bancária Trabalho com a área de crédito, gostaria de saber como é o mercado de trabalho, há muitas oportunidades? vc acha que é difícil conseguir um emprego lá ? Essa é a minha maior preocupação, não conseguir emprego,

    Aguardo o seu retorno seu blog é incrível sou sua fã

    ResponderExcluir
  77. Oi Karla, amei as dicas do seu blog, apesar de ser de 2013 já dá um pouco de noção de como é morar em Natal, tenho um amigo que tem uma casa em Nova Parnamirim e propos abriemos um hostel por lá, disse que é bem proximo das praias e centro, sou carioca e sei da viiolencia que tem aqui, mas lá o noticiario está demais. Mas quero muito mudar de vida, mais deixar a familia e se aventirar em novo estado é que me preocupa.
    Obrigada pelas dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  78. Vou me mudar pra Natal ainda este ano , amei suas dicas . Eu quero dicas de babá e diarista , pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  79. Boa noite, estou me mudando para Natal no próximo mês, a principio vou apenas estudar curso na área da saúde, mas gostaria de saber sobre oportunidades de emprego?



    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo