15 maio 2013

BLOGAGEM COLETIVA | A primeira viagem da nossa família

Essa é a estreia do Cariocando por aí... em blogagens coletivas. A ideia inicial foi da Cláudia Rodrigues, do blog "Felipe, o pequeno viajante", no grupo que participamos sobre Viagens em família. O tema, escolhido pela maioria, não poderia ser melhor para nós: a primeira viagem da nossa família.

O que é uma blogagem coletiva? É quando vários blogs escrevem sobre um mesmo tema ao mesmo tempo. Lá vamos nós contar sobre a nossa primeira viagem em família! Senta que lá vem história...





A primeira viagem da nossa família

Depois de alguns anos de casamento, surgiu um desejo enorme de engravidar. Estávamos tentando conciliar o "momento ideal" com as duas viagens para a Antártica que meu marido iria fazer, com duração de 6 meses cada uma e por dois anos consecutivos. Só que o momento ideal só existe na nossa imaginação e eu engravidei um pouco antes da primeira viagem dele, mas essa gestação infelizmente não foi pra frente.

Luiz embarcou para a primeira viagem rumo à Antártica e, para não perder o costume, eu fui ao seu encontro em todos os portos - três vezes para Punta Arenas (Chile), uma para Ushuaia (Argentina) e o último porto foi Montevidéu (Uruguai). Poucos dias depois meu marinheiro chegou ao Rio cheio de saudade e logo me deu um presente: uma nova gravidez. Faz conta daqui, faz conta de lá... opa! Esse bebê vai nascer no meio da segunda viagem do Papai, ou seja, Papai não estará aqui no momento do parto.

Tristeza à parte, a cabeça da mãe viajante aqui começou a articular possibilidades, pois além de não querer deixar de encontrar o amor como era costume, queria antecipar a todo custo o "reencontro" entre pai e filho. O Luiz viajou 2 meses antes do Theo nascer.

Despedida no Rio de Janeiro
Assim que o Theo nasceu, em Janeiro de 2011, começamos a trabalhar na documentação necessária para que eu viajasse com ele sozinha (desacompanhado de um dos pais). Até tínhamos deixado alguns documentos prontos e assinados antes do embarque do Luiz, mas como o Theo ainda não tinha nascido, não dava para fazer muita coisa.

Felizmente muitas pessoas de bem cruzaram nosso caminho, recebemos ajuda do Consulado, Adido Naval... todos muito  empenhados em nos ajudar e até emocionados com a situação. Abril foi chegando e o frio na barriga só aumentando. Parecia até a minha primeira viagem... não era a minha, mas a primeira viagem da nova família. Escolhemos o porto de Montevidéu para esse tão esperado reencontro, pois era o último porto da viagem dele e, dentre as opções de portos, o que tinha o acesso mais fácil, voo direto e dois amigos muito queridos...
No aeroporto do Rio
Além do Theo na bagagem, levei de quebra a minha mãe e a minha avó, companheiras inseparáveis e pau para toda obra. A primeira vez dá muito medo, ainda mais na minha situação "emocionalmente fragilizada", mas como eu sempre digo para quem me lê, as crianças sempre surpreendem, e acabam se revelando ótimos companheiros de viagem. Li várias dicas de viagem com crianças e me preparei. Algumas dicas que me ajudaram muito:

- Na hora da decolagem (principalmente), colocar a criança para sugar alguma coisa para evitar que a pressão incomode os ouvidos: chupeta, mamadeira, peito.

- Levei um trocador portátil com fraldas, lenço umedecido e pomada e deixei tudo à mão.

- O Theo usava mamadeira e levei o leite em pó em um potinho com compartimentos já prontos para misturar na água. Levei a quantidade suficiente para o voo e mais um pouco (para o caso de um atraso).

- Levei na mala de mão algumas mudas de roupa para o Theo, para o caso de sujar ou fazer muito frio, e também como uma garantia caso a mala extraviasse, por exemplo.

Chegando a Montevidéu, que eu amo de montão, nossos amigos Aninha e Juan estavam nos esperando no aeroporto. Luiz conheceu o Juan em uma viagem que fizeram juntos no Velero Escuela Capitán Miranda (o navio escola uruguaio), em 2003, e coincidentemente anos depois ele se casou com a Aninha, uma pernambucana arretada de querida! Eles fizeram A diferença na nossa viagem!

Luiz só chegaria alguns dias depois de nossa chegada à cidade (eles alteraram a programação do porto e já estávamos com tudo pronto, então resolvemos não mudar nada pois minha mãe e minha avó não conheciam a cidade). Aí já viu, três mulheres e um bebê de 2 meses, um "pouco" atrapalhadas e com a emoção à flor da pele. Lembro bem do nosso primeiro perrengue: encher a banheira inflável do Theo só no sopro. Meu Deus... haja fôlego! Quase morri! Depois rimos muito da cena!


O Theo, ainda com 2 meses, se adaptou super bem à mudança de temperatura. E como só mamava na mamadeira, o único trabalho que dava era lavar a mamadeira e trocar as fraldas. As roupas dele que iam sujando e eram mais necessárias, lavávamos no quarto do hotel mesmo (levei sabão de coco! rs). E usávamos a água quente das torneiras para higienizar as mamadeiras, junto com o detergente neutro que eu levei.

Enquanto o Luiz não chegava (ô, ansiedade!) nós aproveitamos para passear. Tivemos muuita sorte porque justamente na semana em que estávamos lá, Montevidéu comemorava a Semana do Turismo, com isso a maioria dos estabelecimentos comerciais fecha e nossos amigos ficaram totalmente à nossa disposição (como sou grata, gente!). Fomos até Punta del Este, Maldonado, Piriápolis, Atlântida, Colonia del Sacramento... e com moradores nos acompanhando, foi realmente incrível e especial!








Mas e o dia do reencontro?
O tão sonhado dia chegou e com a ajuda dos nossos amigos brasiguaios, conseguimos entrar no porto de Montevidéu (eles estão pegando pesado no controle de entrada). Quando avistei o Gigante Vermelho no horizonte, minhas pernas tremiam que nem adolescente no primeiro encontro. Eu estava tão nervosa, mas tão nervosa, que eu nem consegui chorar, acreditam? Enquanto nosso amigo Juan filmava a cena, o navio quase todo parou para ver também. Dá até arrepio só de lembrar...


Foi lindo! O Papai ainda todo desajeitado pegando o filho nos braços pela primeira vez, e o Theo olhando para o pai fora das telas do Skype, ao vivo, sentindo seu cheiro... foi como se já se conhecessem, por isso chamo de "a viagem do reencontro".
O primeiro colinho do Papai

A primeira mamadeira
Tem alguém desajeitado aí?
Assim que o primeiro momento em família finalmente se concretizou, os companheiros de viagem do Luiz começaram a descer as escadas para conhecer o tão famoso Theo. Parecia uma celebridade! Saímos de lá e fomos direto para o Mercado del Puerto para celebrar esse momento tão emocionante das nossas vidas.

Um brinde enquanto o Theo dormia no carrinho
Só felicidade!
A nossa viagem em família ia durar 7 dias, mas em cima da hora os dias de porto foram sendo reduzidos, reduzidos e só nos restou míseras 24 horas juntos. Intensas e felizes. No dia seguinte após o Luiz embarcar novamente, já em direção ao Rio de Janeiro e à nossa casa, o Theo completou 3 meses de vida - e dois meses depois nos mudamos para Natal/ RN (e nasceu esse blog!).


 Se valeu a pena a trabalheira toda? Eu diria que faria tudo outra vez.

----------------------------------------------------------------------------------------

Outros blogs que estão participando desta blogagem coletiva:


  1. Claudia Pegoraro do Felipe, o Pequeno Viajante foi para Estados Unidos e Canadá
  2. Sut-Mie Guibert do Viajando com Pimpolhos foi para Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro
  3. Adélia Lundberg do Paris des Petits foi para a Côte d´Azur, na França
  4. Adriana Pasello do Diário de Viagem foi para São Paulo
  5. Cláudia Müller Boemmels do Eu sei Onde foi para Lugano, na Itália
  6. Luciana Misura do Colagem foi para Michigan, nos Estados Unidos
  7. Andreza Trivillin do Andreza Dica e Indica Disney foi para a Disney
  8. Mônica Nogueira do M de Mônica…e Mãe foi para Mogi das Cruzes
  9. Débora Galizia do Viajando em Família foi para Orlando
  10. Karen Schubert Reimer das Aventuras da Ellerim Viajante foi para Buenos Aires
  11. Michely Lares das Viagens da Família Lares foi para Orlando
  12. Renata Luppi da Mala Inquieta foi para Salvador
  13. Ligia Cosmo Cantarelli do Sem vírgula antes de etc foi para Campos do Jordão
  14. Luisa Pinto do Diário da Pikitim foi para o Alentejo, Portugal
  15. Carol Garcia do Viajando na Maternidade foi para a Barra do Sahy
  16. Cássia dos Santos Virgens do Fomos juntos: de malas prontas! foi para a Chapada Diamantina
  17. Pati Papp do Coisas de Mãe foi para Alagoas
  18. Patrícia Tabalipa do Roteiro Baby Floripa foi para Bombinhas
  19. Karla Alves Leal do Cariocando por aí foi para Montevidéu
  20. Andrea Barros Do RS para o Mundo foi para o Uruguai
  21. Thiago Busarello do Vida de Turista foi para Aparecida do Norte
  22. Rebecca PD do Passaporte Baby foi para São Paulo e Tampa
  23. Dani do André e Dani + Pedro foi para Foz do Iguaçu
  24. Natália Mlina do Como Viaja foi para a Bahia
  25. Francine Agnoletto do Viagens que Sonhamos foi para Salvador
  26. Susana Spotti do Viagem Simplesmente foi para a Serra Gaúcha
  27. Patrícia Longo Tayão do Viajar hei foi para Penedo/ RJ
  28. Thaty do Magali na escuta foi para a Itália
  29. Luciano e Andrea do Malas e Panelas foram para o Leste Europeu
  30. Lyanne e Marcelo do Vida de Viajante foram para Minas Gerais
  31. Lilian do Viaje mais por menos foram para Santa Catarina
  32. Debora Godoy Segnini do Gosto e Pronto foi para Angra dos Reis/ RJ

----------------------------------------
Cariocamos por aqui também! Vem com a gente!

30 comentários:

  1. Que emocionante!! Quase chorei aqui, uau! Lindo, lindo! E puxa, imagino como deve ser dura essa vida de esposa de marinheiro. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dé, essa vida é bem difícil mesmo. Tudo é MUITO: muitas concessões, muita distância, muita saudade, muita paciência para entender como certas coisas funcionam (algumas eu não entendo até hoje kkk). A gente tenta tirar proveito como pode!
      Obrigada pela visita! Bjs

      Excluir
  2. Você não chorou, mas me fez chorar aqui! Que viagem mais linda e emocionante!
    Beijos,
    Rosa
    PassaporteBaby
    Le Paquet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi emocionante mesmo, Rosa. Obrigada pelo comentário carinhoso!
      bjs

      Excluir
  3. Muito lindo! Post especial mesmo!! Tanto a história quanto as fotos que vc escolheu!
    Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Sut!
      Queria colocar o álbum inteiro aqui!!! rsrsrs
      Bjs

      Excluir
  4. Que linda história! Muito emocionante!!!

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh,arrepieiii aqui!! que historia lindaaaa!! não sabia que o primeiro encontro dele com o pai tinha sido assim...me deixou com lagrimas nos olhos aqui..rsrsrs
    Bjooo,amei o post!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!!!!!!!
      Pois é, tive que esperar 3 meses para que pai e filho pudessem se conhecer! Não foi fácil não.
      Beijos e obrigada pela visita! ;)

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Karla do céu, que emoção meu Deus! Haja coração para isso aí... não é para qualquer uma! Lindo, lindo. Digno de filme hollywoodiano!!!
    Achei o máximo levar a mãe e a avó junto para a retaguarda. E nada como ter amigos no destino, eles sempre fazer a diferença. A-do-rei e já linkado no Diário de Viagem. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Adriana!
      Haja coração mesmo! Você não imagina como eu fiquei nervosa...
      Eu também costumo dizer isso: não é para quem quer, é para quem pode! rs Porque é uma vida muito difícil mesmo, e não é todo mundo que aguenta ou está disposto a encarar o que vem pela frente. Felizmente hoje está mais tranquilo. :)
      E minha mãe e minha avó são nossos pacotes! Onde vai a corda vai a caçamba e a caçambinha! rs
      Obrigada pelo comentário carinhoso! bjs

      Excluir
  8. Emocionante!!! Revivi todos aqueles momentos. Foi muito lindo o reencontro do Theo com o Lu. Aquela troca de olhares foi demais! Muito intensa!
    Também não consegui chorar naquele momento, mas não consegui segurar as lágrimas lendo esta história tão linda. É de emocionar mesmo.
    Nossa viagem foi maravilhosa, Theozinho não deu trabalho nenhum. Passeamos bastante com nossos queridos amigos Aninha e Juan.
    Adorei as fotos, deu uma saudade do Theo tão pequenininho!!!!
    Parabéns pelo post Karlinha, ficou muito legal!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que história linda! Ele vai adorar ler este post quando crescer!!!!!!!! Já está linkado lá no PV!
    bjokas, Claudia @pequenoviajante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia!
      Eu espero que ele goste de ler o blog! rsrs
      Bjs

      Excluir
  10. Que lindo e emocionante!! Adorei! Mais que inesquecível!

    ResponderExcluir
  11. Karlinha....você como sempre me emocionando com seus posts!!! Seu blog para mim é fonte de inspiração para que eu viaje sempre na cia do meu filhote. Creio que a lembrança dessas viagens no futuro será a melhor herança que deixarei para ele! O próximo post será de Punta Arenas, ok? Theodore e Lucas irão se divertir muito... Kkkkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga!! Obrigada pelo carinho, adorei saber que o blog te inspira! Me emocionei! Você sabe que eu dou força mesmo, né!?
      As lembranças e as fotos da viagem serão um grande presente para o Lucas, mesmo com todas as dificuldades que passamos, né?
      Quanto ao próximo post ser sobre Punta, só se eu for te acompanhando!!! haha
      Mas que dá uma saudade imensa, isso dá!
      Beijos e adorei muito ter seu comentário aqui! :)
      Volte sempre!

      Excluir
  12. Gente ,que emoção!! Chorei!! Parabéns pela linda família!!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Essa é minha primeira visita ao seu blog. Cheguei aqui através de um link sobre Gramado com crianças no viajando com pimpolhos:
    (http://viajandocompimpolhos.com/2013/07/09/dicas-de-viagens-em-familia-29-hoteis-em-gramado-acolhedores-para-as-criancas/)

    Nossa, que história emocionante essa viagem de reencontro! Confesso que fiquei com os olhos cheios de lágrimas.
    Eu e meu marido adoramos viajar e pretendemos ensinar nossa princesa, que atualmente está com 9 meses, a gostar também.
    Já fizemos 2 viagens com ela, e pretendemos fazer uma terceira ainda esse ano.
    Gostei bastante do seu blog! Virei por aqui mais vezes.
    Beijinho,
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Muito obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso.
      Realmente essa viagem foi especial!
      Viaje sempre com a sua princesa mesmo, tem que acostumar desde cedo. O meu filho sempre pede pra andar de avião e agora a onda dele é pedir para andar de ônibus! rs
      É um novo horizonte que se abre, e as crianças sempre surpreendem. A maioria das pessoas tem medo de viajar com crianças, mas a maioria geralmente fica muito bem.
      Volte sempre!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  14. Karla!! Amei!! E estou aqui toda chorosa!rs
    Grávida de 4 meses e com um frio na barriga danado de deixar de ser a mochileira / aventureira de sempre rs Pois todo mundo fala comigo do tipo "agora as viagens acabaram" rs mas estou doida para sair por ai e mostrar o mundo para o meu baby também!!! Em breve The Life of Isa em viagens em família rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaaaaa, que máximo!!!! Parabéns, adorei a notícia!!!
      As viagens não param nunca, apenas sofrem uma readaptação!
      E quanto mais cedo melhor, acredite! :)
      Beijos, querida!

      Excluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo