14 novembro 2012

Rio de Janeiro | Fazendinha Estação Natureza: a alegria está nas coisas simples da vida

Há tempos eu queria conhecer a Fazendinha Estação Natureza, em Vargem Grande. Estava esperando o momento certo de levar o Theo lá para que ele pudesse aproveitar o passeio.  Aí um dia desses recebi um e-mail de um site de compras coletivas com ingressos pela metade do preço e resolvi arriscar. O ingresso de adulto custou R$ 19,00 e essas promoções surgem com frequência, fiquem ligados!

Vargem Grande não é logo ali

Prepare-se para a viagem! Mesmo morando no bairro vizinho, Vargem Grande é longe. Mas posso garantir: vai valer a pena! Quando o Theo começou a ver os primeiros bichos, alguns andando livremente pelo espaço, ele se transformou. Seus olhos pareciam me agradecer a todo momento por estarmos ali, a felicidade do seu sorriso me contagiou.

A Fazendinha está localizada em uma área de 30 mil metros quadrados, cercada de verde e ar puro. O que não falta por ali é espaço para as crianças correrem livremente e aproveitarem o clima da roça. Logo na entrada avistamos as atividades de tirolesa e arvorismo, próximos a um lago cheio de patinhos. Era a atração mais disputada pelas crianças maiores e mais corajosas também!

Tirolesa e Arvorismo na Estação Natureza
Durante todo o dia acontecem diversas atividades, que são anunciadas pelo alto-falante. Todas elas são comandadas por monitores que permitem às crianças aprenderem um pouco mais sobre os animais e ao mesmo tempo vivenciarem o aprendizado, através do direto com eles. Na foto abaixo o "tio" contando a história do sapo, com direito à música e tudo. Depois da história, as crianças puderam tocar no bichano (reparem no sapo na mão direita do tio).
Crianças concentradas na história do sapo
Como ficar parado não é bem a praia do Theo, ele rapidinho dispersou e começou a explorar o espaço. E logo encontramos pelo caminho alguns patos passeando livremente.

Theo e os primeiros animais que encontramos
A alegria dele foi poder alimentar os coelhos. Sob supervisão de um monitor, pais e filhos podem entrar no cercadinho e alimentar os animais, que são muito calminhos e adoram carinho. O Theo adorou essa parte!

Alimentando os coelhinhos
Bem pertinho dos coelhos havia um cercado com porquinhos da índia e outro com ovelhas e bodes. No final do dia o Theo já estava até imitando o som das ovelhinhas. Bééééé...

Ovelhas da Fazendinha
A outra diversão favorita do Theo foi essa ponte de madeira toda molenga. A gente morrendo de medo e ele super à vontade. A alegria depois de correr e pular na ponte era descer pelo enorme escorrega.

Atividades educativas para as crianças

De repente anunciaram a aulinha de culinária, onde as crianças produzem seu próprio pão e ao final do dia, correm para o palco central para saborear o resultado. Também tem um momento onde as crianças plantam sementes de girassol em vasinhos etiquetados com seus nomes e levam para casa no final do passeio.

Como o Theo ainda é muito pequeno, deixamos essas atividades para trás e continuamos a explorar o espaço. Chegamos até a arena dos cavalos. No início ele ficou com medo, mas depois se soltou e ainda quis repeteco.
Theo e Papai andando a cavalo
E eu, que tenho trauma por causa de uma queda na adolescência, tive que perder o medo e encarar o cavalo... coisas que só fazemos pelos nossos filhos.

Medo? Imagina!!!
O Theo também adorou alimentar os cavalos com os galhos que estavam no chão. Mas é importante frisar: não se aproxime muito dos animais. Uma moça levou um "safanão" de um desses cavalos enquanto tirava foto.
Alimentando o cavalo
Bem pertinho dos cavalos estão os porcos. Quando fizemos o passeio havia vários filhotinhos e pudemos presenciar a hora da refeição deles. Olha, é um desespero só! E a porca que estava amamentando não dava mole não...era um empurra empurra danado (e um cheiro não muito agradável! rs).

Hora do almoço!
E por falar em almoço... esse passeio dá uma fome danada! O local oferece duas opções de refeições: churrasco e comida mineira. Optamos pelo churrasco, que ainda incluía saladas, pratos quentes, sobremesas com doces típicos da fazenda, bolos (o de chocolate é tudo!) e frutas. Minha avó escolheu o buffet mineiro e também gostou bastante. Tudo muito simples e caseiro, mas gostoso.

Buffet de churrasco
Se a família se dividir na escolha do almoço, minha dica é pegar uma das mesas com sombreiros que ficam no meio dos dois restaurantes. Como o esquema é self-service, fica perto para todos.
Buffet de comida mineira
O dia do nosso passeio estava nublado, o que na minha opinião foi bom demais. Fazer esse passeio em um dia de sol requer muito cuidado e atenção, porque é totalmente ao ar livre e com as brincadeiras, não se pode esquecer da proteção e da hidratação. Para fugir do sol ou da chuva, a Fazendinha tem uma área baby que salva!
Área baby
E se o cansaço chegar antes de você chegar em casa (quase certo!), corra para a rede, meu rei, e relaxe!

Espaço para relaxar
Como chegar:
A Fazendinha fica na Estrada dos Bandeirantes, uma estrada que parece não ter fim. Nem o nosso GPS conseguiu localizar com precisão pois a numeração dos imóveis não segue a ordem corretamente. A Fazendinha está localizada após o Ninho do Urubu (do Flamengo) e de uma loja chamada GBR Gessos.
Para quem vai a partir do RioCentro, fica bem depois do Rio Water Planet.
Atenção: a estrada foi duplicada recentemente e está muito boa, mas ainda há alguns postes na pista e pode ser perigoso. Reduza a velocidade e dirija com atenção.

Dicas importantes:
- Se puder escolher, prefira visitar a Fazendinha em um dia nublado. O passeio é todo a céu aberto e com sol é bem mais cansativo e até perigoso.
- Protetor solar, boné e água são imprescindíveis. Deixe o salto alto em casa e vá de tênis! Repelentes podem ser úteis no final do dia.
- Leve mudas de roupas para as crianças; impossível não se sujar!
- Se não quiser comer nos restaurantes, tem uma lanchonete para lanches rápidos.
- Para quem está em São Paulo, tem Fazendinha por lá também!
- Se não quiser gastar muito dinheiro, vá depois do almoço. Se chegar por volta das 13h, ainda dá para curtir bem.

O que mais tem por lá:
- Animação
- Touro mecânico
- Passeio de charrete
- Fraldário ao lado dos banheiros
- Espaço para eventos
... e muitos outros animais como tucano, avestruz, jabuti e etc.
Touro mecânico

Gostamos menos:
- O restaurante cobra R$ 7,00 para crianças menores de 2 anos. Achamos desnecessário.
- O preço da refeição é igual para os dois restaurantes. Achamos que poderia ter uma opção de buffet a quilo.

------------------------------
Fazendinha Estação Natureza
Estrada dos Bandeirantes, nº 26645
(21) 2428-3288
Ingressos: R$ 40,00 (crianças até 2 anos e idosos acima de 65 anos não pagam)
Refeições não estão incluídas
Não aceitam cartões, apenas dinheiro ou cheque.
Funcionamento: das 10h às 17h (sábados, domingos e feriados)
Restaurante: R$ 27,00 (adulto)/ Crianças de 2 a 10 anos: R$ 15,00/ Menores de 2 anos: R$ 7,00
(o restaurante também só aceita dinheiro ou cheque, mas uma funcionária disse que se quiséssemos passar o cartão, tínhamos que ir até a entrada do parque)

Passeio feito em Novembro/ 2012.