03 julho 2013

Hostel Review | Sampa Hostel e o dia em que eu perdi o medo de albergue

Preconceito: segundo o dicionário Aurélio, preconceito é uma ideia preconcebida. E era exatamente isso que eu tinha em relação aos hostels, os antigos e famosos albergues da juventude. Eu não conhecia muito a respeito, só sabia que era um lugar tipo um hotel onde os quartos e banheiros eram coletivos.

Só que aí eu virei blogueira de viagens e conheci um monte de gente bacana que adora se hospedar em  hostels, inclusive com a família, e eu comecei a ficar curiosa para conhecer. Como membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), temos uma parceria com a HI Hostelling International, a maior rede de hostels do mundo. E como tinha nos planos uma viagem a trabalho para São Paulo, essa parceria foi ótima por dois motivos: me hospedei gratuitamente e tive a oportunidade de perder essa ideia preconcebida em relação a esse tipo de hospedagem. Minha hospedagem foi gratuita, mas a opinião contida neste post é genuína e baseada na minha real experiência.


O Sampa Hostel fica na Rua Girassol, na agradável e boêmia Vila Madalena, um bairro cheio de ladeiras, bares, padarias e lojinhas escondidas super charmosas. Já no táxi eu me apaixonei pela vizinhança. Quando eu cheguei ao hostel, fui gentilmente recebida pelo Pedro. Falei logo pra ele que era a primeira vez que eu estava me hospedando em um hostel e ele tratou de me explicar como tudo funcionava, além de me dar um mapa da cidade e dicas preciosas sobre o bairro.

Eu sinceramente acho que estou velha demais para quartos coletivos, então reservei o único quarto privativo do hostel. Ele acomoda até 4 adultos, mas eles também aceitam crianças, olha que legal!

Fiquei surpresa com o tamanho do quarto e logo perguntei se era todo para mim! rs Estava imaginando um espaço bem menor. Tem uma cama de casal e uma beliche. Tem três tomadas bem próximas à cama de casal, ótimas para quem quer usar o computador deitado. Tudo é muito simples, nada de luxo, mas tudo bem arrumadinho e limpo. Primeiras impressões:  adorei!


O quarto não tem ar-condicionado, mas tem ventilador. Para quem gosta de televisão, só na área externa onde é servido o café da manhã, ou então na sala de TV, mas ela estava em reformas quando me hospedei. Como eu não aguento ficar sem notícias, vi televisão pelo computador mesmo.

O banheiro também tem um tamanho ótimo, e um espelho de corpo inteiro que eu adorei e que é difícil de encontrar até mesmo em hotéis. O chuveiro é elétrico e esquenta bem. Só não dei sorte e no último dia ele parou de funcionar, e tive que tomar banho no coletivo (calma, não entra ninguém enquanto você está lá dentro!), mas informei à administração e eles ficaram de consertar.

A receptividade de todos os funcionários foi muito bacana. Tanto o Pedro quanto a Nataly me ajudaram bastante com dicas da cidade e até mesmo sobre o funcionamento do hostel. Afinal, eu realmente estava muito curiosa para saber e entender tudo. Para quem esquecer algum item (eu!), na recepção eles vendem sabonete, água e até guarda-chuva. E ainda tem uma vitrine cheia de souvenirs de São Paulo para quem quiser levar para casa uma recordação da terra da garoa (que fez jus ao nome enquanto eu estava lá).


O ambiente do hostel é muito agradável, e nos faz sentir em casa. Gostei das cores vibrantes e alegres das mesas, cadeiras e paredes. A simpatia da alagoana Rosana no café da manhã me fez companhia todos os dias. Ela não quis sair na foto porque disse que não estava bonita, mas registrei o espaço que ela comanda e o café que ela prepara com todo carinho. Tudo muito simples mesmo, mas foi ótimo.


Para quem quer relaxar e assistir TV, tem redes penduradas na área do café da manhã. Uma vez por mês rola uma feijoada por lá.

Apesar de ser tímida, acho legal a possibilidade de interação com os outros hóspedes que esse tipo de hospedagem proporciona. É possível conhecer gente do mundo inteiro, principalmente europeus, que adoram os albergues. Durante a minha estada vi vários estrangeiros por lá.

Entrada para os quartos

O corredor para os quartos é todo decorado com camisetas e bandeiras; nas portas dos quartos tem recadinhos de agradecimento dos hóspedes que passaram por ali.


Como os albergues não possuem frigobar, eles disponibilizam uma cozinha para os hóspedes com geladeira, microondas, fogão e pia. Tem também caneta e etiqueta, caso você queira guardar alguma coisa na geladeira. Para quem vai com crianças, essa estrutura é uma mão na roda!



Minha primeira experiência em um hostel foi muito agradável e eu certamente voltarei. Recomendo a experiência para todos. Além do mais, os preços são bem mais em conta, principalmente em uma cidade como São Paulo, onde a hospedagem é muito cara. Se você optar pelo Sampa Hostel, aproveite também para curtir o que a Vila Madalena tem para oferecer. Eu não tive muito tempo pois fui a trabalho e chegava tarde e cansada todos os dias, mas ao lado do hostel tem um restaurante libanês super famoso e que vivia cheio (e eu esqueci o nome!), além de vários outros bares charmosos e padarias irresistíveis.

Gostei mais:
- Simpatia dos funcionários, preço da hospedagem, localização do hostel, cama confortável, internet wi-fi grátis e funcionando bem no quarto.
- Também achei tudo muito organizado e com regras interessantes.

Gostei menos:
- O problema do chuveiro no último dia não foi legal, mas sabemos que essas coisas podem acontecer.
- O quarto privativo fica ao lado do banheiro coletivo, e às vezes alguns hóspedes mais barulhentos incomodavam com o bater das portas.

Não esqueça de levar!
Sabonete, shampoo e condicionador; as toalhas o hostel disponibiliza.
----------------------------------------
Sampa Hostel
Rua Girassol, 519 - Vila Madalena - São Paulo/ SP
Tel: (11) 3031-6779
www.sampahostel.com.br
contato@sampahostel.com.br
-> Fica a uns 25 minutos de caminhada do metrô Vila Madalena (com ladeiras!)
-> Fica a uns 35 minutos de táxi do Aeroporto de Congonhas (aproximadamente R$ 45 de táxi, sem trânsito).
-> Táxi comum começa em R$ 4,10 e chega rapidinho ao hostel.

Para fazer sua carteirinha de alberguista da HI Hostelling International, clique aqui e aproveite!
----------------------------------------
Cariocamos por aqui também! Vem com a gente!

Um comentário:

  1. Gente, que gracinha este Hostel. Super transadinho, colorido, uma graça!
    Que bom que a sua experiência foi ótima e a primeira impressão derrubou a ideia preconcebida.
    Gostaria de conhecer um Hostel...
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo