26 setembro 2011

Disque-navio

No feriado de 7 de setembro ganhei minha mãe mas fiquei sem marido!

Uma emergência do mar tirou o Luiz às 20h de casa de um sábado e ele só retornou na terça à noite, praticamente para levar minha mãe ao aeroporto. Foi uma pena.

O motivo? SAR = save and rescue = busca e salvamento

Quando toca esse maldito SAR o navio que está de serviço tem 4 horas pra reunir toda a tripulação, preparar o navio e partir para o mar e fazer a busca. Nesse caso, um barco à deriva e um tripulante que havia pulado no mar para tentar recuperar um bote.

O navio do marido partiu para o mar em noite de temporal muito sinistro, encontrou o barco à deriva (que foi rebocado no dia seguinte por outro navio) e partiu para a busca do corpo. Só que não encontraram nada e a partir de um determinado momento eles têm que dar as buscas por encerradas.

Só que esse "corpo" apareceu vivo uma semana depois, já no Ceará. Feliz pela vida do pescador, claro. Foi praticamente um milagre.

Mas o motivo do meu post é porque ontem essa história foi contada no Domingão do Faustão e o cara saiu como herói. Claro que de certa forma ele é, mas a importância que deram à Marinha, ao trabalho de busca, foi quase nulo. Acho que teria sido uma ótima oportunidade também de mostrar que o que o cara fez é errado e perigoso, e que ele está vivo simplesmente por sorte, ou milagre.

Eu sei que o foco da reportagem não era esse, mas quem está por trás desses homens do mar sabe o quão árduo é o trabalho deles, do quanto eles abdicam e deixam pra trás para sair em busca de vida, de corpos, de barcos, de vítimas e também de pessoas irresponsáveis, aventureiros (porque acontece).

Então, já que o programa não se preocupou, aqui fica o meu orgulho e a minha homenagem ao meu marido e à sua tripulação, que pegaram um mar horroroso, deixaram suas famílias às pressas e partiram para o mar para mais uma missão, sem saber direito para onde iam e quando voltariam.

Marido, você é nosso orgulho! Te amo muito! Mas esse SAR...

Quem quiser ver a reportagem do Faustão é só clicar aqui.

3 comentários:

  1. É exaustante a missão de um militar e decepcionante por não ser reconhecida quando a história é divulgada. Para nós familiares desses heróis do mar, é motivo de orgulho uma operação desse porte. É essa e apenas essa, a homenagem que esses BRAVOS recebem: o orgulho e respeito que nós familiares temos, testemunhas das suas bravuras. PARABÉNS, BRAVOS MARINHEIROS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. oi Karla, adorei a explicação e o relato! Não tava sabendo dessa história e não tinha a mínima idéia de como eram os resgates. Com certeza, deve se orgulhar bastante de seu marido! Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Karla!!graças a Deus que ele está bem..e o pescador tb,que teve foi sorte,claro!!
    Olha,sei bem uq é isso...meu marido passa pela mesma situação..ngm valoriza o trabalho dele,que tb poe a vida em risco pela vida dos outros e no fim das contas ngm se da conta disso(converso ao vivo com vc sobre isso melhor,rsss)..Fogo isso,né?!a gente que é da familia que sabe...
    Olha,eu e as meninas estamos super empolgada se so esperando vc chegar p fazermos nosso pique nique de cafe da manha..será sabado dia 08,queremos ir cedo,(é em um sabado),dá certo p vc??
    Será no parque das Dunas,mas vamos nos encontrar no natal shopping p irmos juntas...vc vai neeeh?? vai ser mt legal!!!beijooos!!

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo