Estivemos em Fortaleza no final de semana. Fomos, eu e Theo, encontrar com o maridex que estava lá a trabalho. O vôo Natal - Fortaleza é curtinho, apenas 45 minutos. Voamos de Webjet e gostei muito. Mas fiquei impressionada mesmo foi com a cidade.
Estive em Fortaleza em 2002 e depois em 2007, se não me engano. Fiquei boba com o crescimento desordenado da cidade e com a quantidade de turistas. Para vocês terem uma ideia, os 'atletas' (ou coopistas, como chamam aqui em Natal) faziam cooper no meio das ruas, entre os carros, porque correr no calçadão é impraticável, tamanha a concentração de turistas (passeando lentamente, claro) e venderores ambulantes.
Outra coisa que me impressionou bastante foi a construção de prédios altíssimos na Praia do Meireles. Acho que esse tipo de construção devia ser proibido, tira toda a beleza da orla. Daqui a pouco Fortaleza vai ficar como Recife. A Praia de Boa Viagem tem prédios tão altos, mas tão altos, que além de deixarem a cidade quente tapam o sol dos banhistas que estão na areia. Fica uma praia com sombra...
Não posso deixar de citar também o trânsito tumultuado. Pegamos engarrafamento várias vezes e estacionar na Praia do Meireles foi um desafio à parte. Cheio de flanelinhas e os estacionamentos particulares cobram o olho da cara. Mesmo com tudo isso, Fortaleza é nordeste, e essa "combinação" é sempre sinônimo de sol, alegria e comida boa!
Vou postar aqui algumas dicas e contar um pouco sobre a viagem e nossas descobertas por lá. Acompanhem!
* Webjet *
Foi a companhia aérea que ofereceu o melhor preço em disparado. O avião é confortável e ao comprar a passagem pelo site, eles permitem escolher os assentos da primeira fileira, ótimo para mães com bebês como eu e coisa que a Gol por exemplo não permite.
Os funcionários foram bem solícitos e o vôo saiu na hora certa, chegando antes do previsto.
Para quem vai despachar o bebê conforto, a Webjet não tem aqueles sacos grandes para embalar (a Gol tem). Precisei pagar pelos serviços de Protec Bag (R$ 28,00).
A empresa não fornece serviço de bordo. Os comissários disponibilizam cardápios na hora do embarque e todo o consumo é por conta do passageiro, e só é aceito dinheiro.
* Artesanato*
Vou pecar um pouco aqui porque não me informei sobre os dias e horários certinho, mas tem artesanato na Praia do Meireles depois que o sol dá uma trégua e vai até tarde. Tem também o Mercado Central, um espaço bem maior e bem tradicional na cidade. Pegamos fechado; chegamos às 14h30 do domingo. Para mim, esse horário não é para turista!
Feirinha da Praia de Iracema |
*Praia do Futuro*
Como nossa estadia foi curta, não tivemos tempo de ir à praia, mas passeamos de carro pela Praia do Futuro e me pareceu um ótimo lugar para ir com crianças. Lá tem vários quiosques com estrutura de restaurante, sombra e água (de côco!) fresca. Tem uns tão incrementados que tem até piscina e parquinho para a criançada. E outros que oferecem música ao vivo e show de humor, a cara do Ceará, maternidade de humoristas.
*Sorveteria 50 Sabores*
Essa sorveteria também fica na Praia do Meireles (Av. Beira Mar) e é um lugar bastante movimentado. Escolhi um sorvete chamado "delícia de maracujá". Bem gostoso, mas doce demais para mim. Luiz ficou com o de mangaba e estava ótimo. O ambiente é agradável e oferece mesinhas e bancos para os clientes sentarem e saborearem com calma.
--------------------
Volto logo para contar sobre um jardim novinho em folha que fizeram na cidade e sobre o hotel que ficamos! Aguardem!
--------------------
Estive em Fortaleza quando você tinha 3 anos (lá se vão... ah, deixa pra lá).
ResponderExcluirComo está diferente, com estes prédios tão altos, tumultuada com tantos turistas, trânsito enorme, como será daqui a algum tempo???
Tomara que o progresso não atrapalhe o prazer que Fortaleza nos dá em visitar seus lugares tão bonitos!
Beijos