A casa silenciosa não tinha campainha. Gritei um tímido "ô de casa" e nada. Minha mãe resolveu bater palmas e logo apareceu uma moça na janela. Eu disse que queria conhecer as cucas da Dona Ilka e ela me indicou o caminho. Quando ela abriu a porta do quartinho dos fundos, imediatamente veio aquele perfume de canela da cuca de maçã. Suspirei...
Comecei a perguntar os sabores: ricota, uva, laranja, maçã, banana, chocolate (meus olhos brilharam!). De repente surge uma senhorinha na janela, de lindos olhos azuis, bochechas rosadas e um sorriso alegre no rosto, sem falar no sotaque alemão carregado de história. Era a Dona Ilka! Não resisti e pedi para levar a foto dela para o Rio de Janeiro (e para o mundo, por quê não?).
Conversamos sobre as cucas e suas histórias de família; a filha dela, Ivelis, disse que tenta espiar mas ela não conta a receita de jeito nenhum. Dona Ilka, que completaria 85 anos na semana em que passamos por lá, disse que aprendeu a receita com seus avós. Os biscoitos coloridos, com que ela carinhosamente nos presenteou nas duas vezes em que estivemos lá, são sua outra distração, especialmente nos dias de chuva.
| Bicoitos coloridos da Dona Ilka e a mãozinha nervosa do Theo |
Compramos uma cuca de laranja e fomos embora, com alegria no coração de termos conhecido uma pessoinha tão especial. Na véspera de irmos embora ligamos para lá e encomendamos mais três cucas: uma de chocolate, uma de uva e outra de maçã.
Passamos cedinho para pegar nossas cucas antes de partir para o aeroporto em Porto Alegre; estavam embaladinhas à nossa espera. Dona Ilka nos recebeu novamente, conversamos mais um pouquinho, mas infelizmente a estrada nos esperava. Ganhei um abraço tão carinhoso e parti, mas com uma imensa vontade de ficar.
* Agradeço à Alexandra Aranovich, do blog Destemperadinhos, que descobriu a Dona Ilka e compartilhou conosco suas delícias.
--------------------
Cucas caseiras da Dona Ilka
Av. das Hortênsias, nº 255 (próximo ao Hotel Sky e Pousada Vovó Carolina)
Gramado/ RS
Atendimento às sextas e sábados, mas ela aceita encomenda para os outros dias
Cada cuca - R$ 10,00 (apenas dinheiro)
Comprei a cuca de uva. S e n s a c i o n a l !! Fiquei arrependida de não ter trazido mais para o Rio.
ResponderExcluirDona Ilka é uma senhorinha super simpática. É muito legal ver que uma pessoa com 85 anos como ela ainda se sente produtiva.
Que Deus lhe dê muita saúde, Dona Ilka, para a senhora continuar nos presenteando com essas delícias.
Bjs
Karlinha fiz um post sobre blogs de viagens e linkei o cariocando!!
ResponderExcluirBjokas
Karla!
ResponderExcluirSou Gaúcha e estou longe da terrinha faz alguns anos... Essas fotos e a história me deram uma saudade..
Em janeiro iremos a Gramado e com certeza vamos procurar a Dona Ilka.
Bj
Oi, Júlia! Obrigada pela visita! Adoro sua terra, principalmente a serra. Não deixem de conhecer a Dona Ilka, é uma senhorinha muito especial. Sem falar nas cucas deliciosas que ela faz!!!
ResponderExcluirBeijos,
Karla
Puxa, Karla. Só via agora... obrigada! Coisas simples e especiais de Gramado. E em extinção.
ResponderExcluirbeijos
Alexandra
@cafeviagem
@destemperadinho