11 outubro 2012

Gramado | Os famosos chocolates gramadenses

[Post atualizado em Setembro/ 2015]

Gramado respira chocolate! É impossível sair de lá sem um "bombonzinho" na mala. As fábricas perceberam isso rapidamente e estão investindo pesado para atrair a atenção dos turistas. Quando estive lá pela primeira vez, em 2006, não tinha metade das coisas que vi agora.

Minha recepção na cidade já começou com um chocolatinho...

Chocolate que ganhei do receptivo que fez meu transfer Porto Alegre - Gramado

Uma simples caminhada pela Av. Borges de Medeiros e já nos deparamos com diversas lojas, quase que uma colada à outra. Elas oferecem degustação, visita às pequenas fábricas e ainda te pegam e levam até o hotel. É uma disputa acirrada em busca de mais clientes. Por uma questão ética, já que trabalho com chocolates, prefiro não entrar no mérito de qual é o melhor chocolate... deixo isso para vocês! ;)

* Planalto - >  uma das mais antigas marcas de chocolate de Gramado, está com uma loja moderna e novinha em folha; oferece lanches, sorvetes e cafés. No segundo andar tem uma mini fábrica de chocolates. Visitamos a loja de fábrica e essa loja novinha, que eles chamam de "loja conceito"; o ambiente é agradável, a loja é bacana e os preços são bons, e não variam em relação aos preços da fábrica.

Av. Borges de Medeiros, 2918 - Centro
Gramado/ RS
Tel: (54) 3286-2268
Fábrica da Planalto
* Lugano -> tem uma loja bem pertinho da Rua Coberta. A variedade de produtos ali é enorme, fica até difícil de escolher; os preços são bons. Oferecem transporte para a Casa do Luguito, a loja de fábrica deles (entrada gratuita).

Av. Borges de Medeiros, 2529 - Centro
Gramado/ RS
Tel: (54) 3286-4778
Chocolates da Lugano
* Caracol -> tem mais de 30 anos de história e uma loja linda na Rua Coberta, perfeita para um chocolate quente nos dias frios (e nos dias quentes também!). Na Av. das Hortênsias fica "O Reino do Chocolate", um espaço temático que conta a história do chocolate desde o seu descobrimento até os dias de hoje. Tem uma galeria muito interessante de esculturas feitas com chocolate. Eles cobram entrada, mas na loja e até nos hotéis é possível pegar um folheto-convite que é válido para duas pessoas. O passeio não dura mais do que 15 minutos e termina no café e na lojinha.

Rua Coberta, lojas 1 e 2 - Centro
Gramado/ RS
(54) 3286-4832
www.caracolchocolates.com.br
www.oreinodochocolate.com.br

O Reino do Chocolate - Caracol

Esculturas de chocolate - O Reino do Chocolate/ Caracol
* Florybal -> uma das mais populares da cidade, tem até parque temático com direito a dinossauro e tudo (Terra Mágica Florybal). Não segurei a curiosidade e fui até a Play House Florybal conferir a primeira pista de patinação no chocolate. Não foi bem o que eu imaginava, mas achei criativo. Tem vários brinquedinhos para distrair as crianças.

Av. das Hortênsias, 264 - Saída de Canela/ RS
(54) 3282-9279
www.florybal.com.br

Pista de patinação no chocolate - Florybal

Brinquedinhos para distrair as crianças - Florybal
* Prawer -> é uma das mais tradicionais, e mais caras também. Foi a primeira fábrica de chocolates artesanais do Brasil, e talvez a única da cidade que permita entrar de verdade na produção e ver bem de pertinho as funcionárias em ação. O tour doce termina, obviamente, na lojinha - não deixe de degustar o chocolate de gorgonzola com pistache e os caramelos com flor de sal.

Visitei a loja no centro de Gramado e a pequena fábrica, a caminho de Canela.

Av. Borges de Medeiros, 2759, loja 1 - Galeria San Marco - Centro
Gramado/ RS
(54) 3286-5345
www.prawer.com.br


Escolher é difícil. Procure uma que mais te agrade e que o preço dos chocolates 
caibam no seu bolso.
E se continuar na dúvida, experimente todas! ;)

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Quer pesquisar outras opções de hospedagem em Penedo? Consulte o nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.

Booking.com

5 comentários:

  1. Hum... que blog maravilhoso, dá vontade de entrar na tela e sair comendo tudo! Isto é covardia com a gente!
    Gramado é demais, principalmente com os chocolates. As lojas nos deixam loucas, tem que entrar em todas para saber qual chocolate é o melhor (rs). Haja regime!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie!! após um mês com o blog parado to voltando aos pouqinhos e pondo as leituras em dia tb..rs.. que post é esse?vc quer me matar é??kkkkkkkk..sacanagem!!
    fiquei com agua na boca aqui..quando fui a Gramado não vistei nenhuma fabrica,foi mt corrido,mas me esbaldei nas lojinhas!!
    mas confesso que to aqui sonhando com um brigadeiro de nutella..ai ai..
    bjs e otimo fds pra vcs!! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fã de carteirinha da Planalto, meus preferido. Não gosto da Florybal. Como todos os outros. Outro dia comprei muitos para levar de presente para uma amiga, escolhi a tradicional Prawer, pois dizem ser a melhor, mas é efetivamente muito cara - para mim, fico com os da Planalto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito da Planalto, Paula. Esse ano (2014) conheci a fábrica da Prawer e adorei. O trabalho deles é bastante artesanal, e com certeza isso acaba influenciando no preço - e no carinho com que fazem também! :)
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  4. Um sonho!!!! Sou louca para conhecer Gramado!

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo