02 maio 2013

Rio de Janeiro | Ir à Barra de Guaratiba e não almoçar na Tia Penha é como ir a Roma e não ver o Papa

Almoçar na Tia Penha era um dos meus programas favoritos quando eu era criança. Bota tempo nisso... eu frequento o restaurante desde o tempo do chão batido, dos bancos de madeira... hoje em dia o chão é de cerâmica, tem cardápio em inglês e até site na internet. Quem diria! Mas uma coisa não mudou: as longas filas de espera e a simpatia da famosa dona, que costuma ir de mesa em mesa cumprimentar os clientes. 



Escolhemos o feriado do dia 1º de Maio para almoçar lá. Parece que todas as pessoas pensaram a mesma coisa! O cenário era desanimador. Mesmo chegando às 15h, ainda esperamos 40 minutos por uma mesa. Tranquilo mesmo é ir lá durante a semana; aos finais de semana é fila na certa!

Mas quem se importa em esperar com uma companhia dessas?

Não dá para sair da Tia Penha sem comer o famoso pastel de camarão. Aqui não tem enganação não, o camarão é o protagonista e ponto. Vem fervilhando por dentro, mas não deu nem tempo de tirar uma foto.

Entre um pastel e outro, um tempinho para conferir as dezenas de reportagens deste querido lugar especializado em frutos do mar e simpatia.

Mal terminamos de comer os pastéis e já fomos chamados para a mesa. Com o pedido na cabeça, não perdemos tempo. Garçom, manda ver um bobó de camarão! 

Vem com arroz branco e ainda pedimos farofinha de dendê e batatas fritas (eu não como arroz!). É camarão que não acaba mais! Vê se eu tô mentindo?

Impossível deixar voltar para a cozinha um camarãozinho sequer. E mesmo já quase pedindo arrego, ou uma rede, tanto faz... ainda tivemos que encarar as casquinhas de caranguejo que chegaram depois do prato principal. Vocês conseguem imaginar o sacrifício?

Crocante por fora, suculenta por dentro, carne fresquinha e saborosa, algumas gotinhas de limão para acompanhar... dá um close, por favor!

Para as crianças que não curtem muito frutos do mar, tem prato infantil com frango ou filé mignon com arroz e fritas. E para quem entra em restaurante já de olho no cardápio de sobremesa (oi?), tem doces caseiros e picolés, mas essa dica vai ficar para outro dia pois a esta altura já não cabia mais nada! 

Depois do almoço, a diversão do filhote foi brincar no mangue que fica nos fundos do estacionamento e achar graça nos caranguejos entrando e saindo do 'buraco'. Levar meu filho lá foi como entrar no túnel do tempo.  




O almoço saudosista custou R$ 48,00 por pessoa, com direito a chopp. O bobó de camarão serviu bem 4 pessoas famintas.

---------------------------------------------------------------
Restaurante Tia Penha
Estrada Roberto Burle Max, nº 10.815 - Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro/RJ
(não confundir com Pedra de Guaratiba!)
Tel: (21) 2410-1425
Funciona até as 18h

---------------------------------------------------------------
Cariocamos por aqui também! Vem com a gente!



4 comentários:

  1. Delicioso almoço em família. Felizmente a fila andou mais rápido do que eu esperava. Valeu a pena! Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Tia Penha é tudo de bom, seus quitutes são maravilhosos, dos deuses!!! O pastel estava super delicioso, cheiiiiinho de camarão!!! Aliás, tudo estava gostosíssimo.
    Quem ainda não conhece, está perdendo tempo!!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai caraca, sabia que não tinha que ter vindo aqui ler o post na íntegra, por que fui fazer essa besteira!!! Pelo menos estamos de passagem comprada pro Brasil e vou poder ir até lá matar a vontade mês que vem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu! Obrigada pela visita!
      Realmente é irresistível, né?

      Que bom que vocês virão para o Brasil!!!!! Poderíamos marcar um encontrão, hein? Tem tempo na agenda? rs

      Bjs

      Excluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo