08 novembro 2013

Buenos Aires | Alugando um apartamento por temporada pelo Airbnb

Assim que decidimos nosso destino de férias e a quantidade de dias que iríamos ficar, comecei a pesquisar hotéis, tendo como base um bom preço e uma boa localização. Ficamos 17 dias na Argentina, sendo 11 dias em Buenos Aires, 5 dias em Bariloche e mais um dia na capital quando retornamos da neve. E vamos ser razoáveis... onze dias em um hotel, para quatro adultos e uma criança de 2 anos no auge da sua energia, ia ficar inviável em todos os sentidos, tanto financeiro quanto em termos de espaço. E foi aí que surgiu a ideia de alugarmos um apartamento.

Sempre tive vontade de ter essa experiência e poder vivenciar um pouco mais a cultura de uma cidade e o dia a dia de seus habitantes, mesmo que por alguns dias. Minha família embarcou na ideia e eu comecei a pesquisar informações pelo Airbnb, o site que tive as melhores referências na época.

Estabelecemos algumas premissas básicas na hora da pesquisa: dois banheiros, elevador, wi-fi, dois quartos, berço ou cama para o Theo, e um bom bairro (havíamos descartado o centro da cidade). Para quem não leu nosso primeiro post entender: além de mim, do Luiz e do Theo, nosso pacote incluía a minha mãe (acredite, meu marido ama viajar com a sogra!) e a minha avó (com ela também!), ou seja, elevador era super importante para não ter que sacrificar muito a minha avó, e também para facilitar com as malas e as tralhas de uma criança pequena (carrinho, bolsa e etc).

Encontramos um apê super legal no bairro de Palermo, mas o proprietário disse que tinha carpete e por via das dúvidas achamos melhor não arriscar. “Vai que” dá uma crise de alergia e a viagem vai pro beleléu... desistimos. Continuamos a pesquisa e encontramos um apê que se encaixava perfeitamente dentro das nossas necessidades, no bairro da Recoleta.
Avenida Callao vista da varanda do apartamento
A proprietária do apartamento se chama Silvina e foi muito atenciosa conosco. Fizemos inúmeras perguntas, tiramos várias dúvidas e ela sempre respondeu prontamente. É importante frisar que todo esse processo de perguntas e respostas deve ser feito dentro da plataforma do Airbnb, que mantém o histórico das conversas caso haja a necessidade de uma eventual consulta. Antes de fecharmos a reserva, perguntamos se o apê tinha berço ou cama para o Theo, e ela disse que poderia providenciar. Dias antes da nossa chegada ela nos enviou uma foto do berço que pretendia comprar, nós demos ok e quando chegamos ele estava prontinho à espera do Theo.

Como é reservar pelo Airbnb
Escolhemos o apartamento, tiramos todas as nossas dúvidas e fechamos. Cada diária saiu por aproximadamente R$ 250,00 (a taxa de serviço do Airbnb foi de 75 euros). No ato da reserva, passamos o cartão de crédito. O valor total foi cobrado no vencimento da fatura, mas segundo o Airbnb o dinheiro só é liberado para o proprietário após o nosso check-in. Quando se aproximou a data da nossa chegada, fomos informados pelo Airbnb que havia sido feita uma pré-autorização de  R$ 487,00 no cartão de crédito, mas que só seria utilizada caso o proprietário informasse algum tipo de dano no imóvel que tivesse ocorrido durante a nossa estada. Uns dois dias depois de desocuparmos o imóvel recebi um e-mail do Airbnb informando que essa pré-autorização havia sido cancelada (ufa!).

O check-in
Chegamos na madrugada de sábado para domingo e a Silvina estava nos esperando na portaria do prédio. Ela nos mostrou pacientemente todos os cômodos do apartamento e explicou o funcionamento dos eletrodomésticos. Deixou todos os seus telefones de contato e uma pessoa encarregada de nos assistir caso houvesse necessidade, pois iria tirar férias. Em relação ao Airbnb, não foi preciso fazer nenhum tipo de check-in no site – essa “tarefa” coube à proprietária. Atendendo a um pedido nosso, Silvina providenciou um táxi para nos pegar no aeroporto, e nos deu dicas importantes sobre os serviços e facilidades que poderíamos encontrar próximos ao apartamento. O único ponto negativo do processo: não tinha uma garrafa d’água para contar história, e como chegamos de madrugada, não tínhamos onde comprar. Não era uma obrigação da proprietária, mas acho que poderia ser uma cortesia, uma gentileza, ainda mais que estávamos com criança que toma mamadeira. :/

Hall de entrada

O apartamento
O apartamento que alugamos era muito espaçoso, tinha uma sala enorme, ótima para o Theo brincar à vontade. Colocamos a mesa de centro em um cantinho e ficou melhor ainda. Quando alugado por mais tempo, uma faxineira faz a limpeza uma vez por semana. Tem TV à cabo (e o santo Discovery Kids!), internet wi-fi excelente, e as ligações locais estão incluídas no valor das diárias. Tem ar condicionado (ar quente e frio) na sala e nos dois quartos.



A mesa onde tomávamos café da manhã ficava perto da janela, que era enorme, e pela manhã usufruíamos da luz natural que entrava, tornando nossos momentos ainda mais agradáveis. Ao lado tinha uma varandinha pequena, que servia mais como termômetro do que para momentos relax.


O quarto de casal, onde acomodaram o berço do Theo, também tinha cofre e armários.

O outro quarto tinha duas camas de solteiro e acesso à varanda por trás da cortina (a varanda também tinha acesso pela sala).

Os dois quartos ficavam ao lado dos banheiros. Um deles tinha banheira; o outro, chuveiro. As toalhas são fornecidas pela proprietária (acho que mereciam uma renovada). Se o hóspede quiser mais silêncio e privacidade, pode fechar a porta que separa os quartos da sala.

A cozinha tinha uma geladeira grande, microondas, fogão (passei longe!), cafeteira, torradeira, uma máquina para aquecer água (para os fãs de mate/ chimarrão e chá), e uma outra mesa. Utensílios de cozinha como panelas, copos, pratos e talheres ficam à disposição.


 A máquina de lavar também secava as roupas, só demorava muuuuito...

Check-out
O processo foi simples e a pessoa encarregada foi extremamente pontual, chegando inclusive 10 minutos antes do combinado. E como nós estávamos atrasados, ela teve que esperar dentro do apartamento até que nós terminássemos de arrumar tudo. Ela checou todos os cômodos do apartamento e nos acompanhou até o táxi. Alguns dias depois fizemos nossa avaliação pelo site do Airbnb, conforme solicitado. A proprietária do apartamento, Silvina, também fez uma qualificação a nosso respeito, como se estivesse nos recomendando a outros proprietários do site. Enfim, uma experiência excelente e que com certeza repetiremos!

Dicas importantes:
- Não esqueça de checar se o proprietário do imóvel aceita crianças.
- Se for para lugar frio, observe se tem calefação.
- Se for alérgico, pergunte se o imóvel tem carpete.

Pontos positivos: espaço, liberdade de horário, conforto, privacidade, economia, facilidade para fazer uma comida caso precisasse, utilizar a máquina de lavar roupa e com isso levar menos roupa na mala (só que não! rs).

Pontos negativos: estava um pouco longe do metrô, e como o apê ficava na parte "baixa" da Avenida Callao, tínhamos que encarar uma boa subida. Tem que fazer compras - se você não curte muito a ideia (eu adoro ir a mercados locais!), pode ser um ponto negativo. Também tivemos dificuldade de fechar alguns passeios, pois as empresas só aceitavam pegar turistas hospedados em hotéis. A limpeza e a arrumação têm que ser mantidas pelo "inquilino". As refeições (café da manhã etc) são por sua conta, e depois ainda tem que lavar a louça!

----------------------------------------
Elegant Recoleta Apartment Balcony
Av. Callao – entre Calle Posadas e Av. del Libertador, em frente ao Moca Café
Link para o apartamento: www.airbnb.com.br/rooms/263320
Site de aluguel de apartamentos por temporada: www.airbnb.com
----------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------

Prefere se hospedar em hotel? Então reserve pelo Booking.com!

Um comentário:

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo