21 janeiro 2014

Angra dos Reis: um passeio de barco pelas águas esverdeadas de seu litoral

Angra dos Reis fica no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, conhecido como Costa Verde. Ao contrário de sua vizinha Paraty, que fica a 100 km e foi abençoada por terra e por mar, a beleza de Angra definitivamente não está na sua cidade, mas nas águas que a rodeiam. Por essa razão, um passeio de barco se faz imprescindível.

Nosso passeio começou às 10h30 da manhã e utilizamos os serviços da Pousada Jamanta, onde ficamos hospedados e que também funciona como operadora de mergulho. O barco não era muito grande e foi ótimo, pois assim não fica lotado de gente – com capacidade para 43 pessoas, não havia nem 30. Durante nossas paradas nas ilhas, observamos as outras embarcações (provavelmente de operadoras da cidade, voltadas para o público em geral) e estavam insuportavelmente cheias. Mesmo não sendo um serviço exclusivo para os hóspedes da pousada, foi muito mais confortável do que se tivéssemos feito o passeio em escunas maiores.

Barco da Pousada Jamanta
O primeiro passo após o embarque, realizado no cais da própria pousada, é ouvir atentamente as instruções de segurança passadas pelos marinheiros. Um outro diferencial pra mim nesse passeio foi a tranquilidade e paciência da tripulação. Sabe quando você quer fazer um passeio pra relaxar, olhar o mar e esquecer de tudo? Então, era exatamente isso que eu queria! Não estava afim de agitação, barulho e tripulantes gritando empolgados como professor em uma aula de lambaeróbica, ao som de música estridente (absolutamente nada contra, só não era o momento).

O dia estava perfeito! Céu azul e limpo faziam par com um cenário deslumbrante. Muito embora o passeio tenha acontecido em pleno mês de novembro, geralmente quente no Rio de Janeiro, fomos surpreendidos por um vento frio e constante, que por pouco não estragou o passeio. A canga foi uma espécie de salva-vidas, assim como um comprimido de Dramin. O mar jogava tanto que eu, que nunca tinha mareado na vida, me rendi ao banco do barco e por ali fiquei por uns bons e longos minutos.

Enquanto éramos surpreendidos pelo tráfego intenso de lanchas milionárias e helicópteros, em meio a casas de luxo e jet-ski, fizemos nossa primeira parada na Ilha de Cataguases

Ilha de Cataguases
Com muito vento e o mar jogando, decidi ficar no barco com minha avó. Mas foi impossível frear a ansiedade do Theo e minha mãe e o Luiz acabaram pegando o bote de apoio que levava até à ilha. Nesse meio-tempo uma tartaruga marinha nos visitou tão rapidamente que nem consegui fotografá-la.

Partiu!
Fiquei surpresa ao ver uma lancha da Polícia se aproximando da ilha e quando os tripulantes voltaram para o barco disseram que um turista teve seus pertences roubados enquanto tomava banho de mar. Então fica o alerta: nada de deixar a bolsa na areia e esquecer da vida! Coisas desse tipo são lamentáveis, mas infelizmente podem acontecer.

Nossa segunda parada foi na Lagoa Azul. Aqui nesse ponto do passeio o vento estava ainda mais forte e quase ninguém se animou a dar um mergulho, mas a água perto das pedras é cristalina e lindíssima (e não chega a ser uma lagoa de fato).

Por volta de 14h30, partimos para a praia de Maguariqueçaba, em Ilha Grande, onde fizemos uma parada para o almoço. E eu finalmente pude realizar o desejo que sempre tive de conhecer a Ilha Grande (mas ainda tem muito mais pra explorar, eu sei!). Almoçamos no restaurante Refúgio dos Piratas, que já tinha um espaço reservado para os tripulantes do nosso barco. Nós até tentamos fugir dessas “pegadinhas”, mas as outras opções não nos pareceram muito atraentes.

Praia de Maguariqueçaba, em Ilha Grande

Pedimos um prato chamado “Peixe Cachadaço”, que acompanhava purê, arroz, pirão, molho de camarão e alcaparras (R$ 78).

Peixinho pra matar a fome...

Não resistimos e caímos nas graças de um camarão à dorê, que na mão do dono entrou em promoção justo na hora que chegamos lá, vejam que maravilha! rs De R$ 80,00 por R$ 60,00. É pegar ou largar! Pegamos, devoramos e não nos arrependemos.

... mas o camarão também tem o seu valor!
Os pratos eram bem servidos e muito saborosos, mas o pirata da cozinha pecou em um quesito que, não fosse pelo belíssimo mar à nossa frente, poderia ter nos deixado de mau humor: demorou muuuuito pra chegar. Nessas horas, seguir a indicação dos “guias” acaba sendo uma vantagem. A conta deu R$ 172,00 para 4 pessoas mais o Theo, que come feito gente grande. O restaurante aceita cartão, mas é bom ir prevenido pelo menos com uma folha de cheque na carteira, pois o sinal das máquinas pode te deixar na mão.

Estômago forrado, aproveitamos o mar calminho da praia enquanto o resto do grupo acabava de comer. A tranquilidade dessa praia é ótima para as crianças, que podem se esbaldar à vontade sem se preocupar com ondas fortes. Queria ter ficado mais tempo ali!

Todos voltamos para o barco e, já cansados e com frio, acabamos dispensando a última parada do passeio, que seria na Ilha da Gipoia. Ainda havia um grande percurso de volta e ninguém quis arriscar chegar à pousada já anoitecendo.

Mesmo com vento, fome, frio, enjoo, mar jogado... valeu muito a pena o passeio. Não dá para visitar Angra dos Reis sem conhecer a incrível beleza do seu verde mar!

Dicas:
- Leve uma canga ou uma blusa de manga que possam servir como abrigo em caso de vento frio.
- Mesmo que nunca tenha acontecido antes, leve um remédio para enjoo.
- Não esqueça: protetor solar, óculos escuros e câmera fotográfica!
- O barco oferecia água e refrigerantes, já incluídos no valor do passeio. Recomendo levar biscoitos ou barrinhas de cereais para tapear a fome enquanto a parada para o almoço não chega.

Recomendações da Prefeitura de Angra dos Reis/ TurisAngra (www.turisangra.com.br):

“Adquira produtos e serviços – como alimentos, passeios de barco, hospedagem e locação de equipamentos – apenas em estabelecimentos legalizados, evitando assim possíveis problemas. Não os compre na rua. Informe-se no Centro de Informações Turísticas na Praia do Anil e na Estação Santa Luzia”.

------------------------------
Pousada Jamanta Dive Center
Estrada Vereador Benedito Adelino, nº 1421 (antiga Estrada do Contorno, nº 105) – Angra dos Reis/ RJ
(24) 3365-1374
Passeio de barco – R$ 60,00 por pessoa (Theo não pagou)
www.pousadajamanta.com.br
(*Preços de Novembro/ 2013)
------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!