21 abril 2015

MARANHÃO | São Luís: a beleza de uma cidade de contrastes

São Luís, Ilha do Amor. Capital do reggae e do Maranhão, Estado que ainda é Nordeste, mas tá coladinho na região Norte. Uma cidade de misturas: fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses. Além de um acervo cultural de forte influência europeia, a proximidade com o Norte traz muitas características da região vizinha para o Estado, com algumas diferenças sutis dos tradicionais costumes nordestinos. Há também uma forte influência do negro africano e dos índios.

Azulejos: a marca registrada do Maranhão

É uma cidade belíssima. Seu Centro Histórico abriga casarões antigos, azulejos coloridos e, claro, muita história. Delícia é desbravar a região a pé e se perder em suas ladeiras, deixar-se surpreender pelo desconhecido. Esqueça o mapa e apenas caminhe. 

Pelas ruas do Centro Histórico
É também uma cidade com um potencial enorme, mas que foi acometida pelo descaso, lamentavelmente. Sua história, encravada nesses mesmos azulejos que encantam, está sendo corroída pelo tempo, desperdiçada pela negligência política, e aos poucos vai sendo engolida por prédios modernos e padronizados. 


Basta atravessar a ponte José Sarney e logo percebemos a tal cidade de contrastes, que mal comparando me lembrou Berlim, capital da Alemanha. Do lado de lá do Centro Histórico está a área empresarial e o metro quadrado mais caro da cidade, com apartamentos que valem muitos milhões, em uma área revitalizada e de prédios altíssimos.

Espigão Ponta D'Areia - construído para conter o avanço do mar nos apartamentos de R$ 5 milhões

Apesar de tudo, me encantei com a cidade, que reserva passeios interessantes e de beleza ímpar, principalmente para quem aprecia arquitetura. Na segunda etapa da viagem, após retornarmos de Barreirinhas, recebemos a indicação de um taxista super bacana que fazia city tour, fechamos um passeio com ele e foi ótimo pois ele conhece a cidade e a história, e nos levou nos principais pontos turísticos com uma flexibilidade que se ajustava às nossas necessidades - contato no final do post.

Igreja da Sé - linda por dentro e por fora

Partindo da Igreja da Sé, imponente e belíssima, retomamos nossa caminhada pelo Centro Histórico de São Luís.


Na "parte alta" do Centro Histórico, próximo à Igreja da Sé, está o Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado do Maranhão.
Palácio dos Leões

Mais alguns passos e chegamos a uma espécie de "mirante" para o rio Anil. É impressionante como a oscilação da maré muda completamente a paisagem.

Rio Anil

Um lugar super interessante que conhecemos foi o CEPRAMA - Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão. Lá, além da venda de artesanatos e produtos típicos da culinária maranhense, é possível conhecer um pouco dos costumes e tradições locais como as festas juninas e o Bumba-Meu-Boi.


Azulejos de todos os tipos

Considerado um dos 7 tesouros de São Luís, o Convento das Mercês (Fundação da Memória Republicana Brasileira) também é um lugar que merece a visita. 

Convento das Mercês

Além de uma arquitetura belíssima, o Convento reúne mais de 400 presentes recebidos por José Sarney durante o período em que ele foi Presidente da República. Eu não gosto muito de política, mas o acervo tem peças interessantes e outras bastante curiosas, além de uma parede com fotos de todos os Presidentes do Brasil, desde Marechal Deodoro (Dilma ainda não figurava por lá na época da nossa visita). 

> De segunda à sexta, das 09h às 19h. Segunda e sábado funciona em horários especiais. Fechado aos domingos.

Pátio interno do Convento das Mercês

Nosso motorista, o "seu Bira", nos levou até a Fonte do Ribeirão. Ele contou que cada janela dessas é a saída de uma igreja, e os padres usavam essas saídas para fugir dos piratas. Tem uma pequena área com água e peixinhos... as crianças adoram.

Fonte do Ribeirão

As igrejas também são um símbolo da arquitetura de São Luís, e emolduram a cidade com sua beleza externa imponente e um interior riquíssimo, no sentido real e figurado da palavra.

Igreja da Sé por dentro
Igreja dos Remédios: me encantei com o seu chão

Igreja dos Remédios - reparem no chão
Logo em frente à igreja dos Remédios está a praça do poeta Gonçalves DiasMesmo em dia cinza, é um visual lindo da cidade e da ponte José Sarney.

50 tons de São Luís

Um outro símbolo de São Luís é, sem dúvida, o Teatro Arthur Azevedo, o segundo mais antigo do Brasil. Não tive a oportunidade de conhecê-lo por dentro pois estava fechado, mas pelas fotos que vi é muito lindo também.


Teatro Arthur Azevedo

Eu nem gosto muito de aparecer nas fotos, mas fiquei tão encantada com os azulejos que essa merece ser postada! :)

Conhecendo o Maranhão = felicidade!


E você, tem mais alguma dica de São Luís? Compartilhe nos comentários! :)

------------------------------------------------------------
Sr. Bira (Ubiratan Junior) - taxista que fez o nosso City Tour
Tel: (98) 9.9136-4228/ 9.8171-0877/ 9.8768-1083

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem em São Luís? Pesquise no nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. E você ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente!

3 comentários:

  1. Amei tudo, as informações, as fotos lindas e a sua simpatia na ultima foto. Gratidão por dividir coisas boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que legal, obrigada pelo carinho!
      Espero ter te inspirado! :)

      Excluir
  2. Parabéns pela fotos dos pontos turísticos de São Luis, bem mostrado e comentado, faltou mostrar a fonte das pedras, a Igreja de Nossa Senhora do Desterro. mas valeu.

    Bernardo

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo