12 novembro 2016

Cariocando por aí recebe... Mônica Saraiva e sua viagem para Cananeia, litoral de São Paulo

Cariocando por aí recebe... é uma coluna do blog onde trazemos pessoas especialmente convidadas a compartilhar suas dicas de viagens, passeios, hospedagens, restaurantes, fotografias e tudo de mais interessante que elas tenham vivido.

Para esta edição da coluna, recebo a Mônica Saraiva, que é fotógrafa e com quem eu tive o prazer de dividir minha visita ao Museu do Futebol, em São Paulo. 

Mônica compartilhou sua viagem para Cananeia, no litoral de São Paulo, que fica a aproximadamente 265 km da capital.

Vambora conhecer Cananeia? Estou super curiosa! Seja bem-vinda ao Cariocando, Mônica!


                                                           ******************************

Por Mônica Saraiva

Cananeia, lugar encantador, calmo e com muitas belezas naturais

Eu e minha mãe viajamos para Cananeia, litoral de São Paulo, em março de 2015. A escolha da cidade se deu através de buscas pela internet, queria ir para um lugar calmo, histórico e com belas paisagens. Quando descobri que Cananeia fica na reserva da Mata Atlântica do Brasil e é considerado o primeiro povoado do nosso país, fundado em 1531, aí me decidi 100%. Era nessa aventura que iria embarcar!


Fomos !!!!

Ficamos quatro dias no Hotel Beira Mar, adoramos a estadia! Ele tem uma ótima localização. Fica no Centro Histórico, de frente para o mar e para o Píer Municipal de onde saem os barcos de passeios para a Ilha do Cardoso. A vista é linda!

Dali anda-se três quadras pela orla e chega-se à Praça Martin Afonso de Souza, onde está localizada a Balsa que leva à Ilha Comprida, além de bares, restaurantes entre outros pontos comerciais.


No nosso primeiro dia, passeamos pela Praça. Lugar calmíssimo. Nela está à igreja de São João Batista, que tem sua importância histórica. Há informações que ela deve ter sido construída entre os anos de 1660 e 1680.



De lá, visitamos o Museu Municipal de Cananeia, ele é interessante, pois exibe objetos importantes para a história da cidade, como utensílios caiçaras, armas da coroa portuguesa e restos de sambaquis. O que mais me chamou atenção foi o tubarão-branco embalsamado, com 3,5 toneladas e 5,5 m de comprimento, capturado no litoral sul de Cananeia em 1992.




O passeio pela cidade se faz numa boa a pé, pois ela é pequena e tudo está perto. Como chegamos já um pouco tarde, deixamos os passeios de barcos para os dois dias seguintes. Então ficamos sentadas em frente ao píer, descansando a mente, e depois fomos repousar na pousada.



Chegou o grande dia, “simbora” passear! Mas antes, degustamos um delicioso café da manhã, oferecido gratuitamente pelo hotel (a hospedagem incluía café da manhã).

Começamos pelo passeio de barco até a Praia do Pereirinha. Andamos e nadamos livremente, as águas são tranquilas. 

De repente, fui surpreendida: apareceram botos de cor cinza. Praticamente eles estavam dançando na minha frente. A coisa mais linda que os meus olhos viram, todos livres. Eu e eles!! rsrs


Aproveitamos, com um guia, e fizemos uma trilha pelo Parque Estadual Ilha do Cardoso.




Passamos o dia nesse lugar exuberante. Depois, voltamos para Cananeia para descansar para o 3º dia.

Partiu Marujá!!!!!!!

A Vila de Marujá (também na Ilha do Cardoso) é um lugar perfeito para relaxar e redescobrir a natureza. De Cananeia até lá levamos em média uns 40 minutos de barco. A paisagem é incrível e durante o trajeto observamos vários tipos de aves.



Chegando lá, almoçamos uma deliciosa comida no restaurante da Vila. Logo depois, fomos para uma praia totalmente paradisíaca. Tive a sensação que a pequena Vila fica entre a praia e o rio. Incrível! Lindo! Só a natureza para nos prestigiar dessa maneira. Assim como em Cananeia, as pessoas que moram em Marujá são simpáticas e hospitaleiras, gostam de conversar e mostrar o lugar que vivem. Para quem quiser passar mais tempo, existem pousadas na Vila.



Saindo de Marujá e fomos para a Cachoeira Grande de Marujá. Fizemos uma trilha até lá, que durou uns 20 minutos. Tomamos um banho na água bem geladinha!!!!


Vale lembrar que é importante fazer os passeios com os guias. Também é importante levar repelente, protetor solar, garrafas de águas e alguns lanches. Nas trilhas, aconselho usar legging, camiseta e tênis.

Continuamos de barco. Nossa próxima e última parada foi na Vila de Ararapira, nome de um vilarejo histórico. Hoje é conhecida como “Cidade Fantasma”, pois não têm mais moradores, mas ainda existe uma igreja, um cemitério e pequenas casas. Vale a pena ir e conhecer essa parte da nossa história!


Voltamos para Cananeia satisfeitas com nossos passeios. À noite ainda passeamos pela beira-mar e observamos pessoas pescando (para quem gosta, fica a dica).

O que ficou dessa viagem?
Muitas histórias para contar, lembranças deslumbrantes que do que vi e vivi e amigos que conheci durante os passeios e que nos comunicamos até hoje pelas redes sociais. Aprendi a dar mais valor à natureza e ser uma pessoa muito mais tranquila, observando as coisas simples que há a nossa volta.

Essa foi a minha viagem para Cananeia, uma aventura pelos mares históricos. Para quem curte sossego e natureza, lá é o local certo!


                                                 ******************************


Que delícia de viagem, Mônica! Ah... como estou precisando de um lugar sossegado desses! Acalma só de ler seu post! Fotos maravilhosas, inspiradoras... dá vontade de fazer as malas e partir! Muito obrigada por compartilhar sua experiência comigo, com os leitores do Cariocando e mostrar um pedaço de São Paulo completamente desconhecido e, eu até diria, improvável. Amei! :) 


>> Clique aqui para ver outras histórias que compartilhamos no Cariocando por aí recebe...

---------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!
Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Karla, ficou linda a maneira que postou a dica!
    Eu que agradeço o espaço para falar um pouco da minha viagem à Cananeia.
    Grande abraço
    Mônica

    ResponderExcluir
  2. Que lugar lindo, que paz!
    Realmente é um ótimo lugar para se deixar o estresse de lado.
    As fotos são lindas.
    Não sabia que Cananeia era tão bonita.
    Parabéns pela ótimas dicas da sua convidada!

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo