07 dezembro 2011

O maior cajueiro do mundo

O maior cajueiro do mundo fica no Rio Grande do Norte, e é motivo de muito orgulho para o seu povo. Localizado a 12 km de Natal, em Pirangi do Norte, município de Parnamirim, o Cajueiro de Pirangi tem cerca de 120 anos e é considerado a maior árvore frutífera do planeta, título dado pelo Guiness Book.

Entrada do Parque Ecológico



Cajuzinhos!
Suas raízes, galhos e ramificações partem de uma única base, e por isso consideram como uma anomalia genética. O cajueiro cresce em torno de 1,5m² por ano em todas as direções e há 11 anos não é podado. A árvore ainda continua em crescimento, e este é inclusive um motivo de "enquete" entre os visitantes do local: deve-se podar o cajueiro ou desapropriar casas e o comércio do entorno para que a árvore possa crescer livremente? O que você acha?
A bela árvore
O Parque Ecológico do Maior Cajueiro do Mundo é enorme, com aproximadamente 8.500 m² de área, muito verde e muito ar puro. Tem um mirante cujo acesso é feito somente através de escadas, e de lá é possível apreciar a imensidão em que se transformou esta árvore, cujos galhos já se espalham pelas ruas, esbarrando nos carros que por ali passam.


Panorâmica do Cajueiro
Praia de Pirangi, vista do mirante
O local é acessível a carrinhos de bebê através de plataformas de madeira que facilitam a locomoção (com exceção da entrada do parque, onde o chão é de terra). No complexo ainda tem uma feirinha de artesanato com mais de 30 lojas.


Se quiser ver cajus pendurados nas árvores, programe-se! A floração e frutificação ocorre entre novembro e janeiro, e a produção é de cerca de 80 mil cajus. Os cajus do Parque são colhidos mas não são comercializados. Se os visitantes tiverem a sorte de ter um caju ao alcance das mãos, aí sim podem experimentar sem problemas.

--------------------
O Maior Cajueiro do Mundo
Av. Dep. Marcio Marinho, nº 2 - Praia de Pirangi
Parnamirim - Rio Grande do Norte
Tel: (84) 3238-2975
* Entrada: R$ 4,00 (Idosos acima de 60 anos e crianças até 12 anos pagam metade)

6 comentários:

  1. Este Cajueiro é algo de indescritível! Impressionante e lindo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Karla, aquela árvore gigante e linda onde várias pessoas tiram fotos fica aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cíntia! Tudo bem? Não sei se eu entendi muito bem a sua pergunta, mas o cajueiro é uma árvore única, grandiosa e belíssima. Suas raízes se espalharam por todo o parque e por isso é considerado o maior do mundo.
      Acredito que seja aqui sim essa árvore gigante a que você se refere.

      Um abraço,
      Karla

      Excluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo