29 julho 2013

Rio de Janeiro | Um domingo em família no Bosque da Barra

Sabe aqueles lugares que a gente conhece antes de ter filho, e depois que tem a gente morre de vontade de levar o filho porque sabe que ele vai amar o lugar, mas não sei porquê sempre fica adiando? Então... isso aconteceu com a gente. 

O Bosque da Barra fica no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que hoje vive o caos em forma de obras e muito trânsito. Vai ficar bom, eu tenho fé, mas enquanto esse dia não chega, a gente sofre com engarramentos constantes e muito estresse. Quando a gente ainda não tinha o Theo, fomos até esse bosque de bicicleta e nos encantamos. E sempre nos cobrávamos que tínhamos que levá-lo lá.
Entrada do Bosque


Depois de dias de muita chuva e frio na cidade, o sol apareceu e resolvemos levar o Theo para finalmente conhecer o Bosque da Barra. Papai ficou em casa trabalhando e eu carreguei minha avó e minha mãe nessa aventura.

Chegamos por volta de 12h, um horário em que as pessoas que chegaram cedo começam a deixar o parque por causa da hora do almoço. Pegamos uma pequena fila para entrar, mas andou rápido. Já passei por ali mais cedo e vi uma fila bem maior. Se for de carro, programe-se para chegar cedo ou então vá depois do almoço.


Estacionamos o carro e começamos a nossa caminhada. No meio do percurso, muito verde e som de pássaros. É incrível como um lugar desses, encravado no caos da Barra da Tijuca, pode ter tanta paz. Mesmo no meio das avenidas mais movimentadas do bairro (Ayrton Senna e Américas), na maior parte do parque a gente não ouve uma buzina sequer. Um presente!


Não demora muito e os primeiros moradores já vêm nos dar as boas vindas. Diversos micos descem das árvores, curiosos com a nossa presença. Tenha especial cuidado com as crianças nessa hora, pois um deles chegou bem perto do Theo quando viu um biscoito em sua mão. Certamente ia pular em cima dele, mas saímos rapidamente quando percebemos a sua intenção! rs


Até chegar ao nosso ponto de interesse (o lago), passamos por uma área com aparelhos de musculação...

Área para a prática de esportes
... e por um parquinho.
Primeiro parquinho que encontramos

Logo depois tem os banheiros e um bebedouro, e ao lado aquelas mesas de cimento para jogar xadrez. Não achei o banheiro lá essas coisas, e também não vi trocador/ fraldário, mas quebra um galho.


Seguimos rumo ao lago. Essa é a área mais linda do parque. No gramado em volta vimos muitas famílias sentadas conversando, outras fazendo piquenique, jovens tocando violão, crianças brincando em outro parquinho e correndo livremente... espaço é o que não falta para brincadeira e integração.

Parquinho perto do lago


Ficamos impressionadas com a limpeza do bosque, não vimos um papel no chão. Por outro lado, alheios a toda comunicação do local feita através de placas, vimos vários visitantes (adultos!) alimentando os animais com sorvete, banana e biscoitos. Fico triste com essas coisas, não me conformo como algumas pessoas ignoram completamente uma regra.



Para quem quer dar uma variada na programação dos finais de semana e fugir um pouquinho do óbvio Lagoa Rodrigo de Freitas-Jardim Botânico-Parque Lage, o Bosque da Barra é uma excelente opção. No bosque é possível ver jacaré-do-papo-amarelo, muitas aves, borboletas, perus, frango d'água e serpentes.
Lago do Bosque da Barra
Pena que com crianças pequenas a gente não consegue sentar e contemplar a paisagem, mas para quem ainda consegue, vale a pena sentar pertinho do lago e ficar admirando a natureza. Lindo demais.


Fica difícil escolher o ângulo mais bonito...

Continuei a caminhada com o Theo enquanto minha mãe conversava com uns conhecidos que havia encontrado. Da ponte por onde passamos vimos alguns peixinhos  e calmamente deitada, uma capivara. O Theo ficou eufórico com tanta novidade. Ele amou e esse programa já entrou para a lista dos nossos favoritos.


Andamos mais um pouco e voltamos para a beira do lago. Enquanto minha mãe descansava, eu, Theo e minha avó jogamos bola no gramado. Bom demais fazer esses passeios em família e em contato com a natureza... só faltou o marido! :(



Perdemos completamente a noção do tempo e quando olhei no relógio já eram 14h! Meu Deus, precisamos almoçar! Nessas horas o Theo nem lembra que tem que comer, ainda bem... porque eu realmente esqueci da vida naquele lugar. O programa foi tão intenso que ainda no caminho o filhote me pediu colo e nem aguentou chegar até o carro, simplesmente apagou no meu ombro.


Saí do Bosque encantada e ao mesmo tempo me culpando de não tê-lo levado antes ali. Mas já estou com planos para voltar, e da próxima vez fazer um piquenique!


Pela nossa cara de felicidade dá pra ver que o passeio foi bem divertido, né?



Dicas e informações:
- Chegue cedo, ou então após as 14h. O estacionamento (gratuito) é pequeno e lota rápido, e nas proximidades não há muita (ou nenhuma) opção para deixar o carro. Se você mora perto, vá de bicicleta! Você pode explorar o bosque pedalando ou estacioná-la no bicicletário que fica logo na entrada.

- Leve seu lanche e sua bebida. O controle é rigoroso e apenas um vendedor tem permissão para vender lá dentro, perto do lago. E ele só fica lá aos sábados, domingos e feriados. Vende água, mate, refrigerante, água de côco industrializada e alguns biscoitos, nada demais.

- Perto dos banheiros tem um bebedouro disponível. 

- Se achar necessário, leve repelente.

- Não esqueça do protetor solar e do chapéu para os dias de sol.

- Oriente seus filhos a não alimentar os animais.

- Esqueça o salto alto e sandálias rasteiras em casa. Vá de tênis e aproveite o passeio sem se preocupar com a areia entrando no pé.

- Dependendo da estação do ano e da temperatura do dia, leve um casaco leve. Na sombra refresca bastante.

----------------------------------------
Parque Natural Municipal Bosque da Barra
Av. das Américas, 6000 (Km 6)
No final da Av. Ayrton Senna, virar à direita sentido Recreio. Assim que vira para a Av. das Américas já está o paredão do bosque.
Funciona de 3ª a domingo (e feriados) - das 08h às 17h
Atenção: mesmo que o feriado caia na segunda-feira, o bosque não abre às segundas!
Entrada gratuita
http://www.rioguiaoficial.com.br/rio-de-janeiro/tours/parque-natural-municipal-bosque-da-barra-0
----------------------------------------
Cariocamos por aqui também! Vem com a gente!

10 comentários:

  1. Sempre quis conhecer o Bosque da Barra. Adorei!
    É um lugar super agradável, com uma paisagem encantadora, dá uma paz caminhar e observar sua natureza. Um lugar muito lindo. A gente realmente esquece da hora, dá vontade de sentar naquele gramado ao lado do lago e esquecer da vida!!!
    Theozinho curtiu demais, foi uma tarde de domingo deliciosa.
    Quero voltar lá para o piquenique! Me leva! (rs)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que alegria no rostinho dele!
    O bosque da barra é uma delicia mesmo. Ainda não levamos a Bia lá, mas assim que ela der seus primeiros passinhos com certeza levaremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane! Sim!!! Ele se divertiu demais!
      Aproveite para ir antes da sua filhota começar a andar! Porque assim vocês podem aproveitar também, sentar no gramado e curtir.

      Bjs,
      Karla

      Excluir
  3. Muito bom, queria mais opções como esta aqui em Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia!
      Em Natal tem o Parque das Dunas! Eu amava!!!!!
      Você não gosta de lá?

      Excluir
  4. Que legal! To louca pra levar meu pequeno João Antônio lá... Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita!
      Vocês vão gostar! É um ótimo passeio em família!


      Bjs,
      Karla

      Excluir
  5. Adorei sua informações e observações! Terei minha 1ª vez a família, não vejo a hora. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Deixe sua opinião depois aqui.... e seu nome também! ;)

      Abs,
      Karla

      Excluir
  6. Qual ônibus passa saindo do terminal Alvorada?
    Paga pra entrar?

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo