21 agosto 2013

Rio de Janeiro | Uma viagem à França através dos sabores

Em Junho eu estive em São Paulo para fazer uns cursos de aperfeiçoamento e conheci um Chef francês muito bacana, o David Jobert. Sua missão no curso era fazer delícias criativas com o chocolate, nada tão difícil para uma pessoa com a sua experiência.

Nas fotos abaixo, o onipresente da culinária francesa: crème brûlée de laranja, acompanhado de tulipa de chocolate com ganache de maracujá. Na foto da direita: souflé de chocolate com limão com um verrine d-e-l-i-c-i-o-s-o de morango com hortelã.




E que tal uma ilha flutuante com amendoins sobre uma sopa cremosa de chocolate com caramelo? Na foto da direita meu momento tiete. :)

Troca uma ideia aqui, uma receita acolá, e descubro que o Chef tem um atelier... no Rio de Janeiro! Fiquei muito feliz ao saber porque a maioria desses chefs feras quase sempre fica em São Paulo.

Então, com vocês, o L'Atelier du Cuisinier!

**********

O  L'Atelier du Cuisinier é um bistrô legitimamente francês encravado em pleno centro do Rio de Janeiro. Em meio à confusão e ao agito do bairro, o atelier convida quem passa pela charmosa e histórica Rua Theophilo Otoni a um momento de tranquilidade aliado à uma espetacular experiência gastronômica. A antiga casa onde está o atelier data de 1883, e poderia passar despercebida não fosse a entrada decorada com panela de bronze e maçaneta de colher de pau, que dão as boas-vindas a quem chega e já mostra de longe o que esperar.


O Chef David Jobert saiu de Vesoul, na França, e veio para o Brasil para trabalhar em 1998. Casou-se com uma brasileira e assim criou ainda mais raízes no país. Acumula no currículo diversos prêmios importantes, além de experiências no Hotel InterContinental e até mesmo no Qatar, onde comandou uma cozinha com 170 cozinheiros e 70 confeiteiros. Esse currículo todo pode impressionar, mas acreditem, o David é de uma simplicidade e de uma simpatia impressionantes. E como gosta de conversar!


Ainda em São Paulo, fui convidada por ele para conhecer o seu restaurante, mas cheguei lá pelas 14h e o almoço já estava terminando. Tudo bem... depois do almoço vem o que mesmo? Bem... quem me acompanha por aqui sabe que eu raramente dispenso um docinho. Então cheguei na hora perfeita, a da sobremesa!


Fui presenteada com o café gourmand. A apresentação, como eu já esperava, é impecável. Uma louça branca discreta para dar destaque a quem realmente importa: tarteletes de doce de leite, goiabada, creme de leite de coco e de morango com chocolate, além do super francês crème brûlée (com aquela crosta de açúcar crocante e deliciosamente perfeita), que dessa vez era de morango. Eu fui com tanta vontade nos doces que já tomei o café frio (sim, eu comecei pelos doces!). E não tenham vergonha, o doce é do tamanho exato da sua boca; é pra pegar com a mão mesmo e... ulala!

Café Gourmand

Para quem gosta, é possível se aventurar nos diversos livros expostos nas prateleiras enquanto degusta as delícias do Chef e sua equipe (por sinal muito simpática também). Nas paredes, quadros com menu em francês e toda uma decoração inspirada que faz realmente você se sentir em Paris. E voilà, o sotaque francês abrasileirado também tem o seu valor.



Para os executivos, curiosos ou amantes da boa gastronomia, o atelier atende 24 comensais por dia e tem a recepção cuidadosa do próprio David, que gosta de um bom papo com seus clientes, como eu mesma pude presenciar. O menu executivo, que diariamente é trocado, é composto por 3 mini entradas, prato principal (sempre com as opções de peixe, risoto e carne) e sobremesa, que tem sempre o mini crème brûlée, além de tarteletes, verrines ou sorvete.

Prato do dia
Para quem gosta de se aventurar na cozinha, o espaço tem o programa o "Chef por um dia". Aos sábados o David abre a sua cozinha para os amantes da alta gastronomia que desejam se aprimorar ou até mesmo aprender alguns truques dos grandes Chefs.



E para fechar este post delícia, uma informação de Outubro/ 2014: o Atelier foi eleito um dos 10 melhores restaurantes do Rio de Janeiro pelo Trip Advisor!

------------------------------------------------------------
L'Atelier du Cuisinier
Rua Teófilo Otoni, 97 - Centro/ Rio de Janeiro
Funciona de segunda à sexta, das 12h às 15h.
É necessário fazer reserva.
Menu executivo: a partir de R$ 68,00 + serviço
O ambiente conta com internet wi-fi
------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem para sua próxima viagem? Pesquise no nosso parceiro Booking.com. Você garante os menores preços e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente!

Um comentário:

  1. Demais!!!! Fico imaginando que delícia isso tudo. Que bom gosto L'Atelier!!! Uma graça!
    Gostei desta viagem, muito interessante!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo