São Miguel dos Milagres é um lugar pacato, de povo simpático e hospitaleiro. Seus moradores se encontram nas calçadas no final da tarde para jogar conversa fora e apreciar o movimento dos carros. Quem procura badalação, esse definitivamente não é o lugar.
O colorido de São Miguel dos Milagres |
Uma imensidão de tranquilidade: Milagres é assim |
Embora tenhamos passado pela cidade no final de abril/ início de maio, que ainda não é temporada de chuvas no Nordeste, pegamos dias de muita chuva e muito vento, proporcionando uma sensação térmica de 25º. Pode parecer incrível, mas sentimos um pouco de frio... no Nordeste!
Não tem muita coisa para fazer no vilarejo com chuva. E o quadro se agrava ainda mais se você estiver com crianças. Para piorar, o sinal da internet também pode te deixar na mão. Portanto, vá prevenido com livros, DVD's, brinquedos, joguinhos e livros para colorir. É uma verdadeira prova de fogo se virar sem Discovery Kids, sem internet e sem praia (e sem telefone para conversar com a vovó).
Depois das chuvas, a água do mar sempre fica um pouco mais turva do que de costume, mas continua sendo um convite ao relaxamento total. As algas também são um ponto negativo, é meio desconfortável caminhar sobre elas, mas é uma característica do litoral alagoano.
Praia do Riacho |
Mas o Nordeste não aguenta esconder o sol por muito tempo, e quando ele aparece aí a diversão é garantida! Neste caso, a recomendação é a de sempre: muito protetor solar e água!
Praia do Riacho |
Saímos de Porto de Galinhas, em Pernambuco, rumo a São Miguel dos Milagres, em Alagoas. Descemos pela PE – 060, uma estrada em bom estado de conservação, porém pouco sinalizada.
Após a divisa de Pernambuco com Alagoas, continuamos pela AL – 101 até a altura de Maragogi. Após Maragogi, pegamos a entrada que leva para Japaratinga, através de uma via estreita de paralelepípedos, cercada de casas, escolas e pessoas de moto e bicicleta pelas ruas, além de alguns trechos de terra, o que nos obriga a reduzir a velocidade e redobrar a atenção – principalmente se você passar por lá no horário de saída das escolas, como foi o nosso caso.
É um trecho belíssimo da viagem, pois o mar, protegido por um cenário natural de imensos coqueiros inclinados, está em boa parte do tempo do nosso lado esquerdo. A gente acha que não vai chegar nunca, mas é só seguir com fé, apreciando a paisagem. Se tiver tempo sobrando, Japaratinga também conta com várias pousadas bonitinhas e alguns restaurantes.
Seguimos
até a balsa que atravessa o rio Manguaba e leva até Porto de
Pedras. Desça do carro e faça algumas fotos, é lindo! Se der sorte de pegar o sol se pondo, aí é espetáculo garantido! O trajeto é rápido e tranquilo, e custou R$ 10,00. Chegando em Porto de Pedras é só continuar a estrada, margeando o litoral, e depois de aproximadamente 7km já é possível ver indicações de pousadas nas ruas transversais ao passar pelo centro de São Miguel dos Milagres.
Siga as indicações para Porto de Pedras |
Na balsa |
Se a balsa não estiver, não espere! Ligue-balsa! |
Chegando em Porto de Pedras |
++ Veja todas as fotos desta viagem no nosso Instagram @karlaalvesleal, marcadas com a #hashtag #CariocandonoNordeste
>> O Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, tem ótimos posts sobre a região. Não deixe de ler!
>> A Priscila Reis, do blog Voali, também tem dicas de Milagres com crianças.
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!
Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Quer dicas de hospedagem em São Miguel dos Milagres? Veja nossas sugestões no nosso parceiro Booking.com. Você garante os menores preços e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente!
Quer dicas de hospedagem em São Miguel dos Milagres? Veja nossas sugestões no nosso parceiro Booking.com. Você garante os menores preços e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente!
Fico imaginando este lugar lindo! Quero conhecer também.
ResponderExcluirAH, e o irmão dele também, o São Miguel do Gostoso, no RN. rsrs
São Miguel está bombando, tanto o Gostoso quanto o dos Milagres! rs
ExcluirBeijos :)
Delícia de lugar. Adoro.
ResponderExcluir