13 janeiro 2015

Cânions de Xingó: o deslumbre das águas emparedadas do Velho Chico

Por alguns minutos fiquei olhando para a tela do computador sem saber como iniciar este post. Mas como pode um lugar tão inspirador me deixar sem palavras? Não sei explicar. Conhecer os Cânions de Xingó foi uma das emoções mais fortes que já vivi. É o tipo do lugar que todo brasileiro deveria ter a chance de conhecer um dia. É um cenário indescritível!

Cânions de Xingó
O ponto de embarque dos catamarãs é no bar e restaurante Karranca's, que fica em Canindé de São Francisco, em Sergipe. Antes de embarcar fizemos a imperdível visita à Usina Hidrelétrica de Xingó; é tudo bem pertinho e tranquilo de chegar - só cuidado para não se atrasar, pois o visual do caminho pede algumas paradas para fotos!

Karranca's e sua "praia fluvial"

Lá no Karranca's o turista encontra uma boa infraestrutura para aproveitar enquanto o catamarã não sai: banheiros, lojinha de artesanato, guarda-volumes, além de uma agradável "praia fluvial" (você também pode deixar seu almoço reservado para a volta do passeio). Para os mais aventureiros, é de lá que sai o passeio de helicóptero para sobrevoar os cânions, que deve ser incrível (mas ainda não tive coragem).

Catamarãs

Após o embarque dos passageiros, o catamarã parte ao som de música regional e com um guia com voz de locutor sensual. E se ao final você se empolgar com tanta música arretada de boa (assim como eu!), pode comprar o CD com a trilha sonora do passeio (R$ 5,00). O serviço de bordo oferece espetinhos de "boi" e de frango com farofa e vinagrete de tomate, pastéis (acabam rápido), cerveja, refrigerante e caipirinha.

Quase chegando o momento tão esperado!!

Eu sempre desejei muito fazer esse passeio, e não posso negar que foi uma emoção muito grande navegar pelo Velho Chico e entrar nos Cânions. E pra abusar ainda mais da minha sensibilidade, o "DJ" do barco ainda capricha! Meio cafona, eu sei, mas tem que entrar no clima! Fiz esse vídeo para vocês verem um pouquinho como é... só não reparem pois cortou no final. :(




No percurso, encontramos imagens de São Francisco espalhadas em pequenas grutas. O guia disse que fazem procissão até uma dessas imagens no dia de São Francisco de Assis. Deve ser lindo!

Subindo essa escada tem uma imagem de São Francisco de Assis

Xingó é água que corre entre as pedras, mas a calmaria do Velho Chico era de uma paz singular. Queria poder ficar ali por horas contemplando tamanha beleza; é realmente muito difícil traduzir em palavras a emoção que este lugar me proporcionou.

Um visual surpreendente e deslumbrante


Esse é o ponto de apoio onde o catamarã atraca para os turistas poderem desfrutar mais um pouquinho desse paraíso.

Ponto de parada durante o passeio


Chegando ao ponto de apoio, existe a opção de pegar uma pequena embarcação e ir até a Gruta do Talhado. É um passeio de aproximadamente 10 minutos e custou R$ 5,00 por pessoa. É rápido e é pago à parte, mas vale a pena. Tirando a voz curiosa do Theo no vídeo, sintam a calmaria deste lugar.




Uns vão, outros vêm...na Gruta do Talhado

O Cânion do Rio São Francisco é o 5º maior do mundo e possui formações rochosas de mais de 150 metros de altura. O lado de Xingó, onde está situado, chega a 200 metros de profundidade.

Ouvindo o barulho do silêncio na Gruta do Talhado


As imagens de São Francisco emocionam, e a perfeição das paredes de pedras impressiona. A sensação é que alguém passou ali antes e talhou tudo a mão cuidadosamente. Mas não... foi tudo obra da perfeita natureza (ou de alguém bem mais poderoso que ela).



Nesse ponto o catamarã fica por aproximadamente 1 hora, e os turistas podem aproveitar para se refrescar nas águas límpidas  e esverdeadas da área demarcada do rio São Francisco, uma espécie de piscina natural. Uma parte dela dá pé, e na área maior tem mais profundidade. Lá também funciona um bar com bebidas, biscoitos, doces, artesanatos e serviço de fotógrafo.

Eu, Theo e o Velho Chico - preciso confessar: eu tive medo de piranha (aquele peixe, sabe?!)

É um passeio deslumbrante, daqueles que a gente volta com a alma mais leve. Se pudesse escolher, teria feito com um barco exclusivo, fazendo nosso próprio horário, mas obviamente os preços subiriam absurdamente. Mesmo com o catamarã, recomendo a experiência. Esse é um lugar que você não pode morrer antes de conhecer!

> Nós ficamos hospedados em Piranhas/ AL, mas para fazer este passeio você também pode ficar em Canindé de São Francisco, do lado de Sergipe. São duas cidades muito próximas, mas preferimos a história e o charme de Piranhas. Clique aqui para ler outros posts desta viagem - Cariocando no Nordeste 2014.

>> É um passeio perfeitamente viável com crianças. Recomendo apenas levar lanche e bebida para aguentar a duração do passeio.

>>> Não esqueça: muito protetor solar!

------------------------------------------------------------
M.TUR
(82) 9986-2038/ (79) 9972-1320
Horários de saída do passeio: 11h30 - 14h30 (na alta temporada há outros horários)
> Não há passeio às segundas
>> Peça informações sobre reservas do passeio na sua pousada.
------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem em Piranhas/ AL? Pesquise no nosso parceiro Booking.com. Você garante os menores preços e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente!

Um comentário:

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo