Eu costumo dizer que tenho o melhor trabalho do mundo: viagens e chocolate! Fala sério... tem coisa mais gostosa do que viajar e comer chocolate? Ops... no meu caso, "fazer" chocolate! E como uma pessoa que trabalha com esse que é considerado o alimento dos deuses, nada mais sonhado do que conhecer a origem de tudo, ou seja, uma fazenda de cacau.
Durante muito tempo alimentei o desejo de voltar à Ilhéus, na Bahia, não mais apenas com o olhar de turista, mas com o olhar atento e curioso de quem se interessa verdadeiramente pelo assunto. Eu sou uma apaixonada pelo mundo do chocolate, não precisa me conhecer muito para perceber. E sempre procurei entender e estudar muito sobre o meu trabalho, ir bem além da degustação. E para dar vida a tudo isso nada melhor do que aliar a essa sede de conhecimento uma deliciosa viagem a Ilhéus, a terra do cacau - e também do chocolate! E o período escolhido para isso foi durante o 7º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, um evento que apresenta toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate.
A Fazenda Riachuelo é um lugar mágico, onde podemos ver de perto todas as etapas de produção desde o cultivo do cacau até a embalagem. Lá ganham vida os chocolates da marca Mendoá, que se destacam pelo elevado percentual de cacau em sua formulação. Na ocasião da minha visita, a Mendoá lançou sabores como chocolate 60% cacau com gengibre, 99% Nigro (praticamente um remédio!), 70% cacau com pimenta e 80% cacau com nibs, que são as amêndoas do cacau trituradas, torradas e incorporadas ao chocolate, proporcionando uma agradável crocância.
- Muito prazer, cacau -
#comitudo |
Fomos gentilmente recebidos por Raimundo Mororó (ou simplesmente "seu Mororó"), gerente da fábrica de chocolates. Ele nos acompanhou do início ao fim, explicando tudo pacientemente. Antes mesmo de ver o cacau preso aos troncos das árvores, protegidos à sombra da Mata Atlântica (a esse sistema de plantio dá-se o nome de cabruca), é possível ver centenas de frutos já colhidos, dispostos em caixotes prontos para serem lavados.
Aqui nesta sala o aroma é incrível (e inesquecível), e os funcionários, muito atenciosos, deixam a gente provar na hora essa delícia que também é a polpa do cacau.
>> Clique aqui para pesquisar hotéis em Ilhéus
>> Clique aqui para pesquisar hotéis em Ilhéus
Após a lavagem, o cacau é "quebrado" e é feita a cuidadosa retirada das amêndoas, como são chamadas as "sementes" do cacau.
Qualquer corte de facão já descarta na hora a amêndoa machucada, é um processo extremamente rigoroso, pois esse é um cacau fino, de origem controlada, e que dará origem a um chocolate também fino, ou "chocolate tropical premium", como eles denominaram. É um cuidado semelhante ao que recebem os vinhos, considerando o "terroir" de cada região e por aí vai...
Após a quebra as amêndoas passam pelo processo de fermentação, uma etapa fundamental na formação do sabor e do aroma do chocolate. Essa fermentação acontece em "cochos" de madeira cobertos, onde as amêndoas são revolvidas durante o período em que ficam lá.
Cochos de fermentação |
Tábua de avaliação das amêndoas |
Cacau, te amo! |
>> Clique aqui para pesquisar hotéis em Ilhéus
Mata Atlântica do Brasil sil sil |
Mas nem tudo foi só alegria. A vassoura-de-bruxa foi um fungo devastador que dizimou as plantações de cacau no final da década de 1980, e eu pude ver de perto os frutos que não escaparam desta praga. Hoje a lavoura cacaueira ainda não está 100% livre dela, mas é tudo mais controlado.
- Uma fábrica de chocolates como deve ser -
Esqueça Gramado, Penedo ou Campos do Jordão... aqui a brincadeira é séria, ou pelo menos mais completa. Pela primeira vez eu pude ver, de verdade, toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, passando também pela embalagem.
Não são apenas aquelas máquinas com chocolate escorrendo e fazendo todo mundo babar não. Aqui a gente vê a amêndoa do cacau sendo processada, recebendo outros ingredientes até chegar ao chocolate. E você aí achando que era só derreter e colocar no molde, né?
Moça, me dá unzinho? |
Toda a fábrica possui corredores envidraçados, onde podemos ver tudo acontecendo ao vivo. E mesmo não tendo contato com as salas de produção, precisamos nos... transformar!
>> Clique aqui para pesquisar hotéis em Ilhéus
Todo o glamour da profissão... #sqn |
Aqui se planta, aqui se faz... e foi assim que eu conheci uma outra Ilhéus, aquela que vem mostrando ao mundo que não é apenas produtora de cacau, mas que detém conhecimento e capacidade para produzir chocolate de excelência e ganhar respeito, espaço e romper fronteiras, principalmente a do preconceito. O chocolate brasileiro vai longe, eu nunca tive dúvidas disso, e eu quero ver de perto tudo isso acontecer! :)
* Agradeço à Lívia Cabral pelo convite para participar da Press Trip do Festival. Foi inesquecível!
------------------------------------------------------------
Fazenda Riachuelo - Fábrica Mendoá Chocolates
Rodovia Ilhéus - Uruçuca, Km 15 - a 20 Km do centro de Ilhéus/ Bahia
Tel: (73) 3633-6899
www.mendoachocolates.com.br
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!
Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem em Ilhéus? Pesquise no nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.
Post maravilhoso!
ResponderExcluirVocê nos informou detalhe por detalhe de todo o processo do cacau. Fantástico!!!
Eu não tinha a menor ideia de tudo isso. Muito legal.
Realmente para você, que é apaixonada pelo chocolate, pisar e uma fazenda de cacau e descobrir todo o processo até ele virar chocolate, deve ter sido bárbaro.
Parabéns por tudo, pelas lindas fotos, pelos vídeos, pela completa informação que nos passou! Você é dez!!!
Adorei!!!
Foi uma experiência incrível e inesquecível mesmo!!!
ExcluirBeijos!
Foi uma experiência incrível e inesquecível mesmo!!!
ExcluirBeijos!