31 maio 2012

Natal | Um rodízio de culinária regional

Toda cidade nordestina que se preze tem que ter um bom restaurante que valorize a sua cozinha, a culinária da sua terra; e em Natal não é diferente. O lugar pode até não ser especializado em cozinha regional, mas vai ter sempre uma macaxeira frita ou uma carne de sol no cardápio.

* Mangai *

Um dos restaurantes 'obrigatórios' é o premiadíssimo Mangai, que eu já contei aqui antes e é um dos meus favoritos (e virou favorito da galera que vem nos visitar também!). Lá a culinária da terrinha é no esquema self-service. O prato grande é um verdadeiro perigo na hora da fome, e nem pense em fazer dieta por aqui. Deixa pra segunda-feira! A sobremesa de lá... hummm. Só consegui resistir uma única vez e a cartola é a top da lista. Sim, no Mangai a "regionalidade" vai do salgado ao doce!
Mangai | Família turistando e as bandeirinhas juninas na decoração



> Foi reformado recentemente criando um amplo espaço climatizado, e tem como marca registrada o atendimento simpático e prestativo de seus "lampiões". E ainda é amigo da criança com parquinho, cadeirinha de alimentação e trocador no banheiro.

Leia nosso post detalhado sobre o restaurante clicando aqui.

* Tábua de Carne *

Outro restaurante tradicional da cidade é o Tábua de Carne, que atualmente conta com duas casas: a mais antiga no bairro de Capim Macio (próximo à Ponta Negra - o meu preferido!) e a mais nova e espaçosa que fica na Via Costeira, com um belíssimo visual de brinde. O cardápio é basicamente o mesmo, mas a unidade antiga também trabalha com o esquema de rodízio onde, além das carnes,  vários docinhos típicos como rapadura e doce de leite também marcam presença.

Unidade de Capim Macio

Parquinho ao ar livre - Unidade de Capim Macio

Buffet do rodízio - Unidade de Capim Macio

Em ambas as casas tem linguicinha, costela de cordeiro, queijinho de coalho oferecidos diretamente à mesa e vendidos por unidade. Uma verdadeira tentação. No rodízio, um farto buffet com os quitutes regionais; no serviço a la carte, indico a carne de sol à moda da casa - deliciosa. Ah! As porções são generosas; dá para dividir e às vezes ainda sobra, dependendo da fome, claro.

Linguiça de entrada - imperdível!
As duas unidades são bastante concorridas, e o natalense tem o hábito de almoçar cedo. Portanto, não perca a hora, principalmente nos finais de semana, porque 12h30 a maioria dos restaurantes da cidade já tem fila na porta. E se optar pelo rodízio, não saia sem experimentar o abacaxi grelhado e o queijo de coalho assado e lambuzado no mel de engenho... hum, até salivei!

Carne de sol na tábua - mesa farta!
> Além do atendimento atencioso de sempre, o restaurante é amigo da criança (e dos pais dela!): tem parquinho, cadeirinha de alimentação e trocador no banheiro.

* Farofa d'água *

Uma outra opção de culinária regional que experimentamos recentemente foi o Farofa d'água, especializado em frutos do mar, grelhados e culinária regional. Engraçado que moramos por um mês na mesma rua do restaurante e nunca havíamos comido lá. Das três opções é o mais caro e fica em terceiro lugar na nossa opinião.

Fica estrategicamente localizado em frente à Feirinha de Artesanato de Ponta Negra, e por isso é muito concorrido, pois além de oferecer traslado aos clientes/ turistas, fica próximo a diversos hotéis.

Para começar, já colocam logo a protagonista da macaxeira perfeita: a manteiga do sertão. Calórica? Magina...



Torradinhas quentinhas e crocantes para distrair o Theo enquanto os adultos devoravam as patolas de caranguejo.


Pedimos 900g de uma picanha argentina que deixou muito a desejar, mas os acompanhamentos tradicionais (feijão verde, pirão de queijo, farofa d'água, vinagrete, macaxeira frita) desempenharam bem o seu papel. Destaque para a maxixada, surpreendentemente saborosa, feita no leite de coco.



> O restaurante ficará fechado no período de 04 de junho a 04 de julho, para reformas e climatização.
------------------------------
* Mangai
Av. Amintas Barros, 3300 - Lagoa Nova
(84) 3206-3344
Funciona todos os dias, das11h às 22h
www.mangai.com.br

* Tábua de Carne
> Unidade do bairro de Capim Macio
Av. Eng. Roberto Freire, 3241
(84) 3642-1236

> Unidade da Via Costeira
Av. Senador Dinarte Mariz, 229
(84) 3202-7353

* Farofa d'água
Av. Praia de Ponta Negra, 8952 - Ponta Negra

2 comentários:

  1. Hum... é de dar água na boca. Não dá nem para dizer qual é o melhor. O jeito é conhecer todos!
    Estas delícias de Natal vão deixar saudades!!!!
    Bjs, Mammy

    ResponderExcluir
  2. Amo adoro todos eles...sou suspeita pra falar,né??kkkkkkkk..mas são uma delicia mesmo!!
    Beijooos e otimo fds!! :)

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo