01 novembro 2013

Natal | Que bairro escolher para morar?

Este blog nasceu quando nos mudamos para Natal. Desde então sempre recebemos muitas visitas, e-mails e comentários de pessoas interessadas nos passeios e programas interessantes para fazer na cidade e no Rio Grande do Norte como um todo. Mas desde que escrevi o post 10 dicas práticas para quem sonha em morar na cidade, com indicações de empresas e serviços que utilizamos em Natal, dezenas de leitores nos escrevem semanalmente pedindo dicas de bairros para morar

Então, para facilitar a sua vida, decidi escrever um post dedicado exclusivamente aos bairros de Natal, com o objetivo de ajudar você na hora de escolher um bairro para morar. Durante nossa passagem pela cidade, moramos em 3 bairros diferentes: Ponta Negra, Alecrim e Tirol. Obviamente não conheço os outros bairros como moradora, mas conheci como turista ou como cliente de estabelecimentos. Para me ajudar nesta missão, convidei alguns queridos colegas e blogueiros, natalenses da gema e de coração.


Se tiverem alguma dúvida, por favor escrevam na caixa de comentários! 

Ponta Negra (nossa opinião)
Ponta Negra foi o primeiro bairro em que moramos em Natal. Enquanto aguardávamos a casa funcional a que meu marido tinha direito, alugamos um apartamento por temporada, todo mobiliado, na Avenida Praia de Ponta Negra, exatamente em frente à padaria Pão & Cia e paralela à Av. Roberto Freire (a avenida dos hotéis e restaurantes). 

Para entender Ponta Negra | Digamos que a zona turística de Ponta Negra é "dividida em duas": a parte "alta" é a da Avenida Engenheiro Roberto Freire, onde existem diversos hotéis e restaurantes. É uma área mais tranquila de caminhar, tanto de dia quanto à noite, pois tem muito movimento de carros e turistas por conta das feirinhas de artesanato que têm por ali.

A parte "baixa" seria a parte da orla, onde andando para o lado direito você chega ao pé do famoso Morro do Careca. Para chegar até a praia é preciso descer algumas ladeiras, onde ficam também alguns hotéis, mas eu particularmente não recomendo descer à pé, muito menos à noite. Caminhar no calçadão também exige cuidado, pois é uma área essencialmente turística, e como turistas chamam a atenção (dinheiro, câmeras etc), é bom ficar atento. Lá você encontra lojas de souvenirs, restaurantes e lanchonetes, além de alguns ambulantes.

Na terceira foto abaixo, é possível entender um pouco o que eu disse. A rua que aparece é a Av. Eng. Roberto Freire, na "parte alta". E onde está o Morro do Careca é a parte da orla de Ponta Negra, na "parte baixa".

(Da esquerda para a direita | Créditos das fotos 1 e 2: meus primos André Alves e Deborah Pequeno)

O que tem lá: padaria, farmácia, academia, salão de beleza, escola, pracinha (um pouco abandonada, infelizmente, mas as crianças curtiam), restaurantes, hotéis e pousadas, feirinhas de artesanato, boates, Praia Shopping, ponto de táxi ao lado do Vilarte (shopping de artesanato).

Pontos positivos: Caminhava todos os dias com o Theo (5 meses na época) olhando o Morro do Careca e aquele marzão lindo de Ponta Negra. 

Pontos negativos: Por ser um bairro turístico, tudo era mais caro (da padaria ao restaurante a quilo). Eu achava lindo o visual, mas tinha a sensação de ser tudo meio provisório, passageiro - um bairro onde as pessoas vão e vêm o tempo todo -  e isso me incomodava um pouco. Para quem trabalha no centro da cidade, leva pelo menos uns 20 minutos até chegar lá, e no horário de pico esse tempo aumenta. Lembrando também que o natalense tem o hábito de almoçar em casa, então o trânsito na hora do almoço também fica mais intenso.

Alecrim (nossa opinião)
O Alecrim é um bairro mais simples, onde se concentra um bom comércio. Não é o centro da cidade, mas você encontra de tudo ali: loja de artigos para festas, de roupas de cama/ mesa/ banho, de móveis e eletrodomésticos, de cortinas, de artigos para casa e cozinha, e lojas de R$ 1,99. É lá também que acontece aos sábados a tradicional feira do Alecrim, onde é possível comprar (e conhecer) produtos típicos do Nordeste e de Natal (a parte das carnes é a pior rs). Para quem é do Rio de Janeiro, o Alecrim é como se fosse Madureira. É um bairro que fica morto quando o comércio fecha, e não sobra uma padaria pra contar história.

A nossa casa funcional ficava lá, e quando nos mudamos era comum moleques de comunidades do entorno entrarem nas casas para roubar chinelos, redes, brinquedos... qualquer coisa que estivesse dando sopa no quintal ou na varanda. Obviamente essa situação nos incomodou (e assustou). Moramos um mês no Alecrim e logo decidimos nos mudar. Me parece que essa situação já foi contornada e está controlada atualmente.

O que tem lá: um comércio muito bom para quem precisa montar uma casa, comprar itens para festas infantis e material escolar. Tem uma espécie de "camelódromo" (como a Uruguaiana no Rio) com diversos produtos e serviços: amolar alicate e tesoura, coisas para celular, bolsas, baterias para relógio etc. Dá até para achar castanha de caju a preços bem mais interessantes do que os praticados nas feirinhas de artesanato.

Pontos positivos: Meu marido podia ir à pé para o trabalho; o comércio do Alecrim.

Pontos negativos: o bairro fica muito deserto à noite, andar à pé ali nem pensar; a sensação de insegurança foi um ponto negativo quando moramos lá.
Comércio no Alecrim

Tirol (nossa opinião)
O Tirol é um bairro bem grande. Moramos na Rua Dom José Tomaz, uma rua pequena que faz esquina com a grande Avenida Almirante Alexandrino de Alencar, que vai do Parque das Dunas até o bairro do Alecrim. Foi muito bom morar ali. Conseguimos um apartamento ideal para as nossas necessidades, com um aluguel justo e um condomínio muito barato (comparado aos valores do RJ pelo menos). Sem falar que tínhamos perto de casa: a escola do nosso filho, um supermercado Bom Preço e outros inúmeros serviços.

O que tem nas proximidades: farmácias, escolas, sorveterias, algumas empresas, padarias (muitas!), Parque das Dunas, Mc Donald's, Midway Mall (o maior shopping da cidade), excelentes lojas de rua, salões de beleza e especializados em depilação, bares e restaurantes, supermercados, fábricas de bolos caseiros, Museu Câmara Cascudo, além de ficar perto do centro da cidade. Tinha um hotel perto da nossa casa chamado Arituba Park Hotel.

Pontos positivos: Muito perto do Midway Mall, centro da cidade, Parque das Dunas e da escola que meu filho estudou (NAC), além de todas as facilidades citadas acima.

Pontos negativos: acho que os dois pontos negativos dessa parte do Tirol que moramos eram: a ladeira da nossa rua e as calçadas esburacadas que nos fizeram até providenciar um carrinho de bebê com roda de bicicleta. 
Pôr-do-sol do nosso apê no Tirol


Petrópolis (nossa opinião)
Petrópolis é um bairro muito querido que costumávamos frequentar muito. Lindos apartamentos e casas, inúmeros bares, restaurantes, padarias e cafés cheios de charme. Eu adorava passear por ali e descobrir as coisas interessantes que o bairro esconde. Me parecia um bairro tranquilo.


Candelária - na opinião da Ana China, que é natalense e autora do blog Mãe Mochileira, Filho Malinha

Por Ana China

"Moro em Candelária há aproximadamente 9 anos, e confesso que meu coração se divide ao meio por esse bairro. Metade adora, metade acha que ele precisa melhorar! Nasci e cresci na praia, cercada de muito verde e ia para a praia a pé, por ruas extremamente arborizadas... e então morar em um bairro extremamente urbano e "comercial" me causou uma certa estranheza a princípio, mas a facilidade de ser próximo a tudo foi me conquistando aos poucos.

Candelária é um bairro extenso e ganha pontos para quem não quer perder muito tempo com trânsito ou percorrer grandes distâncias para resolver o lado "prático" da vida: aqui tem tudo! Um dos maiores e principais shoppings da cidade fica aqui (Natal Shopping), bem como supermercado (Carrefour). Escolas, agências dos correios, agências bancárias, floricultura, auto escola, farmácia, academias, loja de material de construção, jardinagem e padarias. Tem de tudo. Facilita, sem dúvida. Mas ainda sinto uma falta absurda das praças e das árvores, do verde e da natureza.

O bairro é enorme e é "cortado" ao meio por uma das principais avenidas da cidade: a Prudente de Morais, avenida esta que praticamente leva você aos principais locais da cidade. o lado do bairro que eu moro é mais "habitacional", com mais residências do que centros comerciais, mas ainda assim é perto de tudo. Existem sim algumas praças no bairro, mas elas estão infelizmente entregues ao descaso. O mato toma conta, brinquedos e lâmpadas quebrados e abandonados, o que acaba sendo um "convite" para se tornar uma área insegura e perigosa em determinados horários.

Falta um olhar mais carinhoso da Prefeitura para este bairro, que ao meu ver cresceu tanto como centro comercial e deixou de lado um pouco o lado "humano" de que um bairro necessita. Talvez quem more em apartamentos aqui do bairro essas pequenas coisas passem despercebidas, e talvez justamente por isso cada vez mais esquecidas pela Prefeitura e por vezes por seus próprios moradores, uma vez que hoje em dia dentro do seu condomínio você encontra seu lazer, como quadras, áreas verdes etc, que é justamente o que eu sinto mais falta. Afinal, quem mora em casa sente falta disso no bairro: de áreas onde se possa passear, ter contato com o verde, descansar e praticar esportes!

Sempre que me questionam sobre o meu bairro, eu confesso que é perfeito para quem mora em condomínio, porém precisa melhorar para quem mora em casas. Mas confesso também que toda vez que alguém me pergunta do que eu gosto aqui do bairro, além de ser próximo a tudo? Bom, de cara eu lembro que mesmo que a gente não veja mais tantas crianças brincando nas ruas, que mesmo entre tantos comércios e etc os moradores todos se conhecem e se cumprimentam nas ruas, que pela manhã cedinho na minha porta a gente ainda vê pessoas de bicicleta vendendo bolo, pela tarde ainda tem sorveteiro nas ruas, vendedor de tapiocas batendo na porta que nos conhece até pelo nome!! E isso me dá uma certa nostalgia gostosa de "cidade de interior", coisa cada vez mais rara hoje em dia e que eu aprecio muito.

Candelária precisa sim de um olhar mais atento para resgatar suas praças e sua quadra de esportes, é preciso que se lembre que aqui não existem apenas lojistas e centros comerciais, existem também famílias que gostam do lugar em que vivem e que acham que o bairro poderia sim ser mais cuidado!"


Candelária - na opinião do Jodrian Freitas, autor do blog Aventura Mango

Por Jodrian Freitas

"Moro no Bairro de Candelária, na Zona Sul de Natal. É um bairro bem servido em termos de comércio (próximo ao Natal Shopping e vários supermercados - Sam's Club, Nordestão, Carrefour, Hiperbompreço). A verticalização vem tomando o espaço das casas que ainda são maioria. O bairro também se beneficia do acesso por duas importantes vias da cidade: a Av. Prudente de Morais e a Av. Salgado Filho. Para os que se interessam pela Copa, é perto da Arena das Dunas".

Bairro de Candelária

Areia Preta e Alecrim - na opinião de Gabriela Paraizo, que é carioca e atualmente está morando em Natal

Por Gabriela Paraizo

"Quando vim morar em Natal, inicialmente escolhemos o bairro de Areia Preta. É um bairro muito pequeno logo após a Via Costeira, e de prédios nobres. Escolhemos o local simplesmente pela vista diretamente do mar, inclusive todos os prédios do bairro a vista da praia é maravilhosa, com um lindo pôr e nascer do sol. Porém é um bairro residencial, não tem escolas, padarias, mercados por perto, o pouco comércio fica a uns 500 metros e é voltado para os turistas, com feiras de artesanato e comidas típicas. O lado negativo desse bairro é que existe uma favela atrás dos prédios chamada Mãe Luiza, e infelizmente já existiram alguns furtos no calçadão, apesar de existir policiamento.

Atualmente moro no bairro do Alecrim, que é um dos bairros mais antigos de Natal, composto por casas e não existem prédios altos. O bairro, apesar de antigo e sem opções de lazer, comporta o maior mercado popular de Natal, onde é possível comprar comidas típicas, utensílios para casa e utilidades diversas, tem feira de rua e mercados grandes. O bairro tem diversas escolas, creches, cursos de inglês, mas não possui opções de restaurantes e bares para frequentar à noite. O bairro é movimentado no período do dia, à noite é um bairro escuro e muito pouco movimentado e policiado".

Lagoa Nova - na opinião da moradora Trícia Rosado

Por Trícia Rosado

"O bairro de Lagoa Nova está localizado na zona sul de Natal, limita-se ao norte com os bairros do Tirol, Lagoa Seca e Alecrim; ao sul com os bairros de Candelária e Capim Macio. Cortam o bairro as avenidas mais importantes da cidade, a Av. Sen. Salgado Filho, Av. Prudente de Morais e Av. Bernardo Vieira.

É um bairro com muitas casas ainda e prédios novos. Possui uma pequena área para caminhada que se chama Bosque das Mangueiras. Possui colégios como CEI, Lápis de Cor, Impacto e duas unidades da Universidade Potiguar, sendo uma na Rua Nascimento de Castro e outra na Avenida Salgado Filho. Padarias como Mercato, Gosto de Pão e São Miguel; farmácias de várias redes e supermercados como Hiper Bom Preço, Nordestão e Extra.

Estamos muito próximos do Shoping Midway e da Arena das Dunas, estádio dos jogos da Copa. Em frente à Arena está sendo construído o primeiro Hotel Ibis da cidade. Neste bairro temos ainda um Hospital, chamado Promater, com urgência pediátrica, inclusive. Agência dos Correios, bancos como Caixa Econômica e Banco do Brasil estão estabelecidos aqui. O bairro é central e possui boa infraestrutura, temos acesso a vários serviços e estamos próximos a muitos outros".

Parnamirim - na opinião da moradora Ana Paula Félix

Por Ana Paula Félix

"Parnamirim é considerada uma cidade dormitório. Devido à proximidade com a capital, as pessoas trabalham em Natal e moram aqui. Temos muitas escolas tanto particulares como municipais e estaduais, várias farmácias, padarias, supermercados de pequeno e grande porte como é o caso do Super Fácil e Max Atacado, e um hospital regional.

O bairro mais conhecido do município é o Cohabinal, onde fica a Câmara Municipal, o Parque Aluízio Alves e o Planetário. Parnamirim cresceu muito nesses últimos anos e podemos contar com um comércio bem diversificado, com lojas de grande porte como Lojas Americanas, Casas Bahia, Insinuante, entre outras. Contamos ainda com o Aeroporto Internacional, que fica aqui em Parnamirim, ao lado da Base Aérea.

Pontos positivos: Parnamirim, apesar de crescer, continua com aquele ar de interior, muitas famílias se conhecem e mantém o hábito de ficar conversando nas calçadas. Temos a facilidade de ter um aeroporto internacional, praias belíssimas e uma Escola Federal (IFRN)

Pontos negativos: como toda cidade de médio a grande porte, Parnamirim sofre com a violência, falta de policiamento, a saúde é precária apesar do município contar com um  hospital regional, que vive sempre superlotado. Temos algumas UPAS mas as mesmas estão abandonadas. Mas acredito que isso não é um problema só de nossa cidade e sim de todo o Brasil".

Parnamirim - na opinião da moradora Karla Geovanna Silva

Por Karla Geovanna Silva

"Moro em Parnamirim há 6 anos. Ela tem suas características de "cidade dormitório", a maioria das pessoas trabalha na capital Natal e vão aos seus lares para ''dormir'' he he he. O meu caso, é claro! Mas ao longo desses 6 anos, a cidade conhecida também como "Trampolim da Vitória" evoluiu demais da conta, principalmente no aspecto imobiliário.

A Prefeitura investe bem em saúde pública e escolas, as ruas na sua totalidade são calçadas e asfaltadas. No meu caso, no bairro Rosa dos Ventos, tem tudo perto: farmácias, supermercados etc. Vários bairros novos foram criados justamente por causa dessa expansão imobiliária, mas ainda não encontramos a facilidade de "tudo perto".

Finalizando, gosto muito de Parnamirim, é realmente aconchegante e já estamos sentindo as dificuldades das grandes cidades, principalmente em relação ao trânsito e à segurança. Venham e conheçam Parnamirim!!"


******************
Agradeço imensamente a todas as pessoas que gentilmente toparam colaborar com este post, enviando sua opinião sobre o bairro onde moram. Fiquei muito feliz com a participação de vocês e com os diferentes pontos de vista, o que só enriquece este material! Muito obrigada!

Aos leitores que chegam até aqui em busca de informações para morar em Natal, espero ter ajudado um pouquinho nas suas pesquisas. Se tiverem alguma dúvida, por favor escrevam abaixo na caixa de comentários. Boa sorte!

Clique aqui para ler todo o nosso conteúdo sobre o Rio Grande do Norte!

----------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!

151 comentários:

  1. Adorei suas dicas, o Post ficou perfeito!!! Parabéns a você e a todos que colaboraram. Tenho certeza de que ajudará a muitas pessoas que querem conhecer Natal... uma cidade maravilhosa!!! Saudades de lá!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei,sem dúvida facilita para quem está tentando conhecer a cidade além do turismo!! Obrigada pelo convite,adorei participar!! ;) beijosss!

    ResponderExcluir
  3. Karla, seu post tá muito legal. Para nós, marinheiros de primeira viagem, as dicas farão a diferena quando estivermos por lá. Parabéns! Robson&Jani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Robson e Jani! Que bom ter vocês por aqui!
      Espero poder ajudar com nossas dicas! Tem um outro post bem legal para quem está indo pra lá também: http://www.cariocandoporai.com.br/2013/05/dicas-para-morar-em-natal-rn.html
      Qualquer dúvida é só falar! Voltem sempre! E boa sorte lá em Natal, vocês vão amar!
      Beijos

      Excluir
  4. Bom dia Karla,

    Adorei seu post. Sou de Piracicaba, interior de SP. Eu e meu noivo estamos pensando em irmos morar em Natal, pois gostaríamos de morar no Nordeste, e pesquisando sobre o assunto, fiquei entre Fortaleza e Natal, por serem capitais mais desenvolvidas dessa região. Porém, nunca fui para Natal, mas me apaixonei pelo que encontrei. Estávamos pesquisando sobre os bairros, e gostaríamos de saber se você conhece o bairro Capim Macio, vi ótimos preços de aluguéis e fica perto de outros bairros conhecidos. Sou professora, procurarei algumas escolas para trabalhar, já meu noivo é Chef de Cozinha, vimos restaurantes como La Brasserie,entre outros para ele trabalhar que ficam em Ponta Negra, porém já li em seus comentários sobre morar em Ponta Negra. Em relação a mobiliar a casa, você acha que compensa comprar ou já alugar um apartamento mobiliado? Obrigada desde já pelo post.. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karen! Obrigada pela visita e pelo comentário!
      O bairro de Capim Macio também é bem localizado, tem um pequeno shopping perto e comércio.
      Inclusive um leitor do blog que procurou dicas sobre Natal voltou para contar que já se mudou e escolheu justamente Capim Macio para morar, e está muito satisfeito. O comentário dele está no post sobre as 10 dicas práticas para morar na cidade.
      Sobre mobiliar ou comprar lá, aí acho que vai depender das suas intenções. Você pretende morar por um tempo ou ficar de vez? Qualquer dúvida é só falar!
      Volte sempre!
      Abraços,
      Karla

      Excluir
    2. Morei em capim macio um pouco mais de um ano, o bairro é ótimo e estou com saudades de lå, bairro chic com tudo de bom, recomendo o bairro pois é bom mesmo.

      Excluir
  5. Bom dia Karla, vamos para Natal final de Dezembro e estamos vendo um imóvel para alugar na imobiliária Habitacional. Ele fica em Barro Vermelho, na Rua Julio Moreira, quase de esquina com a Prudente de Moraes. Só vimos as fotos do apartamento e gostamos, porém alguns amigos aqui no RJ disseram que próximo ao centro fica meio deserto à noite. Vi seus comentários sobre alecrim e Tirol. Barro vermelho fica entre os dois. Esse apartamento que vimos fica umas duas quadras da rua de Tirol que você morou, acho que é quase na fronteira dos bairros. Você acha deserto ali perto da Av. prudente de Moraes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce! Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu não lembro dessa sua rua exatamente, e realmente quanto mais próximo do centro, mais deserto fica à noite.
      Mas se for mais para o lado de onde nós moramos e ainda mais pertinho da Prudente de Morais, não acho ruim não, pelo contrário. A Prudente é super movimentada e tem um comércio ótimo.
      Qualquer dúvida é só falar!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
    2. bom dia sou aposentado e moro em minas gerais e é só eu e minha esposa e estamos pretendendo morar em natal só que quero alugar um kitnet mobiliado por 3 meses pra ver se vamos nos adaptar já conhecemos natal mas ficamos poucos dias e nao dá pra saber se vamos nos adaptar e se adaptarmos vamos vendermos imovel aqui e comprar em natalvc sugere algum bairro bom proximo a praia de ponta negra?

      Excluir
  6. Aceui muito legal seu site.

    Sou da Argentina e estou aqui em Natal agora mesmo, já tinha visitado a cidade em 3 oportunidades, mas agora estou fazendo minha residencia para vir a morar mesmo.

    Me ajudaram suas dicas.

    Também já tinha morada no RJ que eu acho muito lindo

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo! Muito obrigada pela visita! Fico feliz por saber que nossas dicas foram úteis! :)
      Volte aqui depois para compartilhar sua experiência como morador de Natal!
      Sorte na sua mudança!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  7. Com relação aos melhores point da cidade as informações são interessantes, contudo, atinente a escolha de um bom bairro para se morar, deixa a desejar. As informações são muito limitadas, não informando quais melhores bairros para se estabelecer na cidade. O blog é mais ou menos, todavia, faltam informações de grande relevância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Liga da Justiça! Obrigada pela crítica. Infelizmente não é possível agradar a todos, mas fico feliz por agradar a maioria, pois os comentários e e-mails que recebo diariamente são sempre positivos.
      Que tipo de informações você gostaria de encontrar? Quais informações você considera relevantes e não foram citadas? Dê exemplos, por favor.
      Note que as experiências acima são de pessoas que moram ou moraram nos bairros, ninguém melhor que elas para falar sobre o lugar.
      Atc,
      Karla

      Excluir
  8. Olá Karla,

    Sou de São Paulo/SP e estou querendo me mudar para Natal ainda neste mês para morar em uma kitinete.

    Para quem vai morar sozinho, vai precisar procurar um emprego e não tem carro, qual é o melhor bairro para morar no início? Você tem alguma dica?

    Com relação ao emprego, sou formado em turismo e certamente é mais fácil para mim encontrar um trabalho nesta área, mas eu não vejo problemas em trabalhar com outras coisas também. Estou mais em busca de tranquilidade!

    Agradeço desde já pela atenção! E parabéns pelas postagens feitas sobre Natal.

    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato! Seja bem-vindo!
      Acho que o Tirol pode se encaixar bem nas "condições" que você citou acima, pois tem uma parte deste bairro que fica bem próxima do centro da cidade.
      Para pessoas da área de turismo, acho que a hora é essa!
      Boa sorte na sua mudança e volte sempre!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  9. Estou decidida a morar em Natal, vou ficar uns 30 dias de ferias para conhecer e verificar os melhores lugares para morar, claro quero um lugar que tenha mais segurança possível. Gostei das dicas quanto aos bairros, irei visitá-los quando chegar ai. Outro fator importante e´saber quanto a arranjar trabalho, como esta esse mercado? E quanto a montar um comércio?

    ResponderExcluir
  10. Oi, muito legal a iniciativa de vocês em divulgar estas dicas no blog, parabéns! Eu moro em Foz do Iguaçu/PR, e em abril ou maio, vou morar em Natal. Eu gostaria de saber se é tranquilo morar em casa ou se é melhor ir para um apartamento. Meu interesse são os bairros Lagoa Nova ou Capim Macio. Obrigada :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Josi! É sempre bom ajudar! :)
      Olha, esses bairros que você citou são bem legais, porém a minha experiência com casa em Natal não foi legal. Mas temos que considerar que foi no bairro do Alecrim, um bairro essencialmente comercial e muuuuito simples e carente.
      Eu morei quase que a vida toda em apartamento e confesso que me senti bem mais segura lá em Natal depois que saímos da casa.
      Boa sorte!!!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  11. Olá Karla,Gostaria de saber os preços dos alugueis nesta zona que você morou, algo pequeno para viver, sem grandes luxos, simples mesmo! Desde de já agradeço.
    Atentamente, Edileusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edi!
      No período em que vivemos lá (2011 - 2012) o aluguel mais o condomínio girava em torno de R$ 1.000,00.
      O bairro era ótimo e com muitas facilidades!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  12. Olá Karla ... Agradeço pela sua dedicação a este Blog, fazendo a positividade entre aqueles que buscam uma vida mais "Feliz". E que Deus lhe abençoe e lhe multiplique a felicidade que você leva as outras pessoas.
    Eu lhe gostaria de fazer uma pergunta simples, e direta. você poderia me listar os bairros, que na sua visão de pessoa que saiu de cidade grande, seria "VIÁVEL" para moradia e comércio. bairros que contenha expansão comercial, como a chegada de bancos, casas bahia, etc.

    Abraço; e que Jah ilumine seus caminhos.

    Wellington S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wellington!
      Poxa, muito obrigada pelo comentário carinhoso! É sempre uma alegria poder ajudar!
      Dentro desses parâmetros que você citou, acho que Tirol, Candelária, Petrópolis, Lagoa Nova atenderiam bem.
      Boa sorte na sua escolha!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  13. Olá Karla.
    Nossa, você nem imagina como fiquei feliz por encontrar seu blog com dicas preciosas para quem quer ir morar em Natal, como é o meu caso.
    Estive em Natal em agosto de 2012, quando passei 8 dias hospedada na pousada do SESC - Ponta Negra e ADOREI!!!
    Explorei a cidade, saindo dos parâmetros de turista, fui ao centro, fiz compras, fui à banco, ao Extra, peguei ônibus lotado no horário de pico e nada tirou meu encantamento pelo lugar.
    Sou de São Paulo (paulistana da gema...rsrs..), moro num bairro central - Vila Buarque - e adoro minha cidade, apesar de...
    Mas quando conheci Natal me apaixonei e, decididamente, meu projeto de vida para daqui 2 ou no máximo 3 anos é me mudar para lá.
    Como já moro numa megalópole cheia de problemas, insegurança, caos no trânsito, poluição, etc, acho que não vou ter muita dificuldade de adaptação, né? Até porque, pelo que pude sentir, o povo nordestino é muito caloroso.
    Quero te agradecer pelas preciosas dicas e espero poder dar as melhores notícias sobre minha nova empreitada. Afinal, já estou com 54 anos e penso que é melhor viver 20 anos com maior qualidade de vida, do que 30, 40, no estresse total.
    Obrigada de coração pela sua boa vontade em nos ajudar.
    Mega abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lídice!!! Poxa, eu é que fiquei feliz e emocionada com as suas palavras!
      Muito obrigada mesmo pelo carinho! :) São depoimentos como o seu que me dão gás para continuar a escrever e tentar ajudar um pouquinho às pessoas! :)
      Realmente o povo nordestino é muito caloroso e acolhedor, tenho ótimas lembranças do período em que vivemos lá! Quero notícias sim, viu?
      Boa sorte na mudança!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  14. Olá,
    Muito bom o seu blog.
    Sou de SP e vou trabalhar em Natal. Precisaria morar não muito longe do Aeroporto. Qual bairro você me indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno! Seja bem-vindo ao blog! Obrigada pelo elogio! :)
      Para ficar mais perto do aeroporto, talvez seja interessante você procurar algo em Parnamirim.
      Abs,
      Karla

      Excluir
  15. Bom dia Karla, estou decidida a morar no Rio Grande do Norte, de preferência á beira mar. Procuro qualidade de vida pra minha família, achei seu blog e simplesmente ADOREI, pois você ajuda e muito pessoas como eu que procuram informações sobre localidades. Pois bem Karla estamos com muitas dúvidas, pois alguns corretores sempre nos mandam casas ou terrenos em Areia Branca ou Touros, achei muito longe, pois tenho 3 filhos e logo estarão na faculdade e a distância me assustou um pouco. Mas pesquisei mais e vi que tem algumas praias mais próximas de Natal, na sua opinião é melhor morar em que praia? Nosso objetivo é ter nosso próprio negócio voltado á turistas.
    Desde já agradeço seu tempo e disposição em ajudar. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anderson! Seja bem-vindo ao Cariocando e obrigada pelo comentário carinhoso! :)
      Areia Branca eu não conheço/ não lembro... conheço Areia Preta, mas acho meio perigoso ali.
      Touros é muuuito longe de Natal mesmo, lá no Cabo Calcanhar, literalmente onde o vento faz a curva! rs
      Em Natal tem a praia de Ponta Negra, a mais conhecida. Se você quiser sair um pouco desse agito, Búzios e Cotovelo são uma boa opção, pois não ficam tão longe assim.
      A minha favorita é Camurupim, que fica depois.
      Boa sorte na sua escolha e volte aqui para compartilhar depois!
      Abs,
      Karla

      Excluir
    2. Não more em casa nessas praias mais distantes, melhor apartamento em cutuvelo, Pirangi ou mesmo em Ponta Negra!

      Excluir
  16. Oi Karla Boa Noite, amei seu blog, eu tbm estou querendo ir morar em Natal quero um apto (moro sozinha acho mais seguro) mas que seja bem proximo a praia (preciso caminhar) kkkkk sou manicure e depiladora, portanto fica facil conseguir trabalho (eu acho) kkk que bairro vc acha legal? e que os imoveis nao sejam tao caros! beijos obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Filha triste! (Não fique triste!)
      Seja bem-vinda ao Cariocando!
      Perto da praia e com algum comércio no entorno (inclusive salões de beleza) eu penso em Ponta Negra, mas com certeza lá os imóveis são mais valorizados porque é turístico.
      Mas se você morar no Tirol, por exemplo, ficará bem pertinho do Parque das Dunas, que é uma delícia para caminhar. Temos post do Parque aqui!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  17. Ola' Karla, antes de tudo obrigada pelo blog que nos da' a possibilidade de curiosar e compartilhar experiencias... e isso e' muito legal. Estou querendo voltar ao Brasil( moro na Itàlia) e estou pensando em Natal ou litoral do Rio de Janeiro como Cabo frio, Bùzios ou similares. tenho tres filhos e isso influi porque busco segurança, uma educaçao escolar decente e tudo que possa ser necessario para uma familia de 5 pessoas ... entao tentariamos algum pequeno empreendimento no turismo ou comercio visto que aqui trabalhamos jà com o pùblico na area de farmacia.
    E' isso...
    Bjos
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jani!
      Obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso!
      Nós gostamos muito de Natal e acho que se encaixaria perfeitamente no que você quer.
      Búzios é linda e perto do Rio, mas é uma cidade muito cara. Cabo Frio não é tão cara assim e se desenvolveu muito, e com isso cresceu demais e parece até quintal do RJ. rs
      Boa sorte na sua decisão! Volte sempre!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  18. Estou aposentando daqui a um ano e meio ou dois. Com certeza irei morar em algum desses bairro citado acima

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é Vaneila.Descobri hoje o Blog e amei!!Moro em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Eu e meu marido passamos férias em Natal e estamos decididos a morar lá. Já pesquisamos alguéis e os valores são bem mais em conta. Nossa única dúvida é com relação às escolas de educação infantil, pois temos uma filha de 3 anos. Quanto você pagava na época?São de turno integral?Obrigada e parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vaneila! Seja bem-vinda ao Cariocando!
      Na época a gente pagava cerca de R$ 550 por 6 horas, incluindo o jantar. Muuuuuito mais barato do que no RJ!
      Existem escolas de turno integral sim. Tem bastante opção por lá, não se preocupe.
      Bjs e boa sorte!
      Karla

      Excluir
  20. Olá Karla,

    Parabéns e obrigada por este blog cheio de informações úteis para quem pretende morar em Natal. Encontrei dicas valiosas aqui. Sou de Belo Horizonte, mas moro há 13 anos na Europa (Holanda) e estou decidida de vez a voltar para o Brasil, juntamente com meu marido e nosso filho de 12 anos. Após muita pesquisa, resolvemos que Natal será nossa nova morada. Estamos planejando ir em agosto deste ano, e queríamos resolver o máximo que pudermos daqui da Holanda, como, por exemplo, o aluguel de um apartamento/casa. Já até anotei o telefone da Edgar Imóveis que você indicou. Me interessei particularmente pelo bairro Lagoa Nova, por parecer um bairro bom e porque estou pensando em matricular o nosso filho no CEI. Me preocupo principalmente com o quesito segurança, principalmente por ter um filho adolescente. Você teria mais algumas dicas de outros bairros com fácil acesso a uma boa escola particular?

    Um abraço,

    Rozeni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rozeni! Obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso! :)
      Nós tivemos uma experiência positiva com a imobiliária do Edgar, espero que vocês também!
      Lagoa Nova é um bairro bom, tem bastante comércio de rua e fica próximo ao maior shopping da cidade, o Midway Mall.
      Acho que Tirol, Candelária e Petrópolis são bairros bons para morar e com boas escolas. De qualquer forma, Natal é uma cidade pequena, rapidinho a gente chega aos lugares.
      Boa sorte na sua mudança! Conte conosco!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  21. Olá Karla! Sei que isso é difícil, mas qual o bairro que considera mais seguro?
    Sou aposentada e gostaria de me mudar para Natal e morar de frente para o mar. É o meu sonho.
    Caso possa me ajudar, agradeço.
    Suas informações são ótimas!
    Obrigada, Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!
      Hoje em dia é difícil classificar um bairro como seguro, né? Mas posso te dizer que não tive problemas no Tirol, e nem vivi com sensação de insegurança, o que é muito bom.
      Morar em Natal de frente para o mar é um pouco relativo. Em Ponta Negra você até pode morar com vista para o mar, mas a orla de Natal fica "na parte baixa", com muitos restaurantes e comércio para turistas, não recomendo aquela região. Tem um condomínio chamado Duna Barcane que tem uma vista boa para o mar, em Ponta Negra. Amigos nossos já moraram lá.
      Petrópolis poderia ser uma opção ali perto da Ladeira do Sol, mas os prédios são bem luxuosos e, com isso, provavelmente mais caros.
      De qualquer forma, é tudo bem pertinho do mar!
      Boa sorte!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  22. Karla, pesquisando sobre bairros em Natal acabei achando seu blog...como nós nordestinos dizemos , vc é porreta minina!!! fez ótimos registros de vários cantos do RN...eu que sou nordestino não devo conhecer 1/10 do que vcs conheceram. Sou pernambucano , com família no interior do RN , e atualmente moro em Porto Alegre/RS. Acredito que até o fim de junho estarei de mala e cuia no RN e seu blog me deu muita vontade de conhecer mais e melhor meu nordestino maravilhoso...Gostoso , Timbau , Camurupim e os cantinhos que vc registrou em Natal...poxa , tenho muito o que fazer nos próximos meses...fuiiii, sonhar enquanto não chega o dia. Everton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Everton! Márminino, o que você foi fazer no frrrrrio do Rio Grande do Sul?? rs
      Brincadeiras à parte, muito obrigada pelo carinho e seja bem-vindo ao blog!
      Aproveite muito mesmo a sua terra, que tem coisas lindas para serem descobertas!
      Sinto muita saudade do Nordeste e sempre que posso dou uma fugida para me aquecer! :)
      Volte sempre!
      Abs,
      Karla

      Excluir
    2. Hello there
      Moro nos EUA mas quero comprar uma casa num lugar seguro em Natal para meus pais que moram em Fortaleza (na minha opiniao um dos lugares mais violentos do Br) . Eu estou entre Petropolis e Tirol... Nao moro mais em Fortaleza por causa da violencia , perdi as contas de quantas vezes fui assaltada! Enfim obrigada pelo post . Vou ficar de olho nos seus feedbacks pra ver mais comentarios sobre os bairros de Natal.

      Hattie K.

      Excluir
    3. Olá, Hattie! Bem-vinda ao blog!
      Petrópolis e Tirol eram meus bairros favoritos em Natal, ótima localização, bons prédios/ condomínios e um bom comércio.
      Boa sorte na sua escolha!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  23. Olá Karla!
    Como todos fizeram aqui, quero agradecer imensamente, de todo coração, por essa ajuda que vc dá a todos nós que estamos de mudança para Natal e não sabemos absolutamente nada sobre como é viver nesta cidade! Vc deveria ganhar um prêmio por seu altruísmo, pois, infelizmente, hoje em dia é muito difícil encontrar pessoas assim como vc!
    Lá vai a minha pergunta, rsrsrs... Vamos mudar para Natal em agosto, mas precisamos alugar uma casa, pois nós temos 2 cachorros de grande porte, uma gatinha e um filho de 12 anos que precisaria estudar em uma escola de período integral, pois eu e meu marido vamos trabalhar o dia todo. A pergunta é: Qual o bairro que vc nos aconselharia para procurar uma casa e que tenha um acesso não tão difícil para uma escola período integral?
    Obrigada!!! Que Deus a abençoe infinitamente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lícia! Seja bem-vinda ao Cariocando e MUITO OBRIGADA pelo comentário carinhoso! Na verdade quando eu escrevi este post não fazia ideia do sucesso que ele faria! É sempre muito bom poder ajudar. É a missão do blog! :)
      Natal é uma cidade pequena e de fácil locomoção, mesmo que seu filho estude em um bairro diferente do bairro que vocês vão morar, não acho que possa ser um transtorno. Eu adorei o bairro do Tirol, onde moramos a maior parte do tempo. E como frequentadora adorava Petrópolis e Lagoa Nova. São bairros com várias escolas e um bom comércio perto.
      Te desejo sorte na escolha e espero poder ajudar!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  24. Oi, Karla! Parabéns pela iniciativa! Sua publicação é de grande utilidade. Pretendo ir embora para Natal no final do ano e, certamente, seu post foi o melhor e mais completo que encontrei. Sou nordestina, sergipana, mas, atualmente, moro em Curitiba (passei em um concurso aqui) e não vejo a hora de voltar para o meu calor. Tudo indica que conseguirei uma remoção para Natal em dezembro. Já estou fazendo pesquisas sobre a cidade e suas informações me ajudaram bastante. Qualquer dúvida, volto aqui para te perguntar, viu!? kkkkkk Beijos, Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Seja bem-vinda ao Cariocando!
      Não há nada igual ao calor do Nordeste! Espero que você consiga sua transferência e que possamos sempre lhe ajudar com nossas dicas!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  25. Oi Karla,

    Adorei o blog, muito providencial pra quem é de SP e acabou de chegar de lá com vontade de voltar pra ficar!!!! hahaha

    Tenho um filho de 6 anos, uma mãe de 60, eu e meu marido de 30 e além de gostarmos da civilização rsrs....tbm amamos absurdamente o mar.......achei interessante esses bairros q vc mais cita pela facilidade do comércio, escolas, etc...

    Mas a questão é:

    Esses bairros de Tirol, Petrópolis e Lagoa nova ficam perto de alguma praia???? se sim, qual???? qual a distância?????

    Obrigada!!!!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elaine! Seja bem-vinda!
      Esses bairros ficam próximos das praias urbanas como a praia dos Artistas, Areia Preta, Ponta Negra etc.
      Não recomendo essas praias para banho. As melhores mesmo ficam um pouco mais distantes, mas como Natal é pequena e o trânsito ainda não é absurdamente caótico, chega-se com facilidade.
      Bjs,
      Karla

      Excluir
    2. Sou de Porto Alegre, gostei bastante do seu blog, já estive em Natal algumas vezes, simplesmente amo aquela terra,discordo de você quando a chama de pequena, não acho, a primeira vez que eu fui, tinha a sensação que encontraria uma cidade acanhada, mas vi uma cidade muito desenvolvida, com tudo de uma grande metrópole, gosto muito de lá e quero morar nesse paraíso. Quem pensa em morar lá eu indico os seguintes bairros: Ponta Negra, Capim Macio(Vizinho a Ponta Negra), Lagoa Nova, Nova Parnamirim, Candelária, Tirol, Petrópolis, e curtam bastante aquela brisa gostosa, muito sol e mar! Parabéns pelo seu blog.

      Excluir
  26. Karla adorei seu blog . Realmente tem muitas dicas importantes para quem não é da terra , Eu e meu marido estivemos em Natal a uns 4 anos atrás e desde lá temos muita vontade de morar no Rio Grande do NOrte ou em outro loCAL do NOrdeste que nos apresente uma qualidade de vida . Temos um filho de 3 anos . Temos amigos em Nata e Parnamirim. E sempre fiquei na minha cabeça de se fossemos e quando fossemos ir morar em parnamirim pelos preços. Que não sei se são ainda bons em termos de aluguel e comprar uma casa ou terreno e depende a parte de Parnamirim. O que gostariamos de saber é sbe Parnamirim hoje é um dos lugares melhores para se morar próximo a Natal e qual bairro de Parnamirin é melhor para se morar e mais agradável e seguro com comércio perto e linha de ônibus também. E o que nos preocupa muito também é a questão de emprego ai em Natal . Meu marido está se especializando cada vez mais na área de informática fazendo diversos cursos e tendo uma pŕática já dentro de sua área . É formado em Matemática na faculdade e também se formou para tentar outra carreira mas esta voltando para carreira antiga que lida com softwares e fazer animações , e outras coisas na área, ELE fez Técnico em Segurança do Trabalho; Trabalhou na área de construção civil mas viu que não a profissão de Segurança do Trabalho mas a construção civil é um ramo muito desgastante mais do que em muitos lugares que já trabalhou. ENfim é uma pessoa muito inteligente e bem preparada . Mas quando pesquisamos em Natal ficamos inseguros pois já não somos jovens e temos um filho pequeno. Mas se tiver algum alguma dica para dar , e souber e quizer dar algum conselho agradecemos ou alguma oportunidade realmente boa na terra. Até a ALpargatas fechou que era uma industria ótima na cidade. Agradecemos desde já e fiquem com DEus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giorgia. Seja bem-vinda!
      Infelizmente não conheço Parnamirim o suficiente para te ajudar.
      Recomendo que ele procure o Sebrae RN... de repente podem ajudar.
      Boa sorte!
      Abs,
      Karla

      Excluir
    2. Melhor bairro para morar em Parnamirim, é Nova Parnamirim, que na verdade fica praticamente dentro de NATAL, uns trinta minutos do centro da cidade!

      Excluir
  27. Oi Karla, Eu seu do Chile e eu quero viver lá, eu estou procurando um apartamento ou casa para começar minha nova vida. Onde eu posso me comunicar de chile para alugar um apartamento barato, enquanto eu olho para o final.
    fico en seus comentarios. Beijos Marcela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcela! Seja bem-vinda! Adoro o Chile, especialmente Punta Arenas. :)
      Veja este post: http://www.cariocandoporai.com.br/2013/05/dicas-para-morar-em-natal-rn.html
      Acho que pode te ajudar muito!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  28. Olá Karla. Primeiramente quero parabenizá-la por sua simpatia e dedicação. Nunca encontrei na vida um blog em que seu administrador se dá ao trabalho de responder a todos comentários e dúvidas. VC é encantadora.
    Sou de Brasília e vou prestar concurso no qual abrange principalmente o nordeste e estava a procura de uma cidade que tivesse um custo de vida menor e que fosse perto de praia. E com algumas pesquisas decidi por natal, e sinceramente VC ajudou tanto. Só senti falta em questão de valores, por exemplo: alugueis de um ou dois quartos em determinado bairro custa em média R$ ...de qualquer forma achi difícil ser mais caro que Brasília. Muuito obrigada e Deus abençoe VC e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sthefany! Seja bem-vinda!
      Muito obrigada pelas palavras!
      Em 2011 - 2012 pagamos cerca de R$ 1000,00 de aluguel e R$ 300,00 de condomínio. Obviamente estes preços são outros hoje. O bairro era o Tirol, que eu considero excelente.
      Acho que este post pode te ajudar: http://www.cariocandoporai.com.br/2013/05/dicas-para-morar-em-natal-rn.html

      Bjs e boa sorte!
      Karla

      Excluir
  29. Ola, Meu nome é Adriana, adorei ter encontrado esse blog. Eu sou mineira e vivi por um bom tempo, fora do Brasil, gosto muito do pessoal de Belo Horizonte, mas nao tenho muito o que fazer nessa cidade. Agora que eu estou querendo voltar de vez para o Brasil, estou procurando uma cidade para viver, com qualidade de vida e pessoas simpaticas. Principalmente, porque eu voltarei sozinha e a minha familia esta quase toda em Minas. Natal, me parece ser uma boa cidade para se viver. Muito obrigada por compartilhar a vossa experiência de vida, nessa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana! Espero que nossas dicas lhe ajudem.
      Bom retorno! O Nordeste é sempre muito acolhedor!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  30. Oi, meu nome é Lindalci. Amei conhecer seu blog. Gostaria de uma sugestão sua com relação ao local que podemos residir em Natal. Queremos casa de praia em condomínio fechado. Temos seis cachorrinhos yorkshire e não abrimos mão deles. Queremos um lugar onde possamos ter tranquilidade , acesso fácil a praia ,;comércio e hospitais. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Linda! Seja bem-vinda!
      Então... as sugestões que poderia te dar são as mencionadas no post acima.
      Eu morei no bairro do Tirol e gostei bastante, perto de comércio, hospital, Parque das Dunas e não tão longe de Ponta Negra assim. Natal é uma cidade pequena. Tem trânsito, mas rapidamente chega-se à orla.

      Abs,
      Karla

      Excluir
    2. Ponta Negra e Capim Macio, tem muitos condomínios de casas e também em Nova Parnamirim!

      Excluir
  31. Olá Karla, meu nome é Rick, antes de mais nada Parabéns por manter o blog por tanto tempo, já fui a Natal 5 vezes, conheço a cidade, tenho um projeto antigo de morar em Natal e começar uma vida nova c/ minha esposa, amo muito essa cidade, povó acolhedor e hospitaleiro, lindas praias, verão o ano todo, apesar de ter alguns defeitos, como praças abandonadas, canteiros centrais quebrados e sem jardinagem, e em relacso ao transito acho que o povo de natal parece que quando muntam num carro se transformam, buzinam por qualquer coisa, acho uma tremenda falta de respeito, mas tudo bem nada é perfeito, apesar de amar muito a cidade do sol e as pessoas gentis que moram lá, tenho una dúvida que está me deixando inquieto, umá vez que tenho apenas 60 dias pra resolver, o que vc acha, seria melhor morar em Natal ou em Florianopolis, que é a capital com melhor IDH do Brasil? Conheci Floripa a pouco tempo, muito bela, muito bem cuidada e organizada, mas não me identifiquei tanto qual quanto Natal....o que vc acha Nata tal ou Floripa??e também queria saber como é a saude em Natal?obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rick! Obrigada pela visita!
      Acho que não vou poder te ajudar taaanto... porque não gostei de Floripa e sou apaixonada pelo Nordeste! rsrs
      A saúde em Natal não era das melhores quando morei lá, e sinceramente não acho que deva ter mudado tanto assim.
      Acho imprescindível um plano de saúde.
      Boa sorte!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  32. Oi Karla! Sou a manu...Vi seu blog por acaso e adorei!! Caiu como uma luva... já que eu e meu marido pretendemos mudar para Natal... sou educadora física e ele engenheiro florestal, qual os bairros mais centralizados e bons de morar que você indica? Seria ponta negra??
    Outra coisa, pela sua experiência, nossas profissões são promissoras na cidade?? Obrigada.. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manu! Obrigada pela visita!
      Como mencionei acima, acho o Tirol um excelente bairro.
      Ponta Negra é turístico demais, não me agradou a sensação de "provisório" do bairro. Questão de gosto, tenho uma amiga que ama.
      Sobre as profissões, infelizmente não sei dizer.
      Bos sorte pra vocês!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  33. Oi, boa noite... Estou querendo morar em Natal e estudar turismo na unp, mas não sei que bairro morar, queria algo perto da faculdade e com comércios de fácil acesso ja que não terei moto ou carro no começo, tbm queria um bairro tranquilo sem mt violência e roubos já que vou morar sozinha! Uma outra duvida, Natal e uma cidade com mt violência? Tenho receio ja que vai ser onde vou morar sozinha, e no início não vou conhecer ngm próximo! ... Meio do ano estou indo para conhecer melhor e ver se gosto, e adoraria mt ter algumas dicas, des de ja agradeço pela atenção! Bjoos.:) "Meu segundo comentário ja que não tenho certeza que o primeiro foi! Kkk"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela. Natal é uma capital, e como qualquer capital, por menor que seja, sempre tem violência. Aliás, difícil encontrar alguma cidade que não tenha hoje em dia.
      É preciso estar atento sempre, isso é muito importante.

      Mas Natal é uma cidade deliciosa, tenho certeza que você vai se encantar também.

      Um abraço e boa sorte,
      Karla

      Excluir
  34. Oi Karla, boa tarde.
    Trabalho na Guararapes Confecções e serei transferida para a unidade de Natal, próxima a Extremoz. Tenho um bebê de 9 meses e irei sozinha com ele para a cidade. Vc poderia me dar dicas de bairros que fiquem no caminho entre Natal e a fábrica? Se não for pedir muito, vc saberia me dar dicas de escolas/creches que recebessem bebês nessa idade em tempo integral e também de algum grupo de mães no facebook? Participo de um grupo de mães em Fortaleza com 25 mil mães e a gente se ajuda muuuuuito, mesmo sem se conhecer!!! Queria saber se existe algo do tipo aí, já que vou estar sozinha com meu pequeno.
    Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina.
      O ideal é que você more por Extremoz mesmo, Natal vai ficar um pouquinho distante.
      Meu filho estudou em uma creche lá, mas era em Natal - a indicação está aqui neste post: http://www.cariocandoporai.com.br/2013/05/dicas-para-morar-em-natal-rn.html?showComment=1431106930742#c1205321471283689451

      Uma leitora do blog divulgou um grupo que ela fez no Whatsapp. Para participar, é só enviar um e-mail pra ela: patyreis20@hotmail.com

      Desejo muita sorte e sucesso pra vocês!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  35. Oi Karla! Muito obrigada pelas dicas. Moro no Rio e sou noiva, vou casar em dezembro e meu noivo (que é militar) estará sendo transferido pra Natal em 2016. Escolhi morar no bairro de Petrópolis e vou estudar na UNP (tem muita distância?) e fico receosa porque estudo em uma Universidade muito boa no Rio, mas escolhas estão ai para serem feitas. A minha dúvida é em relação a facilidade de conseguir um estágio ou um emprego, você sabe me dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Clara. Me desculpe, achei que já tinha respondido sua mensagem.
      Infelizmente não sei como anda o mercado de trabalho em Natal.
      Sobre o bairro, Petrópolis é um bairro excelente! :)
      Boa sorte pra vocês!
      Um abraço,
      Karla

      Excluir
  36. Muito obrigada por dividir conosco essas informações. Adorei o Post

    ResponderExcluir
  37. Boa noite, Karla!
    Estou com planos para me mudar junto com minha namorada para RN, porém ainda não decidimos o bairro onde vamos ficar! Poderia nos indicar para um bom bairro que seja acessível tanto para trabalho quarto para uma vida tranqüila?
    Desde já agradeço!
    Grato!

    ResponderExcluir
  38. Boa Noite,

    Nasci em Natal e vivi (e ainda vivo) a minha vida toda aqui, e por isso me sinto apto a dar alguns conselhos.

    Os melhores bairros em Natal são, sem sombra de dúvida, PETRÓPOLIS (em primeiro lugar) e TIROL (em segundo). Não adianta insistir nos outros bairros, pois estes ficam há anos-luz em qualquer aspecto. São os bairros que ostentam melhor qualidade de vida, seja pela maioria das melhores lojas (além das lojas da Afonso Pena, esses dois bairros ficam muito próximos do Shopping Midway Mall), e melhores restaurantes/cafés/bistrôs da cidade, que de uma certa forma são voltados quase que exclusivamente para os residentes dessa região, já que muitos natalenses dos outros bairros sequer conhecem muitos de tais estabelecimentos (um ou outro bom restaurante fica em outro bairro, a exemplo do Camarões em Ponta Negra e do Mangai em Lagoa Nova), seja pelos melhores serviços, em todos os aspectos. Sem contar que é nesses dois bairros que estão localizadas 95% das clínicas da cidade. A diferença é nítida quando se visita esses dois bairros após ter ido aos outros. Sob o ponto de vista urbanístico, chega da gosto ver os canteiros bem cuidados (muitas vezes "adotados"por particulares), e a infra-estrutura privilegiada (vale a observação que são um dos únicos bairros saneados da cidade). Pode-se dizer que são dois bairros que têm um charme que os outros não tem, não sendo a toa que são os bairros com metro quadrado mais caro na cidade. Além disso, são os bairros que tem pouquíssima influência do turismo, fato que deixa essa região bem mais acolhedora e tranquila. Se tiverem condições de comprar/alugar um imóvel em Petrópolis, principalmente, não pensem duas vezes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu depoimento, Marcelo!
      Abs,
      Karla

      Excluir
    2. Olá Karla!
      Obrigada pelas super dicas , e Marcelo também, muito obrigada!

      Eu sou russa, meu nome é Aksana e moro no Brasil ha 8 anos. Morei 7 anos e meio no Rio, amo!
      Principalmente conheço bem da Zona Sul, morei na Barra da Tijuca, na ilha da Gigoia - Jardim Oceânico, 15 minutos a pe da praia ....
      Gosto tudo de qualidade, tudo de bonito e aconchegante, seguro e perto de tudo...

      Agora eu e meu marido vamos mudar para Natal.
      O questão é continuar viver bem localizado, no lugar bonito, "seguro" e bastante urbanizado, vamos dizer na "Zona Sul"....

      Como estou percebendo existe somente dois bairros , que podemos chamar "Zona Sul" como no Rio, são Petropólis e Tirol, estou certa?

      A pergunta: vc poderia considerar estes bairros como Ipanema, ou Leblon ou Barra ( Jardim Oceano) ...??
      obrigada....



      Excluir
    3. Oi, Aksana. Em uma escala bem menor, acho que Petrópolis daria para considerar, sim, uma "zona sul carioca". Tirol é um bairro mais central, aqui no Rio poderíamos comparar com a Tijuca, por exemplo.
      Ponta Negra seria uma Barra da Tijuca, mais turística e longe do centro.

      Obrigada pela visita! :)
      Abs,
      Karla

      Excluir
    4. Tirol e Petrópolis ficam na região leste da cidade, bairros melhores na zona sul de Natal são: Ponta Negra, Capim Macio, Candelária, Lagoa Nova, ok?

      Excluir
    5. Oi, anônimo! Tudo bem? A minha resposta foi um comparativo conforme a leitora citou, como fazemos/ chamamos aqui no Rio de Janeiro.
      Ponta Negra nem de longe para mim é o melhor bairro para morar em Natal, mas é questão de experiência e gosto, né? Cada um tem o seu! ;)

      Excluir
  39. Karla, boa tarde, tudo bem ?
    Em Janeiro-2016 estamos indo para Natal, já estamos planejando isto há 3 anos. Nosso grande objetivo é morar na praia (que você possa ir a pé, algo muito próximo mesmo). Mas que tenha certa de medida de tranquilidade quanto a segurança e certo movimento a noite. Além de Ponta Negra, que outro bairro eu poderia olhar ? Gostei muito das dicas de Tirol e Petropolis, porém em nosso caso, queremos viver na praia, porém que não seja deserto a noite. Poderia dar umas dicas ? Muito Obrigado, Cristiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiano. Não recomendo Ponta Negra à noite. Natal é uma cidade pequena, rapidinho você chega à orla.
      Abs,
      Karla

      Excluir
  40. Olá, gosto muito do seu blog, muito esclarecedor!
    Sou do RJ e estou pretendendo no final desse ano ir morar em Natal, no bairro Tirol ou Petropolis. Tenho uma filha de seis anos que irá para o Ensino fundamental e gostaria de saber se vc me indica alguma escola nesses bairros que tenha o período integral.
    Ouvi falar na Escola Doméstica no Tirol e Sistema Integral Petropolis, vc conhece?
    Preciso de indicações please!!!! Rs
    Desde já agradeço
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mary. Tudo bem? Eu cheguei a visitar a Escola Doméstica. Alguns amigos tinham filhos lá e estavam satisfeitos. Sistema Petrópolis eu não conheci.
      Boa sorte!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  41. Bom dia Tudo bem ?
    Primeiramente parabéns pelo site muito util , !! Estou me mudando para Natal e gostaria de saber os melhores bairros, mas em relação primeiramente a custo beneficio e também a minha intenção é montar um salão, com Podologia estética ... enfim um bairro que seja bom para morar em nível residencial e que ao mesmo tempo atenda a uma área comercial, sei que por aí a área comercial é muito usado para pousadas e voltados a turistas , então acredito que em uma praia seja difícil , mas se puder informar algum que atenda a estes requisitos , agradeço.
    Ou até der repente algum condomínio fechado já me ajuda !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Johnny! Infelizmente não saberia te ajudar nesta questão.
      Boa sorte pra você!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  42. tudo joia?
    Amei suas dicas e estou planejando me mudar para Natal tenho comercio em SP trabalho com pizzaria, o que vc acha do ramo de pizzaria em nataL tem muitas? e em qual local tem mais comercio noturno?
    fico no aguardo beijos Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Juliana. Infelizmente não saberia te ajudar nesta questão.
      Boa sorte pra você!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  43. Oi Karla! Tudo bem?
    Primeiro deixa eu dizer que o post está incrível! Estou me mudando para Natal e esse post está realmente ajudando muito!! Vou virar fã de carteirinha do blog agora!
    Poderia te fazer uma pergunta? Achei uma oportunidade de quarto no bairro Capim Macio... Tu tens alguma ideia desse bairro?
    E outra... tem alguns bairros que tu não recomendas de jeito nenhum?
    Lembrando que sou estudante e vou estudar na UFRN.
    Obrigada!
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula! Seja bem-vinda e volte sempre! :)
      Capim Macio é um bairro bom sim, bem localizado.
      Bairro que eu não recomendo é o Alecrim por experiência própria, não saberia dizer outro.
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  44. kARLA,PARABENS PELO BLOG!
    Moro no Rio na Lagoa,mas gostaria de comprar um apto ai,andei vendo,por coisidencia la no Duna Barcane,onde vc ja morou.Pretendo passar uma temporada ai e outra aqui,gostaria de um imovel que valorize e facil de alugar para temporada qdo eu nao estivesse ai,tem alguma dica ?Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano. Tudo bem? Não chegamos a morar no Duna Barcane, mas alguns amigos sim.
      Acho que lá mesmo você encontra um imóvel que te atenda assim, pois fica em Ponta Negra, super turístico.
      Boa sorte!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  45. Boa tarde, Karla.

    Parabéns pelo seu utilíssimo blog!

    Dê-me uma luz, Karla. Pretendo morar em Natal ou Fortaleza, mas estou mais propenso por Natal. E o estou fazendo, acredite, por razões médicas. É que onde moro (Praia da Costa, em Vila Velha - ES) a água do mar é muito fria, às vezes quase gelada, e tenho, como único exercício físico, por ordem médica, de praticar natação, evitando caminhada, "prá não ter de colocar uma prótese no joelho, daqui a 15 anos", conforme sentenciou meu médico, quando me operou, há 5 anos atrás. Portanto, pretendo adquirir apartamento na praia, na primeira quadra da praia, prá facilitar minha vida. Karla, Ponta Negra seria olocal mais indicado, ou será a Praia do Meio, que tem ótimos "piscinões". O local da Praia do Meio tem estrutura (restaurantes, clínicas, comércio, bancos, etc)? Desde já, grato pelas dicas. Arnaldo Bachiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Arnaldo! Seja bem-vindo e obrigada!
      Ponta Negra é uma orla meio difícil de ser explicada rs. Digamos que ela tem "altos e baixos". A parte mais perto da orla tem mais hotéis e restaurantes, seria a parte baixa. A "parte alta" é onde ficam os prédios residenciais, então você teria que dar uma boa caminhada até o mar, e com ladeiras, não sei se seria bom pra você.
      A praia do Meio é muito frequentada por moradores, fica perto da favela de Mãe Luiza. Não recomendaria esta região. Talvez o ideal seria se afastar um pouco de Natal e das praias urbanas. Já leu sobre Camurupim aqui?
      Boa sorte!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  46. Oi Carla, to achando um máximo seu blog! Preciso de ajuda! Meu marido e eu estamos pensando em jogar tudo pro alto aki no interior de Sp e ir morar ai em natal e começar uma nova vida, eu sei que a "crise" afetou todo o Brasil mas gostaria de saber como esta ai referente ao custo de vida e o mercado de trabalho, ele tem uma empresa de pintura predial e residencial, mas queremos abrir um comercio ai futuramente, tipo um barzinho, enfim, estamos pesquisando muito antes de tomar qualquer decisão, vc pode me passar algumas dicas? Te agradeceria muuuito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ludmara. Tudo bem? Todas as dicas que eu poderia dar estão neste post e neste aqui (http://www.cariocandoporai.com.br/2013/05/dicas-para-morar-em-natal-rn.html). Nós voltamos de Natal em 2012, portanto não sei como andam as coisas atualmente por lá.
      Boa sorte e sucesso!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  47. Olá Karla,

    Somos de SP e estamos analisando a possibilidade de morar em natal. Vamos novamente de férias agora em março (a família do meu marido mora lá, em Parnamirim e Lagoa Salgada) Temos a intenção de morar em Parnamirim. Olhando pela internet, vi um bairro chamado Cajupiranga que me chamou a intenção devido aos valores dos imóveis. Vc conhece?!

    ResponderExcluir
  48. Olá Karla (minha já queridaaa!!!) Fiquei tão feliz em encontrar seu blog... Me ajudou muito!! Temos muita ontade de morar em Natal, mas a questão da segurança me assusta um pouco!! Sei que tem em todo lugar, mas... vale a pena pesquisar neh?! Vi alguns imoveis em Nova Esperança, Passagem de Areia, Emaus, Pium, Cidade Campestre... Uffaaaa!!!! Me ajuda por favor Karla, me dá umas dicas.
    Obrigada
    Lucilene

    ResponderExcluir
  49. Boa noite, Karla!

    Sou Nikolas, de Goiânia. Gostei muito do seu blog, parabéns!
    Eu e meus pais estamos querendo mudar para Natal. Meu pai vendeu uma empresa aqui em Goiás e queremos comprar uma casa em um condomínio de luxo, pela segurança, porém gostaríamos que fosse próximo a praia e a Universidade Potiguar, você poderia nos dar uma dica?

    Olhamos uma casa no condomínio Parque do Jiqui / Cidade do Bosques, lá é uma boa opção?
    Qual seria a melhor?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Nikolas,
      Sou mineira,moro há 15 anos em Natal. Sou Corretora. Os condomínios na cidade dos bosques são ótimos..quanto a UNP tem uma unidade na Av Roberto Freire que fica relativamente perto e perto também da praia de ponta negra.O blog descreve bem os bairros citados. Há também outros condomínios de casas dentro de Natal.

      Excluir
  50. Olá, Karla!

    Enviei uma pergunta sobre os melhores condomínios para morar em Natal. Gostaria de ter informações sobre o condomínio que tem na Candelária. Como é esse bairro, principalmente questão de acessibilidade aos lugares como: Farmácia, Universidade, Hipermercados e à segurança??

    Grato desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para melhor te informar, diga qual é o condomínio de Candelária que te interessou?

      Excluir
  51. Olá! Estou indo morar em natal pois meu esposo é da fab porém n tem previsão de conseguir um apt de direito tao cedo. Pensei em ir pra nova Parnamirim. Como é la? E sim..onde moro pago 200 $ pra cada filho estudar, encontro escola nesses valores no bairro? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karla. Tudo bem?
      Infelizmente não tenho como ajudar muito sobre valores.
      Abs,
      Karla

      Excluir
    2. Infelizmente Parnamirim é de alto padrão ! R$200,00 não vai dar , mas tem bairros muito bons e acessíveis que com certeza dariam

      Excluir
    3. Bairro muito bom de se morar e bem próximo da BANT, escolas por esse preço eu desconheço!

      Excluir
  52. Oi !!! Adorei o blog e queria um help!!! Sou carioca, e estudo para o concurso do Ministério público daí do RN, no entanto não faço idéia de quais bairros sejam mais próximos da entidade. Tenho dúvida sobre os aeroportos também... poderia me dar uma luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiane. Tudo bem?
      O ideal seria você dar uma conferida no Google Maps mesmo, porque aí fica mais fácil para você se localizar.
      Qual seria dua dúvida sobre os aeroportos?

      Abs,
      Karla

      Excluir
  53. Eu me chamo Jovana Aguiar! gostaria muito de saber sobre o Bairro da Ridinha Natal-RN ???? Por favor....
    gostaria de saber como esta o sistema de seguranca por lá.. e se Natal-Rn é uma cidade boa para morar?
    meu numero é 092-991118735

    ResponderExcluir
  54. Olá,moro atualmente em Brasília e estou pensando em mudar para Natal,um amigo que mora ai me indicou um bairro chamado "Redinha " é seguro e acessível?

    ResponderExcluir
  55. Olá, sou Otaciana. Moro em São Paulo há 40 anos mas sou potiguar e agora pretendo voltar a morar na minha terra. Gostei das dicas de locais para morar, pois apesar de ir sempre de férias, não conheço os melhores bairros. Sou terapeuta, trabalho com uma ciência de cura (Cura Prânica) e quero morar num lugar onde eu possa também atender. E acho que alguns dos bairros que vi aqui, podem ter as características que eu preciso. Bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Otaciana,
      Seja bem vinda a Natal/RN. Certamente encontrará um local para morar e trabalhar.
      Trabalhar com ciência de cura deve ser muito gratificante pelos resultados apresentados por quem a procura.
      Estou à sua disposição.
      Abraços,
      Silvana Gilberto

      Excluir
  56. Olá alguém aí conhece uma cidade chamada Mossoró ? sabe me informar se é uma cidade boa , ou até alguns bairros bons para morar ? minha intenção é comercio no centro , mas também comprar um tereno em condominio fechado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cidade natal. Recomendo o bairro alto de São manoel. Precisamente planalto 13 de maio. Indiquei pra um casal amigo do rio e eles aprovaram. Estão gostando muito.

      Excluir
  57. Parabéns amigos pelo lindo blog!!! Um grande presente essa matéria! Estou pensando em mudar radicalmente e sair do Rio. Aqui moro em Caxias e, de início, preciso conhecer Natal. Pretendo alugar uma kitnet e pesquisar bem. Um amigo que é de Natal irá me ajudar. Um abraço pra todos vocês!!!

    ResponderExcluir
  58. Ola, sou de Taubaté-sp e estou pensando em ir morar pra i, mais fica a duvida de Parnamirim ou Natal, pois começar do zero, amizades, empregos e etc, não sei qual seria a melhor opção para conseguir um emprego, um bom lugar pra morar e segurança. Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geovana!
      Eu não morei em Parnamirim, então não poderia te ajudar nessa comparação.
      Abs,
      Karla

      Excluir
  59. Oi,Karla!

    Seu marido é militar? Meu marido é da Marinha e estamos cogitando pedir transferencia para Natal,mas não sei onde e como são as moradias dados pela marinha para transferidos.
    Se puder me ajudar,agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana. Tudo bem?
      Se você puder escolher entre os apartamentos ou as casas funcionais, escolha os apartamentos. As casas, em sua maioria, são "beira de rua" e pelo menos na época em que morei em Natal havia muito furto (ladrão de galinha, mas assusta sempre).
      Os apartamentos ficam em um bairro delicioso e cheio de serviços, tipo zona sul carioca. E eram muito bons na época, grandes e espaçosos - mas não tinham elevador.
      Espero ter ajudado!
      Bjs

      Excluir
  60. Olá estou para ir morar em natal somos de SP, somos em 5 casal mais 3 filhas de 4 12 e 18 anos gostaria de um bairro seguro próximo de comércios, escolas e faculdade. Estamos querendo trabalhar por conta, mais no começo queria trabalhar para conhecer mais a cidade,queremos alugar um apartamento de 2 a 3 quartos num preço bom e condomínio bom .. Por favor quem.poder ajudar agradeço..

    ResponderExcluir
  61. Oi Karla, adorei suas dicas. Achei seu post quando pesquisei sobre bairros valorizados em Natal, fiquei curiosa e li o que vc escreveu. Eu nasci em Natal, mas hoje moro na Bahia com meu marido, estive a pouco em Natal procurando um apto para meus pais, encontramos um na rua Mossoró que fica na divisa entre Petrópolis e Tirol, fiquei encantada com a vista e a paz que o lugar transmite, além de todos os serviços que vc citou. O apto está em construção, mas acho que fizemos um bom negócio. Parabéns pelas dicas, Natal realmente é uma cidade encantadora

    ResponderExcluir
  62. Oi Karla, gostei muito do seu Blog, sou carioca e estou vendo a possibilidade de mudança do Rio, aqui está muito dificil por conta da violência, sou casado tenho um filhinho de 1 ano e 8 meses, trabalho com Marcenaria e estudo a possibilidade de montar uma oficina ai em Natal tenho conhecidos que moram ai (Ponta Negra) e de deram boas referências em relação a cidade, se puder me ajudar com dicas de bairros, já me falaram de Lagoa Nova, Ponta Negra, Capim Macio e Parnamirim (inclusive vi um apto. no Royal Villa Park) parece pelas fotos muito bom me fale mais destes bairros. Minha esposa é Enfermeira formada e estamos amadurecendo a ideia de mudarmos, está de parabéns pelo seu Blog eque Deus continue te abençoando. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  63. Nossa to viciada em seu blog, parabéns pela pessoa que és..

    ResponderExcluir
  64. Olá! Adorei as dicas! Irei com meu filho de 2 anos e meu marido (que é funcionário público federal e irá trabalhar no INPE na UFRN) para Natal em março deste ano. Quero alugar uma casa em condomínio e gostaria de dicas. Vi imóveis em NOva Parnamirim e em bairros de Natal que me pareceram "ruas" fechadas... Poderia me ajudar com dicas? Inclusive indicação de nomes de condomínios ou imobiliárias/corretores?

    ResponderExcluir
  65. Oi, eu e meu marido fomos "jogados pro nordeste" e minha ame nos indicou para morar em sao miguel do gostoso, a cidade é bem vila turistica mas o que me deixou mal foi a parte medica ja qeu tenho um nene de 1 ano, entao decidimos ir pra natal. Vi umas casas moiliadas lindas no bairro da candelaria proxima ao chopping, vi que tem praça e tal. Gostaria de um bairro calmo e arborizado, com escolinhas para o nene. Candelaria seria esse bairro ideal pra nos???

    ResponderExcluir
  66. Olá Tauana. Tem Candelária, capim macio, e outros bairros bom de morar.
    Onde trabalham para melhor o. Silvana (084)99411-5585

    ResponderExcluir
  67. Poxa, estou muito entusiasmado para efetuar compra de uma casa em Natal. Há muitas casas muito belas situadas principalmente em Parnamirim, existe também moradias em outras regiões como Extremoz e ceará Mirim. Contudo desconheço a região, e me preocupo muito com relação a segurança

    ResponderExcluir
  68. morei 9 meses em parnamirim, bairro chamado bosque brasil, adorei a cidade, os valores como moradia e custo x benefio foi bom em minha viagem, saúde um pouco precária e trânsito 300x melhor do que o que eu percorria da ilha do gv - portuguesa ate o bairro da tijuca - sao francisco xavier. em 2014 passei esses periodo por la e amei, voltei ao rj para estudar e 2019 me aguarde... Parnamirim, Natal e interior. Recomendo a quem deseja trabalhar, estudar e evoluir. Sem formação natal vira uma capital qualquer ! "bjoz"

    ResponderExcluir
  69. Ola! Queria sua opinião em relação ao custo de vida em Natal, pois meu marido é militar e estamos pesquisando algumas das cidades que foram propostas para a transferência dele, somos do RJ e ainda temos um filho com autismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nidia. Tudo bem? O custo de vida em Natal era bem mais baixo comparado ao Rio de Janeiro (aluguel, escola etc). No entanto, voltamos de lá em 2012 e não sei dizer como andam as coisas atualmente.

      Excluir
  70. Moro atualmente no bairro Capim Macio, e acho um dos melhores lugares pra se morar em Natal, mas falo isso com relação às minhas necessidades. Moro perto de restaurantes, supermercados, bancos, shoppings, fast foods, farmácia 24 hrs, etc... um dos bairros mais policiados daqui, pelo que percebo. Vou andando e volto andando da faculdade.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite!
    Qual o melhor bairro para uma estudante universitária morar sozinha, o mais próximo da UFRN?
    Tem dicas de imobiliárias?
    Liduina Vieira/Recife

    ResponderExcluir
  72. Olá Karla, boa noite. Estamos nos mudando para Natal no início de maio. Meu esposo vai à trabalho e temos dois filhos, um de 2 anos e outro de 7 meses. Ele viajará boa parte do mês, então entendo que um apto ser a mais seguro para nós. Temos uma cota de até 1300 reais para gastar com aluguel e condomínio. Estou procurando algo com escola perto, mercado, essas coisas do dia a dia. Lendo o blog, pensei na cidade de Parnamirim por estar perto do aeroporto e tb pelo centro de Natal estar à uma distância acessível. Você acha que com essas características encontro imóveis bons na cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris. Tudo bem? Não sei te dizer, voltei de Natal em 2012. Não saberia te ajudar hoje.
      Agora... não acho Parnamirim tão perto assim do centro não, viu?! Melhor tentar Tirol, Capim Macio etc.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, Cris.
      Vi sua postagem recente. Gostaria de saber como esta sendo sua experiência com as crianças em Natal. Qual bairro você escolheu e escola. Acredito está indo para Natal em outubro com meu esposo e filho de 05 anos. Se puder compartilhar dicas, ficarei grata.

      Excluir
    3. Olá. Então. Eu fiquei em Natal 1 ano e meio e agora estamos em João Pessoa. Nós moramos em Cidade Nova. Um condomínio muito bom com muitas opções de lazer dentro dele mesmo, o que nos ajudou bastante. Muitas escolas perto mesmo, o que facilitou bastante também. Morávamos quase em frente ao CEASA, com mercado perto também. Então, posso te dizer que fomos bem servidos ali naquele lugar.

      Excluir
    4. Olá, Cris.
      O aeroporto não é mais em Parnamirim. Agora é em São Gonçalo do Amarante.

      Excluir
  73. Gostaria de informacoes atualizadas de Natal e parnamirim neste periodo de pandemia. Devo me mudar para Natal agora final do ano e gostaria de informaçoes de lugares seguros, com boas escolas e perto do aeroporto internacional. Tenho 2 filhos pequenos e devo trabalhar no aeroporto. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  74. Olá Karla!!
    Parabéns por dispor do seu tempo para ajudar as pessoas com imformações tão relevantes.
    Moramos no Rio de Janeiro e estou perto de aposentar.
    Já fui a Natal 02 vezes e me apaixonei.
    Estou querendo comprar uma casa próxima de alguma praia que eu e minha esposa possamos frequentar sem problemas.
    Conheci (entre outras), a praia de Pirangi, mas só dá para ir durante o dia.
    Como passamos "rápido" mas gostamos, vc saberia dizer se é um lugar bom para se morar (sem muito agito)?
    Desde já agradecemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo. Tudo bem?
      Eu já saí de Natal há muitos anos, em 2011. Não sei como te dizer como andam as coisas por lá atualmente.
      De qualquer forma, certamente é muito mais tranquilo do que aqui no Rio.
      Abraços e obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
    2. KArla e Paulo,
      resido em NAtal/RN desde 2003, se puder te ajudar, whats (084) 99411-5585. Silvana

      Excluir
  75. Olá, vi que o post é antigo, mas bem atual e relevante. De ja agradeço. Levando em consideração a segurança mesmo, quais seriam os bairros considerados mais seguros, de condomínio fechado? (com supermercados, hospitais, farmácia próximos....tem?)

    E qual a média do valor de alugueis na cidade para os lugares próximos de quem teria local de trabalho na Avenida Afonso Pena, Tirol?

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo