26 agosto 2012

Penedo: um pedacinho da Finlândia no Rio de Janeiro

Mal chegamos ao Rio de Janeiro e já colocamos o pé na estrada. Queria muito levar o Theo para conhecer Penedo, uma cidadezinha charmosa e aconchegante que fica a aproximadamente 170km do Rio.



Penedo é distrito de Itatiaia, e foi colonizada por finlandeses. O turismo é a principal atividade econômica da região, muito bem explorada nos últimos anos, o que trouxe um grande crescimento para a cidade. Já estive lá outras três vezes (adoro!) e nesta última vez uma única palavra pode resumir o que vi e senti: impressionada! Penedo cresceu demais; tem muito mais comércio, mais restaurantes, hotéis e, é claro, muito mais turistas. E o que mais me impressionou: tem até estacionamento rotativo! Em um final de semana de baixa temporada, sem o friozinho típico da região, e a cidade lotada.

Subindo a serra que fica antes do pórtico de Penedo, o turista encontra Visconde de Mauá e Maromba, outros dois destinos bastante procurados também (e que eu morro de vontade de conhecer!). Também pela proximidade, Penedo recebe o reflexo de Resende, cidade que se desenvolveu muito nos últimos anos e onde fica a Academia Militar das Agulhas Negras, a AMAN. 

A região é famosa pelas trutas, peixe facilmente encontrado em todos os restaurantes. As cachoeiras refrescam nos dias mais quentes, mas é o friozinho que conquista os casais apaixonados, que muitas vezes escolhem Penedo para passar a lua de mel. 

E sabe quem se esconde por lá no verão? Papai Noel! É na Pequena Finlândia, um "shopping" a céu aberto bem no centrinho de Penedo, onde fica a Casa do Papai Noel. O lugar é pequeno, mas muito gracioso e tem espaço suficiente para a criançada correr e brincar, e quem quiser pode até dar a chupeta para o bom velhinho... lá tem um montão delas!
Não posso encerrar o post sem deixar de falar dele: o chocolate. Quem gosta de chocolate aí levanta a mão! Penedo também é famosa pelas fábricas de chocolates artesanais. As lojas (que só aceitam dinheiro!) instigam os clientes, que se acotovelam e fazem fila para levar para casa essa delícia dos deuses. Através das vidraças transparentes é possível ver a produção dos chocolates; difícil depois é escolher o que levar. Na dúvida, leve um de cada!

COMO CHEGAR + DICAS
-> Saindo do Rio de Janeiro, é preciso pegar a Via Dutra (BR 116) em direção a São Paulo. São cerca de 170km até a entrada de Penedo (RJ 163).
-> Pedágio: R$ 12,70 (um na ida e outro na volta)
-> Se você resistir e não parar na Casa do Alemão, logo após o pedágio tem um posto de gasolina e a primeira parada para esticar as pernas. Tem o famoso Bob's da Dutra, mas dessa vez fomos de pastel com caldo de cana do Big Pastel. Lá também tem artesanatos e guloseimas, e banheiros para seguir viagem com tranquilidade.
-> A estrada é boa, tem outras opções de paradas pelo caminho (lanchonete Vit e Casa do Fritz), além de barracas que vendem frutas frescas e caldo de cana também.
-> Mas atenção! A estrada é boa, o percurso é bonito em alguns trechos,  mas o movimento de caminhões é intenso. Todo cuidado é pouco; não recomendo pegá-la à noite. Se puder, prefira viajar de dia.

7 comentários:

  1. Estive em Penedo esse ano com os meninos, adorei..foi uma delícia de final de semana.
    Mas posso te dizer, ja que vc entende do riscado? esperava mais dos chocolates, ou comprei no local errado :-( , fora isso amei tudo !!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Que lugar legal!! Meus amigos cariocas falam muito desse lugar,deve ser mt gostoso mesmo!! fiquei foi com vontade de comer chocolate lendo teu post,hahaha..
    Bjs e boa semana...acho que em outubro dou um pulinho ai no Rio! ;)
    Bjokas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Eu adoro Penedo, é pequena e aconchegante!
      Oba! Então avisa para nos encontrarmos!
      Bjs

      Excluir
  3. OIKarla, Penedo é bem legal mesmo. Mas faz um bom tempo que não fico por lá. Tenho ido sempr epara Visconde de Mauá e só passo em Penedo para visitar, comer, e ir na Pequena Finlândia. Taí, tô precisando ficar lá.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chris! Você acredita que eu ainda não fui a Visconde de Mauá? Tenho muita vontade de conhecer. Ouvi dizer que melhoraram a estrada, né?
      Se tiver dicas de lá, pode compartilhar aqui! ;)
      Beijos!

      Excluir
  4. Penedo é uma cidade muito aconchegante e com um charme fora de série. Cresceu muito e o número de turistas lá é muito grande.
    O espaço do Papai Noel é muito legal. Os chocolates também são uma delícia... mas prefiro os seus, Karlinha. Estou com saudades deles (rs)
    Beijos

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo