15 outubro 2013

São Paulo | O amor doce da Maria Brigadeiro

Se leite condensado puro já é maravilhoso, imagine quando acrescentamos manteiga de qualidade, chocolate e amor? A essa mistura dá-se o nome de brigadeiro, ou negrinho para a turma do sul, um doce tipicamente brasileiro. E que alegria ver um ícone das festinhas infantis passar a ser valorizado e reconhecido
no mundo todo!

Ele saiu do básico, vestiu roupa de gala e virou nome composto: brigadeiro gourmet. Em 2010, em pleno boom dos brigadeiros "chiques", tive o prazer de conhecer o ateliê da Maria Brigadeiro, da doceira Juliana Motter, a moça que "reinventou o brigadeiro", colocou os doces em marmitas de alumínio e deu carona para as inúmeras marcas que vieram na retaguarda. Em 2013 voltei ao ateliê durante a semana (bem menos cheio!), e com mais calma pude conhecer melhor como funciona a loja que todo mundo gostaria de ter como vizinha.


A Inês, uma simpática funcionária da loja, teve a paciência de responder todas as minhas dúvidas e curiosidades. Eu perguntei tanto que fui até convidada a experimentar o brigadeiro de cupuaçu, o primo do cacau. Eu nunca fui muito fã de bombom de cupuaçu, mas no brigadeiro a mistura do doce cremoso com o azedinho me pareceu interessante. Um sabor suave e uma maciez incrível! 

Brigadeiro de cupuaçu

Ganhei também uma bala de brigadeiro, novidade na loja e que já entrou para a lista dos favoritos.

Bala de brigadeiro: o que já era excelente ficou ainda mais maravilhoso!

O diferencial da Maria Brigadeiro para mim? Todos os docinhos são enrolados na hora! Você escolhe entre os sabores disponíveis no dia (são mais de 40 no total!) e as doceiras enrolam na hora, na sua frente, enquanto você espera e baba através do vidro. Isso garante doces sempre frescos e macios, porque não sei você, mas eu de-tes-to aqueles brigadeiros com crosta, já cristalizados por fora. 
Queria aquela bandeja só pra mim!

Na vitrine, pratinhos de 3 andares (bailarinas) cheios de charme são decorados pelos brigadeiros. O doce fica exposto ali por 1 semana e depois disso é descartado. Isso mesmo, queridos leitores! Eu não me importaria de ser uma lixeira nesse momento, mas a Inês me garantiu que seria impossível comê-los depois de 1 semana. E realmente! Peguei um brigadeiro, apertei e a bolinha mais parecia uma pedra. Ai... que desperdício! Não se faz isso com uma coisinha tão gostosa!
Brigadeiros em bailarinas dão as boas-vindas a quem entra

A loja fica em Pinheiros, um bairro residencial que combina com a proposta da loja, que não funciona aos domingos porque é dia das doceiras adoçarem suas próprias vidas. 


A decoração tem um toque retrô em tons de azul e marrom, que mais parecem as casas de vó de antigamente. 

Utensílios de cozinha, livros e panelas decoram paredes e prateleiras, tudo muito lindo e cuidadoso. Enquanto eu esperava meus doces serem enrolados, fiquei ali viajando e namorando aquela decoração de menina que brinca de comidinha.


A Juliana Motter tem uma frase estampada na parede do ateliê que eu adoro: "a vida é curta, comece pela sobremesa". Eu gosto tanto dessa frase (e concordo tanto com ela) que no aniversário do meu filho coloquei uma plaquinha com ela (e o devido crédito para a autora!) em uma mesa de chocolates que deixei liberada desde o início da festa. Porque pra mim não tem coisa pior do que ter que esperar cortar o bolo para comer o brigadeiro e as outras delícias da festa! 

Visitei a loja na época do Dia dos Namorados e o clima era de romance total, com criações exclusivas para a ocasião e um slogan bem apropriado: "o amor é doce". Voltei para o Rio com vários doces para presentear... o marido, o filho e a mim mesma! Não é uma visita barata, principalmente se você for guloso por doces como eu (e tiver vontade de levar a loja toda), mas enquanto a dona Maria não vem passear na Cidade Maravilhosa, vale a pena a extravagância de vez em quando! 
Criação da loja para o Dia dos Namorados

------------------------------
Maria Brigadeiro
Rua Capote Valente, 68 - Pinheiros | São Paulo/ SP
(11) 3085-3687
Funciona de segunda à sábado - das 11h às 19h
www.mariabrigadeiro.com.br
------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!
Facebook | Twitter | Instagram
------------------------------

Reserve seu hotel em São Paulo pelo Booking.com!

Um comentário:

  1. Gente, que delícia este post, queria estar no seu lugar! Super interessante a história da Maria Brigadeiro. Seu ateliê é muito lindo.
    A vida é curta... vamos comer muito brigadeiro!!!!!!!!!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo