30 agosto 2011

Natal | Artesanatos, cores e histórias

Eu sou apaixonada pelo artesanato do Nordeste. Amo o colorido, a expressão, a alegria dos personagens nas entrelinhas de cada peça.

Na nossa casa no Rio temos várias coisas daqui. Sempre que a gente visitava alguma cidade do Nordeste, levava uma lembrança para decorar e me deixar mais perto dessa terra que tanto gosto.

Adoro as miniaturas, as dondocas, as baianas, namoradeiras... enfim, tudo! Claro que tem coisas meio exageradas, mas no geral, a arte e as cores refletem o espírito alegre do povo daqui.

Por ironia do destino (ou não), enquanto moramos provisoriamente em Ponta Negra ficamos perto dos principais centros e feirinhas de artesanato local. E meu passeio de todo dia com o Theo incluía uma passadinha em um deles: o Vilarte.




O Vilarte é um mini shopping com dezenas de lojas que vendem desde roupas feitas com algodão natural colorido até os tradicionais bonequinhos, redes e etc. Tem 2 restaurantes (simples), sorveteria a quilo (com sorvetes regionais), cafeteria, acesso à internet e 2 caixas eletrônicos. Adoro passear lá e cada dia descubro uma coisa diferente. Difícil é resistir e não comprar nada, mas até que estou me saindo bem.

Outra opção é Feirinha de Artesanato da Ponta Negra. Fica em uma pracinha simpática, é bem tradicional e ao ar livre. Sábado à noite o pessoal vai lá lustrar a lanterna, ops, dançar forró. Os produtos são sempre os mesmos, mas os preços podem variar bem.


Ainda em Ponta Negra tem uma loja chamada Cia Brasil Artesanatos. É uma loja linda, linda, linda, com uma vitrine enooorme cheia de dondocas e namoradeiras, a parte que eu mais gosto do artesanato nordestino. Dá vontade de comprar uma de cada cor.

Os funcionários são bem receptivos e todos estão vestidos a caráter, bem ao estilo Lampião e Maria Bonita. Lá eles tem um "projeto" chamado Casa de Incentivo ao Artesão, onde os artesãos mostram seus trabalhos e a loja os disponibiliza para divulgação e venda.


Sou apaixonada por essas bonecas!






Mas o maior espaço que eu conheci até agora foi o Shopping do Artesanato Potiguar. São três andares de tudo o que se pode imaginar em termos de arte e artesanato local. E até agora foi o lugar onde encontrei os melhores preços, provavelmente porque a concorrência ali é bem maior do que nos outros lugares.


Em um dia de caminhada pela praia de Ponta Negra dá para visitar todos esses lugares! Como o Shopping é bem grande, merece um pouquinho mais de tempo.

Bom, agora é só escolher! Opção é o que não falta!

* Shopping do Artesanato Potiguar
Rua Dr. Hernani Hugo Gomes, 8000 - Capim Macio
(próximo ao Praia Shopping - quase ao lado)

* Vilarte Ponta Negra
Av. Engenheiro Roberto Freire, 2107 - Ponta Negra

* Cia Brasil Artesanatos
Av. Engenheiro Roberto Freire, 8342 - Capim Macio

* Feirinha de Ponta Negra
Av. Engenheiro Roberto Freire - próximo ao Restaurante Farofa d'água


OBS: uma outra opção de artesanato é o Centro de Turismo de Natal, que fica no bairro de Petrópolis. Mas esse vai ficar pra outro post! Ah... e tem feirinha também na Praia dos Artistas!

Um comentário:

  1. Ah POnta Negra do meu agrado,rsss..morei ai "apenas" 22 anos da minha vida..e me mudei de bairro a contragosto,viu...pense num lugar p eu amar..rss..
    Ei,vamos marcar um encontro de mães aqui em Natal,que achas??
    Bjs,boa quarta!!
    ;-)

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo