19 março 2012

São Miguel do Gostoso | Gostoso é pouco para aquele lugar

Quando eu penso que a última praia que eu vi foi a mais linda, vem outra e me mostra que eu estava absolutamente errada. Falando apenas das praias brasileiras e deixando Fernando de Noronha de fora, São Miguel do Gostoso guarda praias ainda selvagens e de beleza ímpar.

Gostoso, como é carinhosamente chamada essa cidadezinha do litoral norte do Rio Grande do Norte, fica a apenas 110km de Natal (aproximadamente 2h de viagem). Passando um pouco do acesso à RN - 221, que leva até Gostoso, é possível chegar ao marco zero da BR - 101, rodovia que até o Rio Grande do Sul tem a extensão de 4.542km. Achei o máximo conhecer o ponto extremo norte de uma das rodovias mais importantes do país, e ainda poder registrar esse momento com o Theo na bagagem.



Raro era ver alguém andando por ali. Ao fundo um lindo mar azul e um vento tão forte que eu mal conseguia segurar a câmera.



Rádio Farol Calcanhar - Marco zero da BR - 101. O Farol fica na Praia do Calcanhar, exatamente na curva do Brasil. Tem 65 metros e é considerado o maior do país e o segundo da América Latina. O acesso é feito por uma estrada de terra, mas é tranquilo.


Registrado o momento, pegamos a estrada de volta para São Miguel do Gostoso. Estava muito ansiosa para conhecer esse lugar!

Olha a placa aí, bem pertinho de Gostoso!

Pegamos a entrada para Gostoso (cuidado com as vacas!) e logo começam a surgir as primeiras praias: São José, Monte Alegre... são várias, e cada uma mais linda do que a outra, e olha que ainda nem chegamos a Gostoso.

Embora apagada pelo tempo, uma placa nos dá boas-vindas e indica que estamos entrando em um paraíso. Ela carrega o lema e traduz exatamente o potencial dessa cidadezinha:

"Aqui se faz gostoso. Bem-vindo"



A história do lugar | A origem do nome
Uma história passada de geração em geração conta que um morador gostava de hospedar em sua casa as pessoas que por ali passavam. Os "causos" que ele contava após as refeições sempre terminavam em gargalhadas gostosas, e esse simpático e hospitaleiro senhor acabou sendo apelidado de "Seu Gostoso". Durante muito tempo "Gostoso" ficou sendo o nome dessa cidadezinha.

Mais tarde, um devoto de Arcanjo Miguel descobriu uma doença grave e prometeu que, caso fosse curado, construiria na cidade uma capela em homenagem ao Arcanjo, e assim o fez. "São Miguel do Gostoso" acabou sendo eleito pelo povo como o nome oficial da cidade.

Para mim, aquele lugar deveria se chamar "São Miguel das Delícias"!!!!




São Miguel do Gostoso é assim | A minha impressão

Clima de cidadezinha do interior que começa a entrar no circuito badalado do turismo, mas ainda assim consegue preservar suas características. Os moradores parecem não se incomodar com a presença dos turistas e é possível vê-los andando tranquilamente de bicicleta, jogando e batendo papo na praça (com som altooo) ou assistindo televisão com a porta da casa aberta... dá a impressão que estão nos convidando a entrar.

Vale a pena sair à pé pela rua principal, a Avenida dos Arrecifes, e apreciar de perto a cidade. Vale lembrar que o chão é de paralelepípedo e algumas ruas de acesso aos restaurantes são muito estreitas.
Vila de pescadores, é fácil ver seus homens do mar à sombra das árvores preparando sua rede de pesca para mais uma saída. E tem também as labirinteiras, mulheres que tecem suas artes na porta de casa (fácil de ver no caminho para a praia de Tourinhos).

Gostoso é um lugar de sossego e muita tranquilidade, tanta que até sinal de celular lá é luxo (o meu da Tim só recebia chamada). Não tem noitada e lá se dorme cedo (21h já estávamos apagados junto com o Theo). Se você prefere agito e badalação, ou até mesmo ver mais gente andando nas ruas, seu destino é Pipa.

Esse cantinho potiguar cheio de adjetivos é um vilarejo com lindas casinhas coloridas, boa gastronomia, praias desertas e várias pousadinhas charmosas, algumas delas pé na areia de um mar delicioso. Fiquei apaixonada por Gostoso!

Adoro o colorido de Gostoso!


*A estrada Natal -> São Miguel do Gostoso*
BR - 101 norte, depois de Touros pegar a RN - 221, uma estrada à esquerda. São mais 15km e logo se chega a Gostoso. Há placas indicando a cidade, não tem como errar. Até porque logo adiante a estrada termina! ;)

Dica: recomendamos pegar a BR a partir de Genipabu (Estivas), indo pela Ponte Newton Navarro (também conhecida como Ponte Forte-Redinha). Da vez que fomos para Barra do Punaú, que é o mesmo caminho, fomos pela ponte velha e pegamos muuuito trânsito na zona norte.

 A estrada não tem nada além de verde, lagos e algumas dunas. Evite pegar essa estrada à noite pois será difícil conseguir ajuda, visto que nem posto de gasolina tem. Recomendo levar água e um lanchinho para garantir a tranquilidade da viagem. Se der vontade de ir ao banheiro, será preciso improvisar. ;)

*Rádio Farol Calcanhar - Marinha do Brasil*
Segundo informava uma placa na entrada do farol, a visitação acontece aos domingos, das 14h às 17h.
Tel: (84) 3201-0477

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem em São Miguel do Gostoso? Pesquise no nosso parceiro Booking.com. Você garante os menores preços e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente!

3 comentários:

  1. Que delícia de lugar.Deve ser muito lindo mesmo.
    Da próxima vez que eu for aí, vocês terão que voltar a "Gostoso"!
    Que chato hein???
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Karla que delicia, digo que gostoso de lugar..hahahaha
    O interior do nordeste tem sempre esse climão né ? casas coloridas, cadeira no portão, meio de transporte é a bicicleta, vida sem preocupação, na maior calmaria. Esse pessoal mora paraíso e as vezes nem se dá conta..ficam sonhando com a vida no RJ ou SP.
    Eu gosto de sair da zona de conforto "turística" e trafegar por dentro dessas cidadezinhas e ver isso tudo, é um choque de realidade que só nós faz bem.

    Aguardo a continuação.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente, Flávia! Eles moram no paraíso e são doidos pela "cidade grande".
    Adoro essas pequenas descobertas que nos fazem ver o quanto a vida pode ser simples.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo