Mesmo que você nunca tenha visitado Natal, provavelmente já ouviu falar em Genipabu. As famosas dunas que levam esse nome são visita quase que obrigatória para quem está na cidade, e as andanças de buggy (sem emoção, por favor) são o ponto alto do passeio.
Adrenalina, areia vento no rosto, sol e um visual belíssimo para contemplar. Mas Genipabu não é só duna, tem também a praia e a lagoa de mesmo nome.
Então, vamos para Genipabu hoje? O destino é o município de Extremoz, no litoral norte do Estado, a cerca de 20km de Natal. Sugiro começar o passeio pela Ponte Newton Navarro, um espetáculo da engenharia.
* Praia de Genipabu *
Vou dizendo logo: não gostei! Foi uma grande decepção, exceto pelo belíssimo visual das dunas no canto direito da praia, achei o local completamente largado a la vonté dos buggeiros, que andam não só na areia da praia como também nas ruas na maior velocidade. A areia da praia era lixo em cima de lixo, sem falar dos flanelinhas que sobrevoam os carros como moscas. Um passeio dispensável, na minha opinião, e lamentável também, porque até certo tempo Genipabu foi o cartão postal mais famoso de Natal.
Praia de Genipabu e suas dunas ao fundo |
Praia de Genipabu |
* Lagoa de Genipabu *
A Lagoa de Genipabu é uma área de preservação ambiental e lá não é permitido tomar banho, mas é um lugar belíssimo para visitar e tirar lindas fotos. O acesso à lagoa é feito por uma estrada de terra e na entrada tem uma guarita, onde é cobrada uma taxa de visitação de R$ 2,00. Embora o acesso seja pago, e com isso mais restrito (sim, tem gente que não quer pagar esse valor e desiste da visita), das duas vezes que estive lá percebi um certo descaso com a manutenção do espaço.
Da segunda vez que fomos um carro que estava saindo sinalizou para nós dizendo que era "furada"; por isso eu reforço: é um lugar apenas para visitação, não espere um barzinho à beira da lagoa e um banho refrescante. O passeio vale porque as dunas são lindas e o silêncio do lugar nos permite ouvir os sons da natureza de perto. Gostei, recomendo e voltaria novamente se fosse preciso. O Theo adorou brincar nessa imensidão de areia; espaço para correr e brincar é o que não falta (use e abuse do protetor solar).
Coruja - Foto de André Alves |
Pelo caminho você verá diversas placas indicando Genipabu, algumas escritas com "G" e outras com "J". Se você ficar na dúvida como eu, aí vai a explicação*: o nome Genipabu vem do indígena "Jenipapo", e com isso deveria ser escrito com "J". Mas quando o município foi criado registraram com "G", e assim ficou oficialmente até hoje.
*Fonte: site www.natalguia.com.br
(Passeios em Janeiro, Fevereiro e Março de 2012)
eu fui....me apaixonei!!
ResponderExcluirOi, Rose! Obrigada pela visita! Fiquei feliz com o seu comentário!
ExcluirGenipabu é apaixonante sim, só fiquei decepcionada com o excesso de lixo e com o abandono da praia (os buggeiros são um perigo para os banhistas).
Volte sempre!
Beijos,
Karla
o lugar, pelas fotos, parece ser lindo... um pouco perigoso para crianças, né? por causa dos Jipes...
ResponderExcluirAdoro ler o Cariocando... na boa mesmo!
Parece que viajo junto com vocês!
Beijos
Genipabu é um visual belíssimo. Descer naquelas dunas de Buggy é pura adrenalida, chocante!
ResponderExcluirAdorei rever este lugar, ainda mais com vocês!
Bjs
Oi, Lu! Genipabu é lindo mesmo, mas esse lance dos buggeiros está tornando a praia perigosa.
ResponderExcluirQue bom que curte o Cariocando! Fico muito feliz! Obrigada pela visita e volte sempre!
Mammy, volte sempre!!!! ;)
Eu já fui aí, se bem que eu moro em Natal. Eu acho muito lindo!
ResponderExcluirEu nasci e fui criada nesse paraíso, quando ainda era tudo terra e calmo, o lugar é realmente lindo, e concordo quando diz que está mal cuidado,tem ainda a exploração com preços abusivos das barracas e dos ambulantes.
ResponderExcluirabraços
Olá pessoal!
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Irei a Natal em fev/16, tenho um filho de 2 anos. É seguro o passeio de buggy sem emoção com criança dessa idade?
Abs
Oi, Fernanda. Eu particularmente não fiz passeio com o Theo nesta idade, são muitas dunas, muito vento e areia, mesmo sem emoção.
ExcluirBjs,
Karla
Só de pensar que eu estou indo morar em Natal me dá um friozinho na barriga, que emoção!
ResponderExcluir