01 agosto 2012

Natal, uma experiência que ficará para sempre na memória

* Deixando um pouco as dicas de lado para um registro pessoal*

Em 2010, a notícia de que mudaríamos de cidade caiu como uma bomba. Eu estava grávida do Theo e a ideia de ficar longe da família, de tirá-lo do convívio familiar, sair de casa pela primeira vez... tudo isso me assustou muito. Tivemos um ano para nos acostumarmos à ideia até chegar de fato a hora da mudança. O destino era Natal. Eu sempre disse que se algum dia tivesse que sair do Rio de Janeiro, que fosse para o Nordeste. Desejo atendido!

O início foi muito difícil: adaptação, 3 casas diferentes em 2 meses, bebê pequeno, marido viajando, família longe, fazendo novos amigos... A gente aprendeu a conviver com a saudade da família (e sim, é possível!), a ter uma vida simples, com o básico do básico, aprendeu que a geladeira não precisa ser Brastemp para funcionar, e por quê não comprar móveis usados? Afinal, nossa experiência potiguar duraria apenas 1 ano.

E assim vivemos, simples e felizes, simplesmente felizes, saudosos e aproveitando todas as oportunidades que surgiram. Em vez de olhar a mudança como uma coisa ruim, foi mais proveitoso enxergá-la como uma oportunidade. Oportunidade de conhecer outros lugares, pessoas, cultura, hábitos, culinária, viver no calor o ano inteiro e poder ter um 'ventinho' maravilhoso à disposição o dia todo (ah... como fará falta!). Calça comprida, o que é isso?

Um ano, uma semana e dois dias: esse foi o tempo que cariocamos no Rio Grande do Norte. Um período que tivemos muita qualidade de vida, mas pouca quantidade de vida em família por conta das infinitas viagens do meu marido. Mas como de costume, aproveitei suas viagens e novamente fui ao seu encontro, levando o Theo na bagagem.

Barra do Punaú - Rio Grande do Norte

E assim fomos a Maceió, Recife, duas vezes a João Pessoa, duas vezes a Fortaleza, além de explorar bastante o Rio Grande do Norte, descobrindo lugares lindíssimos, restaurantes inesquecíveis e encontrando pelo caminho pessoas queridas que levaremos para sempre no coração.

Orla de Ponta Verde - Maceió/ AL
Pôr do sol na praia do Jacaré - Cabedelo/ PB
Conheci a macaxeira e deixei o aipim de lado; passei a chamar laranja lima de laranja mimo e chinelo de chinela; descobri que o prato preferido do meu filho é arroz de leite com paçoca, que ele adora cuscuz de milho, tapioca  e suco de cajá (sem açúcar!); me viciei nas tradicionais casas de bolo e me acostumei a chegar rápido a qualquer lugar, sem pegar muito trânsito. Aprendi onde comprar mais barato em cada feirinha de artesanato (de tanto que fui!) e onde vende castanha bem mais em conta.

Foi a partir dessa mudança que nasceu o Cariocando por Aí, meu querido blog de viagens cuja ideia inicial era manter a família ligada nas nossas aventuras e descobertas, mas foi crescendo, crescendo e hoje é uma plataforma deliciosa de troca de informações e, principalmente, um ponto de partida para as novas amizades que conquistei.

Foi uma experiência maravilhosa e enriquecedora, que deixará saudades. Saudades das pessoas que ficaram, da primeira creche do meu filho (momento inesquecível) e de todas as suas conquistas desde seu 5º mês de vida, quando chegamos, até 1 ano e 6 meses, quando voltamos.

Vai fazer falta o camarão abundante, o sanduba de carne de sol, a água de coco a R$ 1,00, o passeio na Via Costeira para espairecer, o Parque das Dunas para distrair, as deliciosas praias e lagoas para refrescar, e o imperdível passeio de buggy no apagar das luzes, fechando com chave de ouro nossa estada na cidade.


Natal, obrigada por tudo! Sinto que um dia eu ainda volto!

Agora é hora de cariocar na Cidade Maravilhosa, e apresentar ao Theo seus encantos mil!

Aos que acompanham este blog, ainda tem muito Rio Grande do Norte por vir! E já tem Rio de Janeiro também! Não percam!


11 comentários:

  1. Karlinha, foi por causa destas tuas andanças que nos conhecemos!! Um prazer imenso, diga-se de passagem!

    Através das suas dicas e relatos, conheci cantinhos maravilhosos do Rio grande do Norte!! Sucesso na nova, antiga morada Rio de Janeiro!!

    Beijocas,

    Érika Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Érika!!!!
      Adorei te conhecer. Uma pena não termos nos encontrado novamente... foi (e está sendo ainda) tão corrido que não consegui.
      Te espero no Rio!!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Senti muito quando vocês me disseram que iriam ficar londe por 1 ano. Mas, quando disseram que era para Natal, fiquei mais feliz.
    Estive em Natal em 2004 de férias. Adorei!
    E acabei indo lá várias vezes durante este período de 1 ano, mais do que eu imaginava.
    E sabe de uma coisa, eu já estou com saudade de Natal (rs). Mas prefiro vocês aqui pertinho.
    Agora é curtir muito este retorno e aproveitar os momentos que temos pela frente aqui no Rio.
    Que sejam todos muito bem-vindos à Cidade Maravilhosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu? Passou rapidinho e vc ainda aproveitou muuuuito!!!
      Beijos!

      Excluir
  3. owwnnn,adoreiii o post!! Esse Mês de julho foi terrivel pra mim,inventei de trabalhar em um bico,perdi meu tempo e meu dinheiro e acabou que a gnt nem se viu antes de ir.. :(
    Agora to com tempo p blogar de novo..e pelo visto nosso proximo encontro será ai no rio mesmo...melhor,mais um pretexto pra eu voltar mais vezes nessa tua cidade que eu me apaixonei tb..Não tenho nem um quinto do que vc viveu aqui ai no Rio,mas é uma cidade que me encanta e me atria de uma forma inexplicavel..pretendo ir ai muitas e muitas outras vezes,sinto que tem mt coisa guardada ai pra mim ainda...E em breve estarei ai..pq por incrivel que pareça o Rio é o unico lugar que eu retornei( n costumo voltar em meus roteiros por onde ja passei)...
    Beijoooos e boa sorte de volta na rotina do Rio..em breve vc que vai me levar em algum café da cidade!!! Bjaaao em vcs tds!! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Pra mim também foi super corrido. Mudança, viagem, criança pequena... enfim, muita confusão.
      Espero realmente que a gente se encontre aqui no Rio!
      Natal é uma cidade muito especial, foi muito bom poder explorar a sua cidade e o seu estado nesse período. Linda experiência.
      Beijos!!!!!! Vou procurar um café bem bacana pra gente ir! Pode ser café com brigadeiro??? rs

      Excluir
  4. Owwwwwwwwwww, e eu tinha certeza que até o final do ano te conheceria quando fosse pra Natal. Desejo um retorno incrível pra você e sua família. Bjs,
    Danielle
    http://odocemundodevalentina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danielle! Poxa... que pena!!
      Mas agora você tem um bom motivo para visitar o Rio de Janeiro!!! ;)
      E se quiser mais dicas de Natal, conte comigo! Acho que ainda poderei ajudar!! rs

      Beijos!

      Excluir
  5. Nossa marejei aqui..deve ser muito bacana viver essa experiencia fora de nossa cidade, longe da zona conforto, distante de tudo que vivemos (por mais cosmopolita que sejamos) enraizados ficamos na nossa realidade. Deve ter sido um grande aprendizado.
    Felicidades nesse retorno.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Prezada colega Karla, parabéns aqui encontrei o que precisava, desejo mudar para Natal em breve sou jornalista tenho 73 anos e resido no litoral sul de S. Paulo, conheço Natal "turisticamente" e tudo que vc. escreve nos remete ao pequeno paraíso do nordeste com imóveis para comprar por metade do preço praticado em Recife ou Maceió.
    Suas dicas foram muito útil para mim, agradeço e quando estiver morando em Natal, vou lhe enviar algumas novidades do RN.
    Seja feliz com o maridão e o filhote.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ivanildo! Fico feliz em poder ajudar! :)
      Obrigada pela visita. Aguardo notícias fresquinhas do meu RN então! :)
      Abs,
      Karla

      Excluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo