01 outubro 2013

Cariocando por aí recebe... Cinthia Marino e suas dicas de Conservatória

O Cariocando por aí recebe... é a coluna do blog onde trazemos pessoas especialmente convidadas a compartilhar suas dicas de viagens, passeios, hospedagens, restaurantes, fotografias e tudo de mais interessante que elas tenham vivido.

A convidada de hoje é a Cinthia Marino, autora do superblog Chile para Crianças (se você vai para o Chile não deixe de visitar o blog antes!). Ela viajou com a família para Conservatória (RJ), conhecida como a cidade das serestas. Eu fiquei muito curiosa para saber como foi a experiência dela por lá e a convidei para participar desta coluna. Então, estreando o Cariocando por aí recebe..., Cinthia e suas dicas de Conservatória. Espero que gostem... porque eu fiquei com ainda mais vontade de conhecer a cidade.

******************************

Por Cinthia Marino

Um hotel fazenda cheio de história, natureza e muita animação para os pequenos!

A Karla, minha querida amiga virtual desde que comecei meu blog Chile para Crianças, me convidou para contar no Cariocando por aí... como foi nossa viagem ao Hotel Fazenda Florença, em Conservatória, a famosa cidade da seresta, pertinho do Rio. É sempre bom ter dicas pelas redondezas do Rio para viagens rápidas e feriados, né? ;)

Cá estou eu, pois adoro dividir dicas bacanas com as famílias que curtem viajar com seus filhotes. Pra mim, é quase “utilidade pública”, pois também confio muito nas dicas dos blogs e já “pesquei” muita coisa interessante aqui no pedaço da Karla.

Bom, já começo dizendo que não sou fã de resorts, hotéis fazendas e afins, destes que têm superprogramações “artificialmente animadas” para que você “esqueça” as crianças com os recreadores. Dito isto, tenho que contar que o Hotel Fazenda Florença, na cidade de Conservatória a 150 km do Rio, é uma honrosa exceção à regra e, apesar de caro, vale cada real investido. Estivemos lá nas férias de julho/2013, eu, marido e filha de 7 anos.

Porque gostamos tanto:

PURA CULTURA! O grande diferencial com relação a um hotel fazenda comum é a parte cultural (que eu amo!): serestas, saraus com roupas de época, sempre trazendo momentos importantes da história brasileira. Tudo sem precisar sair do hotel, caso você não queira.


    O Florença fica em uma fazenda histórica, lindíssima, no Vale do Café! A visita guiada à casa principal é imperdível! Cheia de detalhes que revelam como era a vida na época dos senhores do café: mesas postas, objetos, enfim, vale demais! Sofia também participou e gostou das “novidades” que encontrou por lá. O envolvimento do dono e dos funcionários com a cultura local faz toda a diferença! Os funcionários são sempre sorridentes e solícitos.



COMIDA FENOMENAL. Prepare-se para engordar! Fartura sem monotonia. TU-DO era delicioso, em um ambiente rústico, fogão à lenha - puro charme! Excelente oportunidade para apresentar novos sabores aos pequenos. O restaurante D. João foi indicado como o melhor da cidade pelo Guia 4 Rodas. Café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar estão inclusos na diária (as bebidas são pagas à parte).

RECREAÇÃO INFANTIL BEM VARIADA. A equipe era muitíssimo atenciosa e carinhosa com as crianças e as atividades eram bem mescladas ao longo do dia: arte, atividade física, contato com bichos, culinária, jogos. Menores de 5 anos devem ficar com um adulto responsável. Como o hotel não é enorme, o atendimento fica mais personalizado. Foi difícil tirar a pequena do hotel para dar uma voltinha na cidade de Conservatória...


ESTRUTURA DO HOTEL: copinha para bebês, piscinas aberta e fechada aquecida, quadras, sala de brinquedos, parquinho infantil, fazendinha cheia de bichos, que as crianças alimentam pela manhã e bicicletas disponíveis. Também há passeios a cavalo e de charrete, pagos à parte. Promovem festas e eventos especiais também para os adultos. Quando estivemos lá, participamos de um sarau incrível, festa junina e uma noite com um seresteiro local, que além da cantoria, contou muito sobre a história da cidade. Adorei!


O hotel é basicamente frequentado por famílias com filhos e pessoas mais velhas. E, pelo jeito, quem vai, sempre volta, pois as crianças já se despediam dos animadores dizendo “tchau, volto no dia tal”.



Como nem tudo é perfeito, o que não gostamos:

A CIDADE DE CONSERVATÓRIA. Confesso que esperava encontrar uma charmosa cidadezinha, como as mineiras, mas não era nada disso. Só conseguimos sair do hotel no domingo à tarde: tudo estava fechado! A descrição do seresteiro foi perfeita: “a cidade tem uma rua que vem, outra que vai e acabou”. É isto! 

     Cada casa tem uma plaquinha com nome de música, tem um cinema antigo (precisa checar antes quando está aberto) e uma maria fumaça no meio da rua – dá para vestir roupa de época para tirar foto no trem, o que pode ser divertido, mas também estava fechado!


      Acho que o que vale mesmo é acompanhar uma seresta pela rua. Parece que o carnaval lá é bem legal e tranquilo e, em outubro, tem um carnaval fora de época, com desfile de carros antigos e muita  animação – mas o Florença já estava cheio!

QUARTO: Muito pequeno! OK, eu já havia sido avisada antes, pois não havia outro disponível (fica a dica: não fique na ala Quaresmeiras, fundos). Acústica péssima: ouve-se tudo dos outros apartamentos e eu tinha uma vizinha de cima sem noção, que andava de salto no quarto de um hotel fazenda :/ . As toalhas de banho eram bem velhas... Merecem uma renovação.

De qualquer maneira, estes problemas, não apagam o brilho do lugar, servem como alertas para melhorias.

Recomendo muito para família com crianças! E levem vovós e vovôs também que eles vão adorar. Queremos voltar!!!

Hotel Fazenda Florença

Blog da Cinthia Marino
Chile para Crianças - www.chileparacrianças.blogspot.com

                                                             ******************************


Cinthia, muito obrigada por compartilhar sua viagem conosco!  Fiquei aqui morrendo de vontade de arrumar as malas e partir para Conservatória. Acho que o Theo vai amar acompanhar uma seresta pelas ruas, pois ele é vidrado em música e adora um violão rs! E esse hotel me pareceu muito interessante, a gente nem deve sentir a hora passar. O problema da cidade me parece recorrente na região; meu pai mora em Miguel Pereira e é triste ver como uma cidade com tanto potencial turístico é tratada com tanto descaso. Vamos torcer para que esse quadro mude um dia e, de preferência, bem rápido! 
------------------------------
Cariocamos por aqui também! Vem com a gente!
Facebook | Twitter | Instagram
------------------------------

6 comentários:

  1. Karla,
    Uma honra estrear sua coluna!
    Adoro suas dicas e Miguel Pereira já está na minha listinha por sua causa.

    Chile para Crianças também está de portas abertas para suas aventuras por lá!
    Bjs
    Cinthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthia, adorei ter as suas dicas por aqui!
      Estou devendo dicas de Miguel Pereira aqui no blog!!! Que vergonha! rs
      E quanto ao Chile... muita vontade de voltar lá com as suas dicas em mãos! Punta Arenas deixou saudade na família toda... falamos nisso até hoje!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  2. Muito boas as dicas da Cinthia.
    Gostei muito de Conservatória, a cidade é pequena e o forte de lá são as serenatas as sextas e sábados. A cidade fica lotada. No domingo, pela manhã, também tem serenata. Depois, todos se ausentam e a cidade praticamente fecha.
    Gostei também do artesanato típico, à base de papel kraft. Tem vasos de flores, imagens de santos barrocos e estátuas de violeiros que mais parecem de madeira. Tem também a feirinha da Praça, todo sábado e domingo; o forte são os xales e chapéus de crochê, o doce de goiabada cascão e os licores caseiros.
    Estive lá duas vezes. Em uma delas, foi na época do Festival do Chorinho. Adorei.
    Quero voltar novamente para matar a saudade das serenatas. Com certeza o Theozinho vai gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Cinthia e Karla
    Realmente Conservatoria é muito peculiar, é uma cidade que só funciona sexta,sábado e domingo pela manhã.Após o almoço os visitantes já se foram e tudo fecha.Já foi uma luta conseguir adiar a saída para domingo à tarde por conta da Solarata.Ainda assim vale um passeio de fim de semana. Adorei as dicas, principalmente se a Cinthia diz que é uma fazenda com hospedagem cara deveria ter mais cuidado nos detalhes do quarto.Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rita! Muito obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu estive no sábado em Conservatória (não resisti à dica da Cinthia! rs) e verifiquei com alguns lojistas, realmente no domingo tudo fecha cedo, lá pelas 14h, até a feirinha de rua. E me parece que a cidade ganha mais vida (e mais visitantes) à noite, quando acontecem as serestas.
      Abs,
      Karla

      Excluir
    2. Eu fui em um bate e volta de Miguel Pereira... tenho que voltar com calma para ver o movimento da noite. A feirinha no domingo funciona das 08h às 14h. Bjs

      Excluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo