02 dezembro 2013

Rio de Janeiro | Um tarde de beleza e cultura na histórica Ilha Fiscal

A Ilha Fiscal era um daqueles lugares que eu sempre ficava observando da ponte Rio-Niterói e me cobrava por não conhecer. Até que um dia finalmente a gente foi fazer o passeio a bordo do Rebocador Laurindo Pitta (outro que queria fazer há séculos!), aproveitamos para pegar as informações sobre o passeio à ilha e não demorou muito para o tão esperado dia chegar.




Infelizmente no dia do nosso passeio a embarcação que leva até a Ilha Fiscal estava em manutenção e tivemos que utilizar o ônibus para chegar até lá - esse "plano B" também é utilizado em caso de mau tempo. Tudo bem que chegar de barco tem "um charme a mais", mas nada tirou o brilho do passeio.



Aproximar-se da Ilha Fiscal e contemplar sua beleza já basta, não importa como se chega até ela. Escolha um lindo dia de sol para fazer o passeio, a vista é deslumbrante de todos os ângulos.
Essa foto foi tirada durante nosso passeio no Rebocador Laurindo Pitta

Famosa por ter sido palco do "último baile do Império", realizado alguns dias antes da Proclamação da República, a Ilha foi adquirida pela Marinha do Brasil em 1913. Não vou me ater a detalhes históricos, até porque meu filho nem me deixou prestar muita atenção ao que a simpática guia Darey explicava pacientemente. Ele só queria ficar na parte de fora contemplando os aviões que passavam sem parar (o Aeroporto Santos Dumont fica bem pertinho). Mas o roteiro da visita se divide entre: Torreão, Ala do Cerimonial e Exposições Permanentes.



O passeio à Ilha Fiscal é uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro, e é sem dúvida a que tem a melhor relação custo-benefício! Se você pretende visitar o Rio mas não pode ou não quer gastar muito, conhecer a Ilha Fiscal e fazer o passeio a bordo do rebocador Laurindo Pitta são ótimas oportunidades de curtir a Cidade Maravilhosa sob outros ângulos, literalmente falando. É claro que nenhum visual é tão lindo quanto o do Pão de Açúcar ou tão grandioso quanto o Corcovado, mas são passeios que valem muito a pena!
É ou não é Maravilhosa?
Para quem pretende fazer esse passeio com crianças pequenas, é bom estacionar o carrinho de bebê em algum cantinho, porque os paralelepípedos e escadas não ajudam em nada. Olhos atentos nas crianças que adoram correr, porque não tem nenhuma proteção e cair na água é num piscar de olhos.


É bom também se prevenir quanto à alimentação. Embora tenha lanchonete (e banheiro) na Ilha, o passeio é feito em horários ingratos, próximos à hora do almoço - e também na hora do sol forte! Portanto, previna-se contra o sol também com muita água e protetor solar!



Como a visita é guiada, o tour acaba sendo bem rápido. O que acabou demorando mais foi o retorno do ônibus, e no final os visitantes já não aguentavam mais esperar, porque não havia muitos bancos para sentar - não sei como funciona com a embarcação (se demora tanto assim).


A frase é clichê, mas o visual da Ponte Rio-Niterói é realmente de tirar o fôlego! E esse dia estava lindíssimo, perfeitamente azul! E muito quente, diga-se!


Na foto abaixo a Ilha Fiscal vista sob outro ângulo, sem nenhum filtro! ;)


Dificuldades à parte, é um passeio muito interessante, principalmente para quem gosta de aprender sobre a nossa história e admirar um belo cartão postal. Aviões, barcos e lanchas passam bem pertinho da Ilha, que é lindamente emoldurada pela ponte Rio-Niterói. As crianças ficam doidas com tantas novidades! E não se esqueçam: um dia de sol faz toda a diferença no passeio!
------------------------------------------------------------
Passeio à Ilha Fiscal - Saídas do cais do Espaço Cultural da Marinha
Rua Alfred Agache, s/ nº - Praça XV - Centro
Informações: (21) 2104-6992/ 2104-6721
Ingresso: R$ 20,00 - adultos / Meia-entrada - R$ 10,00 (Estudantes, militares e dependentes, crianças até 12 anos e adultos com mais de 60 anos)
* A venda dos ingressos é feita a partir das 11h, somente no dia do passeio
Horários dos passeios: 12h30/ 14h e 15h30 (o embarque inicia uns 15 minutos antes!)
Visite o site para mais informações: www.dphdm.mar.mil.br
------------------------------------------------------------

Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------

Reserve seu hotel no Rio de Janeiro pelo Booking.com!


7 comentários:

  1. Sempre tive uma vontade imensa de conhecer a Ilha Fiscal. Graças a vocês, tive mais um sonho realizado. O passeio é lindo, o visual que se tem de lá é indescritível. Realmente a cidade do Rio é maravilhosa, de todos os ângulos! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Karla!! Muito boa a matéria!! Tenho que me programar para ir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flavio! Que legal você por aqui! Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Vai sim, é um passeio muito interessante! Depois me conta se gostou!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  3. Adorei o post, já estive no Centro Cultural da marinha mas não consegui fazer o passeio a Ilha Fiscal. Fiquei com água na boca! Como nossa cidade é maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia!!! Obrigada pela visita!
      Faça o passeio, vale a pena! Também já tinha ido várias vezes lá e ficava sempre na vontade, porque os ingressos esgotam rapidamente.
      Nossa cidade é incrível mesmo! :)
      Bjs

      Excluir
  4. Acredita que nunca fiz esse passeio? Falha enorme no meu currículo carioca!
    Mas o do rebocador pela Baía de Guanabara eu já fiz duas vezes e realmente é lindo! Um passeio que foge do comum, mostra as belezas do Rio por outros ângulos e, como você disse, com uma ótima relação custo-benefício. Hummm... Deu saudades!
    Adorei o post!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natalia! Seja bem-vinda!
      Eu também demorei séculos pra fazer e adorei! É um visual lindo!
      E o preço é excelente mesmo, né?
      Obrigada pela visita!
      Bjs,
      Karla

      Excluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo