03 novembro 2014

Playmobil 40 anos: uma exposição em homenagem à infância

Os bonecos Playmobil atingiram a maturidade e estão fazendo 40 anos, mas quem ganha o presente somos nós. A frase soa como propaganda de supermercado, eu sei, mas foi realmente assim que eu me senti: ganhando um presente, um passaporte que me levou por algumas horas às melhores memórias da minha vida, às memórias da infância.

40 anos com tudo em cima!

Tive uma infância deliciosa, vivida no quintal da casa da minha avó materna. Sobe e desce de escada, cheiro de batata frita e rabanada, muitas brigas com meu primo, mas também muitas brincadeiras. E como vó que sabe exercer com maestria o seu papel, a minha fez (e faz) tudo e mais um pouco, incluindo aí mimar e fazer as vontades dos netos, obviamente.

E tem uma coisa que eu não posso reclamar: ganhava muitos brinquedos (um deles, inclusive, foi o responsável pela escolha da minha atual profissão!). Mas como a grama do vizinho é sempre mais verde, eu ficava de olho nos bonecos Playmobil do meu primo. Achava incrível aquele pequeno mundo de bonecos, acessórios e possibilidades, e às vezes eu deixava as Barbies de lado para brincar no navio pirata maneiríssimo que ele tinha (e que tem na exposição!).

#Saudade

Quando eu li no blog 1001 Roteirinhos que esses ícones da minha infância (e de muita gente) celebrariam 40 anos com uma exposição no Rio de Janeiro, fiquei contando os dias pra ir! E agora vou contar um pouquinho pra vocês, mas só um pouquinho mesmo, para não estragar o encanto.

Museu Histórico Nacional

A exposição "40 anos Playmobil - O sorriso mais famoso de todos os tempos", organizada pelos colecionadores do Fórum PlayBrasilMobil, acontece no Museu Histórico Nacional, um lugar lindo que fica bem pertinho do Aeroporto Santos Dumont. Logo na entrada da sala, um Playmobil gigante nos dá as boas-vindas. É como se ele nos convidasse a voltar a ser criança, sem melindres ou vergonha. Deixe a seriedade da vida adulta na bilheteria e permita-se viver um momento mágico de memórias.

Meu lado criança a todo vapor! :)

O acervo da exposição é uma "mistura organizada" de diversos colecionadores. Ali cada colecionador contribui com peças que ajudem a montar determinado cenário, misturando tudo mesmo, em prol de um trabalho fantástico e minimalista. Depois eles se entendem para achar suas peças... e se entendem mesmo!

Tive a oportunidade de conhecer o César Ojeda, curador da exposição, e ele me garantiu que os colecionadores reconhecem de longe as suas peças (embora todas sejam marcadas). Foi incrível nosso papo, me encantou saber um pouco dos bastidores dessa exposição e dessa paixão que une diversas gerações.

Vejam as embalagens antigas dos brinquedos... parece que foi ontem! Me lembro bem dessas caixinhas azuis!



E quem disse que Playmobil não viaja? Vejam estas fotos!



Tem Playmobil a la Village People e Playmobil Herói! :)









Os bonecos Playmobil têm origem alemã e a história da evolução desse brinquedo tão querido está exposta em painéis espalhados por quase 300m² dedicados à exposição. Aproveitei que o filhote estava na escola para visitar e foi bastante interessante, pois pude ler tudo com calma e ainda conversar bastante com o César. Mas ainda pretendo voltar lá para apresentá-lo a esse mundo clássico de brincadeiras.



O espaço abaixo foi um dos que eu mais gostei! Adoro quando pensam nas crianças e nada mais justo em uma exposição de brinquedos do que um espaço para a os pequenos soltarem a imaginação. Essas duas mesas coloridas têm brinquedos da marca para as crianças brincarem à vontade.


E para comemorar uma data tão especial, nada melhor que um bolo de três andares cheio de bonequinhos Playmobil! :)

Parabéns!!!

Não deixem de visitar também o site www.playbrasilmobil.com.br. Lá os fãs dos bonecos se encontram em um fórum cheio de boas recordações! E se você quiser participar, o César me disse que organiza regularmente "lanchinhos" para reunir os fãs dos bonecos. Nesses encontros, além de muito papo, também tem venda de brinquedos.

------------------------------------------------------------
Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/n - Centro da Cidade/ RJ (próximo à Praça XV)
Fechado às segundas
Ingresso: R$ 8,00 | Aos domingos, a entrada é franca
www.museuhistoriconacional.com.br
PRORROGADA até o dia 14 de Dezembro/ 2014
------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está buscando hotéis para sua próxima viagem? Pesquise no nosso parceiro Booking.com. Você garante os menores preços e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente!

4 comentários:

  1. Que ideia legal fazer esta exposição de 40 anos! Muito bacana. Quero visitar para recordar aquela época em que vocês brincavam e brigavam (rsrs), mas eram felizes! Tempo bom!!!

    Ainda bem que mimo o meu neto, quando ele tiver bem crescido, ele vai se recordar dos brinquedos que dou a ele, afinal toda vó
    mima e faz as vontades dos netos, né???? :D

    ResponderExcluir
  2. Querida Karla !!!!

    Que delícia foi para mim poder ler esses momentos eternizados na sua crônica !
    Adorei tê-la conhecido e o nosso papo foi muito bom.
    Saber que somos 'colegas' de formação foi ainda melhor.

    Venha nos visitar novamente sim !
    Agradeço sua generosidade ao escrever sobre nós.
    Você pode imaginar o esforço e dedicação de cada um de nós para realizar o sonho de uma nova exposição todos os anos...

    Beijos,
    César, o prefeito realizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, César! Seja bem-vindo ao Cariocando! :)
      Que bom que gostou! Adorei de verdade a exposição! Espero que outras pessoas tenham a oportunidade de reviver estes momentos mágicos da infância, assim como eu.
      E mais uma vez parabéns pelo belo trabalho!
      Bjs,
      Karla

      Excluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo