30 novembro 2014

Porto de Pedras (AL) | Conhecendo o Projeto Peixe-Boi Marinho e o Instituto Yandê

Nossa última viagem de carro pelo Nordeste teve um roteiro tão incrível que fica difícil escolher o passeio que mais gostamos, mas sem dúvida conhecer o projeto Peixe-Boi Marinho foi um deles. 

O ponto de partida do passeio fica em Porto de Pedras, bem pertinho de São Miguel dos Milagres, onde ficamos hospedados. Compramos as entradas na Associação do Peixe-Boi Marinho (aproveite para ir ao banheiro!). Nosso guia foi o Binho, um cara super paciente e que conhece muito bem a região. Nós pegamos uma semana de muita chuva na cidade e nesse dia tivemos muita sorte, pois o sol apareceu meio tímido e nos permitiu conhecer um pouco deste projeto tão incrível.


O passeio acontece das 10h às 16h (este é o último horário de saída), mas é importante se certificar antes sobre o horário da maré – geralmente a pousada ajuda neste contato. Fizemos uma trilha de aproximadamente 20 minutos, caminhando em uma ponte de madeira sobre o rio Tatuamunha. A água estava bastante esverdeada por causa das fortes chuvas, mas o Binho nos garantiu que, em condições normais, a água é cristalina. 


Durante o percurso, o Binho explicou sobre a região, as espécies que ali habitam e sobre o projeto de preservação do peixe-boi marinho, um trabalho lindo de muita dedicação e persistência. No santuário é possível visitar o peixe-boi em um ambiente totalmente natural na Área de Preservação Ambiental (APA) da Costa dos Corais. 


O passeio requer paciência e silêncio; o barulho assusta os animais e não é permitido tocar nem alimentar os peixe-bois. Esperamos muito tempo até que algum deles se animasse a aparecer, e quando já pensávamos em desistir, um gigante dócil veio nos dar uma tímida boas-vindas e um abraço apertado na nossa jangada. Seria um tanto quanto frustrante fazer esse passeio e não avistar nenhum peixe-boi, mas pode acontecer. Por sorte nosso jangadeiro e nosso guia foram muito pacientes e acabamos esperando bem além do previsto.
Olha o gigante aí!
Mas lembra que eu disse que silêncio é importante? Então... mas nessa hora, na hora que o animal aparece, é impossível se conter. É uma mistura de alegria, susto, felicidade... e sem querer a gente dá um pulo, ou um grito! É uma sensação indescritível! Os peixe-bois são muito grandes e meio desajeitados, e embora sejam considerados selvagens, são animais muito dóceis e querem brincar. É uma alegria quando eles aparecem!

Essa mão não é nossa, ok? 

Na volta do passeio o sol já ensaiava aparecer e a maré já estava subindo. É incrível como o cenário muda rapidamente. 

 Em alguns trechos da trilha a gente teve até que pisar na água, o que não aconteceu na ida. 





Os animais que chegam feridos ao Santuário ficam nessa espécie de cercado até ficarem completamente recuperados, e depois são soltos no rio, onde finalmente têm a chance de viver em seu habitat natural.

*Nossa viagem foi feita antes do programa Caldeirão do Huck reformar completamente a sede da Associação do Projeto Peixe-Boi Marinho. Para ver o lindo trabalho que eles fizeram, clique aqui para assistir o vídeo do programa. Fiquei muito feliz com esse presente que o projeto recebeu, sem a menor dúvida, muito merecido!

Associação dos Condutores de Turismo de Observação de Peixe-Bois Marinhos (Rota Ecológica)
(82) 3298-6247

O incrível trabalho do Instituto Yandê

O Instituto Yandê fica no povoado do Toque, em São Miguel dos Milagres. A Oficina Peixe-Boi & Arte cria produtos com o intuito de gerar renda para a comunidade de Milagres e de Porto de Pedras. 


As mulheres da comunidade fazem um trabalho lindo e completamente artesanal, e parte da renda é destinada aos trabalhos de preservação do peixe-boi marinho. Quando estivemos lá, cinco costureiras se dividiam neste lindo trabalho de criação.  


Eu acho a costura uma arte fantástica, e os produtos que elas criam ali fazem os olhos das crianças brilharem. E depois que a gente conhece um pouco da história e do trabalho destas mulheres, aí até os adultos ficam apaixonados.


Achei os produtos um pouco mais baratos que na Associação e com mais variedades, além de ajudar um trabalho muito bacana. Ali é possível levar pra casa peixe-bois de pelúcia de vários tamanhos, ímãs, chaveiros, pesos de porta, móbiles e outras fofuras, e elas ainda aceitam encomendas.

Instituto Yandê
(82) 9191-0184/ 3295-1215
Funciona das 08h às 17h – Segunda à sexta-feira | Sábados, domingos e feriados – 10h às 16h
Só aceita dinheiro

>> O Pedro Serra, do blog Sem Destino, também fez este passeio ao Santuário do peixe-boi marinho. Clique aqui para ler o que ele achou.

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem em Visconde de Mauá? Pesquise no nosso parceiro Booking.com. Você garante os menores preços e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente!

5 comentários:

  1. Adorei o post Karla, estivemos agora em agosto em Maceió, mas não fizemos esse passeio, pois nunca tínhamos ido a cidade, então, fizemos os programas mais basicões, mas da próxima vez eu vou com certeza! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia! Maceió também é tudo de bom, amo!
      Não deixe de conhecer Milagres da próxima vez. Você vai se apaixonar! :)
      Bjs
      Karla

      Excluir
  2. Que lindo, quando estive por lá não deu pra conhecer, mas voltarei para conferir e ver a associação de cara nova :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabio! Que legal você por aqui! :) Seja bem-vindo!
      Também fiquei muito curiosa pra ver a associação de cara nova... deve estar linda!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  3. Muito interessante este passeio. Deve ter sido o máximo ver de perto o peixe-boi.
    Legal o trabalho das mulheres da Oficina, os produtos são muito bonitos e dá vontade de comprar um de cada, né?
    Mais um passeio que quero fazer quando for a Milagres!

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo