01 julho 2015

Ilhéus: a terra do cacau e do chocolate

Ilhéus, litoral sul da Bahia. Terra de romances ardentes, cenário de poesia, de inspirações para Jorge Amado e sua Gabriela Cravo e Canela. Mas a Ilhéus que eu queria e conheci foi a Ilhéus do cacau, do fruto de ouro que brota dos troncos das árvores da Mata Atlântica. E como acredito que viajar é realizar sonhos, posso dizer que essa viagem foi especialmente inesquecível.

Radiante de felicidade!

A última vez que eu havia pisado por ali tinha sido em 1989, ainda criança, e apenas de passagem durante uma viagem de carro que se estendeu até o Recife. Lembro que nos hospedamos em Itabuna, cidade de nome engraçado para uma criança de 8 anos e, criativa que era, logo inventei um apelido para ela. O tempo passou e só voltei à Bahia em uma passagem relâmpago em 2008.

Ilhéus estava sempre nos meus planos, não só turisticamente falando. Para quem trabalha com chocolates como eu, e é apaixonada pelo seu universo desde a origem, e não somente por receitas, visitar Ilhéus tinha um sabor muito especial. E lá tem o Festival Internacional do Chocolate e Cacau, um evento anual que eu já namorava há anos, mas que sempre ficava para "uma próxima vez". Só que esse ano o vento soprou a favor e eu arrumei minhas malas correndo!

O cansaço era proporcional à felicidade, mas quem liga?

Introduzido na região no final do século XVII, o cacau chegou a significar 100% da economia de Ilhéus. No final da década de 1980, um fungo chamado vassoura-de-bruxa exterminou praticamente todas as plantações de cacau, e o impacto na economia local foi avassalador. O cacau era a única fonte de renda de dezenas de famílias e poderosos coronéis, e ouvi dizer que teve gente que cometeu suicídio, tamanho o desespero de ver toda fonte de seu sustento ir embora com a praga. Nunca descobriram como a vassoura foi parar ali, mas houve indícios de que foi algo premeditado e trazido da Amazônia.

O cacau pequeno e escuro não conseguiu escapar da vassoura-de-bruxa

O cacaueiro leva de 6 a 8 anos para começar a dar os primeiros frutos, então pode-se imaginar a demora para recomeçar tudo do zero, além de ainda tentar entender o que de fato havia acontecido. Hoje, retomando o fôlego lentamente, o cacau representa 52% da economia de Ilhéus. Eu já tinha lido bastante sobre o assunto, conhecido algumas pessoas e conversado a respeito, mas conhecer de perto toda essa história me deu uma outra dimensão dos fatos. Entenda em números: de 300 mil toneladas de cacau/ano antes da vassoura-de-bruxa, a produção caiu para 98 mil toneladas em 1998.
Realizando um sonho e me energizando

A luta para combater a vassoura perdura até hoje e, embora a praga esteja controlada, não se consegue exterminá-la, infelizmente. A CEPLAC - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - desempenha um papel importantíssimo no combate à vassoura, e se você se interessa pelo assunto, eu recomendo demais a visita.

O ouro da Mata Atlântica

E como dizem que a gente cresce é na dificuldade, Ilhéus (e toda a região cacaueira) merece o mérito. Saí de lá realmente impressionada com o que vi. Produtores de cacau engajados, informados, modernizados e premiados internacionalmente. João Tavares, cujo trabalho eu admiro demais e de quem eu sou fã, foi um dos cacauicultores da região que mostrou para o mundo a qualidade do nosso cacau: ganhou por duas vezes (2010 e 2011) no Salon du Chocolat de Paris o prêmio "Cocoa of Excellence" nas categorias cacau/chocolate e frutas secas, respectivamente, para a América do Sul.


* Toda minha gratidão ao João Tavares por me enviar as fotos dos prêmios e autorizar a publicação aqui!

Já imaginou depois de uma praga avassaladora receber um título de cacau de excelência? É pra encher de orgulho e nunca mais importar uma amêndoa sequer! :) E eu tenho a honra de trabalhar com o chocolate feito a partir das amêndoas de cacau da fazenda dele - o Harald Unique 63% cacau.

> Leia mais sobre os prêmios de 2010 e  2011.
>> Visite o site e conheça mais sobre o lindo trabalho do João Tavares - clique aqui

É sempre bom conhecer pessoalmente quem admiramos | Eu e João Tavares no Fórum do Cacau e Chocolate

O que também me impressionou foi a força do movimento dos produtores de cacau para produzirem o seu próprio chocolate, um processo que se chama "bean to bar", da amêndoa (de cacau) à barra, da árvore ao tablete. Ou seja, cacauicultores da região estão dominando toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, produzindo não só o fruto como transformando-o em chocolate, e chocolate de excelência, gourmet, inclusive com selo de procedência "Cacau do Brasil". Ganhei muitos deles para experimentar... um sacrifício! Dos chocolates abaixo, muitos ainda são desconhecidos aqui no Sudeste/ Sul. Os chocolates Sagarana por exemplo, feito com cacau do tipo Maranhão, já conseguimos encontrar em São Paulo, na loja do Chef Rafael Barros - a Ópera Ganache.

Mendoá, Cacauati, Costanegro, Maltez, Chor e Sagarana são algumas das marcas de chocolate de origem da Bahia

Os chocolates da Amma Chocolates, do Diego Badaró, já achamos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. No Rio, o café da Tok & Stok da Barra da Tijuca também vende. Recentemente a Amma abriu um espaço que parece ser incrível, no bairro dos Jardins - e está nos planos para a próxima parada em Sampa! Experimentei cada uma dessas barras e amei todos os sabores e experiências, principalmente o de Flor do Mar. A marca criou também o "cupulate", o "chocolate" feito com cupuaçu, que na verdade não pode ser considerado chocolate porque não tem cacau, mas tem textura e sabor surpreendentes.

Embalagens apaixonantes da Amma Chocolates
Esse ano, 10 amêndoas foram selecionadas para representar o Brasil no Salon du Chocolat de Paris, sendo 8 da Bahia e 2 de Belém do Pará - onde o Festival do Cacau e Chocolate também acontece e eu sou louca pra ir!  

Voltei de Ilhéus com alegria na alma, com excesso de bagagem de tanto conhecimento adquirido e tanta amizade bacana que fiz. Acho que todo mundo que sofre da "síndrome de vira-lata", que é a tendência que muitos brasileiros têm de desvalorizar o trabalho e o produto nacionais, deveria conhecer de perto iniciativas como essas que eu pude ver em Ilhéus. Um trabalho de excelência está ganhando o mundo e a maioria dos brasileiros nem sabe que existe. Precisamos mudar isso!

* Festival do Chocolate e Cacau *
Evento anual que tem como objetivo apresentar toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate; divulgar produtores e fábricas da região e mostrar a qualidade dos nossos produtos para o mundo.

* Costa do Cacau *
A Costa do Cacau, no litoral sul da Bahia, é composta por diversos municípios: Ilhéus, Itabuna, Uruçuca, Itacaré, Una, Canavieiras e Santa Luzia. São quilômetros e mais quilômetros de belíssimas praias e inúmeras fazendas de cacau.
www.costadocacau.com.br


Foto tirada daqui

* Agradeço à  Lívia Cabral pelo convite para participar da Press Trip do Festival. Foi inesquecível!

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem em Ilhéus? Pesquise no nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.


2 comentários:

  1. Onde comprar Cacau Bom - tablete de cacau - Santa Luzia? Comprei em um posto de gasolina quando estava voltando de Porto Seguro.

    ResponderExcluir
  2. Desculpa, esqueci de dizer que moro em Salvador.

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo