06 julho 2015

Rio de Janeiro | Museu da CBF: uma experiência interativa

Se tem uma coisa que me emociona com facilidade é o esporte. Imagens de atletas vencendo, perdendo, se superando, erguendo taças, beijando medalhas... tudo isso arranca lágrimas dos meus olhos. E o Museu Seleção Brasileira (ou Museu da CBF) soube direitinho como engrossar essa lista: um vídeo de boas vindas repleto de momentos marcantes da história do nosso futebol, para encher a gente de orgulho e nos fazer esquecer por alguns minutos qualquer vexame (ou qualquer corrupção).

Preciso voltar para tirar outra foto da fachada, que não tem mais esse nome


A entrada do museu já surpreende de cara. Nunca tinha ido, no Brasil, a um museu tão moderno e bem cuidado. É lá onde também funciona a atual sede da CBF - a Confederação Brasileira de Futebol.



Após comprar as entradas, um funcionário nos encaminha para o auditório onde é exibido o vídeo introdutório de aproximadamente 7 minutos, cheio de emoção! Impossível não se sensibilizar com as cenas da melhor Copa do Mundo que eu vivi até hoje: 1994!


Todo o museu tem as luzes reduzidas, um ambiente mais escuro, achei bem interessante. Interatividade é a palavra de ordem!


Nós chegamos já no final do dia, e por isso foi uma visita mais rápida - a última entrada é às 16h30. Um guia nos acompanhou e foi explicando as áreas do museu, porque em um determinado horário os computadores desligam automaticamente e, com isso, as atrações perdem o sentido porque a maioria é com vídeos, sons e total interatividade.

Interessante essa área chamada "Nossa Pele", onde podemos ver a evolução dos uniformes da Seleção Brasileira, desde a estreia em 1914 até o modelo usado atualmente.

A história da Seleção através dos uniformes

Logo após viajar no tempo através dos uniformes usados pelos jogadores, vem um corredor extenso completamente interativo. Telas touch screen (sensíveis ao toque) e "estações" para sintonizar, fechar os olhos e se sentir na arquibancada.


Vocês podem até não gostar do Galvão Bueno, mas eu sempre me emociono com a narração dele quando o Baggio perdeu o pênalti na Copa de 1994. Foi histórico viver aquele momento!


Em seguida, uma imersão no que eles chamam de "Galáxia de troféus". É realmente impressionante a quantidade de premiações conquistadas. Esqueçamos as recentes decepções, vamos voltar um pouquinho no tempo...


Uma sala enorme com todos os troféus expostos em prateleiras envidraçadas dá a dimensão do quanto já fomos fortes. Os meninos, normalmente mais fanáticos por bola, ficam enlouquecidos.


Reis do Mundo: é difícil escolher, mas arriscaria dizer que essa sala talvez seja a mais emocionante do museu. As paredes na verdade são telões gigantes onde são exibidas todas as vitórias da Seleção Brasileira, e é tudo tão perfeito que faz a gente se sentir dentro do estádio, vibrando a cada gol. É de arrepiar!


E no meio dessa energia estão todas as taças conquistadas em Copas do Mundo, orgulhosamente exibidas.


O "Passeio dos Campeões" também é uma área bastante interessante, com painéis iluminados com o desenho das taças conquistadas em cada Copa do Mundo, os nomes dos jogadores que participaram e abaixo as réplicas das camisas que eles usaram.

Passeio dos Campeões


Eu amei também esse trabalho artesanal incrível: bolas de futebol representando artisticamente todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal, respeitando suas características, tradições e costumes. Cada uma mais linda que a outra!

As bolas do Brasil


Detalhes das rendas típicas de Alagoas, a arquitetura do Distrito Federal e os clássicos azulejos do Maranhão.


Ainda tem muito mais para explorar, mas não esqueça de tirar uma foto e se juntar, em um painel gigante, a outras centenas de torcedores que já passaram pelo Museu. Surpreenda-se também na "CBF Immersive", uma outra atividade incrível que o museu oferece - vou deixar você descobrir essa! ;)



Ao final tem uma loja repleta de itens da Canarinho, mas os preços não são muito amigáveis não. Tem também o Canarinho Café, para quem quiser aquecer e trocar impressões sobre a visita.

Lojinha verde e amarela

Não deixem de reparar nas escadas que dão acesso ao museu, com os nomes de todos os Estados brasileiros esculpidos no mármore. Para quem vai de bike, tem espaço para sua magrela lá dentro, ao lado do estacionamento - adorei! :)

Bicicletário
CBF Experience: uma experiência que reúne tecnologia de última geração, modernidade, interatividade, paixão, surpresas, jogos, quiz com perguntas e respostas para se divertir e, é claro, muita emoção. Um acervo incrível com relíquias como fotografias, troféus, uniformes etc. Gostei muito do que vi e do que pude mostrar ao meu filho (4 anos), que está vivendo uma fase completamente apaixonada por futebol. Recomendo incluir este Museu no seu roteiro pelo Rio de Janeiro!

> A Patrícia Tayão, do blog Viajar Hei, também esteve lá e contou suas impressões neste post.

------------------------------------------------------------
Museu Seleção Brasileira
Av. Luis Carlos Prestes, nº 130 - Barra da Tijuca (em frente à lateral do Hospital Lourenço Jorge, próximo ao Barra Shopping)
Estacionamento e bicicletário no local - gratuito
Entrada: R$ 22,00 | Cortesia até 6 anos | Aceita cartão
(21) 3572-2006 | Aberto diariamente das 10h às 18h
Site: www.museucbfexperience.com.br
> Se o estacionamento estiver lotado, a dica é parar o carro no Barra Shopping (entrada depois do Museu) ou no Shopping Barra Plaza (este fica antes do Museu).
>> Estação do BRT: Lourenço Jorge
------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem no Rio de Janeiro? Pesquise no nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.


5 comentários:

  1. Eu adorei o museu Karla, achei perfeito para essa geração conectada, pois assim como em um smartphone tudo está na ponta dos seus dedos, e ainda bem que o 7x1 ainda não está lá! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, Patricia! O Theo ficou alucinado com tanta novidade, valeu muito a visita!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  2. Que Museu extraordinário. Tô doida para conhecer. Me leva lá, Karlinha??? :D

    ResponderExcluir
  3. Olá! Também sou carioca e amo passear pelo Rio e viajar, então adorei ter encontrado um novo blog com esse tipo de assunto!
    Vou dar uma passeada por aqui, mas adorei esse post sobre o Museu da CBF, ainda não conheço...

    Beijos,

    Clá | www.umagarotacarioca.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu fui e visitei o local é muito bonito e bem cuidado com muita história.
    https://botafogo-df.com.br/

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo