16 fevereiro 2014

Paulo de Frontin: o único viaduto de ferro e em curva do mundo

Pelo título você deve estar se perguntando: “uau, em que cidade europeia deve ficar esse viaduto?” Ledo engano, querido leitor. É do Brasil sil sil o único viaduto de ferro e em curva do mundo e fica bem pertinho do Rio de Janeiro.

Meu pai é de Miguel Pereira, cidade serrana da região sul fluminense que tem o título de 3º melhor clima do mundo. E esse viaduto é um dos atrativos da região, muito procurada por amantes de esportes radicais e para quem quer ficar pertinho da natureza. Mas sabe aquele ditado: “casa de ferreiro, espeto de pau”? Então... passei a vida inteira subindo a serra, morrendo de vontade de conhecer esse viaduto, mas nunca tinha ido lá. Até que finalmente tive a oportunidade de ir e achei um lugar incrível.







Para chegar até o viaduto, saímos de Barão de Javary, um bairro de Miguel Pereira onde fica o cartão postal mais lindo da cidade: o lago. O acesso é próximo à linha do trem em Javary (lado oposto à igrejinha), descendo no sentido de Fragoso, conhecido por suas colônias de férias (Colônia dos Rodoviários, Graham Bell etc).


Ainda na estrada de terra, não deixe de parar no mirante com vista deslumbrante para Fragoso e para a cadeia de montanhas de beleza infinita. Dizer que a natureza foi generosa aqui é pouco. Pena é uma região dessas com enorme potencial turístico ser tão mal aproveitada (mas o Cariocando tá aí pra fazer a sua parte!).

Vista para Fragoso

Na descida de verdade começa o asfalto, que vai margeando o Rio Santana. Suas águas são convidativas, mas um banho ali é para os fortes! Nem mesmo no verão o “gelo” dá uma trégua, mas é divertido. Quando era adolescente tinha mais coragem, mas ainda morro de vontade de voltar e levar o Theo para tomar banho de rio.


Quando chegar na placa abaixo que indica o Hotel Fazenda São José das Flores, pare o carro. Ali tem uma ponte sobre o Rio Santana e já é possível ver o viaduto Paulo de Frontin com seus 82 metros de altura, que fica logo adiante.

O viaduto é logo ali!
Nesse ponto você tem duas opções: ou segue o caminho em direção ao viaduto, ou vira como se fosse para o Hotel Fazenda para ver o viaduto por um outro ângulo, lindíssimo também. Eu recomendo que você faça os dois!


Para os corajosos e amantes de esportes radicais, dá para fazer rapel no viaduto. Deve ser uma aventura incrível, mas eu prefiro só assistir.

Rapel no viaduto

No lado do hotel fazenda, a vista também é lindíssima. A água límpida do rio é sedutora; a vontade era largar o carro e dar um pulo! Deve ser de uma paz transformadora ficar hospedado ali, em meio à natureza, aos pássaros e, como dizia Marisa Monte, ao “barulhinho bom” da água do rio seguindo seu curso. Mas como eu acho que meu pai não me perdoaria se eu ficasse hospedada em um hotel, deixo a caixa de comentários para você compartilhar a sua dica conosco!


Para quem gosta de História, deixo aqui o meu convite para conhecer o primeiro blog que escrevi, totalmente dedicado a Miguel Pereira. O blog atualmente encontra-se sem atualização, mas tem um conteúdo muito bacana sobre o Vale do Paraíba e sobre as importantes fazendas de café da região. Além da parte histórica, o blog acabou se tornando ponto de encontro de pessoas que nasceram, viveram, estudaram ou passaram em algum momento por Miguel Pereira, e que até hoje aproveitam o espaço que deixei para localizarem velhos amigos. Passa lá: www.miguelpereirarj.wordpress.com

---------------------------------------- 
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!




18 comentários:

  1. Nossa Karla,

    que viaduto lindo!! E que lugar mais especial, fotos muito lindas adorei!

    Beijos. Di.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! Que bom você por aqui, seja bem-vinda ao meu cantinho! :)
      Essa região é linda mesmo e reserva lugares incríveis que às vezes até quem mora lá não conhece ainda.
      Pretendo desbravá-la para contar tudo aqui! rs
      Beijos!

      Excluir
  2. Apesar de passar muitos momentos da minha vida em Miguel Pereira e arredores, não conheci este viaduto tão magnífico.
    Que tal ficarmos hospedadas lá neste cantinho lindo e convidar o Vovô Zezé para ficar lá também??? Acho que seria legal ... e aí você não ficaria "mal" com ele!!! Pensa nisso!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Claro! É só marcar o dia!!!
    Estou aguardando!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá a todos, moro bem pertinho de Miguel Pereira e quero compartilhar com vocês minha página no facebook de fotos de natureza..principalmente da região de Miguel Pereira, onde frequento constantemente. Espero que curtam a página e apreciem as minhas imagens e façam uma visita. Abs..Marcelo

    https://www.facebook.com/caminhosdemarcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo! Seja bem-vindo!
      Muito legal as suas fotos, já curti sua página!
      Parabéns pelo trabalho.
      Abs,
      Karla

      Excluir
  5. Abração Karla. Obrigado por curtir.

    ResponderExcluir
  6. Fui a Miguel Pereira ano passado e tentei achar essa ponte, sem sucesso! Com suas dicas já consegui localizar ela no Maps. Mto obrigada :D
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que bom, Juh!
      A intenção é essa mesmo... ajudar!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  7. Boa tarde,
    Estou pensando em ir visitar essa obra prima no fds, porém estou preocupada em onde deixar o carro estacionado. Poderia me dá uma dica de onde estacionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andriele! Seja bem-vinda!
      Quando visitei este trecho estacionei bem pertinho mesmo, no acostamento da estrada de terra. Não tem estacionamento não.
      Aproveite a dica! :)
      Abs,
      Karla

      Excluir
  8. S:qual onibus de miguel pereira deixa prox ao viaduto?

    ResponderExcluir
  9. Um monumento desse abandonado... Toda a ferrovia deveria ser reativada para fins turísticos como antes. Abraço a todos

    ResponderExcluir
  10. Que linda história, quero conhecer mais de perto os pontos turísticos de M.P. Conheci há muito tempo essa estrada e agora que subi nela.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! Texto excelente, bem explicado, claro e versátil. Amei o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Amanda! Fico feliz de saber que você gostou!
      :)

      Excluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo