28 janeiro 2016

São João del Rei | A cozinha premiada do Dedo de Moça

Quando Aurélio escreveu o dicionário, reservou uma edição especial para Minas Gerais. E nela eliminou as palavras: colesterol, triglicerídeo e dieta. E caprichou na intensidade da definição de prazer, gastronomia... e torresmos!

Esqueça as calorias! Você vai viajar agora para Minas Gerais e precisa experimentar a gastronomia local, que preserva suas raízes com um toque ousado e contemporâneo. E se você escolher as cidades históricas mineiras para iniciar o seu roteiro, recomendo que você inclua nele o restaurante Dedo de Moça, em São João del Rei. Eu até vou escrever algumas linhas, mas aposto que as fotos falarão por si só.

Mesas da área interna, mas também tem uma varandinha delícia
Da estrada para a mesa, o Dedo de Moça foi nossa primeira incursão na gastronomia mineira que, diga-se de passagem, é para os fortes. O cardápio valoriza os ingredientes locais, mas tem um toque nordestino que eu nem preciso dizer o quanto amei, né messs? Em apenas 5 anos de vida já são 5 pratos premiados no cardápio e um Certificado de Excelência pelo Trip Advisor em 2015.



Nossas boas vindas foram à base de acarajé mineiro, uma sugestão da dona da casa, a Ana Cristina, que nos recebeu com toda a simpatia e também nos ajudou muito com dicas da região. O acarajé mineiro é um bolinho feito com feijão fradinho e vem acompanhado de 4 molhos: requeijão de raspa, vinagrete de capim limão, molho de linguiça e molho de carne seca (R$ 28 com 12 unidades). Tão bão, tão bão que foi eleito o melhor petisco da região em 2013.

Acarajé mineiro - o primeiro acarajé da minha vida

Naquele momento eu percebi que ganharia pelo menos 2 quilos na viagem (preferi nem me pesar depois), mas precisava escolher o prato principal. Fui de Mignon do Sertão - um suculento filé com purê de banana da terra e um stick de queijo coalho crocante que me transportou imediatamente para meu Nordeste amado, uma criação impecável do chef Ulysses Cândido, um pernambucano cheio de talento.

Queria levar esse purê pra casa!

Sr. Cariocando, que ficou com inveja do meu prato, escolheu o Filé Mignon Fome de Queijo (R$ 39), um filé alto gratinado com queijo Catauá (que é um queijo minas meia cura de sabor intenso e fabricação artesanal), molho de tomate com manjericão e arroz de forno com cenoura, alho poró, bacon e palmito.

Fome de queijo e de comida boa

Depois dessa bela recepção, eu sei que é duro confessar, mas não cabia espaço para a sobremesa. Fiquei tão deprimida com isso que resolvemos voltar no último dia da viagem para o gran finale. E olha, que chave de ouro! Escolhemos o Fondue Mineiro, eleito o melhor petisco de 2015: quiabo, jiló (tentei, mas não dá pra mim), linguiça, couve rasgada e torresmos... tudo isso pra "afundar" em um angu molinho com queijo por cima. Je-sus... vai ser criativo assim lá na minha cozinha!

Senhoras e senhores: o fondue mineiro!

Para as crianças, geralmente mais comedidas no cardápio, tem tiras de filé mignon com batatas fritas...



... se preferir, tem também um prato infantil bem generoso e com sabor de casa de vó.

Prato infantil 

Eu, mais uma vez, já estava me conformando em sair sem a sobremesa (tão raro isso, gente!). Mas como era o último dia não podíamos perder a oportunidade. Escolhemos um "afogado" de chocolate - sorvete com calda de chocolate e licor de café. Para o meu paladar tinha álcool demais (eu não costumo beber), mas o Sr. Cariocando não deixou sobrar nadinha! #chocólatra


#CariocandoNasDicas | No dia em que fomos jantar o restaurante lotou rapidamente, portanto, recomendo que você chegue cedo ou faça reserva pelo telefone.

[Preços de Janeiro/ 2015]

* Nosso almoço no primeiro dia foi uma cortesia da Ana Cristina, proprietária do restaurante, a quem agradecemos. O jantar foi pago com nossos próprios recursos.

------------------------------------------------------------
Restaurante Dedo de Moça
Rua Aureliano Mourão, 101 (esquina com Av. Tiradentes)
Centro Histórico de São João del Rei - Minas Gerais
Informações e reservas: (32) 9.9984-5484/ 3371-7623
Contato: dedodemoca.sjdr@gmail.com
Funcionamento | Almoço das 11h30 às 16h (Todos os dias, exceto quarta-feira)/ Jantar das 18h30 até 0h (Segunda a quinta e aos domingos) - Sextas e sábados das 18h30 às 01h
------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!
Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Quer pesquisar hotéis e pousadas em São João del Rei? Consulte o nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.

Booking.com

2 comentários:

  1. Valeu pela dica. Moro em São João del Rei mas nunca tinha ido lá. Fui hoje e comi o Filé Mignon do Sertão. Excelente!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sensacional! Que coisas maravilhosas de se comer!
    Estou com água na boca e com muita vontade de ir neste Restaurante.
    Topas me levar lá?
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo