04 janeiro 2016

12 passeios clássicos para fazer em Ilhéus, na Bahia

Ilhéus, cidade graciosa e cheia de histórias pra contar. Localizada no sul da Bahia, e por isso chamada de "Princesinha do Sul", fica a menos de 1 hora de avião da capital Salvador. Ilhéus tem o litoral mais extenso dos municípios baianos e faz parte da Costa do Cacau.

É uma cidade bem democrática: tem mar, tem bares e restaurantes, tem um passado a ser preservado, tem um futuro promissor pela frente, tem Mata Atlântica, tem cacau e tem chocolate, e tem o cheiro do cravo e da canela de Jorge Amado.

Praia dos Milionários, que antigamente era frequentada pelos ricos e famosos coronéis da região

Para desfrutar Ilhéus, confira 12 sugestões de passeios clássicos para fazer na cidade e arredores. Recomendo reservar um dia no seu roteiro para conhecer o centro histórico da cidade, que é perfeitamente explorável a pé.

Centro histórico


1) Catedral de São Sebastião - construção imponente inaugurada nos anos 60 e com cerca de 47 metros de altura, é um dos principais cartões postais da cidade. 

> Praça Dom Eduardo, no centro histórico da cidade e colada ao Bar Vesúvio.




2) Bar Vesúvio - o bar que ficou famoso pela clássica cena de Gabriela Cravo e Canela, romance de Jorge Amado, quando ela sobe no telhado e dá vida à "licença poética" do autor. Na verdade este telhado não existe. 

> Praça Dom Eduardo, no centro histórico e em frente à Catedral.


É lá onde também é possível tirar a foto clássica de quem visita Ilhéus, ao lado de Jorge Amado sentado à mesa do bar.

3) Bataclan - o antigo cabaré frequentado pelos poderosos coronéis do cacau hoje funciona como restaurante e centro cultural.

> Av. 2 de Julho, nº 77.


>> Para pesquisar hotéis na cidade, clique aqui

4) Casa de Cultura Jorge Amado - foi onde Jorge Amado escreveu seu primeiro romance, "O país do Carnaval". O lugar preserva um rico acervo do escritor baiano: fotografias, suas roupas estampadas marcantes, algumas capas de seus livros, imagens religiosas e acessórios.

> Rua Jorge Amado, 21 - Centro histórico | (73) 3634-8986 - Entrada: R$ 5,00 (preço de Junho/2015)



Salve, Jorge!

5) Igreja Matriz de São Jorge - é a igreja mais antiga da cidade, inaugurada em 1556. O Museu de Arte Sacra está localizado ao lado da igreja, e tem peças raras e belíssimas.

> Rua Conselheiro Dantas, s/n - Centro histórico


6) Palácio Paranaguá - sede da Prefeitura de Ilhéus, a construção neoclássica imponente tem no seu brasão o cacau, que já foi a principal economia da região.

> Praça J. J. Seabra - Centro histórico



7) Teatro Municipal de Ilhéus - foi inaugurado na década de 1930 e antigamente era chamado de Cine-Teatro Ilhéos. Patrimônio público, já foi palco da Exposição Costa do Cacau, do fotógrafo (ex-chefe e amigo) Fred Schiffer.

> Fica no centro histórico, logo depois da Casa de Jorge Amado



9) Pontal - caminhar pelo calçadão e admirar o sol nascendo devagar é, sem dúvidas, um passeio revigorante.

9) Fazendas de cacau - diversas fazendas abrem suas portas e convidam os turistas a conhecer um pouco do que já foi o ouro da região; um passeio que vai do cultivo ao aspecto social do negócio. Visitei dois lugares que recomendo muitíssimo:

- Fazenda Provisão -> uma propriedade com 190 anos de história que pertenceu ao primeiro prefeito de Ilhéus, Domingos Adami de Sá. Roberto Novaes, da sexta geração da família, recebe hoje os turistas que vêm conhecer fazenda, que fica às margens do rio Almada. O casarão repleto de memórias e objetos belíssimos também funciona como hospedagem (não tem suíte), uma excelente oportunidade para um turismo de experiência certamente bem marcante - e que eu ainda quero muito conhecer. Minha visita foi brindada com um almoço bem típico acompanhado de sucos naturais, tudo muito saboroso.

> Rodovia Ilhéus - Uruçuca, Km 27| www.fazendaprovisao.com.br



- Fazenda Riachuelo -> é onde começa todo o processo que dá vida aos chocolates da marca Mendoá. Durante a visita é possível ver o cacau embrenhado na Mata Atlântica, e depois entender como, após um longo percurso, ele se transforma em chocolate. Contei aqui neste post sobre a minha alegria de pisar pela primeira vez em uma fazenda de cacau. A visita deve ser agendada com antecedência. 

> Rodovia Ilhéus - Uruçuca, Km 20 | www.mendoachocolates.com.br


9) CEPLAC - se você se interessa pela cultura cacaueira e sobre o trabalho desenvolvido na região, recomendo uma visita ao CEPLAC - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. É um centro de pesquisa de grande importância e é também o "filtro final" das amêndoas de cacau qualificadas para o Salão do Chocolate de Paris, uma das principais premiações da categoria. Leia também > Ilhéus: a terra do cacau e do chocolate



10) Chocolates - esqueça a ideia de que Ilhéus é só a terra do cacau; hoje Ilhéus é também a terra do chocolate. E eles estão fazendo um chocolate fantástico, não só no sabor mas também nas histórias que carregam por trás das lindas e criativas embalagens. Jamais volte pra casa sem se permitir saboreá-los. É uma viagem através dos sabores e aromas da região.



11) Gastronomia - a gastronomia baiana é riquíssima e em alguns lugares você vai até encontrar pratos feitos com chocolate. Não deixe de experimentar o suco de cacau, feito com a polpa surpreendentemente branca do fruto e de sabor inesquecível.

Tim tim!

12) Praias - para desfrutar por completo dessa região deliciosa, nada como um mergulho no mar da Bahia. Sorria, meu rei! É energia renovada na certa! Se tiver tempo, dê uma esticadinha até Itacaré! Só tive a oportunidade de conhecer a Praia dos Milionários, mas ela já me deu ideia do que me espera quando eu voltar!

Praia dos Milionários



* Agradeço à  Lívia Cabral pelo convite para participar da Press Trip do 7º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia. Foi inesquecível!

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Quer pesquisar outras opções de hospedagem em Ilhéus? Consulte o nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.

Booking.com

3 comentários:

  1. Quero voltar a Ilhéus com você! Me leva?
    Adorei o post, perfeito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler sobre lugares que ainda não conheço, mas um dos meus segredos é mara ler sobre aqueles para onde já fui e poder ver no olhar do outro aquilo que, talvez, não tenha percebido. Ler sobre viagens é como ler romances, a cada tempo uma interpretação, um sentimento e um prazer diferente. Amei reencontrar Ilhéus em suas palavras. BjO!

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo