Já imaginou tirar férias, desligar o celular e fazer turismo rural? Isso mesmo... trocar a cidade pelo "meio do mato"! Tá, tudo bem que talvez você não consiga desligar o celular - até porque você vai querer compartilhar este lugar lindo com seus amigos - mas que tal trocar o sobe e desce de um city tour pela calmaria (e a energia) de uma fazenda de cacau? Ilhéus é o lugar perfeito para isso!
Chegando à Fazenda Yrerê, é Gerson Marques, o proprietário, quem nos recebe para um passeio de aproximadamente 2 horas, que inclui uma pequena trilha à sombra da Mata Atlântica e, para refrescar na volta, um suco de cacau geladinho e chocolates para degustação. Tem coisa melhor?
Tem sim! A empolgação do Gerson. Ele conta histórias com um fascínio contagiante, e de repente a gente vai viajando junto com ele de volta à época de ouro do cacau.
Durante a trilha, a gente para até para conhecer formigas. Elas certamente passariam despercebidas, mas o Gerson nos faz não só enxergá-las, mas senti-las: as formigas têm um toque mentolado. Parece loucura! Não cheguei a comer, mas encostei meu dedo levemente nelas e deu para sentir um aroma incrível de menta. E aí a história dessas formigas eu deixo para você descobrir quando for lá, claro, porque não posso (nem devo) estragar a surpresa! :)
A trilha é curtinha e bem tranquila para adultos e crianças. No meio da mata, conhecemos toda a origem de um bom chocolate. O cacau é quebrado na nossa frente, e logo aparece aquela polpa linda, branquinha e deliciosa, que podemos experimentar ali mesmo, à sombra da cabruca.
Cacau quebrado e sua polpa branquinha |
O sul da Bahia sofreu muito com a vassoura-de-bruxa, uma praga que devastou as plantações de cacau no final de década de 1980. E durante essa visita é possível conhecer um pouco mais dessa história e ver de perto os frutos saudáveis e os afetados pelo fungo. É impressionante como um mesmo cacaueiro pode ter frutos perfeitos e outros doentes. Para mim, em especial, é fascinante. É um turismo não só rural, mas de experiência.
À esquerda, um cacau saudável. À direita, cacaus afetados pela vassoura-de-bruxa |
Voltando da trilha, seguimos em direção à casa sede da fazenda. Lá nos esperava Dona Dadá com um suco geladinho, um sorriso no rosto e sua cozinha azul. Aliás, uma cozinha que desperta a curiosidade por ser predominantemente azul; e os sentidos, porque o cheirinho de café que saiu dela é irresistível - e me deixou na vontade (não deu tempo de tomar! rs). Tudo decorado de maneira simples e criativa, deixando a cozinha como ela realmente deve ser: prazerosa e aconchegante.
A simpática Dona Dadá |
Pra ficar perfeito bem que eles poderiam oferecer hospedagem, não é mesmo? Eu ia querer garantir logo o meu quartinho! Com esse cenário lindo e inspirador, não seria nada mal perder o sinal do wi-fi por alguns dias.
Paz, vento fresco, vida mansa, rede pra esticar as pernas, casa colorida, cheia de alma e personalidade azul... precisa mais?
* Esse passeio fez parte da Presstrip do 8º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, que acontece anualmente em Ilhéus, com o objetivo de apresentar atrativos para produtores e consumidores de chocolate do mundo inteiro, bem como promover o incrível trabalho acerca do chocolate de origem desenvolvido no sul da Bahia.
----------------------------------------------------------
Fazenda YrerêRodovia Jorge Amado (Ilhéus - Itabuna), Km 11
(73) 99151-0871/ 3656-5054
gerson-marques@uol.com.br | http://fazendayrere.blogspot.com.br/
Valor do passeio: R$ 30,00 por pessoa (Julho/ 2016)
*É possível combinar passeio + almoço, basta entrar em contato com antecedência
----------------------------------------------------------
Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Booking.com
Quer pesquisar hotéis em Ilhéus? Consulte o nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.
Fiquei encantada com esta Fazenda Yrerê! Uma maravilha de lugar!
ResponderExcluirBem que você poderia me levar lá para eu descobrir a história das formigas, rsrs!
E o cacau, que delícia, que coisa linda!
Imagino você neste lugar mágico, realizando seu sonho de ver e segurar um cacau, que coisa bárbara!
Seu post nos transporta para este lugar lindo!
Maravilha de lugar mesmo! Vamos programar 1 mês pela região pelo menos, topa?! rsrs
ExcluirBeijos! :)