14 setembro 2016

Rio de Janeiro | Museu do Amanhã: visita obrigatória hoje e sempre

Dizem que a gente não deve criar expectativas, mas desde um passado não muito distante que eu sonhava em conhecer o Museu do Amanhã. Toda vez que eu passava pela Praça Mauá e acompanhava cada evolução daquela obra gigantesca e que dividia opiniões, eu tinha cada vez mais certeza de que algo incrível estava por vir.


O amanhã virou hoje, o museu foi inaugurado e minha certeza se confirmou: museu lotado, filas e mais filas para entrar, ou seja, um sucesso. Aguardava ansiosa pela oportunidade de conhecê-lo e não me decepcionei. O Museu do Amanhã é daqueles lugares que se encaixam perfeitamente naquele bom e velho clichê viajante: você não pode visitar o Rio de Janeiro sem conhecê-lo, e para os cariocas então a visita é obrigatória!

Lindo de todos os ângulos

O Museu do Amanhã faz parte do resgate da autoestima do Rio de Janeiro. Localizado na Praça Mauá, é um dos protagonistas da retomada do Centro do Rio, que recebeu uma surpreendente revitalização iniciada com a derrubada do viaduto da Perimetral (jogue no Google e veja as fotos do antes e depois). De zona portuária a Porto Maravilha, a região é um presente mais que merecido para os cariocas, turistas e, principalmente, para o Rio de Janeiro.

Museu do Amanhã e o MAR - Museu de Arte do Rio, à esquerda

Imponente, a obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava enfeita e impressiona. A utilização de luz solar e da água da Baía de Guanabara renderam ao museu um prêmio de sustentabilidade.

À esquerda, o famoso prédio RB 1 ("Rio Branco 1)

E o interior consegue ser ainda mais interessante: um museu de ciências moderno, interativo, inclusivo e atraente para todas as idades. Com suas atrações tecnológicas e jogos criativos, envolve os visitantes e ao mesmo tempo os convida a refletir sobre o futuro que estamos construindo hoje, e mostra o resultado das ações erradas de ontem.


Nós fazemos; o planeta reage
O belíssimo globo pendurado: marca registrada do museu

O museu é uma excelente oportunidade de mostrar às crianças que nossas atitudes refletem diretamente no planeta que habitamos, e que está em nossas mãos a possibilidade de criar um mundo melhor para viver.

O futuro na ponta dos dedos


Exposição Santos Dumont - O poeta voador

Tema da exposição temporária do museu (que na minha opinião deveria se tornar permanente), nosso grande visionário merecia um espaço como este: para mostrar a vida, o trabalho e a mente brilhante do pai da aviação, um homem certamente muito à frente de seu tempo. Um inventor brasileiro que se dedicou à ciência e à tecnologia inspirado pela arte.


Entre suas incríveis invenções, exibidas de maneira extremamente interativa e criativa, destaco o Demoiselle. Construído na Cidade do Samba e transportado para o museu, o visitante sorteado (e sortudo) tem a chance de voar no projeto mais completo de Santos Dumont, e ainda pode escolher se o painel ao fundo (chroma key) vai ter a imagem do Rio de Janeiro do início do século XX ou de Paris. Chique demais, né?! Eu queria muito ter ido, mas infelizmente não fui contemplada - aliás, seria perfeito, porque o Demoiselle foi feito para baixinhos de até 1,80! :)


Demoiselle: partiu?

E para quem o "voar" é uma grande paixão, assim como é para nós, que tal criar o próprio avião? De papel, claro! Um espaço lindo e especial que integra adultos e crianças em uma brincadeira pra lá de saudável, e com um sabor delicioso de infância. "Gaivotas" de papel prontas, hora de lançar ao vento! Na aterrissagem, os aviõezinhos acionam um interessante "Jogo das Curiosidades".


Saí tão extasiada que nem pensei no Café comandado pela Chef Flávia Quaresma, cuja produção valoriza a utilização de ingredientes locais. Dei só uma passadinha rápida na lojinha do Museu, que tem produtos liiindos e com preços surpreendentemente tentadores, mas como eu queria comprar tudo, acabei não comprando nada! :)


Sabe quando você sai feliz e orgulhosa de um lugar? Foi assim que eu me senti ao terminar minha visita. Parece até que eu tinha feito parte da concepção do Museu do Amanhã. Saber que o Rio tem um lugar como esse, extremamente moderno, criativo, que faz pensar, deveria ser motivo de orgulho para o país inteiro, não só para os cariocas. Golaço pra todo mundo! #temqueir

Ilha das Enxadas e Ponte Rio-Niterói ao fundo

* Visitei o Museu do Amanhã e a exposição Santos Dumont a convite da assessoria de imprensa, a quem agradeço. Minha opinião é isenta e reflete minha experiência real durante a visita.

------------------------------------------------------------
Museu do Amanhã
Praça Mauá, nº 1- Centro | Rio de Janeiro/ RJ
> Funcionamento: de terça à domingo, das 10h às 17h | Fechado às segundas
> Ingressos: R$ 10,00 (inteira) | Gratuito às terças | Bilhete Único dos Museus (MAR + Museu do Amanhã - R$ 16,00)*
> Use transporte público; não há estacionamento na região. Metrô: estação Uruguaiana
www.museudoamanha.org.br

*Valores de Setembro/ 2016 | Durante o mês de Setembro/ 2016 os ingressos só serão vendidos online.

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!
Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Procurando hotéis no Rio de Janeiro? Consulte o nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.

Booking.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo