12 abril 2012

Natal | Genipabu: o mar e a lagoa

Mesmo que você nunca tenha visitado Natal, provavelmente já ouviu falar em Genipabu. As famosas dunas que levam esse nome são visita quase que obrigatória para quem está na cidade, e as andanças de buggy (sem emoção, por favor) são o ponto alto do passeio.

Adrenalina, areia vento no rosto, sol e um visual belíssimo para contemplar. Mas Genipabu não é só duna, tem também a praia e a lagoa de mesmo nome.

Então, vamos para Genipabu hoje? O destino é o município de Extremoz, no litoral norte do Estado, a cerca de 20km de Natal. Sugiro começar o passeio pela Ponte Newton Navarro, um espetáculo da engenharia.


* Praia de Genipabu *

Vou dizendo logo: não gostei! Foi uma grande decepção, exceto pelo belíssimo visual das dunas no canto direito da praia, achei o local completamente largado a la vonté dos buggeiros, que andam não só na areia da praia como também nas ruas na maior velocidade. A areia da praia era lixo em cima de lixo, sem falar dos flanelinhas que sobrevoam os carros como moscas. Um passeio dispensável, na minha opinião, e lamentável também, porque até certo tempo Genipabu foi o cartão postal mais famoso de Natal.

Praia de Genipabu e suas dunas ao fundo

Praia de Genipabu


* Lagoa de Genipabu *

A Lagoa de Genipabu é uma área de preservação ambiental e lá não é permitido tomar banho, mas é um lugar belíssimo para visitar e tirar lindas fotos. O acesso à lagoa é feito por uma estrada de terra e na entrada tem uma guarita, onde é cobrada uma taxa de visitação de R$ 2,00. Embora o acesso seja pago, e com isso mais restrito (sim, tem gente que não quer pagar esse valor e desiste da visita), das duas vezes que estive lá percebi um certo descaso com a manutenção do espaço.



Da segunda vez que fomos um carro que estava saindo sinalizou para nós dizendo que era "furada"; por isso eu reforço: é um lugar apenas para visitação, não espere um barzinho à beira da lagoa e um banho refrescante. O passeio vale porque as dunas são lindas e o silêncio do lugar nos permite ouvir os sons da natureza de perto. Gostei, recomendo e voltaria novamente se fosse preciso. O Theo adorou brincar nessa imensidão de areia; espaço para correr e brincar é o que não falta (use e abuse do protetor solar).


Coruja - Foto de André Alves





Pelo caminho você verá diversas placas indicando Genipabu, algumas escritas com "G" e outras com "J". Se você ficar na dúvida como eu, aí vai a explicação*: o nome Genipabu vem do indígena "Jenipapo", e com isso deveria ser escrito com "J". Mas quando o município foi criado registraram com "G", e assim ficou oficialmente até hoje.

*Fonte: site www.natalguia.com.br

(Passeios em Janeiro, Fevereiro e Março de 2012)

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Rose! Obrigada pela visita! Fiquei feliz com o seu comentário!
      Genipabu é apaixonante sim, só fiquei decepcionada com o excesso de lixo e com o abandono da praia (os buggeiros são um perigo para os banhistas).

      Volte sempre!
      Beijos,
      Karla

      Excluir
  2. o lugar, pelas fotos, parece ser lindo... um pouco perigoso para crianças, né? por causa dos Jipes...
    Adoro ler o Cariocando... na boa mesmo!
    Parece que viajo junto com vocês!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Genipabu é um visual belíssimo. Descer naquelas dunas de Buggy é pura adrenalida, chocante!
    Adorei rever este lugar, ainda mais com vocês!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu! Genipabu é lindo mesmo, mas esse lance dos buggeiros está tornando a praia perigosa.
    Que bom que curte o Cariocando! Fico muito feliz! Obrigada pela visita e volte sempre!

    Mammy, volte sempre!!!! ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu já fui aí, se bem que eu moro em Natal. Eu acho muito lindo!

    ResponderExcluir
  6. Eu nasci e fui criada nesse paraíso, quando ainda era tudo terra e calmo, o lugar é realmente lindo, e concordo quando diz que está mal cuidado,tem ainda a exploração com preços abusivos das barracas e dos ambulantes.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal!
    Parabéns pelo blog!
    Irei a Natal em fev/16, tenho um filho de 2 anos. É seguro o passeio de buggy sem emoção com criança dessa idade?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda. Eu particularmente não fiz passeio com o Theo nesta idade, são muitas dunas, muito vento e areia, mesmo sem emoção.
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  8. Só de pensar que eu estou indo morar em Natal me dá um friozinho na barriga, que emoção!

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo