25 agosto 2015

São Paulo | Memorial da Resistência: é para os fortes

Sabe aquele lugar que vai te conquistando aos poucos? Foi exatamente o que aconteceu comigo ao entrar no Memorial da Resistência de São Paulo, um museu que se dedica à preservação das memórias da resistência e da repressão políticas do país. Se você acha o Brasil um país sem memória, precisa conhecer este lugar.

Uma das frases que gostei: "Um povo sem memória é um povo sem destino"


Comecei minha visita por uma mostra temporária chamada Yuyanapaq, sobre a violência no Peru entre 1980 e 2000, com histórias intensas e fotografias bastante chocantes na minha opinião. De início a gente não tem ideia do que vai encontrar lá dentro, pelo menos eu não tive.

Mulher exibe nas mãos a foto 3x4 de um familiar desaparecido em Ayacucho, Peru

Pelas paredes do Memorial é possível conhecer também um pouco da história do prédio onde ele está situado, que originalmente abrigava armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. O local passou a se chamar Estação Pinacoteca após uma reforma, e desde então passou a receber parte do programa de exposições da incrível Pinacoteca do Estado, que eu também amei conhecer. 


Essa sala eu achei super interessante: uma tela touch screen onde o visitante pode deslizar o dedo sobre o "tema" de seu interesse e explorar seus significados.


Em seguida chegamos a uma sala com as paredes completamente tomadas de... memórias! Um trabalho sensacional de documentação que deixa qualquer um impressionado. Queria ter tido mais tempo para poder ler tudo com calma, é muuuuita informação! Reparem nesse pilar antigo que foi mantido no meio da sala, lindo!


Depois começam as celas onde os presos políticos ficavam no período da ditadura militar (1964 - 1985). Só de selecionar as fotos para este post eu já me arrepiei toda. As frases dos presos (que sobreviveram para contar) estampadas nas paredes revelam o sofrimento vivido entre aquelas quatro paredes. Difícil escolher uma palavra para definir a experiência de conhecer este museu, mas certamente "chocante" seria uma delas. Comoção também.
[Clique para ampliar]




Eu não sei nem se deveria dizer "uma das partes do Memorial que eu mais gostei", porque soa estranho dizer isso, mas muito me impressionaram estas faces de papel.

Cela 2
São 436 máscaras de papel com etiquetas de cores diferentes, um trabalho incrível e muito sensível do artista Alexandre D'Angeli, executado pelos próprios visitantes do museu. As máscaras azuis representam os desaparecidos políticos; as vermelhas, os mortos pela ditadura civil-militar no Brasil.

463

O Memorial tem mais dois andares com exposições, que se dividem entre fixas (história do Modernismo) e temporárias, mas depois desse soco no estômago, fiquei meio inerte ao que se sucedeu, embora tenha achado tudo muito impressionante e organizado. Minha dica? Melhor sentar, respirar e tomar um café...


* Agradeço imensamente à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo pelo apoio a minha visita, e a super Gabi Carvalho pela paciente companhia. 

------------------------------------------------------------
Estação Pinacoteca | Memorial da Resistência
Largo General Osório, 66 - Luz/ São Paulo
Terça a Domingo, das 10h às 18h | Entrada gratuita!
Acesso de pedestres pela Rua Mauá | Acesso de carros pela Rua José Paulino
www.memorialdaresistenciasp.org.br
* A exposição fixa conta com placas explicativas em inglês

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem em São Paulo? Pesquise no nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.


Um comentário:

  1. Oi Karla.
    Que país é este?
    Se não preservarmos, o que será de nossos filhos?
    Alex Rj

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo