05 fevereiro 2012

Maceió | Um city tour gastronômico

[Post atualizado em Janeiro/ 2015]

Assim que nossos planos de ir a Maceió começaram a ficar mais concretos, já comecei a pensar nos restaurantes que gostaria de ir. Maceió tem uma boa variedade de restaurantes deliciosos, daqueles que te fazem voltar toda vez que se está na cidade. É como bater ponto mesmo.

Aí vai a minha listinha pessoal:

-> Massarella - uma das melhores massas que já comi. O ambiente é super agradável e concorrido, com uma decoração pitoresca que lembra as cantinas italianas. O atendimento, mesmo com toda a lotação (constante) da casa, é sempre atencioso. Foi eleito pela edição especial Comer & Beber, da Revista Veja, como o melhor restaurante italiano da cidade em 2011/ 2012.

Pedimos de entrada uma bruscheta de anchova

Brsuchetta de anchova


Nosso prato principal foi um fettuccine com molho de presunto de parma, gratinado com queijo gruyère (à fondata). A porção é generosa e serve bem duas pessoas. 

Fettuccine à fondata

De sobremesa, até tentamos variar, mas não deu para sair de lá sem comer o Peccato di Cioccolato, uma torta especial de chocolate com calda quente de chocolate e sorvete de creme. Um verdadeiro peccato.
Peccato di Cioccolato

-> Divina Gula - é um lugar que cai bem a qualquer hora do dia, mas depois da praia fica ainda mais gostoso. Ambiente descontraído, música agradável, móveis de madeira e recadinhos de clientes escritos em tábuas de carne penduradas nas paredes.

Na área externa, parquinho infantil, viveiros de pássaros e um pequeno riacho distraem a criançada enquanto os pais jogam conversa fora e saboreiam uma deliciosa comida mineira com toque nordestino, além de pratos típicos da fazenda. Tem também aquela cachacinha para quem apreciar.

Divina Gula: um dos nossos favoritos

O Divina Gula faz parte da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, onde o cliente saboreia a sugestão da casa e leva  como lembrança um lindo prato de cerâmica [www.boalembranca.com.br].

Além de diversos prêmios do Guia 4 Rodas, onze jurados da Revista Veja Maceió elegeram por unanimidade o Divina Gula como o melhor restaurante de comida brasileira de 2011/ 2012.

Para começar, um caldinho de feijão com torresminho e cebolinha é uma boa pedida.


Para continuar os trabalhos, uma picanha na chapa com farofinha, banana à milanesa, arroz, batatas fritas e o vinagrete que o nordestino tanto gosta.


Em homenagem ao Chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó (SP), a casa criou tijolinhos de tapioca com mel de engenho picante. Meu Deus... se você for lá, come uns por mim?

Divinos tijolinhos de tapioca


Minha sobremesa favorita no Divina é o brigadeiro. Vai por mim! Ah, e o suco de uva verde também é... divino! :)


-> Chivito's - o tradicional e bem servido sanduíche uruguaio chegou a Maceió há mais de 15 anos, quando um modesto trailer passou a fazer parte do cenário da Praia da Jatiúca. Eu me apaixonei à primeira vista, ou melhor, à primeira mordida. E fiquei muito surpresa e feliz ao voltar, anos depois, e ver que aquele trailer se transformou em uma ampla loja na Praia da Pajuçara.

O Chivito é tipo o nosso X-Tudo brasileiro, caracterizado pelo recheio farto. Entre duas fatias de pão vêm um fino bife de miolo de alcatra, queijo prato, presunto, ovo, bacon, alface e molho de azeitona ou cenoura (fico com o primeiro). Talvez meus amigos Aninha y Juan, diretamente de Montevidéu, possam explicar melhor essa deliciosa tentação sandubística, que tal?

Compramos o Chivito para viagem. O serviço demorou um pouco, a fome aumentou... e eu acabei nem pensando em foto. Por hora tenho somente a foto da fachada da loja da Pajuçara, tem problema?

Chivito's


-> Palato Café - um supermercado chiquetoso, com um Café logo ali no final do corredor que faz qualquer um parar para olhar a tentadora vitrine de doces (eu sempre paro! rs). As variadas opções de pães são da minha querida Pão & Companhia, e já ganhou o prêmio da Veja Maceió como a melhor padaria da cidade. Você pode comprá-los no supermercado ou degustá-los no Café. E esses pães, além de muitos outros quitutes deliciosos, premiaram o Palato Café como o melhor café da manhã de Maceió, também pela Veja.

O supermercado da Ponta Verde, que funciona 24h, é ponto de encontro de produtos importados e tem uma bela adega para os apreciadores de um bom vinho. Mas como toda a fama tem seu preço, o do Palato não é lá dos mais doces, mas vale cada centavo.

Escolhemos a varanda para sentar...

Palato Café

 ... e elegemos um brunch para começar nosso dia, que incluía café, suco, frutas, omelete com bacon, bolo, pães, frios, tapioca, geleias e manteiga de morango.



Não curti!

Nessa nossa passagem por Maceió, tivemos duas decepções:

Restaurante Manjericão (Rua Deputado José Lages/ Ponta Verde) - em esquema self- service, o mau atendimento foi desde o churrasqueiro até pagamento no caixa, e a comida nem foi lá essas coisas para compensar a antipatia e má vontade da equipe. Não recomendo.

New Hakata - acredito que aqui tenha sido pura falta de sorte por ser atendida por um garçom preguiçoso e cheio de má vontade. Nosso prato demorou 1 hora para sair (e isso com criança é péssimo!), e toda vez que a gente perguntava o garçom dizia que estava saindo sem nem se dar o trabalho de conferir. No final das contas percebemos que ele havia esquecido de fazer o nosso pedido (detalhe: restaurante lotado). Pedimos a especialidade da casa (legumes na chapa) e o prato estava excelente. Embora não tenha curtido o mau atendimento e o descaso, penso em voltar para tirar a impressão ruim que ficou do lugar.

Atualização: voltamos lá em Maio/ 2014 e tivemos uma outra impressão do local. Desta vez, fomos bem atendidos e saímos bastante satisfeitos com o serviço.

----------------------------------------
* Massarella - Famiglia Marzullo
Rua Comendador José Pontes Magalhães, 271 - Jatiúca (atrás do Hotel Maceió Atlantic Suítes - antigo Meliá)
www.massarella.com.br
Aceita Amex, Visa e Visa Electron - Não aceita cheques e os 10% são opcionais

* Divina Gula
Av. Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, 85 - Jatiúca
www.divinagula.com.br

* Chivito's
Av. Doutor Antônio Gouveia,759 - Pajuçara (quase no final da orla de Pajuçara, após a feirinha de artesanato)
(82) 3311-9402

* Palato Café
Av. Deputado José Lages, 700 - Ponta Verde (funciona 24h)
www.palato.com.br

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem em Maceió? Pesquise no nosso parceiro Booking.com. Você garante os menores preços e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente!

4 comentários:

  1. Bom tour gastronômico, heim?
    Bom, Adoro o Brunch do Palato, o sanduíche do Chivitos e a casa de Massa Massarela (embora existam outras opções mais legais para ir com criança, embora nã tão saborosas) e o Divina Gula (tema de meu próximo post). Há alguns meses deixei de ir ao New Hakata pela mesma situação. Da última vez, meu marido discutiu com o garçom e chamou o gerente pedindo para trocar o garçom da nossa mesa. Eles tinham um cantinho para crianças maravilhoso que foi "esquecido" pela administração. Nem se compara com o que era logo quando teve esse cantinho inaugurado!
    Temos gostos parecidos, kkk
    Confira as fotos da Praia do Saco lá no blog. Vc conhece? Beijos

    www.roteirobabymaceio.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hum... Que delícia... assim você me mata... (rs).
    Da próxima vez quero conhecer o Massarela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiii. Fiz meu post sobre o Divina Gula. Dá uma olhadinha lá. Beijocas
    ALline
    www.roteiroabymaceio.com.br

    ResponderExcluir
  4. Karla assim como vc tb adoro explorar a culinária dos locais que frequento, infelizmente por estar em Barra de São Miguel não fomos muitos dias a Maceió, mas deu pra aproveitar um jantar e um almoço no Divina Gula e um almoço no Bodega..que numa próxima vez que ir no café de domingo!

    Bjokas

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo