24 setembro 2012

Gramado | As cucas cheias de histórias da Dona Ilka

A casa silenciosa não tinha campainha. Gritei um tímido "ô de casa" e nada. Minha mãe resolveu bater palmas e logo apareceu uma moça na janela. Eu disse que queria conhecer as cucas da Dona Ilka e ela me indicou o caminho. Quando ela abriu a porta do quartinho dos fundos, imediatamente veio aquele perfume de canela da cuca de maçã. Suspirei...



Comecei a perguntar os sabores: ricota, uva, laranja, maçã, banana, chocolate (meus olhos brilharam!). De repente surge uma senhorinha na janela, de lindos olhos azuis, bochechas rosadas e um sorriso alegre no rosto, sem falar no sotaque alemão carregado de história. Era a Dona Ilka! Não resisti e pedi para levar a foto dela para o Rio de Janeiro (e para o mundo, por quê não?).


Conversamos sobre as cucas e suas histórias de família; a filha dela, Ivelis, disse que tenta espiar mas ela não conta a receita de jeito nenhum. Dona Ilka, que completaria 85 anos na semana em que passamos por lá, disse que aprendeu a receita com seus avós. Os biscoitos coloridos, com que ela carinhosamente nos presenteou nas duas vezes em que estivemos lá, são sua outra distração, especialmente nos dias de chuva. 
Bicoitos coloridos da Dona Ilka e a mãozinha nervosa do Theo
Compramos uma cuca de laranja e fomos embora, com alegria no coração de termos conhecido uma pessoinha tão especial. Na véspera de irmos embora ligamos para lá e encomendamos mais três cucas: uma de chocolate, uma de uva e outra de maçã.


Passamos cedinho para pegar nossas cucas antes de partir para o aeroporto em Porto Alegre; estavam embaladinhas à nossa espera. Dona Ilka nos recebeu novamente, conversamos mais um pouquinho, mas infelizmente a estrada nos esperava. Ganhei um abraço tão carinhoso e parti, mas com uma imensa vontade de ficar.

* Agradeço à Alexandra Aranovich, do blog Destemperadinhos, que descobriu a Dona Ilka e compartilhou conosco suas delícias.

--------------------
Cucas caseiras da Dona Ilka
Av. das Hortênsias, nº 255 (próximo ao Hotel Sky e Pousada Vovó Carolina)
Gramado/ RS
Atendimento às sextas e sábados, mas ela aceita encomenda para os outros dias
Cada cuca - R$ 10,00 (apenas dinheiro)

5 comentários:

  1. Comprei a cuca de uva. S e n s a c i o n a l !! Fiquei arrependida de não ter trazido mais para o Rio.
    Dona Ilka é uma senhorinha super simpática. É muito legal ver que uma pessoa com 85 anos como ela ainda se sente produtiva.
    Que Deus lhe dê muita saúde, Dona Ilka, para a senhora continuar nos presenteando com essas delícias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Karlinha fiz um post sobre blogs de viagens e linkei o cariocando!!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Karla!
    Sou Gaúcha e estou longe da terrinha faz alguns anos... Essas fotos e a história me deram uma saudade..
    Em janeiro iremos a Gramado e com certeza vamos procurar a Dona Ilka.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi, Júlia! Obrigada pela visita! Adoro sua terra, principalmente a serra. Não deixem de conhecer a Dona Ilka, é uma senhorinha muito especial. Sem falar nas cucas deliciosas que ela faz!!!
    Beijos,
    Karla

    ResponderExcluir
  5. Puxa, Karla. Só via agora... obrigada! Coisas simples e especiais de Gramado. E em extinção.
    beijos
    Alexandra
    @cafeviagem
    @destemperadinho

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo