05 fevereiro 2013

Rio de Janeiro | Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mas para os íntimos...

[Post atualizado em Outubro/ 2015]

... para os íntimos é simplesmente Feira de São Cristóvão, ou Feira dos Nordestinos ou até mesmo Feira dos Paraíbas, que ao contrário dos que alguns podem pensar, é em tom muito carinhoso.



A ideia inicial, antes mesmo de se tornar feira, era criar um ponto de encontro onde os nordestinos saudosistas pudessem se reunir para matar a saudade da terra, da culinária e resgatar um pouco da cultura do seu povo. E foi assim que se instalou e cresceu no Rio de Janeiro um dos pontos turísticos mais animados da cidade.

De ponto de encontro a ponto turístico, a verdade é que a tradicional Feira de São Cristóvão é um lugar muito querido pelos cariocas, que abraçaram os nordestinos que vieram para cá em busca de oportunidades.

Começou de maneira simples, há quase 70 anos, com barraquinhas modestas improvisadas embaixo de lonas de plástico que ficavam no entorno do Campo de São Cristóvão. Embora a simplicidade do local jamais tenha afetado a alegria  e celebração de todos os finais de semana, em 2003 a Prefeitura do Rio transformou completamente a feira, disponibilizando para os visitantes uma infraestrutura melhor com banheiros, amplo estacionamento, restaurantes confortáveis e climatizados, dois palcos para shows e até exposições.

O espaço atualmente está totalmente coberto, então é possível circular confortavelmente mesmo em dias de chuva. Só mesmo a área dos palcos que fica ao ar livre. Mas no calor de um forrozinho, quem se importará com a chuva?
Palco João do Vale. Na outra extremidade tem o Palco Jackson do Pandeiro

Lá na feira a gente encontra uma variedade incrível de produtos típicos, alguns muito curiosos. Eu adoro essa diversidade! Alguém aí já bebeu Jesus?


A feira é também um dos lugares preferidos de estudantes de fotografia. Vira e mexe a gente vê algum grupo fazendo cliques por lá. Até eu me empolguei... vai vendo!

Literatura de cordel

Produtos expostos nas entradas das lojas

Para as crianças, tem muita música e muita alegria. E para aqueles que ainda não conhecem o Nordeste, tem um mundo de curiosidades a ser explorado.


Mas tem também um parquinho na entrada do pavilhão...


... e se der sorte, tem até o Patati cantando feliz pelas ruas da feira. Haja din din para tantas tentações! E não é o din din do Nordeste não, aquele suco vendido em saco plástico que aqui no Rio chamamos de sacolé. É din dinheiro, plata, bufunfa, ou grana mesmo.

A feira é reduto da alegria e da animação, que para mim são as características mais marcantes do povo nordestino. É uma confusão organizada, é palco de tudo, tem xote, tem baião, tem xaxado, tem arrasta-pé e maracatu. 

Tem rapadura, tem inhame, tem artesanato, tem dez cd's diferentes tocando ao mesmo tempo, tem o colorido das rendas e das redes. 



Tem castanha de caju, tem baião de dois, buchada de bode, macaxeira, jerimum, carne de sol e muita manteiga de garrafa! Tem prato que só mesmo sendo nordestino cabra macho para encarar (e eles garantem que é delicioso!). Como eu sou só uma carioca sangue bão, não arrisco não, embora aprecie tanto essa culinária que há quem diga que eu tenho um "pézinho" lá em riba.


Tem lojas e açougues curiosos para quem não está acostumado.



E se você for na época de São João então... nossa, aí é que a festa fica arretada mesmo! 



E para quem for até o dia 24 de fevereiro, não deixe de abraçar o Gonzagão. Tem uma exposição em homenagem aos 100 anos do filho mais ilustre da terra, o Rei do Baião, figura que saiu de Exu, em Pernambuco, para mostrar ao Brasil e ao mundo o som do Nordeste. 



------------------------------------------------------------
Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas
Campo de São Cristóvão S/N - São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ
Entrada - R$ 5,00 (paga-se somente aos finais de semana e feriados por conta dos shows)
Maiores de 60 anos e menores de 12 anos não pagam
De terça a quinta - das 10h às 18h/ Finais de semana das 10h de sexta às 21h do domingo
Estacionamento - R$ 10,00
www.feiradesaocristovao.org.br
------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!
Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Quer pesquisar outras opções de hospedagem no Rio de Janeiro? Consulte o nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.

Booking.com

5 comentários:

  1. Adorei o Post. Você detalhou tudo. Perfeito!
    A Feira dos Paraíbas é realmente um lugar muito arretado. É muito bom curtir essa confusão organizada. Dá para matar um pouquinho da saudade dos Artesanatos de Natal e de suas delícias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoooooooooooooooooooooooooooooooooooro o Rio. Amo a Feira!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ficou show o teu post!
    http://andancasdamarilia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilia! Obrigada pela visita e pelo comentário.
      A feira é um dos meus lugares favoritos também!
      Abs,
      Karla

      Excluir
  3. OI karla, acabei de conhecer seu blog e adorei! Te achei pelo Mae Mochileira, Filho Malinha..! Morei 3 anos no Rio e agora moro em Palmas no Tocantins. Também comecei a escrever sobre viagens com bebês.
    Sempre passo pelo Rio para visitar meus pais no interior, mas acabo não parando para apresentar o que tem de melhor para a pequena Lara. COm certeza a feira é um programa incrível. Posso imaginar quem ficará mais louca. Lara atrás das coisas ou eu atrás dela! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A feira é realmente muito legal, eu adoro!
      As crianças ficam loucas com tanta novidade!

      Beijos e volte sempre!

      Excluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo