25 outubro 2013

São Paulo | Degustando o tradicional Mercado Municipal da cidade

Sempre quis conhecer o Mercado Municipal de São Paulo. Já tinha ido algumas vezes à cidade, passava na porta mas a 25 de Março me consumia (ou eu a consumia?) e não dava tempo de entrar. Ficava do lado de fora olhando para aquela fachada grandiosa que nem cachorro pidão. Mas finalmente conheci o templo dos sanduíches de mortadela e matei a minha curiosidade em minha última passagem por São Paulo.

O Mercado Municipal de São Paulo fica no centro da cidade. Para quem vai muambar fazer compras na 25 de Março, dá pra combinar o tour de compras com o tour gastronômico pelo Mercado. E foi assim que eu fiz... depois de algumas andanças na região, almocei por lá.

Eu não entendo nada de pé direito alto nem de estilo arquitetônico, mas o lugar é belíssimo. Não só pela diversidade de cores e sabores, mas pela beleza e pela história estampadas nas paredes e vitrais coloridos do Mercado. Vale a pena ir até o mezanino (segundo andar), onde fica uma praça de alimentação, para desfrutar da vista para todas as lojas/ boxes e observar a movimentação das pessoas. Vi muitos turistas chineses experimentando diversas frutas e as expressões de espanto eram curiosamente fascinantes.

Tem frutas que parecem de mentira, outras que eu nunca tinha ouvido falar (mesmo tendo morado no Nordeste e conhecido muitas frutas diferentes). Os morangos são incrivelmente grandes e tem um vermelho marcante. 


Eu queria levar tudo! Mas a mala já estava cheia de brigadeiros e me limitei à calabresa fatiada...


 ... uma porção pequena de mix italiano com azeitona, mini milho, pimenta biquinho, alho e várias outras coisinhas gostosas e um saquinho de alho frito que trouxe para o meu pai. 


Mas se você não consegue controlar a gula, também pode levar para casa: azeites, queijos, vinhos, chocolates, embutidos de toda sorte, conservas, cachaças, além de muitos temperos e condimentos.

A fome logo bateu e nesse dia eu me permiti almoçar um pastel. Lá mesmo me recomendaram o Bar do Mané -  o mais antigo bar do Mercado e cujos quitutes eram os mais saborosos, segundo os vendedores dos boxes. Fiquei meio ressabiada, com medo de ser uma pegadinha pra turista, mas como não tinha pesquisado nada antes de ir, arrisquei a recomendação e não me arrependi. 


Tão clássico quanto o sanduíche de mortadela, o pastel de bacalhau também é referência no Mercado. E sim, ele vale por um almoço! É tão grande que eu não consegui comer tudo sozinha. A foto engana... ele é enorme e tem muuuito recheio! Pedi para embrulhar, pedi mais dois pra viagem, e acreditem ou não, trouxe o pastel para o Rio de Janeiro! Sucesso!

Pastel de bacalhau: R$ 13,00

Mas como não cabia mais nada no estômago, não poderia sair do Mercado Municipal de São Paulo sem pelo menos olhar para um legítimo sanduíche de mortadela, que mais parece um mil folhas do embutido.

Sanduíche de mortadela: R$ 13,00

Pedi ao tímido garçom Marlon que me deixasse fotografar o próximo sanduba que saísse da cozinha, e assim eu terminei minha degustação desse ícone da capital paulista. A mortadela fica pra próxima! E eu volto!

(Viagem feita em Junho/ 2013)

------------------------------
Mercado Municipal de São Paulo
Rua da Cantareira, 306 - Centro
Chegando de metrô, desembarque na estação da Luz ou na São Bento
Tel: (11) 3326-6664
Segunda à sábado, das 06h às 18h/ Domingos e feriados, das 06h às 16h - Entrada franca!
Site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/abastecimento/mercado_paulistano/index.php?p=151237
Visite também: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/

------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------

Reserve seu hotel em São Paulo pelo Booking.com!

3 comentários:

  1. Adoro esse sanduíche!! Sempre vou no primeiro restaurante do mezanino que tem um delicioso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rapha! Esse sanduba me deixou na vontade... depois daquele pastel gigante não cabia mais nada!! rsrsrs
      Preciso voltar!
      Beijos,
      Karla

      Excluir
  2. Lindo este Mercado Municipal, por fora e por dentro! Fiquei encantada com o pastel e o sanduíche. Que delícias!!!
    Quando for a São Paulo quero conhecer este lugar lindíssimo. Ah... e a 25 de Março também!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo