20 agosto 2014

Na rua, na chuva, na fazenda... em Visconde de Mauá

Visconde de Mauá era um destino que há anos fazia parte da nossa lista de lugares para conhecer. Passamos algumas vezes por Penedo e nunca tivemos tempo ou oportunidade de subir a serra, hoje totalmente asfaltada (ufa!), para conhecer Mauá.

Aí recebemos o convite do site Alugue Temporada para passar um final de semana em família em uma casa deliciosa, cujo dono anuncia para locação através deste site. Entre as opções de destinos estava Visconde de Mauá, e não tivemos dúvidas, pois seria uma excelente oportunidade de conhecer um lugar novo e que tanto desejávamos.
Após um trânsito caótico para deixar o Rio de Janeiro em uma sexta-feira à tarde, já era madrugada quando encontramos a paz, o silêncio e o friozinho de Mauá - e esquecemos o wi-fi e o sinal de celular. O caseiro Sérgio nos esperava para dar as boas-vindas e nos apresentar a Fazenda São João do Vale da Grama e suas instalações. Uma gentileza nos aguardava na cozinha, aliás, duas. Além de um bolo de fubá fresquinho e café quentinho, havia uma cesta de palha repleta de delícias de Visconde de Mauá como geleia de morango, pães de mel, laranja cristalizada, chocolate (me ganhou!), mel, cookies feitos com ingredientes orgânicos e um bolo húngaro, um bolo artesanal típico da região feito com açúcar mascavo, nozes, castanha do Pará, passas e canela, que perfuma a cozinha e pelo qual me apaixonei (é muito bom!). Junto com tanto mimo tinha um cartãozinho com uma mensagem carinhosa escrita pela Carolina, sobrinha do dono da fazenda que nos deu suporte durante nossa estada, e duas canecas do Alugue Temporada.


Àquela altura a brasa da lareira já havia transformado o inverno gelado em um clima bem mais aconchegante. Meus tios e primos já estavam à nossa espera e, antes de dormir, colocamos o papo de família em dia, como há tempos não fazíamos.


Estávamos em um grupo de 8 adultos e uma criança, todos da mesma família. Com isso o dono optou por deixar disponível para nós apenas a casa principal da fazenda, que se não me perdi nas contas tem pelo menos 7 quartos - a fazenda acomoda até 26 pessoas e aceita animais domésticos.



De todos os quartos da casa principal, apenas dois podem ser considerados suítes. No entanto, o quarto que escolhemos tinha um banheiro no corredor que levava até o quarto que minha mãe dividiu com a minha avó, cuja privacidade poderia ser mantida ao fechar a porta deste corredor.


O banheiro tem um aquecedor a gás automático, e a água quente é potente e perfeita para os dias frios. Tudo arrumadinho e limpinho, com uma decoração carinhosa feita com flores da própria fazenda. O sabonete Phebo que estava em cima da pia me remeteu à infância, cuja memória olfativa me levou imediatamente para o sítio do meu tio-avô Sidinho em Sampaio Correia, perto de Saquarema/ RJ, onde tinha sempre um Phebo verde no banheiro, e onde vivi dias inesquecíveis quando criança. Impressionante como os cheiros da infância acompanham a gente...


Fora da casa principal existem chalés bem aconchegantes também. Acredito que no verão seja melhor de se hospedar ali, porque no inverno fica bem frio. O quarto que mais me chamou a atenção foi um que ficava em uma espécie de subsolo. O Theo apelidou este quarto de caverna, pois tinha paredes de pedra, tudo muito rústico e curioso. Fiquei imaginando quantos posts do blog eu conseguiria colocar em dia se ficasse confinada ali uma semana, no silêncio da "caverna" e com um bolinho de fubá quentinho me acompanhando (ou poderia trocar por um bom vinho também! rs), mas como eu sou um pouco medrosa, a vontade desse isolamento passou rapidinho!


A gente desce a escada da sala em direção a este quarto e essa é a primeira imagem que se vê: um banheiro completamente diferente de tudo que já vi antes. E aquela porta amarela lá no fundo leva ao quarto, equipado com cama de casal e uma pequena mesa com cadeira.





A grande sala da fazenda era, depois da cozinha, o nosso ponto de encontro diário. Um lugar repleto de objetos pessoais de decoração, livros e fotografias que contavam a história do lugar e da família a quem pertencem. E a lareira bem ao centro proporcionava uma boa roda de conversa bem quentinha e boas risadas.


Cheguei a ficar impressionada com tamanho desapego, pois certamente tudo que está ali tem um valor estimativo muito grande. Mas achei interessante observar cada pedacinho daquele casarão como se tivesse feito parte dele.



Ao lado da sala tinha uma espécie de varanda fechada, que funciona como sala de TV e tem também uma mesa de carteado. Para os fãs de "buraco", nada melhor para os dias frios!


As janelas envidraçadas emolduravam a linda vista para o jardim, que além de abrigar os outros chalés, tem um lago bem bonito.


E cozinha de fazenda, tem coisa melhor? A da Fazenda São João era linda, com uma mesa enorme típica de novela de época, panelas penduradas nas paredes que mais pareciam espelhos de tão limpas (e super pesadas), e um fogão à lenha... só faltou o Olivier Anquier para cozinhar pra gente! :) Na verdade, o dono da casa até disponibilizou duas cozinheiras. Caso quiséssemos fazer as refeições lá, era só comprar os ingredientes e elas preparariam tudo; o café da manhã estava incluído.

Olivier, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!


Acordamos no sábado com a enorme mesa pronta à nossa espera. O café era simples, com direito a  pães, queijos, frutas e o mesmo bolinho de fubá fresquinho feito lá mesmo. O destaque fica para as geleias caseiras e a Nutella... santa invenção!


A Fazenda São João engrossou nossa lista dos lugares que precisamos voltar para curtir no verão. Além de um agradável espaço ao ar livre...


... e uma mesa de sinuca bem no meio de toda essa exuberante natureza...


 ... tem o rio Marimbondo, que passa no quintal da casa proporcionando um barulhinho delicioso de água caindo. Mais uma lembrança da minha infância no sítio do meu tio... o barulho do rio. Uma delícia relembrar!




Uma das cozinheiras me disse que no verão os hóspedes fazem churrasco na beira do rio e nem percebem a hora passar. Deve ser realmente muito gostoso curtir tudo isso com o clima mais quente. Na verdade, cada estação tem o seu charme e as suas características, mas mergulhar nestas águas cristalinas deve ser incrível!

Rio Marimbondo

Passamos um final de semana em família maravilhoso! Acredito que esse tipo de hospedagem seja uma boa oportunidade de reunir amigos e familiares para aproveitar uma viagem de forma mais intimista, sem as formalidades e o isolamento que um hotel naturalmente impõe. E no caso de Visconde de Mauá, é uma excelente alternativa, bem pertinho do centro de informações turísticas da cidade.

A grande família!

Para conhecer mais sobre a Fazenda São João do Vale da Grama, visite o site Alugue Temporada.

Veja todas as fotos desta viagem no nosso Instagram (@karlaalvesleal) pela hashtag #CariocandoemMauá.

Sobre o Alugue Temporada:
O Alugue Temporada faz parte do grupo HomeAway, líder mundial em anúncios de imóveis por temporada. Através do site, viajantes podem alugar um imóvel por períodos curtos ou longos, e proprietários podem alugar seu imóvel e garantir um dinheiro extra. O site atua como uma conexão entre viajantes e proprietários no Brasil; o negócio é fechado diretamente entre o proprietário e o viajante através de um contato solicitado pelo site (e assim ambos encontram a melhor forma de fechar o negócio). Atualmente existem mais de 20 mil imóveis em todo o país disponíveis para locação através do Alugue Temporada, e recentemente atingiram a marca de 1 milhão de imóveis anunciados no mundo todo, em 190 países.

* Agradecemos ao Alugue Temporada pelo convite para conhecer um de seus imóveis.

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------

13 comentários:

  1. Amei muito a dica estou na pesquisa para lua de mel e queria passar uns dois dias em visconde vou procurar la

    bjos

    http://cerejacomavelaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thais! Que bom que você gostou da dica! Lá é um lugar bem gostosinho para lua-de-mel, principalmente os restaurantes, a maioria super romântica.
      Bjs e volte sempre!

      Excluir
  2. Oi Karla, eu amo Visconde de Mauá e as minhas filhas também. Estamos até com saudades de ir lá. Gostei demais da sua dica. Apesar de já ter ido várias vezes eu não conhecia essa Fazenda São João.
    Eu tenho alguns posts com dicas de passeios por lá. Caso você queira dar uma olhadinha estão aqui: Visconde de Mauá

    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chris! Nós adoramos também, lugar para desacelerar e aproveitar, delicioso para casais e para famílias!
      Essa fazenda é ótima para reunir um grupo grande de amigos, fica super animado! E no verão deve ser melhor ainda!
      Vou olhar suas dicas sim, muito obrigada! Dessa vez fomos "no escuro" porque não tive tempo de pesquisar nada antes. :(
      Beijos,
      Karla

      Excluir
  3. Tenho visto tantas publicações de Visconde de Mauá que estou me apaixonando pelo lugar. Bom, quanto a essa casa, sem palavras - que idéia maravilhosa para aqueles que não possuem um lugar para uma fuga do cotiano, da cidade grande. Belíssima dica! BjO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!!!! Adoro sua visita aqui no meu cafofo! :)
      Mauá era um desejo de anos, e felizmente conseguimos conhecer!
      Essa casa era lindíssima mesmo, quero muito poder voltar no verão e tomar banho de rio.
      Beijos e venha sempre!
      Karla

      Excluir
  4. Que delicia de lugar hein ? toda vez que vou a Serrinha do Alambari digo que vou passar um dia em Visconde de Mauá mas acabo sempre adiando , mas nesse verão não deixarei de ir , curti d+ seu post .
    Bjs
    Kely Montarroyos
    http://viveremtribo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kely! Que bom ter você aqui de novo! :)
      Lugar delicioso mesmo, fico feliz que tenha curtido a dica.
      Queria ter ido à Serrinha também mas não deu tempo, já li coisas bacanas a respeito de lá.
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  5. Preciso saber como se recebe um convite para ir num lugar assim, no 0800 com toda a família, para depois fazer resenha.
    Me vi boiando no Rio Marimbondo e tomando cafezinho no final da tarde, sentindo cheirinho de mato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhe e confie, Flavia Moura!!!! kkk

      Cheiro de mato é bom demais de vez em quando!!

      Obrigada pela visita! :) Bjs

      Excluir
    2. Karla, esse é o grande segredo para tudo na vida né?
      Bjs.

      Excluir
  6. Muito legal mesmo o post e as fotos. O hotel fazenda parece bem conservado mesmo. A propriedade possui cavalos para aluguel? é possível ficar só um fds?
    Eu fui ano passado à visconde de mauá, mas fiquei em uma pousada daquelas que tem vista panorâmica para as montanhas. Curti bastante também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita! O caseiro me disse que eles podem emprestar os cavalos sim, mas parece que tem que avisar com antecedência, pois acho que não ficam exatamente ali.
      Acredito que seja possível ficar só um final de semana sim, nós ficamos de sexta à domingo.
      Me passa a dica da sua pousada também! Me pareceu bastante interessante esse visual!!! :)
      Abs,
      Karla

      Excluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo