19 abril 2015

Conhecendo o Maranhão | 8 dias entre São Luís e os Lençóis Maranhenses

Apesar de todas as suas mazelas, eu sou apaixonada pelo Brasil. Adoro viajar pelo país e me surpreender com suas belezas e riquezas naturais, com as diferenças culturais, os hábitos e sotaques. E conhecer o Maranhão estava nos meus planos há muito, muito tempo mesmo. Minha vontade não contemplava apenas conhecer os Lençóis Maranhenses, mas caminhar pelas ruas históricas da capital São Luís e me encantar com seus azulejos, me cansar em suas ladeiras e, claro, experimentar Jesus, o famoso guaraná maranhense de cor rosa.

Centro Histórico de São Luís


Não foi uma viagem planejada; ela aconteceu no susto de uma mensagem amiga avisando de uma promoção de passagem aérea imperdível e eu, obviamente, agarrei a oportunidade imediatamente. Passamos o Carnaval entre São Luís e Barreirinhas, cidade de onde partem os passeios para os Lençóis Maranhenses. 

Lagoa da Esperança: a única com água permanente
Não era o período ideal para visitar os Lençóis (Fevereiro), pois estava começando a temporada de chuvas na região e as lagoas ainda estavam secas. Mas essa era "A" oportunidade que eu tinha e a tornei perfeita - e a mensagem abaixo me acompanhou durante as pesquisas sobre os passeios, após comprar as passagens, pois todas as linhas que eu lia me diziam sobre a possibilidade de lagoas secas nos Lençóis.

No geral, pegamos dias de sol, dias cinzas, muita chuva à noite e pouca chuva durante o dia. Valeu? Ô...


O voo
Chegamos em São Luís na madrugada do sábado de Carnaval para domingo. O voo Gol, saindo do Rio de Janeiro, fez conexão em Brasília. O aeroporto de Brasília está lindo, novinho em folha e tem uma boa infraestrutura, apesar de ter achado a área de alimentação meio confusa, com poucas mesas e cadeiras, as filas dos diferentes restaurantes se embolavam, mas ainda assim com boas e variadas opções.

Roteiro de 8 dias
> 3 dias em São Luís, hospedados no Centro Histórico - Gran São Luís Hotel
> 3 dias em Barrerinhas/ Lençóis Maranhenses - Pousada Boa Vista
> 2 dias em São Luís, hospedados na Praia do Calhau - Pestana São Luís Hotel

Onde se hospedar em São Luís
Simplificando, digamos que a região hoteleira de São Luís se divida em duas: Centro Histórico e a região das praias. Como nós ficaríamos na capital em duas etapas (antes e depois de Barreirinhas), minha ideia foi experimentar as duas possibilidades.

Ficar no Centro Histórico
> É bonito e está perto dos casarões antigos, repletos de azulejos e histórias. Recomendo desbravar a região a pé, mas sempre com muito cuidado com pertences pessoais. Não sei se foi por causa da época da nossa viagem (Carnaval), mas o Centro estava bastante deserto.
> O Centro está abandonado, o que é uma pena muito grande, mas mesmo assim achei lindíssimo e está perto dos principais pontos turísticos da cidade.

Ficar na região das praias (Praia do Calhau e Ponta D'Areia)
> Fica a cerca de 15 minutos do Centro Histórico de táxi, tudo muito pertinho. Atravessa-se uma ponte e voilà: bem-vindos ao metro quadrado mais caro da capital maranhense.
> Na orla da praia do Calhau é onde ficam os principais restaurantes da cidade e as barracas de praia badaladas.
> Vale ficar deste lado se você gosta de agito (Lagoa da Jansen é o point) e pretende aproveitar as praias.

Monumento aos pescadores em São Luís

O traslado até Barreirinhas
O objetivo principal da nossa viagem era conhecer os Lençóis Maranhenses. Ao programar o roteiro, pensamos na possibilidade de encarar a estrada até Barreirinhas imediatamente após desembarcar em São Luís, mas desistimos da ideia (ainda bem). Entendam porque eu não recomendo esta viagem de madrugada, principalmente se você estiver com crianças:

1) Barreirinhas é longe da capital, cerca de 260km; a viagem dura aproximadamente 4h.
2) A estrada não está em boas condições, não tem iluminação e animais na pista são frequentes.
3) É uma viagem extremamente cansativa.
4) É perigoso. Minha amiga Cris, que foi quem me avisou da promoção e pegou o mesmo voo, optou por fazer o traslado em carro particular. Ela encarou a estrada logo após desembarcar em São Luís, disse que o motorista estava morrendo de sono e chegou até a parar o carro para lavar o rosto. Acho arriscado demais, por isso não recomendo.
5) Também não recomendo alugar carro para ir até Barreirinhas. O carro não terá utilidade na cidade, pois todos os passeios lá são feitos através de agências e pessoas credenciadas. Acho que não compensa o gasto para deixar o carro parado na garagem do hotel. A cidade é pequena e é possível se deslocar facilmente de táxi, o único inconveniente é que muitos taxistas querem fazer preço fechado - mas a maioria das agências pega os turistas nos próprios hotéis para levar para os passeios.

Diversas empresas oferecem o traslado até Barreirinhas, e mesmo que você não reserve nada com antecedência (mas eu recomendo!), é possível fechar o transfer no desembarque do aeroporto de São Luís. Os agentes abordam os passageiros na saída e oferecem o traslado até a cidade.

Fizemos nosso traslado com a São Paulo Ecoturismo. Na ida, fomos de van; na volta, fizemos a viagem de microônibus. Achei muito cansativa a viagem de volta porque nós fomos os primeiros a entrar no ônibus. Levamos cerca de 1 hora até sair de Barreirinhas rumo a São Luís, só pegando os outros hóspedes (microônibus = mais espaço = mais pessoas = mais tempo). Se somarmos isso a uma viagem de aproximadamente 4 horas, fica muito desgastante.

Rio Preguiças, no trecho do centro de Barreirinhas

** Não recomendo:
- levar carrinho de bebê - é complicado usá-lo em São Luís (Centro Histórico)
- Lençóis Maranhenses com crianças muito pequenas. O Theo tinha 4 anos na época da viagem e aproveitou bastante, mas é uma criança que não costuma reclamar e caminhou sem problemas nas dunas. Eu acho uma viagem puxada para os pequenos, mas na nossa pousada em Barreirinhas tinha um casal com uma bebê de 1 ano e ela fez o passeio até os Lençóis.


>>> Veja todas as fotos desta viagem no nosso Instagram (@karlaalvesleal), pela hashtag #CariocandonoMaranhao

Blogs que também escreveram sobre o Maranhão:
Esse Mundo é Nosso
Filhos na Mala
Inventando com a Mamãe
It Babies
Matraqueando
Nerds Viajantes
Rapha no Mundo
Rascunhos de Fotografia
Turomaquia
Viagens Cinematográficas
Viaje na Viagem

*Agradeço ao Fábio Pastorello, do blog Viagens Cinematográficas e à Lillian Brandão, do blog Nerds Viajantes, pela ajuda com minhas inúmeras dúvidas. Agradeço também à querida maranhense Valéria Beirouth, do blog It Babies, que me deu dicas preciosas sobre sua terra linda.

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem em São Luís? Pesquise no nosso parceiro Booking.com. Você garante as melhores ofertas e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo