São Paulo, cidade da correria, do excesso de trabalho, do movimento... e de uma vida cultural pra lá de rica! Infelizmente levou tempo para eu conseguir conhecer de perto esta última, porque todas as vezes em que estive na cidade nem parei para almoçar. Mas decidi que desta vez seria diferente e comecei muito bem, diga-se de passagem: conhecendo a Pinacoteca do Estado.
Minha visita não foi programada com antecedência então eu não fazia ideia de que tipo de exposição eu iria encontrar. E na verdade eu tenho gostado bastante disso: me surpreender. A visita à Pinacoteca também foi um "marco" importante nas minhas viagens a trabalho: decidi que posso sim fazer turismo sozinha e aproveitar as oportunidades, e descobri que minha companhia é bem boa, viu?! :)
#CorrePraFoto |
* A Viagem das Carrancas *
Essa exposição certamente marcou a minha visita. É uma mostra temporária sobre a história das carrancas, que são aquelas caras esquisitas que muita gente tem medo, sabe? Mas elas têm uma história super interessante e eu achei sensacional descobri-la!
Ora cabeça de dragão, ora de leão ou de cachorro, as carrancas confundem-se com a imagem do próprio Homem. Seus autores são artesãos populares da região do médio São Francisco e afluentes, berço de um importante pedaço da rica cultura nordestina, com a qual eu tive a oportunidade de me encantar pessoalmente.
Ora cabeça de dragão, ora de leão ou de cachorro, as carrancas confundem-se com a imagem do próprio Homem. Seus autores são artesãos populares da região do médio São Francisco e afluentes, berço de um importante pedaço da rica cultura nordestina, com a qual eu tive a oportunidade de me encantar pessoalmente.
"A Viagem das Carrancas" e a beleza da sala da Pinacoteca |
A rudeza do trabalho destes homens refletia nas características das esculturas. Talhadas em madeira, possuem sobrancelhas, bigodes, e algumas ainda recebem um toque colorido, mas o traço grotesco é peculiar a todas elas.
Carrancas, cada uma com sua história |
Francisco Biquiba dy Lafuente Guarany, ou simplesmente Mestre Guarany, é um dos artistas de carrancas mais famosos e importantes do Brasil. A exposição mostra bem a história dele e seu momento de criação, através das fotografias de Marcel Gautherot e de um vídeo super interessante que vale a pena assistir (tem cerca de 11 minutos).
As carrancas da exposição dividem-se entre "navegadas" e "não navegadas", e é muito interessante compará-las. As carrancas navegadas possuem sinais de desgaste, que eu prefiro chamar de "marcas das histórias que viveram", marcas do Velho Chico e do vento do rio batendo em seu rosto.
As não navegadas estão praticamente intactas, marcadas apelas pelo tempo e pelas mãos de seu artesão.
*Se você se interessa por este assunto, compartilho estes blogs que encontrei:
> http://oficinafranciscodlafuenteguarany.blogspot.com.br/
>> https://ccarrancas.wordpress.com/
* A exposição "A Viagem das Carrancas" fica até o dia 18/outubro/2015.
Como chegar
O metrô de São Paulo é excelente e um grande aliado para quem pretende arrumar uma brecha na agenda e explorar a cidade. Para visitar a Pinacoteca (o Museu da Língua Portuguesa e o Memorial da Resistência também), é só descer na estação de metrô da Luz e seguir as placas (sim, elas existem!), não tem erro. Saindo da estação, a Pinacoteca estará deslumbrante bem à sua frente, é só atravessar a rua.
Acessibilidade
É um lugar de perfeita acessibilidade, com corredores amplos e elevadores espaçosos. Aliás, na Pinacoteca até o elevador é uma obra de arte!
Dicas
Sobe! |
- Saia da Pinacoteca pela lateral e caminhe pela linda Praça da Luz. O movimento de pessoas ali é grande, apenas tome cuidado com pertences de valor.
- Aproveite para visitar o Museu da Língua Portuguesa, que fica em frente à Pinacoteca, e também o Memorial da Resistência, que fica a 10 minutos de caminhada, próximo à Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica de São Paulo - OSESP.
- Se quiser comprar roupas, a famosa Rua José Paulino também fica bem pertinho.
- Também é possível ir caminhando até a Rua 25 de Março. Eu fiz essa (boa) caminhada mas estava próximo à Rua Paula Souza, então foi mais tranquilo. É só atravessar a Passarela Rua das Noivas, que fica sobre a Avenida Prestes Maia. Da passarela tem-se uma linda vista para a Estação da Luz.
- Em qualquer lugar do mundo: cuidado! Essas atrações ficam no Centro de São Paulo e a região tem muitos "cracudos" (pessoas viciadas em crack), o que é uma pena. Os alertas que recebi e que funcionaram: não ande na região com celular nas mãos, cordão de ouro ou qualquer objeto que chame a atenção. Se tiver "cracudo" nos dois lados da rua e for inevitável passar, veja se em algum dos lados eles estão dormindo, vá por ele e acelere! No geral eles estão tão doidos que nem enxergam a gente, mas cuidado nunca é demais.
- Não deixe de conhecer essa região, apesar de tudo. É lindíssima e vale muito a sua visita, apenas fique atento! :)
1) Principalmente porque eu me senti absolutamente à vontade ao visitá-la. Já comentei aqui do quanto me sinto incomodada em alguns museus brasileiros onde os responsáveis pelas salas tratam os visitantes como suspeitos.
2) É permitido fotografar a Pinacoteca e a maior parte das exposições. #alegriadecompartilhar
3) Não utilizei, mas achei demais a Pinacoteca oferecer bicicletário e estacionamento gratuitos para os visitantes, além do wi-fi (esse eu usei, claaaaro!).
4) O preço da entrada é muito barato, o que faz com que a cultura se torne acessível pra muita gente. E ainda tem entrada gratuita aos sábados, no final de semana!!! São Paulo, você é demais!
Nas nuvens... onde eu amo estar! |
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, nº 2
Abre às segundas e de quarta à domingo, das 10h às 17h30, com permanência até 18h - Fechado às terças
Ingresso: R$ 6,00 | Estudantes: R$ 3,00
Isentos: menores de 10 anos; maiores de 60 anos; pessoas com deficiências, entre outros.
Entrada gratuita aos sábados! | Aceita dinheiro, cartão de débito ou cheque
>> Até o dia 18/Outubro a Pinacoteca oferece entrada gratuita em qualquer dia da semana
>>> Visitas para famílias no segundo domingo do mês | Próximo: 13/setembro
* Bicicletário, estacionamento e wi-fi gratuitos
www.pinacoteca.org.br
------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!
Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem em São Paulo? Pesquise no nosso parceiro Booking.com, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.
Achei sensacional, deu uma vontade de visitar tudo!!!
ResponderExcluirE suas dicas são excelentes, tudo muito bem explicadinho.
Parabéns!