22 agosto 2015

Gramado | Jardineira das Hortênsias - conhecendo a cidade de ônibus

Ônibus que fazem city tour são ótimos para dar o panorama geral de uma cidade. Acho uma excelente alternativa para situar o turista no novo destino e depois, com calma, ele pode sair desbravando por conta própria o que despertar seu interesse.

E em Gramado, uma das cidades brasileiras mais preparadas para o turismo na minha opinião, não podia faltar este “serviço”. E com todo o charme que lhe é peculiar, recebeu o nome de Jardineira das Hortênsias.



O ponto de embarque é na Avenida das Hortênsias, entre a Rua São Pedro e a Avenida Borges de Medeiros, tudo ali no centro pulsante da cidade. Uma outra referência para chegar é a proximidade com o centro de informações turísticas de Gramado e o seu famoso (e limpíssimo!) banheiro público.


O ônibus é espaçoso e achei os bancos confortáveis. Sentar próximo ao motorista facilita para ouvir as explicações.

Jardineira das Hortênsias por dentro

Sr. Dias foi o motorista que conduziu a jardineira durante o passeio pelos 14 bairros de Gramado, cidade com quase 35 mil habitantes, que na época da minha viagem estava se embelezando ainda mais ao eliminar os postes dos canteiros centrais.
Av. Borges de Medeiros

Tudo ali obedece (ou pelo menos tenta) padrões de construção, como por exemplo os prédios que não devem exceder 3 andares. O cemitério católico também segue o estilo das construções - o enxaimel (de enchimento/ encaixe).

Lago Joaquina Rita Bier, palco do espetáculo "Nativitaten", na época do Natal Luz

As casas são simples, algumas sem grades e a maioria delas com jardins, caracterizando a simplicidade do povo gaúcho. Segundo nosso motorista-guia, as hortênsias que são símbolo da cidade têm origem chinesa, mas foram levadas da cidade de Petrópolis, ou seja, da serra fluminense para a serra gaúcha.
Um outro ângulo de Gramado

Entre um aceno e outro dos gramadenses que já parecem acostumados com o forte turismo da região, nos aproximamos do Lago Negro, certamente um dos cartões postais mais clássicos e mais lindos de Gramado. A parada por ali dura cerca de 30 minutos.

Ótimo lugar para se esquecer do relógio


Nosso motorista, Sr. Dias, nos explicou que o Lago Negro é artificial e as árvores do seu entorno foram trazidas da Floresta Negra da Alemanha por Leopoldo Rosenfeldt. Às quartas-feiras praticamente tudo fica fechado por ali.

Quase chegando a primavera em Gramado

Seguimos o passeio e passamos pela Rótula das Bandeiras, que estava em obras na ocasião. Além das bandeiras hasteadas em homenagem aos estados brasileiros, na praça está o Kikito, o cobiçado troféu símbolo do Festival de Cinema de Gramado.

E o Kikito vai para...

A Jardineira ainda passa pelo tradicional pórtico de entrada da cidade e pelo Belvedere do Vale do Quilombo, com parada para fotos. O passeio tem três horários, sai pontualmente e dura cerca de 01h45.

------------------------------------------------------------
Jardineira das Hortênsias
Tel: (54) 3286-9324/ 3286-9341
Preço: R$ 20,00

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Está procurando hospedagem em Gramado? Pesquise no nosso parceiro Booking, onde sempre fazemos nossas reservas. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores preços, ajuda o blog e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente.


3 comentários:

  1. Da próxima vez quero passear nesta Jardineira.
    Achei super legal estas informações que você nos passou.
    E Gramado é uma cidade aconchegante e imperdível de se conhecer.

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo