01 outubro 2014

ARGENTINA | Tren de la Costa: um agradável passeio até o Delta do Rio Tigre

Dentre as dezenas de opções de passeios interessantes para fazer em Buenos Aires (ou a partir da capital), o "Tren de la Costa" foi um dos que mais gostamos. É imperdível!



A parte mais chata, na minha opinião, é o deslocamento até a estação, que fica na província de Buenos Aires, a 40 minutos da capital em um domingo pela manhã - saímos da Recoleta às 09h45. É bom estar ciente: nosso táxi cobrou uma "taxa de retorno" (para voltar à capital) de $18 pesos. A estação fica dentro de uma espécie de antiquário, repleto de memórias e peças antigas. Pena que, como passamos por lá em um domingo, quase todas as lojas estavam fechadas.



A primeira viagem do trem é às 09h, e a última às 21h30, saindo a cada 30 minutos. O trem turístico (Tren de la Costa) tem como estação final Delta, que é onde fica o Parque de la Costa, um parque de diversões que estava lotado no domingo e não entramos; e de onde saem os catamarãs para fazer o passeio pelo Delta do Rio Tigre.

Estações:

Maipu -> Borges -> Libertador -> Anchorena -> Las Barrancas -> San Isidro -> Punta Chica -> Marina Nueva -> Delta
A entrada para a estação Maipu fica embaixo desta passarela

Em 12 minutos o trem já está na estação de Las Barrancas.


Embora seja considerado turístico, o trem em si é simples e não tem nada de muito especial ou diferente, talvez só um pouco mais confortável.

Corre pra foto!

O cenário da viagem se divide entre alguns trechos muito pobres, com lixo, animais soltos e pequenas favelas; e outros bem interessantes com casas lindas e luxuosas. Em diversas estações havia feiras com frutas e verduras, doces e produtos artesanais. Se tiver com tempo, desça nas estações e explore-as caminhando devagar.



Saímos às 11h de Maipu e às 11h30 já estávamos em Delta. Saindo da estação Delta (em frente ao Trillenium Casino), à direita tem o Parque de la Costa.


À esquerda, atravesse a rua e siga em direção ao canal de onde saem os barcos e catamarãs para o passeio pelo Delta do Rio Tigre. Uma outra opção super interessante, mas que não tivemos tempo de ir, é caminhar até o Puerto de Frutos, onde tem restaurantes, lojinhas e dizem ser muito legal.



O passeio pelo Delta do Rio Tigre
Pagamos $65 pesos por pessoa pelo passeio de catamarã pelo Delta do Rio Tigre. O passeio é relativamente rápido, dura cerca de 40 minutos. Para quem comprou o Buenos Aires Bus, verifique se há o cartão de desconto e apresente-o na hora da compra.


Durante o passeio, o cenário que se apresenta são casas de veraneio com lanchas potentes estacionadas, campings e clubes.


Pegamos um dia lindo de sol, o que torna tudo ainda mais interessante, e também requer cuidados com hidratação e proteção, pois os catamarãs não são completamente cobertos.

Esperando para zarpar...

Parada para almoçar na estação de San Isidro
Depois do passeio pelo Delta, voltamos algumas estações à procura de um lugar para almoçar. Paramos em San Isidro, uma estação muito charmosinha. Dentre as opções mais próximas à estação (a maioria muito cheia), escolhemos o restaurante La Leonilda.

Estação de San Isidro

Curioso é que a fila de espera é para ocupar as mesas ao ar livre. Na parte interna havia um monte de espaço vazio e com isso logo entramos. O ambiente é charmoso, todo em madeira, com cada ambiente é pintado de uma cor diferente. Adorei!


O cardápio é variado: massas, frango, tortillas, omeletes, milanesas, parrilla. Escolhi um lomo (filé mignon) ao roquefort ($ 90) bem gostoso. Tem também uma opção de salad bar ($ 29), onde o cliente se serve à vontade.

Escrever dá fome...

Assim que descemos em San Isidro, demos de cara com uma pastelería chamada Alegra. Fiquei aguando nos doces, mas nem tinha almoçado ainda! rs

Pode comer sobremesa antes do almoço?

Na volta, difícil foi escolher: a vitrine era repleta de bolos, doces e vidros de compota caseiras.


Escolhi um caramelo de doce de leite com uma ganache consistente sobre uma massa de farinha crocante; e o Luiz escolheu a torta "Marquis", de chocolate com caramelo de doce de leite, merengue e raspas de chocolate. Minha mãe foi de "cuadradito" de coco e doce de leite.



Depois de tantas calorias, pegamos o Tren de la Costa (trem turístico) voltando e descemos na estação final de Maipu. Caminhamos dentro do próprio "shopping - antiquário" até a estação de trem comum - estação Mitre, sentido Retiro.

Nosso objetivo era ir para a feira de San Telmo, que só acontece aos domingos. Descemos em Carranza, uma estação meio deserta e suja, com escadas. Não recomendo passar ali à noite. Pegamos o metrô linha D (verde) até Catedral, onde subimos pela rua Bolívar e caminhamos uns 5 minutos até a Plaza de Mayo, e descemos felizes para San Telmo pela Calle Defensa.



Veja +
* A Ana Catarina Portugal, do blog Turista Profissional, também esteve lá e nos ajudou muito com suas dicas.
** http://www.buenosairesturismo.com.br/passeios/tigre-delta.php
*** http://www.parquedelacosta.com.ar/index.php

------------------------------------------------------------
Acompanhe nossas dicas pelas Redes Sociais!

Clique no botão laranja acima para receber nossos posts por e-mail. Você pode se descadastrar quando quiser!
------------------------------------------------------------
Procurando hotel em Buenos Aires? Clique aqui e veja as sugestões do nosso parceiro Booking.com. Você garante os menores preços e ainda pode cancelar sua reserva gratuitamente!

14 comentários:

  1. Fizemos este passeio em 2013, janeiro. Apesar do calor, foi ótimo!
    Adorei reviver pela experiência de vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilia! Que legal!
      Obrigada pelo carinho!
      Um abraço,
      Karla

      Excluir
  2. Passeio imperdível, lugares lindos, paisagens lindas, "gordices" maravilhosas ...
    Vale a pena pegar esse Tren e curtir a viagem!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Vou para Buenos Aires e Montevideo no Carnaval 2015 e estava procurando algum passeio diferente :)

    ResponderExcluir
  4. Pessoal quanto custa esse passeio de trem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia! O passeio de catamarã custou $65 pesos. :)

      Excluir
  5. Fiz esse passeio em janeiro, mas peguei um trem normal saindo da estação Retiro até Mitre para então embarcar no Tren de la Costa, que ficou em $3 por pessoa. Na volta resolvi pegar o trem normal também, de Tigre para Retiro e saiu por $6 por pessoa, quase de graça se compararmos com o real e bem menos que os $20 do trem turístico. Gostei muito de Tigre, a cidade é uma delícia! Usei muitas de suas dicas lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla! Seja bem-vinda ao blog! :)
      Muito obrigada pelo retorno e por compartilhar suas dicas!
      Fico muito feliz por saber que pude te ajudar um pouquinho! :)
      Volte sempre!
      Bjs,
      Karla

      Excluir
  6. Oi Carla
    Para trocar do trem para o Subte na estação Carranza foi tranquilo? Queremos fazer esse passeio, e como estaremos hospedados em Palermo, vi que seria melhor pegar o Subte até ali em vez de ir até Retiro e depois voltar até Mitre :) O que achas?

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luciano! Eu achei tranquilo sim, só não recomendo passar à noite porque fica meio deserto.
    Bjs,
    Karla

    ResponderExcluir
  8. Vou em julho em 3 adultos. Esse passeio é comprado na hora na estação? Compras até onde? Ou ponto a ponto para descer?
    Estarei hospedada na recoleta.

    ResponderExcluir
  9. O passeio de barco também é comprado na hora ? É fácil de achar onde?

    ResponderExcluir
  10. Oi, Magda! Sim, compramos na hora na própria estação e foi tranquilo, super vazio.
    O passeio de barco também compramos na hora, é só seguir as dicas do post pra chegar até o ponto de embarque e não tem erro.
    Desejo que você tenha uma ótima viagem! Volte aqui para contar depois!
    Abraços
    Karla

    ResponderExcluir

Adoraria receber seu comentário, mas não esqueça de deixar seu nome, por favor. NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS!

Está com dúvidas sobre alguma dica ou destino, não mande e-mail, escreva na caixa de comentários. Sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Booking.com
♥ Layout por Designing Dreams © 2015 • Blogger • Todos os direitos reservados •Topo